Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Braga


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária de Barcelos
  1. Ajuda psiquiatra - Justificação: Além de ter psicólogos, disponibilizar também ajuda psiquiatra para problemas de saúde mental, na escola.
  2. Aulas de Yoga - Justificação: como Yoga é um método de relaxamento físico e mental, então, sugerimos, nas aulas de Educação Física de 90 minutos, uma vez por semana, tirarmos 30 minutos do fim da aula para fazermos exercícios de Yoga.
  3. Caixa S.O.S saúde - Justificação: esta caixa serve para, quando estiverem na psicóloga, os alunos escreverem tudo o que sentem num papel, que é posto nessa caixa, que só a psicóloga poderá ver.
2 Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, Guimarães
  1. Criar sessões de psicoterapia em contexto de turma, pelo menos duas vezes por mês.
  2. Ajustar a lei aplicada aos alunos de alta competição (Decreto-Lei n.º 125/95 de 31 de maio) aos alunos que praticam Desporto Escolar e desportos federados.
  3. Aumentar a frequência das consultas de pedopsiquiatria nos hospitais públicos, para pelo menos uma vez por mês.
3 Escola Secundária de Vila Verde
  1. Criação de um gabinete multidisciplinar (psicólogos da educação, psicólogos clínicos, enfermeiros especialistas em saúde mental e assistentes sociais) capaz prestar um apoio mais célere, integrado e mais eficaz aos jovens.
  2. Realização, pelo gabinete multidisciplinar criado, de campanhas de sensibilização, palestras e a ações de formação no âmbito da saúde mental, em período pós-laboral para os pais, para capacitar toda a comunidade educativa.
  3. Reformular o horário escolar dos alunos, concentrando as aulas apenas no turno da manhã.
4 Escola Secundária Carlos Amarante, Braga
  1. - Reorganizar o funcionamento dos horários escolares, aumentado no minimo 5 minutos por intervalo.
  2. - Realização de inquéritos anónimos, no meio escolar, para aferir o estado da saúde mental nos jovens.
  3. - Criação de programas e sessões que desenvolvam o conhecimento sobre a saúde mental nos jovens, incluindo os bons hábitos sociais e as terapias de grupo.
5 Escola Básica de Gil Vicente, Urgeses, Guimarães
  1. Dinamização do projeto “Ansiosos Anónimos”, direcionado para os/as adolescentes/jovens da Escola. Serão disponibilizados, num local da Escola, duas caixas com papel/esferográfica, para que os/as alunos/alunas, anonimamente, possam escrever as suas angústias, dúvidas/questões sobre algum tema e possam ser ajudados/ajudadas. Numa caixa colocam as suas questões/dúvidas e na outra recebem a ajuda necessária. A Direção da Escola atribuirá um tempo não letivo de “Oferta de Escola” a um/uma docente ou vários/várias docentes (em função da proporcionalidade de participantes no projeto) que semanalmente procederão à gestão.
  2. Incrementação de mais atividades extracurriculares (clubes, encontros interescolares, artes manuais, meditação como por exemplo reiki, mais modalidades desportivas no âmbito do desporto escolar).
  3. Uma disciplina livre, como por exemplo “Clube de Debate”, para debater temas relacionados com a violência, a saúde mental, alimentar, bullying, racismo, igualdade de género, vício nos jogos online/computadores, entre outros.
6 Escola Secundária de Amares
  1. Aumento da oferta de psicólogos dentro e fora das escolas através da oferta de um cheque psicólogo.
  2. Aumentar a oferta de atividades extracurriculares e criar condições para a realização das mesmas nas escolas.
  3. Acompanhamento psicológico dos pais desde o período pré-natal até aos 18 anos.
7 Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado, Braga
  1. Propor que o tema da Saúde Mental nos Jovens seja obrigatório no âmbito do domínio Saúde na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Criação de ações de formação para jovens com a finalidade de formarem na escola equipas de apoio à Saúde Mental.
