Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Madeira


N.º Escola Medidas
1 Escola Salesiana de Artes e Ofícios - Funchal
  1. Campanhas de sensibilização de promoção da saúde mental dos jovens, de carácter obrigatório, nas escolas para os(as) alunos(as) e Encarregados de Educação.
  2. Promover no âmbito da saúde mental a formação aos profissionais da área da educação.
  3. Reforçar em número os recursos humanos das equipas multidisciplinares em contextos de saúde.
2 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Alfredo F. Nóbrega Júnior
  1. O Ministério da Educação deveria baixar as médias de ingresso aos cursos de psicologia ou de medicina, de modo a existir no futuro um maior número destes profissionais nos centros de saúde do país.
  2. Melhores políticas sociais, nomeadamente, do acesso à saúde, auxiliando algumas famílias na educação dos seus filhos ao nível da saúde mental. Atendendo a que, a saúde mental das crianças e jovens tem sido menosprezadas nas escolas, é importante que o sistema de saúde, desse prioridade a esta faixa etária, colocando nos centros de saúde mais profissionais (psicólogos e psiquiatras) de modo a agirem rapidamente, colmatando desta forma este flagelo.
  3. Criação de uma linha de apoio, com funcionamento 24h, a fim de, dar apoio e esclarecer os jovens, sobre todas as suas dúvidas e/ou angustias.
3 Escola Básica e Secundária de Machico
  1. Maior investimento governamental na área da Saúde Mental, nomeadamente na contratação de mais profissionais para o SNS (psicólogos, psiquiatras e enfermeiros especializados) e estabelecimentos de ensino (psicólogos), na melhor distribuição territorial dos recursos humanos e na criação de campanhas de sensibilização e literacia em saúde mental.
  2. Dinamização, pela Associação de Estudantes ou pela Dinamização Cultural das escolas, de atividades de convívio, de modo a promover o desenvolvimento de relações interpessoais e de estilos de vida saudáveis.
  3. Aumentar a comparticipação do Estado nas consultas de Psicologia.
4 Escola Básica 2,3 do Caniçal
  1. Reservar uma manhã e uma tarde, no trabalho semanal do psicólogo escolar, para atendimento a qualquer aluno de forma anónima.
  2. Criar uma linha SPS (serviço de Prevenção do Suicídio) ligada simultaneamente a um centro de Psicologia, aos serviços da Policia de segurança Pública e ao EMIR, colocar cabines telefónicas em lugares estratégicos (pontes, precipícios ….) e desenvolver campanhas de sensibilização nas redes sociais e nos principais meios audiovisuais.
  3. Acrescentar ao projeto ESA (Educação para a Sexualidade e Afetos) para o 3º ciclo a educação para a saúde mental, passando este a chamar - se ESASM (Educação para a Sexualidade, Afetos e Saúde Mental).
5 Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
  1. Concretizar um aumento muito significativo do financiamento na área da saúde, nomeadamente na Saúde Mental dos Jovens.
  2. Promover consultas de psiquiatria mais acessíveis, incluídas nas consultas de rotina.
  3. Realizar atividades/ações nos estabelecimentos de ensino, por forma a melhorar as relações familiares.
6 Escola Básica e Secundária de Santa Cruz
  1. Desenvolver campanhas nacionais, em parcerias com o Ministério da Educação e com o Ministério da Saúde, que promovam a prevenção da saúde mental e o combate ao estigma.
  2. Promover a criação de espaços / ambientes saudáveis, que acolham os jovens e tenham uma escuta ativa e qualificada sem julgamentos.
  3. Maior investimento por parte do Estado em psicólogos na área da educação e psicólogos clínicos, pedopsiquiatras, enfermeiros especialistas em enfermagem de Saúde Mental, nos centros de saúde e hospitais públicos.
7 Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo
  1. Promover na Família recursos de promoção da saúde mental e bem-estar.
  2. A Escola deve investir na prevenção e promoção da saúde mental.
  3. Promover um Programa Nacional de saúde mental de forma programada, sistemática e descentralizada.
8 Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol
  1. A escola devia ser um espaço que proporcionasse atividades letivas ao ar livre, de acordo com os currículos e sempre que o tema proporcionasse. Desta forma, poderiam aprender in loco e distrair-se dos problemas e ou preocupações.
  2. Reforçar o número de profissionais na área da psicologia, nas escolas;
  3. Realizar formações e workshops para professores e Encarregados de Educação, de modo a ajudá-los a identificar os alunos que apresentam sinais de mal estar psicológico e dotá-los de estratégias que possam ajudar os alunos e educandos.
9 Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral
  1. Criação de projetos curriculares/disciplinas de apoio psicológico, nomeadamente na gestão de emoções e relações interpessoais, focados em técnicas como o mindfulness e meditação.
  2. Disponibilizar apoio psicoterapêutico a todos os alunos, aumentando o número de profissionais – psicólogos – nas escolas.
  3. Diminuir a carga horária nas escolas, reduzindo o tempo que os alunos passam na Escola. Reduzir a carga horária das disciplinas com mais carga horária e reduzir os currículos / Aprendizagens Essenciais.
10 Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia
  1. Formação de grupos de entreajuda para jovens, cuja participação poderá ser voluntária ou encaminhada por um Psicólogo e que contará com o seu apoio e coordenação periódica.
  2. Uma maior sensibilização dos Encarregados de Educação e mais acompanhamento psicológico das Crianças e Jovens, desde o primeiro ciclo até ao ensino superior.
  3. Maior recrutamento e melhor distribuição de Psicólogos para as escolas do ensino básico, secundário, superior e para os centros de saúde de todo o País.
11 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
  1. Dinamizar mais atividades que envolvam aprender o que é a saúde mental e quais são os seus fatores de risco e de manutenção (psicoeducação).
  2. Figuras de Mentoria.
  3. Formações de identificação de género
12 Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares - Ribeira Brava
  1. Reforço do Apoio Psicológico nas Escolas.
  2. Apoio psicológico em todos os Centros de Saúde, com maior eficácia.
  3. Maior informação dentro e fora das escolas de modo a prevenir a saúde mental.