Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Castelo Branco


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Covilhã
  1. Como 1ª medida, através da criação de uma plataforma/site, conseguiremos contribuir para uma melhoria dos problemas/perturbações que afetam gravemente a Saúde Mental dos Jovens, podendo de alguma forma, apoiá-los e permitir que se exprimam e expressem, de forma anónima.
  2. Como 2ª medida, sabe-se que, a adolescência é um período crítico para a formação e manutenção de comportamentos sociais e emocionais que apoiam e protegem a Saúde Mental, e com esta plataforma, que qualquer adolescente poderá aceder, temos como objetivo a proteção desses.
  3. Como 3ª medida, nos dias de hoje, é muito comum os jovens insultarem-se e injuriarem-se entre si, prejudicando o seu percurso mental, que pode levar a situações graves e judiciais. Na nossa plataforma, não será permitido qualquer tipo de ofensa ou comentário pejorativo para evitar esses casos.
2 Escola Básica de São Domingos, Cantar-Galo, Covilhã
  1. Redistribuir o horário escolar.
  2. Implementar uma brigada de bem estar.
  3. Criar um espaço de relaxamento com supervisão.
3 Escola Básica Pêro da Covilhã, Covilhã
  1. 1. Disponibilizar aos jovens utentes consultas presenciais e / ou online de “Psicologia familiar” com um técnico nesta área que acompanha as crianças e os pais desde os primeiros meses de idade, que trabalhará em colaboração com o médico de família, de modo a garantir que se formem adultos seguros e equilibrados do ponto de vista psicológico e emocional (tal como se ensinam os cuidados físicos, como por exemplo a alimentação).
  2. 2. Criação de uma linha gratuita de apoio à saúde mental, em funcionamento 24 horas por dia, destinada aos jovens estudantes que necessitam de partilhar o seu estado emocional, cujo atendimento é feito por profissionais especializados nesta área, orientando e colaborando na resolução de problemas pessoais e/ou escolares.
  3. 3. Atribuição de “Cheques”, tal como o “Cheque-Dentista” aos jovens, que possam utilizar numa consulta de psicologia infantil/ juvenil, na qual seria realizado um estudo psicológico, através da aplicação de uma bateria de testes, que permitisse perceber o estado da sua saúde mental, como forma de prevenção ou encaminhamento.
4 Agrupamento de Escolas de Teixoso, Covilhã
  1. Criar condições para que nas escolas se pratique mais atividade física (atletismo, ciclismo, jogos de equipa, artes marciais, yoga, ballet. etc…), a criação de clubes (teatro, música, dança, pintura, jardinagem, culinária, etc…), dotando-as dos necessários recursos humanos e materiais.
  2. Dotar as escolas de mais psicólogos, a tempo inteiro, e contratação de outros técnicos, nomeadamente Assistentes Sociais, Mediadores socioculturais, Animadores socioculturais, ou técnicos das áreas desportivas e lúdicas para desenvolvimento de atividades.
  3. Realização regular de rastreios feitos por psicólogos para detetar eventuais problemas de saúde mental nos jovens e, no caso de serem detetados que os jovens passem a ter acompanhamento imediato e regular por médico pedopsiquiatra.
5 Escola Secundária de Fundão
  1. Organizar sessões (palestras/debates) com psicólogos a nível escolar e familiar para os ensinarmos como lidar com certos problemas e doenças mentais de modo a capacitá-los a ajudar, a diminuir o estigma que existe à volta dos problemas e doenças mentais e ensiná-los a reconhecer sinais de alerta.
  2. Aumento do número de psicólogos nas escolas. No mundo global e competitivo que os jovens encontram é importante o acompanhamento formativo e psicológico dos alunos para que os desafios de hoje não se tornem problemas de amanhã.
  3. Criação, pelo SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) de cada escola, de grupos de jovens para partilha de experiências, sentimentos e opiniões, que lhes permitam identificarem-se, saberem que não estão sozinhos nos problemas que enfrentam, e, simultaneamente, conseguirem desenvolver estratégias e soluções no sentido de resolverem ou, pelo menos, minimizarem os mesmos.
6 Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã
  1. Oferta de um Clube/Oficina, com escolha opcional no ato da matrícula e de frequência quinzenal, com a temática da saúde mental, onde serão promovidas atividades de relaxamento, de comunicação para os alunos e que promoverá trimestralmente sessões de sensibilização junto de toda a comunidade educativa, com vista à identificação de sintomas de depressão/ansiedade, bloqueio emocional, inseguranças, problemas alimentares e promoção de estratégias.
  2. Criação de uma sala de socialização e relaxamento que os alunos possam frequentar sempre que necessitem. Em vez das aulas de substituição, os alunos poderiam desfrutar deste espaço.