  3. Desenvolver mais atividades/ações/campanhas de sensibilização de prevenção e promoção da Saúde Mental nos Jovens.
8 Escola Secundária Henrique Medina, Esposende
  1. Criar um Clube Promotor da Saúde Mental nas Escolas, orientado por docentes e técnicos especializados
  2. Reorganizar os horários escolares, com aulas mais distribuídas ao longo da semana.
  3. Reduzir os momentos de avaliação sumativa, com um calendário dos testes menos preenchido.
9 Escola Básica de Arões - Santa Cristina, Fafe
  1. Promover atividades de relaxamento (yoga, meditação, ou outras).
  2. Fazer uma parceria com o centro de saúde, associando-o assim à escola, promovendo palestras interativas.
  3. Realizar inquéritos mensais aos alunos, com o propósito de averiguar o número de psicólogos necessários nas escolas para fazer o acompanhamento do nível de saúde mental de cada aluno.
10 Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, Barcelos
  1. Implementação do cheque consulta de psicologia.
  2. Existência de mais profissionais da área de pscicologia e procurar estratégias para confortar os aluno.
  3. Introdução de 10 minutos de meditação no início das aulas. E abertura a novas modalidades desportivas como o yoga.
11 Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão
  1. Criação do “Dia da Amizade”: em cada período letivo, haver nas escolas um dia sem aulas para promover iniciativas que valorizam a amizade e o bem-estar.
  2. Promoção do “Horário Emocional”: pelo menos uma vez por semana, dedicar uma hora, no horário das turmas, à partilha e a atividades de relaxamento e descontração.
  3. Promover em contexto escolar e fora, mais profissionais especializados (ex.: psicólogos e outros) na área da saúde mental incentivando os jovens/alunos a recorrerem a essa ajuda como forma de prevenção ou remediação.
12 Escola Básica António Rodrigues Sampaio, Esposende
  1. Criar um voucher de saúde mental pelo Ministério da Saúde, destinado aos jovens, que assegure o acesso gratuito a profissionais de saúde mental.
  2. Rever o desenho curricular de forma a integrar mais áreas de Educação Estética e Artística, de caráter opcional, no âmbito da autonomia das escolas.
  3. Implementar sessões de mindfulness/meditação, de 15 minutos diários, no início das atividades letivas, para todos/as os/as alunos/as em todos os níveis de ensino, através da capacitação prévia dos/as professores/as.
13 Escola Básica da Mota, Celorico de Basto
  1. Divulgação da temática da saúde mental nomeadamente através da realização de palestras incluindo este tema nos temas a trabalhar em cidadania.
  2. Aumentar o número de psicólogos existentes nas escolas de forma a poderem acompanhar as muitas situações existentes e preferencialmente atuarem de forma preventiva.
  3. Utilização dos meios de comunicação social e, na escola, da rádio escola, para alertar para os cuidados que se impõem em relação à saúde mental e os sinais de alerta a que todos devem estar atentos.
14 Escola Básica de Gandarela,Celorico de Basto
  1. Campanhas de sensibilização dirigidas à comunidade escolar em geral, mas, com enfoque particular nos pais e encarregados de educação, visando a criação de grupos de debate, nos quais os alunos e convidados que apresentariam exemplos de histórias de vida, abordariam a problemática da Saúde Mental nos Jovens.
  2. Criação de programas de combate à ansiedade e de melhoria da saúde mental, desenvolvidos por psicólogos ou outros profissionais de saúde Mental.
  3. Combate ao estigma que existe em relação à saúde mental, divulgando filmes e documentários sobre a temática.
15 Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto
  1. Criação de um site a funcionar com vários chats, cada um deles dedicado a uma temática diferente relacionada com a problemática da saúde mental.
  2. Criação, em cada escola de um espaço dedicado a à realização de atividades relacionadas com o exercício físico (Ex: sala de treino) e também de meditação e yoga.
  3. Criação de protocolos com entidades de saúde externas às escolas onde os alunos com problemas a nível da saúde mental pudessem ter acompanhamento com psicólogos ou psiquiatras com uma maior garantia de anonimato.
