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Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Covilhã |
- Como 1ª medida, através da criação de uma plataforma/site, conseguiremos contribuir para uma melhoria dos problemas/perturbações que afetam gravemente a Saúde Mental dos Jovens, podendo de alguma forma, apoiá-los e permitir que se exprimam e expressem, de forma anónima.
- Como 2ª medida, sabe-se que, a adolescência é um período crítico para a formação e manutenção de comportamentos sociais e emocionais que apoiam e protegem a Saúde Mental, e com esta plataforma, que qualquer adolescente poderá aceder, temos como objetivo a proteção desses.
- Como 3ª medida, nos dias de hoje, é muito comum os jovens insultarem-se e injuriarem-se entre si, prejudicando o seu percurso mental, que pode levar a situações graves e judiciais. Na nossa plataforma, não será permitido qualquer tipo de ofensa ou comentário pejorativo para evitar esses casos.
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Escola Básica de São Domingos, Cantar-Galo, Covilhã |
- Redistribuir o horário escolar.
- Implementar uma brigada de bem estar.
- Criar um espaço de relaxamento com supervisão.
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Escola Básica Pêro da Covilhã, Covilhã |
- 1. Disponibilizar aos jovens utentes consultas presenciais e / ou online de “Psicologia familiar” com um técnico nesta área que acompanha as crianças e os pais desde os primeiros meses de idade, que trabalhará em colaboração com o médico de família, de modo a garantir que se formem adultos seguros e equilibrados do ponto de vista psicológico e emocional (tal como se ensinam os cuidados físicos, como por exemplo a alimentação).
- 2. Criação de uma linha gratuita de apoio à saúde mental, em funcionamento 24 horas por dia, destinada aos jovens estudantes que necessitam de partilhar o seu estado emocional, cujo atendimento é feito por profissionais especializados nesta área, orientando e colaborando na resolução de problemas pessoais e/ou escolares.
- 3. Atribuição de “Cheques”, tal como o “Cheque-Dentista” aos jovens, que possam utilizar numa consulta de psicologia infantil/ juvenil, na qual seria realizado um estudo psicológico, através da aplicação de uma bateria de testes, que permitisse perceber o estado da sua saúde mental, como forma de prevenção ou encaminhamento.
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Agrupamento de Escolas de Teixoso, Covilhã |
- Criar condições para que nas escolas se pratique mais atividade física (atletismo, ciclismo, jogos de equipa, artes marciais, yoga, ballet. etc…), a criação de clubes (teatro, música, dança, pintura, jardinagem, culinária, etc…), dotando-as dos necessários recursos humanos e materiais.
- Dotar as escolas de mais psicólogos, a tempo inteiro, e contratação de outros técnicos, nomeadamente Assistentes Sociais, Mediadores socioculturais, Animadores socioculturais, ou técnicos das áreas desportivas e lúdicas para desenvolvimento de atividades.
- Realização regular de rastreios feitos por psicólogos para detetar eventuais problemas de saúde mental nos jovens e, no caso de serem detetados que os jovens passem a ter acompanhamento imediato e regular por médico pedopsiquiatra.
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Escola Secundária de Fundão |
- Organizar sessões (palestras/debates) com psicólogos a nível escolar e familiar para os ensinarmos como lidar com certos problemas e doenças mentais de modo a capacitá-los a ajudar, a diminuir o estigma que existe à volta dos problemas e doenças mentais e ensiná-los a reconhecer sinais de alerta.
- Aumento do número de psicólogos nas escolas. No mundo global e competitivo que os jovens encontram é importante o acompanhamento formativo e psicológico dos alunos para que os desafios de hoje não se tornem problemas de amanhã.
- Criação, pelo SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) de cada escola, de grupos de jovens para partilha de experiências, sentimentos e opiniões, que lhes permitam identificarem-se, saberem que não estão sozinhos nos problemas que enfrentam, e, simultaneamente, conseguirem desenvolver estratégias e soluções no sentido de resolverem ou, pelo menos, minimizarem os mesmos.
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Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã |
- Oferta de um Clube/Oficina, com escolha opcional no ato da matrícula e de frequência quinzenal, com a temática da saúde mental, onde serão promovidas atividades de relaxamento, de comunicação para os alunos e que promoverá trimestralmente sessões de sensibilização junto de toda a comunidade educativa, com vista à identificação de sintomas de depressão/ansiedade, bloqueio emocional, inseguranças, problemas alimentares e promoção de estratégias.
- Criação de uma sala de socialização e relaxamento que os alunos possam frequentar sempre que necessitem.
Em vez das aulas de substituição, os alunos poderiam desfrutar deste espaço.
