1 |
Escola Secundária de Barcelos |
- Ajuda psiquiatra - Justificação: Além de ter psicólogos, disponibilizar também ajuda psiquiatra para problemas de saúde mental, na escola.
- Aulas de Yoga - Justificação: como Yoga é um método de relaxamento físico e mental, então, sugerimos, nas aulas de Educação Física de 90 minutos, uma vez por semana, tirarmos 30 minutos do fim da aula para fazermos exercícios de Yoga.
- Caixa S.O.S saúde - Justificação: esta caixa serve para, quando estiverem na psicóloga, os alunos escreverem tudo o que sentem num papel, que é posto nessa caixa, que só a psicóloga poderá ver.
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2 |
Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, Guimarães |
- Criar sessões de psicoterapia em contexto de turma, pelo menos duas vezes por mês.
- Ajustar a lei aplicada aos alunos de alta competição (Decreto-Lei n.º 125/95 de 31 de maio) aos alunos que praticam Desporto Escolar e desportos federados.
- Aumentar a frequência das consultas de pedopsiquiatria nos hospitais públicos, para pelo menos uma vez por mês.
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3 |
Escola Secundária de Vila Verde |
- Criação de um gabinete multidisciplinar (psicólogos da educação, psicólogos clínicos, enfermeiros especialistas em saúde mental e assistentes sociais) capaz prestar um apoio mais célere, integrado e mais eficaz aos jovens.
- Realização, pelo gabinete multidisciplinar criado, de campanhas de sensibilização, palestras e a ações de formação no âmbito da saúde mental, em período pós-laboral para os pais, para capacitar toda a comunidade educativa.
- Reformular o horário escolar dos alunos, concentrando as aulas apenas no turno da manhã.
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4 |
Escola Secundária Carlos Amarante, Braga |
- - Reorganizar o funcionamento dos horários escolares, aumentado no minimo 5 minutos por intervalo.
- - Realização de inquéritos anónimos, no meio escolar, para aferir o estado da saúde mental nos jovens.
- - Criação de programas e sessões que desenvolvam o conhecimento sobre a saúde mental nos jovens, incluindo os bons hábitos sociais e as terapias de grupo.
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5 |
Escola Básica de Gil Vicente, Urgeses, Guimarães |
- Dinamização do projeto “Ansiosos Anónimos”, direcionado para os/as adolescentes/jovens da Escola. Serão disponibilizados, num local da Escola, duas caixas com papel/esferográfica, para que os/as alunos/alunas, anonimamente, possam escrever as suas angústias, dúvidas/questões sobre algum tema e possam ser ajudados/ajudadas. Numa caixa colocam as suas questões/dúvidas e na outra recebem a ajuda necessária. A Direção da Escola atribuirá um tempo não letivo de “Oferta de Escola” a um/uma docente ou vários/várias docentes (em função da proporcionalidade de participantes no projeto) que semanalmente procederão à gestão.
- Incrementação de mais atividades extracurriculares (clubes, encontros interescolares, artes manuais, meditação como por exemplo reiki, mais modalidades desportivas no âmbito do desporto escolar).
- Uma disciplina livre, como por exemplo “Clube de Debate”, para debater temas relacionados com a violência, a saúde mental, alimentar, bullying, racismo, igualdade de género, vício nos jogos online/computadores, entre outros.
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6 |
Escola Secundária de Amares |
- Aumento da oferta de psicólogos dentro e fora das escolas através da oferta de um cheque psicólogo.
- Aumentar a oferta de atividades extracurriculares e criar condições para a realização das mesmas nas escolas.
- Acompanhamento psicológico dos pais desde o período pré-natal até aos 18 anos.
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7 |
Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado, Braga |
- Propor que o tema da Saúde Mental nos Jovens seja obrigatório no âmbito do domínio Saúde na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- Criação de ações de formação para jovens com a finalidade de formarem na escola equipas de apoio à Saúde Mental.
- Desenvolver mais atividades/ações/campanhas de sensibilização de prevenção e promoção da Saúde Mental nos Jovens.