16 Escola Básica de Abação, Guimarães
  1. Criar no horário dos alunos espaços temporais lúdicos, a meio desse horário, com vista à socialização ou prática de atividades lúdicas, desportivas, criativas, entre outras.
  2. Potenciar a evocação do Dia mundial da saúde mental, 10 de outubro, com recurso aos meios de comunicação social e visitas a locais de afluxo de pessoas (empregos, gares de transportes, centros comerciais, ...) por parte de pessoal habilitado para a temática.
  3. Sensibilizar para a temática através das redes sociais, envolvendo influencers nessa sensibilização.
17 Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão
  1. Articular com a Câmara Municipal a criação de um espaço aberto permanentemente, onde se possa ter acompanhamento psicológico, espaços de lazer e oficinas de arte.
  2. Diminuir a carga horária das disciplinas teóricas.
  3. Criar ações de sensibilização, na televisão e redes sociais, sobre a saúde mental para apoio às famílias.
18 Cooperativa de Ensino "Didáxis"
  1. Ações de sensibilização e criação de questionários propostos por um psicólogo, abordando temas de grande importância.
  2. Dispor de pontos de encontro em escolas e locais educativos, onde os alunos possam relaxar e ter acompanhamento psicológico.
  3. Aumento dos recursos médicos nas unidades de saúde.
19 Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva, Ribeira, Vila Verde
  1. Criação de uma disciplina curricular de Gestão Emocional.
  2. Clube de meditação/Ioga ao ar livre.
  3. Criação de uma linha de apoio à saúde mental, na escola.
20 Escola Básica de Ribeira do Neiva, Vila Verde
  1. Criação de um Clube de Apoio Anónimo para promoção do bem estar e desenvolvimento pessoal dos jovens..
  2. Implementação de consultas de terapia e psicologia de acesso livre, por parte dos alunos.
  3. Usar e dinamizar a sala do aluno para sessões de relaxamento.
21 Escola Básica de Vale do Este, Arnoso - Santa Maria, Vila Nova de Famalicão
  1. Implementar rastreios psicológicos nas escolas (duas vezes por ano letivo) para prevenir/detetar doenças mentais nos alunos.
  2. Aplicar um questionário aos alunos, para que possam escolher um desporto escolar diferente, a acrescentar aos que existem nas escolas, com o objetivo de melhorar a saúde mental, através da prática do exercício físico.
  3. Aumentar o número de psicólogos em todas as escolas.
22 Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, Guimarães
  1. Redução dos trabalhos de casa, devendo estes ser proporcionais ao trabalho e empenho dos alunos em contexto de sala de aula. Desta forma, os mais empenhados poderão ter mais tempo livre fora da escola para realizarem outro tipo de atividades.
  2. Realização de um maior número de atividades ao ar livre, pois estas são fundamentais para prevenir problemas relacionados com a Saúde Mental nos Jovens.
  3. Diminuição da carga letiva dos alunos para que estes possam ter mais momentos de lazer e de convívio entre eles.
23 Agrupamento de Escolas de Celeirós, Braga
  1. Reforçar os recursos humanos, de orientação e apoio psicológico, nas escolas.
  2. Criar gabinetes de atendimento , nos centros de saúde, com técnicos de saúde mental.
  3. Realizar campanhas de sensibilização, nas escolas, através de aplicações digitais, criadas para o efeito, como por exemplo - a aplicação 29K.
24 Agrupamento de Escolas Santos Simões, Guimarães
  1. Realização de palestras e podcasts sobre a Saúde Mental, no início do ano letivo, dirigida a toda a Comunidade Escolar.
  2. Criação de uma equipa multidisciplinar (técnicos, psicólogos) que coordene e disponibilize os dados concelhios sobre Saúde Mental dos Jovens para que, em articulação com a Autarquia, esta disponibilize infraestruturas e equipamentos de apoio aos jovens.
  3. Articulação entre Escolas e Centros de Saúde para precocemente detetar sinais de alerta relativos à Saúde Mental dos Jovens e intervir de forma mais rápida.