- Obrigatoriedade do tema da saúde mental na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
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Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches, Penamacor |
- Criação nas escolas de um clube de psicologia para alunos, para terapia de grupo, orientado por psicólogos com experiência em saúde mental/escolar, com horário flexível de modo a que todos possam participar.
- Ter horários com intervalos maiores, ou com menos aulas por dia, de modo a que alunos não estejam tão sobrecarregados com actividades lectivas e também a criação de clubes com actividades lúdicas, de acordo com os “gostos” dos alunos, para serem desenvolvidas nos tempos livres com o objectivo de promover o bem-estar dos jovens.
- Criação de um “cheque psicólogo”, pago pelo estado, para que os alunos se possam deslocar a qualquer serviço de psicologia, à semelhança do “cheque dentista”.
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Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã |
- Diminuir a carga horária escolar aumentando os momentos de convívio na escola para promover relações saudáveis.
- Sessões de psicologia obrigatórias nas turmas com a realização de atividades semanais ou mensais
- Criação de um gabinete de apoio com profissionais que tenham acesso a uma linha telefónica específica para jovens.
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Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco |
- Implementação da disciplina de Saúde Mental dos Jovens no Currículo Escolar
- Acréscimo do número de psicólogos nas escolas e introdução dos mesmo no centro saúde.
- Igualar a saúde mental relativamente física
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Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão |
- Atribuição de um cheque psicólogo oferecido no princípio do ano pela escola (com funcionamento semelhante ao cheque dentista).
- A articulação de tarefas entre disciplinas desde a planificação à avaliação contribuiria para um menor número de momentos de avaliação sumativa e contribuiria para um menor número de momentos de ansiedade e tensão entre os alunos.
- Implementar um tempo escolar de articulação de turmas com o objetivo de desenvolver projetos e atividades para a saúde mental (prática de desporto, visita de psicólogos, atividades exteriores, leitura, ou outra a definir pela assembleia de delegados de turma), através de inscrições que tornavam o tempo obrigatório para quem se inscreve, à semelhança das oficinas de Português e Matemática.
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Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, Oleiros |
- Realizar ações de sensibilização/informação, dirigidas à comunidade escolar, sobre a importância da saúde mental e suas implicações num desenvolvimento equilibrado dos alunos do AEPAA.
- Promover um maior envolvimento e sensibilização da comunidade escolar na identificação precoce de questões de saúde mental dos seus educandos em articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO). Essa identificação pode realizar-se através da criação de um espaço, o “Cantinho do Desabafo”, onde os alunos possam colocar de forma anónima, numa caixa fechada e apenas acessível aos SPO, as suas preocupações. No entanto, se o autor entender poderá revelar a sua identidade no registo.
- Desenvolver atividades desportivas e de lazer que envolvam toda a comunidade escolar e promovam a saúde e o bem-estar físico e mental dos alunos, ao longo de todo o ano letivo.
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Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal, Vila de Rei |
- Criação de uma linha de apoio à saúde mental, em cada município.
- Promover uma ação de prevenção e divulgação da saúde mental, através dos media e das redes sociais.
- Promover no sistema educativo mais tempo livre para a criatividade, o lazer e a socialização.
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Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova |
- MENTE ABERTA - Promover o intercâmbio de alunos entre as diversas turmas do 4º ano (1º Ciclo) ao longo do 3º período, com a duração de uma semana.
- ORGANIZAÇÃO SOCIAL E FINANCEIRA - Criar um programa ocupacional, durante o período de férias escolares de verão, em que os jovens, de forma voluntária, tomassem contacto com várias áreas da vida ativa, podendo receber um subsídio promovendo práticas de gestão financeira.
- AUMENTO DO TEMPO LIVRE - Aumento dos intervalos mais curtos, de 5 minutos, para 10 minutos, reduzindo assim o tempo letivo.
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Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco |
- Dinamizar programas de Saúde Mental nas Escolas/Comunidade.
- Estabelecer parcerias que facilitem o acesso a consultas relacionadas com a Saúde
Mental.
- Fomentar atividades/debates em “ESPAÇOS JOVENS”, coordenados por profissionais.
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Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco |
- Criar uma sala de terapia de interação, supervisionada por uma equipa multidisciplinar de apoio psicológico na Escola ou por terapeutas do SNS, com a finalidade de promover a partilha e a socialização de alunos que sofrem dos mesmos transtornos psicológicos.
- Implementar, no âmbito do GAAF, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, um programa de tutoria dos alunos para os alunos, com a supervisão dos psicólogos da Escola.
- Incrementar, na escola, sistemas de comunicação permanentes e variados, anónimos ou não, com respostas públicas ou privadas de profissionais competentes, em que os alunos possam expor os problemas que os inquietam, e possam apontar sugestões ou eventos que promovam a saúde e bem-estar pessoal, social e mental dos jovens na escola.
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