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8 |
Escola Secundária Henrique Medina, Esposende |
- Criar um Clube Promotor da Saúde Mental nas Escolas, orientado por docentes e técnicos especializados
- Reorganizar os horários escolares, com aulas mais distribuídas ao longo da semana.
- Reduzir os momentos de avaliação sumativa, com um calendário dos testes menos preenchido.
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9 |
Escola Básica de Arões - Santa Cristina, Fafe |
- Promover atividades de relaxamento (yoga, meditação, ou outras).
- Fazer uma parceria com o centro de saúde, associando-o assim à escola, promovendo palestras interativas.
- Realizar inquéritos mensais aos alunos, com o propósito de averiguar o número de psicólogos necessários nas escolas para fazer o acompanhamento do nível de saúde mental de cada aluno.
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10 |
Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, Barcelos |
- Implementação do cheque consulta de psicologia.
- Existência de mais profissionais da área de pscicologia e procurar estratégias para confortar os aluno.
- Introdução de 10 minutos de meditação no início das aulas. E abertura a novas modalidades desportivas como o yoga.
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11 |
Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão |
- Criação do “Dia da Amizade”: em cada período letivo, haver nas escolas um dia sem aulas para promover iniciativas que valorizam a amizade e o bem-estar.
- Promoção do “Horário Emocional”: pelo menos uma vez por semana, dedicar uma hora, no horário das turmas, à partilha e a atividades de relaxamento e descontração.
- Promover em contexto escolar e fora, mais profissionais especializados (ex.: psicólogos e outros) na área da saúde mental incentivando os jovens/alunos a recorrerem a essa ajuda como forma de prevenção ou remediação.
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12 |
Escola Básica António Rodrigues Sampaio, Esposende |
- Criar um voucher de saúde mental pelo Ministério da Saúde, destinado aos jovens, que assegure o acesso gratuito a profissionais de saúde mental.
- Rever o desenho curricular de forma a integrar mais áreas de Educação Estética e Artística, de caráter opcional, no âmbito da autonomia das escolas.
- Implementar sessões de mindfulness/meditação, de 15 minutos diários, no início das atividades letivas, para todos/as os/as alunos/as em todos os níveis de ensino, através da capacitação prévia dos/as professores/as.
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13 |
Escola Básica da Mota, Celorico de Basto |
- Divulgação da temática da saúde mental nomeadamente através da realização de palestras incluindo este tema nos temas a trabalhar em cidadania.
- Aumentar o número de psicólogos existentes nas escolas de forma a poderem acompanhar as muitas situações existentes e preferencialmente atuarem de forma preventiva.
- Utilização dos meios de comunicação social e, na escola, da rádio escola, para alertar para os cuidados que se impõem em relação à saúde mental e os sinais de alerta a que todos devem estar atentos.
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14 |
Escola Básica de Gandarela, Celorico de Basto |
- Campanhas de sensibilização dirigidas à comunidade escolar em geral, mas, com enfoque particular nos pais e encarregados de educação, visando a criação de grupos de debate, nos quais os alunos e convidados que apresentariam exemplos de histórias de vida, abordariam a problemática da Saúde Mental nos Jovens.
- Criação de programas de combate à ansiedade e de melhoria da saúde mental, desenvolvidos por psicólogos ou outros profissionais de saúde Mental.
- Combate ao estigma que existe em relação à saúde mental, divulgando filmes e documentários sobre a temática.
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15 |
Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto |
- Criação de um site a funcionar com vários chats, cada um deles dedicado a uma temática diferente relacionada com a problemática da saúde mental.
- Criação, em cada escola de um espaço dedicado a à realização de atividades relacionadas com o exercício físico (Ex: sala de treino) e também de meditação e yoga.
- Criação de protocolos com entidades de saúde externas às escolas onde os alunos com problemas a nível da saúde mental pudessem ter acompanhamento com psicólogos ou psiquiatras com uma maior garantia de anonimato.