25 Escola Básica Gonçalo Nunes, Arcozelo, Barcelos
  1. Criação de um gabinete de apoio permanente na escola por parte da USF para apoio aos jovens.
  2. Reforço das atividades culturais, desportivas e recreativas na escola.
  3. Proporcionar um maior envolvimento por parte das famílias na educação dos alunos.
26 Agrupamento de Escolas de Vila Cova, Barcelos
  1. Promover questionários anónimos para saber o estado da saúde mental.
  2. Prestar mais apoio às minorias sociais para diminuir o sentimento de solidão, designadamente à comunidade LGBTQIA+.
  3. Criar gabinetes para os alunos falarem sobre os seus problemas emocionais.
27 Escola Básica Antonio Correia Oliveira, Esposende
  1. Incluir nas consultas anuais do Centro de Saúde uma consulta de psicologia para avaliar a nossa saúde mental.
  2. Disponibilizar na escola um serviço de psicologia, destinado a apoiar, 1 hora por dia, qualquer aluno, sem marcação.
  3. Criar um “Clube de Meditação” nas escolas, dirigido por um profissional credenciado na área.
28 Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão
  1. Propomos a reformulação do Plano Nacional da Saúde Mental, com a implementação da oferta de cheques de psicologia, para sessões conjuntas com psicólogos.
  2. Propomos, o aumento do orçamento do Serviço Nacional de Saúde para que se faça um maior investimento na Saúde Mental quer dos jovens, adultos e dos cuidadores informais.
  3. Criação de um Projeto Nacional nas Escolas a nível nacional e no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, em que se promova o relacionamento interjecional, fomentando o voluntariado entre os jovens e os idosos. Criando assim uma comunidade escolar mais solidária.
29 Escola Básica Professor Abel Salazar, Guimarães
  1. Promover debates nas escolas para discutir o tema da saúde mental e trazer pessoas com mais experiência para falar com jovens.
  2. Assegurar que todas as escolas tenham pelo menos um psicólogo promovendo assim a educação emocional nas escolas.
  3. Redução da carga horária no Ensino Básico
30 Escola Básica de Vila Verde
  1. Reduzir a carga letiva das crianças/ alunos.
  2. Sensibilizar os pais e encarregados de educação para o excesso de atividades extracurriculares das crianças e jovens.
  3. Capacitar a comunidade relativamente à saúde mental dos jovens.
31 Escola Básica de Gualtar, Braga
  1. Dinamização de técnicas de relaxamento nos 1º primeiros 5/10minutos de aula.
  2. Aplicação de um programa estruturado de saúde mental a aplicar na Escola, que envolva a comunidade educativa com o apoio de técnicos especializados.
  3. Criação de clubes de gestão emocional e de grupos de interajuda.
32 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão
  1. Consultas periódicas com o psicólogo escolar e aplicar, se necessário, o “cheque da mente”.
  2. Palestras em que chamem social media managers para consciencializar os jovens da realidade do outro lado do ecrã.
  3. Realizar mais atividades lúdicas onde os alunos se possam divertir e aprender ao mesmo tempo.
33 Agrupamento de Escolas de Pevidém, Guimarães
  1. Em todas as escolas públicas, os horários de todas as turmas devem, obrigatoriamente, ter duas tardes livres e interpoladas.
  2. Diminuir os conteúdos programáticos das disciplinas mais teóricas.
  3. Aumento do número dos psicólogos nas escolas públicas e nos postos médicos do SNS.
34 Agrupamento de Escolas João de Meira, Guimarães
  1. Melhorar os espaços de convívio e introduzir atividades que melhorem a saúde mental dos jovens. Ex. ioga, karaté, meditação, dança, jardinagem, etc.
  2. Contratar mais psicólogos para as escolas e constar no horário destes “ atendimento para apoio psicológico privado e individual aos alunos.
  3. Realização nas escolas de palestras, workshops, com técnicos especializados em saúde mental para identificar sintomas e formas de prevenção.
35 Escola Básica de Prado, Vila Verde
  1. Horários mais flexíveis, com distribuição de carga letiva ajustada às necessidades de tempo de qualidade para a família e amigos.
