Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Europa


N.º Escola Medidas
1 Haute Vallee School
  1. Realizar um inquérito nacional em todos os estabelecimentos de ensino portugueses, com exceção do 1º ciclo, no qual os jovens respondem a uma série de perguntas elaboradas por psicólogos e especialistas, para que o Estado tenha uma ideia global sobre o estado da saúde mental e do bem-estar dos estudantes em Portugal.
  2. Criação do projeto SIM - Serviço de informação e monitorização -, financiado pelo Estado português, gratuito, confidencial e independente que aconselha os jovens dos 13 aos 25 anos sobre várias matérias, visando o seu bem-estar e saúde mental.
  3. Estabelecer clubes de tempos livres dentro das instalações escolares, aos fins de semana, para que os jovens possam praticar desporto, atividades culturais e lúdicas, sobre a monitorização de profissionais.
2 Le Rocquier School
  1. Criação de um departamento de saúde mental e bem-estar em cada escola do segundo e terceiros ciclos e secundária, constituído por um psicólogo ou enfermeiro de saúde mental e que funcione em estreita ligação com a instituição de saúde mais próxima.
  2. Calendarizar, trimestral ou semestralmente, cursos de formação para os professores, pessoal não docente que trabalhe nas escolas, na área da saúde mental e bem-estar, de forma a estarem preparados para lidar com os seus problemas e com os problemas revelados pelos alunos, de forma explícita ou implícita.
  3. Introduzir clubes extra-curriculares, após o final das atividades letivas, diariamente, nos quais os alunos, de forma gratuita, podem praticar vários desportos, jogos lúdicos e educativos, entre outros, num ambiente controlado e seguro, dentro das instalações escolares, da sua própria escola ou de um estabelecimento de ensino próximo.
3 Lycée-Collège International Honoré de Balzac
  1. Criação de uma aplicação “SMILY” telemóvel que daria notificações positivas sempre que detetasse indícios de depressão no utilizador. No âmbito do projeto entrariam as faixas etárias seguintes: dos 12 anos aos 17 anos. Esta medida teria por objetivo aumentar a autoestima da população juvenil e assim prevenir e evitar a depressão. Começar o dia com “o sorriso”, incentiva a positivar.
  2. Aumentar a informação, com artigos sobre a saúde mental dos adolescentes em Newsletters de escolas, em jornais online e nas redes sociais, dando regularmente informações, conselhos e dados práticos. Esta iniciativa não vai ajudar de imediato as pessoas fragilizadas. Porém, elas poderão tomar consciência de que não estão isoladas e que podem pedir auxílio.
  3. Aumentar o número de psicólogos nas escolas, para assim permitir a cada aluno poder entrar, de forma confidencial, em contacto com um profissional em caso de necessidade. A carência atual destes psicólogos em meio escolar, desencoraja os jovens que necessitam encontrar alguém de confiança, pelo menos uma vez por ano e dirigi-los para centros com consultas grátis. A gratuidade é essencial para tocar a maioria dos que sofrem de distúrbios emocionais.