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16 |
Escola Básica de Abação, Guimarães |
- Criar no horário dos alunos espaços temporais lúdicos, a meio desse horário, com vista à socialização ou prática de atividades lúdicas, desportivas, criativas, entre outras.
- Potenciar a evocação do Dia mundial da saúde mental, 10 de outubro, com recurso aos meios de comunicação social e visitas a locais de afluxo de pessoas (empregos, gares de transportes, centros comerciais, ...) por parte de pessoal habilitado para a temática.
- Sensibilizar para a temática através das redes sociais, envolvendo influencers nessa sensibilização.
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17 |
Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão |
- Articular com a Câmara Municipal a criação de um espaço aberto permanentemente, onde se possa ter acompanhamento psicológico, espaços de lazer e oficinas de arte.
- Diminuir a carga horária das disciplinas teóricas.
- Criar ações de sensibilização, na televisão e redes sociais, sobre a saúde mental para apoio às famílias.
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18 |
Cooperativa de Ensino "Didáxis" |
- Ações de sensibilização e criação de questionários propostos por um psicólogo, abordando temas de grande importância.
- Dispor de pontos de encontro em escolas e locais educativos, onde os alunos possam relaxar e ter acompanhamento psicológico.
- Aumento dos recursos médicos nas unidades de saúde.
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19 |
Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva, Ribeira, Vila Verde |
- Criação de uma disciplina curricular de Gestão Emocional.
- Clube de meditação/Ioga ao ar livre.
- Criação de uma linha de apoio à saúde mental, na escola.
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20 |
Escola Básica de Ribeira do Neiva, Vila Verde |
- Criação de um Clube de Apoio Anónimo para promoção do bem estar e desenvolvimento pessoal dos jovens..
- Implementação de consultas de terapia e psicologia de acesso livre, por parte dos alunos.
- Usar e dinamizar a sala do aluno para sessões de relaxamento.
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21 |
Escola Básica de Vale do Este, Arnoso - Santa Maria, Vila Nova de Famalicão |
- Implementar rastreios psicológicos nas escolas (duas vezes por ano letivo) para prevenir/detetar doenças mentais nos alunos.
- Aplicar um questionário aos alunos, para que possam escolher um desporto escolar diferente, a acrescentar aos que existem nas escolas, com o objetivo de melhorar a saúde mental, através da prática do exercício físico.
- Aumentar o número de psicólogos em todas as escolas.
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22 |
Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, Guimarães |
- Redução dos trabalhos de casa, devendo estes ser proporcionais ao trabalho e empenho dos alunos em contexto de sala de aula. Desta forma, os mais empenhados poderão ter mais tempo livre fora da escola para realizarem outro tipo de atividades.
- Realização de um maior número de atividades ao ar livre, pois estas são fundamentais para prevenir problemas relacionados com a Saúde Mental nos Jovens.
- Diminuição da carga letiva dos alunos para que estes possam ter mais momentos de lazer e de convívio entre eles.
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23 |
Agrupamento de Escolas de Celeirós, Braga |
- Reforçar os recursos humanos, de orientação e apoio psicológico, nas escolas.
- Criar gabinetes de atendimento , nos centros de saúde, com técnicos de saúde mental.
- Realizar campanhas de sensibilização, nas escolas, através de aplicações digitais, criadas para o efeito, como por exemplo - a aplicação 29K.
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24 |
Agrupamento de Escolas Santos Simões, Guimarães |
- Realização de palestras e podcasts sobre a Saúde Mental, no início do ano letivo, dirigida a toda a Comunidade Escolar.
- Criação de uma equipa multidisciplinar (técnicos, psicólogos) que coordene e disponibilize os dados concelhios sobre Saúde Mental dos Jovens para que, em articulação com a Autarquia, esta disponibilize infraestruturas e equipamentos de apoio aos jovens.
- Articulação entre Escolas e Centros de Saúde para precocemente detetar sinais de alerta relativos à Saúde Mental dos Jovens e intervir de forma mais rápida.