  2. Recrutamento de maior número de psicólogos escolares e outros profissionais de saúde.
  3. Caixa anónima/fórum com questões para esclarecimento por parte de psicólogos e outros profissionais de saúde.
36 Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, Vizela
  1. Reforçar a equipa de psicólogos do agrupamento de escolas que deverá trabalhar em articulação com as equipas multidisciplinares da autarquia e do centro de saúde as quais deverão também ser ampliadas com psicólogos, existindo sempre uma porta aberta para atender os jovens das escolas e do concelho.
  2. Diversificar e aumentar as palestras temáticas para quebrar tabus e desconstruir mitos sobre a saúde mental nos jovens e adolescentes.
  3. Dialogar com a Direção do Agrupamento para diminuir a carga horária dos alunos, no âmbito da sua autonomia e gestão flexível do currículo.
37 Escola Básica Abel Varzim, Barrancos, Barcelos
  1. Criação de uma área de bem-estar onde os alunos tenham apoio quando solicitados.
  2. Promover mais atividades desportivas e lúdicas.
  3. Mais e melhor apoio de psicólogos e técnico de saúde.
38 Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora, Guimarães
  1. Organização de atividades lúdicas nas escolas e criação de uma sala de relaxamento, de forma rotineira, numa tentativa de reduzir o stress, ansiedade, entre outros sintomas da ausência de saúde mental.
  2. Palestras sobre saúde mental para Pais e Encarregados de Educação.
  3. Criação de uma Plataforma para atendimento virtual e primeiros socorros emocionais.
39 Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, Vieira do Minho
  1. - Criação do “Clube da partilha” nos Agrupamentos de Escolas
  2. - Educação Parental - Realização de palestras orientadas por profissionais de saúde aos encarregados de educação
  3. - Implementação do conceito “Folha da emoções” nos Agrupamentos de Escolas
40 Escola Básica de Briteiros, Guimarães
  1. Aumentar o número de psicólogos nas escolas e/ou nos centros de saúde, porque muitos jovens ficam à espera durante muito tempo para ter acompanhamento.
  2. Criar linhas de comunicação para os psicólogos da escola, como um formulário confidencial, para que se faça um melhor atendimento dos casos de maior gravidade.
  3. Promover sessãos de sensibilização sobre a temática da Saúde Mental, incluindo palestras e também atividades dinâmicas (por exemplo ioga) que promovam o autocuidado e o bem estar.
41 Agrupamento de Escolas de Fragoso, Barcelos
  1. Promover inquéritos junto dos adolescentes e jovens para despiste de casos de doença/mal-estar mental, com vista ao seu encaminhamento para acompanhamento e tratamento.
  2. Limitar o tempo de uso das novas tecnologias e, em particular, das redes sociais, procurando-se criar, em alternativa, rotinas diárias que envolvam a leitura, o exercício físico e convivência direta entre os jovens.
  3. Criação de grupos confidenciais para apoio à resolução de problemas de doença/mal-estar mental.
42 Escola Básica das Taipas, Caldas das Taipas, Guimarães
  1. Linha de apoio psicológico para jovens em idade escolar.
  2. Reforço das redes especializadas de apoio psicológico nas escolas para a promoção do acesso a este apoio por parte da comunidade escolar.
  3. Implementação de ações de formação para pais e Encarregados de Educação que os ajude a apoiar e compreender os seus educandos.
43 Escola Básica D. Afonso Henriques, Creixomil, Guimarães
  1. Campanhas de Sensibilização e Formações sobre o tema, para Encarregados de educação; Pessoal Docente e Não Docente.
  2. Aulas práticas para aprendizagem de manobras, técnicas e métodos para relaxar e acalmar, em momentos mais difíceis.
  3. Alargar o âmbito de atuação do gabinete de psicologia, com a criação de um número de emergência para falar com a psicóloga da escola.
44 Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto
  1. • Criação de um voucher que será disponibilizado duas vezes por ano, que poderá ser usufruído por todos os jovens em psicólogos.
