Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Bragança


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica Guerra Junqueiro
  1. Reforçar o apoio psicológico dentro e fora das escolas.
  2. Desmistificar a problemática da saúde mental, promovendo ações de divulgação.
  3. Criar um sítio na internet, no âmbito escolar, que possibilite aos jovens transmitir os seus problemas e troquem experiências entre si.
2 Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado, Torre de Moncorvo
  1. Promover aulas educativas/palestras sobre saúde mental;
  2. Criação de uma nova disciplina sobre saúde mental (Dizer quem poderia lecionar a disciplina, para que anos seria dirigido, e, seria uma nova oportunidade de trabalho no país.);
  3. Criação de um grupo voluntário nas escolas, para promover a literacia sobre saúde mental (Poderiam realizar debates, realizar atividades e comemorar dias relacionadas com a saúde mental.);
3 Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro
  1. Colocação de psicólogos nas escolas de forma a atingir rácios adequados para poderem prestar aos alunos um apoio mais individualizado.
  2. Colocação de psicólogo em todos os Centros de Saúde, com atendimento de consulta aberta.
  3. As escolas promoverem formações para resolver problemas práticos do quotidiano / sessões de esclarecimento, aos alunos, com profissionais de diferentes áreas, onde haveria partilha das várias experiências.
4 Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães
  1. • Promover programas de prevenção com intervenções psicológicas, dadas pela psicóloga da escola, dirigidos a adolescentes em situação de vulnerabilidade, como aqueles afetados por ambientes humanitários frágeis e grupos minoritários ou discriminados nas escolas.
  2. • Implementar atividades e sessões, em todas as turmas, através do Programa de Educação Sexual, já existente nas escolas, para todos os jovens sobre a importância da saúde mental.
  3. • Implementar intervenções baseadas na comunidade e nas famílias, com ajuda das autarquias, sobre a liderança de pares ou programas de orientação, que possam ser promotoras de socialização e interajuda entre os jovens e adultos.
5 Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Bragança
  1. Capacitação de Professores e Pais e Encarregados de Educação.
  2. Implementação de projetos que promovam a formação e participação dos Alunos.
  3. Contratação de mais psicólogos e profissionais de saúde.
6 Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança
  1. Criação do “Cheque de Saúde Mental” disponível a todos os alunos.
  2. Reforço do número de pessoal especializado na área da psicologia, nas escolas, disponibilizando um psicólogo por ciclo de ensino, em cada agrupamento.
  3. Uma maior aposta nas campanhas de sensibilização, através de publicidade (não só nos órgãos de comunicação social mas também nas diversas instituições ligadas aos jovens).
7 Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé
  1. Criação de um espaço de lazer, nas escolas, com vários tipos de atividades relacionadas com práticas de meditação e relaxamento mental.
  2. Intervenção reforçada nos domínios da prevenção, da educação, da sensibilização, da informação e de um maior acompanhamento das crianças, adolescentes e jovens.
  3. Implementação de formações obrigatórias para docentes, não docentes e alunos, para uma melhor orientação e capacitação sobre os problemas da saúde mental.