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25 |
Escola Básica Gonçalo Nunes, Arcozelo, Barcelos |
- Criação de um gabinete de apoio permanente na escola por parte da USF para apoio aos jovens.
- Reforço das atividades culturais, desportivas e recreativas na escola.
- Proporcionar um maior envolvimento por parte das famílias na educação dos alunos.
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26 |
Agrupamento de Escolas de Vila Cova, Barcelos |
- Promover questionários anónimos para saber o estado da saúde mental.
- Prestar mais apoio às minorias sociais para diminuir o sentimento de solidão, designadamente à comunidade LGBTQIA+.
- Criar gabinetes para os alunos falarem sobre os seus problemas emocionais.
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27 |
Escola Básica Antonio Correia Oliveira, Esposende |
- Incluir nas consultas anuais do Centro de Saúde uma consulta de psicologia para avaliar a nossa saúde mental.
- Disponibilizar na escola um serviço de psicologia, destinado a apoiar, 1 hora por dia, qualquer aluno, sem marcação.
- Criar um “Clube de Meditação” nas escolas, dirigido por um profissional credenciado na área.
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28 |
Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão |
- Propomos a reformulação do Plano Nacional da Saúde Mental, com a implementação da oferta de cheques de psicologia, para sessões conjuntas com psicólogos.
- Propomos, o aumento do orçamento do Serviço Nacional de Saúde para que se faça um maior investimento na Saúde Mental quer dos jovens, adultos e dos cuidadores informais.
- Criação de um Projeto Nacional nas Escolas a nível nacional e no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, em que se promova o relacionamento interjecional, fomentando o voluntariado entre os jovens e os idosos. Criando assim uma comunidade escolar mais solidária.
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29 |
Escola Básica Professor Abel Salazar, Guimarães |
- Promover debates nas escolas para discutir o tema da saúde mental e trazer pessoas com mais experiência para falar com jovens.
- Assegurar que todas as escolas tenham pelo menos um psicólogo promovendo assim a educação emocional nas escolas.
- Redução da carga horária no Ensino Básico
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30 |
Escola Básica de Vila Verde |
- Reduzir a carga letiva das crianças/ alunos.
- Sensibilizar os pais e encarregados de educação para o excesso de atividades
extracurriculares das crianças e jovens.
- Capacitar a comunidade relativamente à saúde mental dos jovens.
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31 |
Escola Básica de Gualtar, Braga |
- Dinamização de técnicas de relaxamento nos 1º primeiros 5/10minutos de aula.
- Aplicação de um programa estruturado de saúde mental a aplicar na Escola, que envolva a comunidade educativa com o apoio de técnicos especializados.
- Criação de clubes de gestão emocional e de grupos de interajuda.
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32 |
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão |
- Consultas periódicas com o psicólogo escolar e aplicar, se necessário, o “cheque da mente”.
- Palestras em que chamem social media managers para consciencializar os jovens da realidade do outro lado do ecrã.
- Realizar mais atividades lúdicas onde os alunos se possam divertir e aprender ao mesmo tempo.
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33 |
Agrupamento de Escolas de Pevidém, Guimarães |
- Em todas as escolas públicas, os horários de todas as turmas devem, obrigatoriamente, ter duas tardes livres e interpoladas.
- Diminuir os conteúdos programáticos das disciplinas mais teóricas.
- Aumento do número dos psicólogos nas escolas públicas e nos postos médicos do SNS.
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34 |
Agrupamento de Escolas João de Meira, Guimarães |
- Melhorar os espaços de convívio e introduzir atividades que melhorem a saúde mental dos jovens. Ex. ioga, karaté, meditação, dança, jardinagem, etc.
- Contratar mais psicólogos para as escolas e constar no horário destes “ atendimento para apoio psicológico privado e individual aos alunos.
- Realização nas escolas de palestras, workshops, com técnicos especializados em saúde mental para identificar sintomas e formas de prevenção.
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35 |
Escola Básica de Prado, Vila Verde |
- Horários mais flexíveis, com distribuição de carga letiva ajustada às necessidades de tempo de qualidade para a família e amigos.