  2. • Redução da carga horária que os jovens passam na escola e optando por ter atividades educativas que não sejam avaliadas.
  3. • Criar, na escola, uma caixa de perguntas para os alunos colocarem as suas questões ao Psicólogo, sendo as respostas afixadas num placard (ou colocadas num padlet). • Criar, na escola, uma caixa de perguntas para os alunos colocarem as suas questões ao Psicólogo, sendo as respostas afixadas num placard (ou colocadas num padlet).
45 Agrupamento de Escolas de Pedome
  1. Direcionar um tempo da matriz curricular para momentos de relaxamento/mindfulness, diálogo e desenvolvimento de projetos sobre saúde mental.
  2. Suspensão de aulas e realização de Atividades (palestras/ projetos com profissionais certificados e debates sobre saúde mental) abertos à comunidade no dia 10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental para tornar a saúde mental uma prioridade.
  3. Valorizar os espaços exteriores nas escolas/ instituições com materiais de prática desportiva, jogos lúdicos, mais zonas verdes para incentivar a socialização e bem estar.
46 Escola Básica D. Maria II, Gavião, Vila Nova de Famalicão
  1. Realizar, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, uma palestra mensal sobre a “Saúde mental nos jovens”.
  2. Divulgar informação através de cartazes, panfletos, bandas desenhadas, redes sociais (Instagram,Twitter, TikTok e Facebook), rádio da escola e jornal digital escolar.
  3. Fazer com que a escola seja um espaço mais seguro, sendo o combate ao bullyng uma prioridade, onde os alunos que o exercem sobre os colegas, sejam mais acompanhados pela Direção e as penas aplicadas sejam mais dissu
47 Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos
  1. Mudança do sistema de avaliação (menor percentagem aos testes) - alterar os peso dos teste na avaliação.
  2. Tornar o horário escolar mais leve, com menos horas letivas.
  3. Aumentar o número de psicólogos nas Equipas de Saúde Escolar.
48 Agrupamento de Escolas de Vale D´Este, Barcelos
  1. A Escola proporcionar espaços onde grupos de jovens tenham oportunidade de, em conjunto , falar acerca dos seus problemas, Estes grupos de apoio teriam a mediação de um técnico de saúde mental.
  2. Reduzir a componente letiva, de forma a permitir que as escolas fomentem clubes e/ou atividades onde os jovens possam desenvolver as suas competências artísticas, desportivas, comunicacionais ou outras, sem ser em contexto de sala de aula .
  3. Incrementar novas formas de avaliação que diminuem a importância dos testes e apresentações orais em detrimento de interações menos formais que permitam diminuir a ansiedade e fomentar o gosto pelo ensino pela descoberta.
49 Agrupamento de Escolas de Ínfias, Vízela
  1. Realização de uma semana temática relacionada com a saúde mental, marcada por diversas atividades e que possa permitir a quem o desejar nessa semana ou ao longo do ano, um momento semanal com um(a) psicólogo(a).
  2. Dar a conhecer distúrbios/doenças/problemas de foro mental (burnout; ansiedade; ataques de pânico; etc…) através de curtas metragens e atividades num ambiente de realidade virtual que simulem essas situações.
  3. Colocação de uma caixa, num lugar estratégico da escola (ou agrupamento), garantindo-se o anonimato de quem coloca e de quem redigiu, onde os alunos possam escrever/colocar mensagens/questões sobre os seus problemas, de como se sentem, dos seus relacionamentos…
50 Escola Básica de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão
  1. Criação nas escolas, de um gabinete aberto de apoio ao aluno, com psicólogos em atendimento permanente.
  2. Criação do tema “Saúde Mental” nas aulas de Cidadania com a realização de uma atividade em que os alunos abordem os seus problemas (inclusive anonimamente), de maneira a que a ajuda possa chegar de forma mais rápida e esclarecedora.
  3. Divulgação mais eficaz das linhas de apoio aos problemas da “Saúde Mental” e mudança nos números de acesso, para serem mais fáceis de decorar.