  3. Obrigatoriedade do tema da saúde mental na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
7 Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches, Penamacor
  1. Criação nas escolas de um clube de psicologia para alunos, para terapia de grupo, orientado por psicólogos com experiência em saúde mental/escolar, com horário flexível de modo a que todos possam participar.
  2. Ter horários com intervalos maiores, ou com menos aulas por dia, de modo a que alunos não estejam tão sobrecarregados com actividades lectivas e também a criação de clubes com actividades lúdicas, de acordo com os “gostos” dos alunos, para serem desenvolvidas nos tempos livres com o objectivo de promover o bem-estar dos jovens.
  3. Criação de um “cheque psicólogo”, pago pelo estado, para que os alunos se possam deslocar a qualquer serviço de psicologia, à semelhança do “cheque dentista”.
8 Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã
  1. Diminuir a carga horária escolar aumentando os momentos de convívio na escola para promover relações saudáveis.
  2. Sessões de psicologia obrigatórias nas turmas com a realização de atividades semanais ou mensais
  3. Criação de um gabinete de apoio com profissionais que tenham acesso a uma linha telefónica específica para jovens.
9 Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco
  1. Implementação da disciplina de Saúde Mental dos Jovens no Currículo Escolar
  2. Acréscimo do número de psicólogos nas escolas e introdução dos mesmo no centro saúde.
  3. Igualar a saúde mental relativamente física
10 Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão
  1. Atribuição de um cheque psicólogo oferecido no princípio do ano pela escola (com funcionamento semelhante ao cheque dentista).
  2. A articulação de tarefas entre disciplinas desde a planificação à avaliação contribuiria para um menor número de momentos de avaliação sumativa e contribuiria para um menor número de momentos de ansiedade e tensão entre os alunos.
  3. Implementar um tempo escolar de articulação de turmas com o objetivo de desenvolver projetos e atividades para a saúde mental (prática de desporto, visita de psicólogos, atividades exteriores, leitura, ou outra a definir pela assembleia de delegados de turma), através de inscrições que tornavam o tempo obrigatório para quem se inscreve, à semelhança das oficinas de Português e Matemática.
11 Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, Oleiros
  1. Realizar ações de sensibilização/informação, dirigidas à comunidade escolar, sobre a importância da saúde mental e suas implicações num desenvolvimento equilibrado dos alunos do AEPAA.
  2. Promover um maior envolvimento e sensibilização da comunidade escolar na identificação precoce de questões de saúde mental dos seus educandos em articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO). Essa identificação pode realizar-se através da criação de um espaço, o “Cantinho do Desabafo”, onde os alunos possam colocar de forma anónima, numa caixa fechada e apenas acessível aos SPO, as suas preocupações. No entanto, se o autor entender poderá revelar a sua identidade no registo.
  3. Desenvolver atividades desportivas e de lazer que envolvam toda a comunidade escolar e promovam a saúde e o bem-estar físico e mental dos alunos, ao longo de todo o ano letivo.
12 Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal, Vila de Rei
  1. Criação de uma linha de apoio à saúde mental, em cada município.
  2. Promover uma ação de prevenção e divulgação da saúde mental, através dos media e das redes sociais.
  3. Promover no sistema educativo mais tempo livre para a criatividade, o lazer e a socialização.
13 Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova
  1. MENTE ABERTA - Promover o intercâmbio de alunos entre as diversas turmas do 4º ano (1º Ciclo) ao longo do 3º período, com a duração de uma semana.
  2. ORGANIZAÇÃO SOCIAL E FINANCEIRA - Criar um programa ocupacional, durante o período de férias escolares de verão, em que os jovens, de forma voluntária, tomassem contacto com várias áreas da vida ativa, podendo receber um subsídio promovendo práticas de gestão financeira.
  3. AUMENTO DO TEMPO LIVRE - Aumento dos intervalos mais curtos, de 5 minutos, para 10 minutos, reduzindo assim o tempo letivo.
14 Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco
  1. Dinamizar programas de Saúde Mental nas Escolas/Comunidade.
  2. Estabelecer parcerias que facilitem o acesso a consultas relacionadas com a Saúde Mental.
  3. Fomentar atividades/debates em “ESPAÇOS JOVENS”, coordenados por profissionais.
15 Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco
  1. Criar uma sala de terapia de interação, supervisionada por uma equipa multidisciplinar de apoio psicológico na Escola ou por terapeutas do SNS, com a finalidade de promover a partilha e a socialização de alunos que sofrem dos mesmos transtornos psicológicos.
  2. Implementar, no âmbito do GAAF, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, um programa de tutoria dos alunos para os alunos, com a supervisão dos psicólogos da Escola.
  3. Incrementar, na escola, sistemas de comunicação permanentes e variados, anónimos ou não, com respostas públicas ou privadas de profissionais competentes, em que os alunos possam expor os problemas que os inquietam, e possam apontar sugestões ou eventos que promovam a saúde e bem-estar pessoal, social e mental dos jovens na escola.