- Recrutamento de maior número de psicólogos escolares e outros profissionais de saúde.
- Caixa anónima/fórum com questões para esclarecimento por parte de psicólogos e outros profissionais de saúde.
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36 |
Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, Vizela |
- Reforçar a equipa de psicólogos do agrupamento de escolas que deverá trabalhar em articulação com as equipas multidisciplinares da autarquia e do centro de saúde as quais deverão também ser ampliadas com psicólogos, existindo sempre uma porta aberta para atender os jovens das escolas e do concelho.
- Diversificar e aumentar as palestras temáticas para quebrar tabus e desconstruir mitos sobre a saúde mental nos jovens e adolescentes.
- Dialogar com a Direção do Agrupamento para diminuir a carga horária dos alunos, no âmbito da sua autonomia e gestão flexível do currículo.
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37 |
Escola Básica Abel Varzim, Barrancos, Barcelos |
- Criação de uma área de bem-estar onde os alunos tenham apoio quando solicitados.
- Promover mais atividades desportivas e lúdicas.
- Mais e melhor apoio de psicólogos e técnico de saúde.
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38 |
Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora, Guimarães |
- Organização de atividades lúdicas nas escolas e criação de uma sala de relaxamento, de forma rotineira, numa tentativa de reduzir o stress, ansiedade, entre outros sintomas da ausência de saúde mental.
- Palestras sobre saúde mental para Pais e Encarregados de Educação.
- Criação de uma Plataforma para atendimento virtual e primeiros socorros emocionais.
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39 |
Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, Vieira do Minho |
- - Criação do “Clube da partilha” nos Agrupamentos de Escolas
- - Educação Parental - Realização de palestras orientadas por profissionais de saúde aos encarregados de educação
- - Implementação do conceito “Folha da emoções” nos Agrupamentos de Escolas
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40 |
Escola Básica de Briteiros, Guimarães |
- Aumentar o número de psicólogos nas escolas e/ou nos centros de saúde, porque muitos jovens ficam à espera durante muito tempo para ter acompanhamento.
- Criar linhas de comunicação para os psicólogos da escola, como um formulário confidencial, para que se faça um melhor atendimento dos casos de maior gravidade.
- Promover sessãos de sensibilização sobre a temática da Saúde Mental, incluindo palestras e também atividades dinâmicas (por exemplo ioga) que promovam o autocuidado e o bem estar.
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41 |
Agrupamento de Escolas de Fragoso, Barcelos |
- Promover inquéritos junto dos adolescentes e jovens para despiste de casos de doença/mal-estar mental, com vista ao seu encaminhamento para acompanhamento e tratamento.
- Limitar o tempo de uso das novas tecnologias e, em particular, das redes sociais, procurando-se criar, em alternativa, rotinas diárias que envolvam a leitura, o exercício físico e convivência direta entre os jovens.
- Criação de grupos confidenciais para apoio à resolução de problemas de doença/mal-estar mental.
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42 |
Escola Básica das Taipas, Caldas das Taipas, Guimarães |
- Linha de apoio psicológico para jovens em idade escolar.
- Reforço das redes especializadas de apoio psicológico nas escolas para a promoção do acesso a este apoio por parte da comunidade escolar.
- Implementação de ações de formação para pais e Encarregados de Educação que os ajude a apoiar e compreender os seus educandos.
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43 |
Escola Básica D. Afonso Henriques, Creixomil, Guimarães |
- Campanhas de Sensibilização e Formações sobre o tema, para Encarregados de educação; Pessoal Docente e Não Docente.
- Aulas práticas para aprendizagem de manobras, técnicas e métodos para relaxar e acalmar, em momentos mais difíceis.
- Alargar o âmbito de atuação do gabinete de psicologia, com a criação de um número de emergência para falar com a psicóloga da escola.
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44 |
Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto |
- • Criação de um voucher que será disponibilizado duas vezes por ano, que poderá ser usufruído por todos os jovens em psicólogos.
- • Redução da carga horária que os jovens passam na escola e optando por ter atividades educativas que não sejam avaliadas.
- • Criar, na escola, uma caixa de perguntas para os alunos colocarem as suas questões ao Psicólogo, sendo as respostas afixadas num placard (ou colocadas num padlet).
• Criar, na escola, uma caixa de perguntas para os alunos colocarem as suas questões ao Psicólogo, sendo as respostas afixadas num placard (ou colocadas num padlet).
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45 |
Agrupamento de Escolas Terras do Ave |
- Direcionar um tempo da matriz curricular para momentos de relaxamento/mindfulness, diálogo e desenvolvimento de projetos sobre saúde mental.
- Suspensão de aulas e realização de Atividades (palestras/ projetos com profissionais certificados e debates sobre saúde mental) abertos à comunidade no dia 10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental para tornar a saúde mental uma prioridade.
- Valorizar os espaços exteriores nas escolas/ instituições com materiais de prática desportiva, jogos lúdicos, mais zonas verdes para incentivar a socialização e bem estar.
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46 |
Escola Básica D. Maria II, Gavião, Vila Nova de Famalicão |
- Realizar, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, uma palestra mensal sobre a “Saúde mental nos jovens”.
- Divulgar informação através de cartazes, panfletos, bandas desenhadas, redes sociais (Instagram,Twitter, TikTok e Facebook), rádio da escola e jornal digital escolar.
- Fazer com que a escola seja um espaço mais seguro, sendo o combate ao bullyng uma prioridade, onde os alunos que o exercem sobre os colegas, sejam mais acompanhados pela Direção e as penas aplicadas sejam mais dissu
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47 |
Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos |
- Mudança do sistema de avaliação (menor percentagem aos testes) - alterar os peso dos teste na avaliação.
- Tornar o horário escolar mais leve, com menos horas letivas.
- Aumentar o número de psicólogos nas Equipas de Saúde Escolar.
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48 |
Agrupamento de Escolas de Vale D´Este, Viatodos, Barcelos |
- A Escola proporcionar espaços onde grupos de jovens tenham oportunidade de, em conjunto , falar acerca dos seus problemas, Estes grupos de apoio teriam a mediação de um técnico de saúde mental.
- Reduzir a componente letiva, de forma a permitir que as escolas fomentem clubes e/ou atividades onde os jovens possam desenvolver as suas competências artísticas, desportivas, comunicacionais ou outras, sem ser em contexto de sala de aula .
- Incrementar novas formas de avaliação que diminuem a importância dos testes e apresentações orais em detrimento de interações menos formais que permitam diminuir a ansiedade e fomentar o gosto pelo ensino pela descoberta.
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49 |
Agrupamento de Escolas de S. Bento, Vizela |
- Realização de uma semana temática relacionada com a saúde mental, marcada por diversas atividades e que possa permitir a quem o desejar nessa semana ou ao longo do ano, um momento semanal com um(a) psicólogo(a).
- Dar a conhecer distúrbios/doenças/problemas de foro mental (burnout; ansiedade; ataques de pânico; etc…) através de curtas metragens e atividades num ambiente de realidade virtual que simulem essas situações.
- Colocação de uma caixa, num lugar estratégico da escola (ou agrupamento), garantindo-se o anonimato de quem coloca e de quem redigiu, onde os alunos possam escrever/colocar mensagens/questões sobre os seus problemas, de como se sentem, dos seus relacionamentos…
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50 |
Escola Básica de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão |
- Criação nas escolas, de um gabinete aberto de apoio ao aluno, com psicólogos em atendimento permanente.
- Criação do tema “Saúde Mental” nas aulas de Cidadania com a realização de uma atividade em que os alunos abordem os seus problemas (inclusive anonimamente), de maneira a que a ajuda possa chegar de forma mais rápida e esclarecedora.
- Divulgação mais eficaz das linhas de apoio aos problemas da “Saúde Mental” e mudança nos números de acesso, para serem mais fáceis de decorar.
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