Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Beja


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica de Amareleja, Moura
  1. Diagnóstico psicológico a todos os alunos a partir dos 6 anos de idade.
  2. Contratação de psicólogos escolares.
  3. Criar uma plataforma online onde os alunos podem desabafar anonimamente.
2 Escola Básica Frei António Chagas, Vidigueira
  1. Proporcionar aos jovens uma estrutura de apoio que realize sessões regulares sobre gestão de sentimentos, inteligência emocional, gestão do stress e ajude na compreensão das questões relacionadas com a sexualidade, aceitação do corpo, autoconfiança, proteção e intimidade.
  2. Evitar a substituição anual do psicólogo escolar, promovendo um ambiente de confiança e segurança entre o aluno e o psicólogo.
  3. Criar o "Cheque Saúde Mental" para os alunos que necessitem de ajuda extra escola, com recurso ao privado.
3 Escola Secundária de Moura
  1. Reforço de ações de educação e promoção da saúde mental ao nível da sensibilização e prevenção.
  2. Aumento substancial de psicólogos escolares e de psicólogos nas unidades de saúde.
  3. Alteração dos currículos e da carga horária do ensino básico e secundário.
4 Agrupamento de Escolas de Aljustrel
  1. Atribuição de "um cheque anual e intransmissível" a todos os jovens desde o primeiro ciclo até ao final do ensino universitário para uma consulta de prevenção nas especialidades de psicologia e/ou pedopsiquiatria.
  2. Realização de sessões de sensibilização promovidas pelo gabinete de psicologia das escolas, duas vezes no ano, para a comunidade escolar e encarregados de educação recorrendo a figuras públicas, para falar na primeira pessoa sobre o que viveram e como ultrapassaram.
  3. Facilidade e rapidez no acesso a consultas de psiquiatrias e ou psicologia, no Sistema Nacional de Saúde (SNS).
5 Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento, Serpa
  1. Criação do site “S.O.S. Desabafo” : contacto, de forma anónima, com profissionais da área (psicólogo, assistente social, etc) para esclarecimento de dúvidas ou para pedir conselhos.
  2. Projeto JardiMental: criação de um(a) horta / jardim comunitário para jovens com fins terapêuticos.
  3. Implementação das “Jornadas da Saúde Mental para Jovens” no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental (10 de outubro), com a promoção de atividades desportivas, debates, workshops, etc.
6 Agrupamento de Escolas de São Teotónio
  1. Criação de uma bolsa de psicólogos a nível municipal para responder às necessidades das escolas abrangidas pelo município em causa.
  2. Revisão dos programas das disciplinas e torná-los menos extensos e mais estimulantes.
  3. Aumentar o investimento em novas tecnologias em cada escola para permitir novas formas de aprendizagem.
7 Escola Secundária de Serpa
  1. Aumentar o Orçamento de Estado para mais vagas nas escolas para psicólogos, com promoção de atividades que contribuam para a melhoria da saúde mental nos jovens.
  2. Criar mais serviços de psiquiatria/psicologia no SNS, principalmente em regiões onde os mesmos sejam insuficientes para dar resposta aos problemas de saúde mental.
  3. Criar uma linha telefónica de apoio à saúde mental, com as valências de estar disponível 24 horas por dia e atendimento em várias línguas.
8 Escola Básica e Secundária de Ourique, Ourique
  1. 1. Instituir nas escolas momentos lúdico-desportivos nos tempos sem aulas para promover a libertação do stress.
  2. 2. Sessões de esclarecimento sobre saúde mental, implementadas pela equipa de SPO das escolas ou especialistas convidados, com caráter regular.
  3. 3. Realização de workshops sobre técnicas de relaxamento e meditação.
9 Colégio de Nossa Senhora da Graça
  1. Criar projetos de sensibilização para a importância da saúde mental, direcionados aos estudantes.
  2. Redistribuir a carga horária escolar, com o objetivo de disponibilizar mais tempo livre aos alunos.
  3. Dinamizar formações especializadas sobre a saúde mental, destinadas a docentes e não docentes que trabalhem em contato direto com os jovens.
10 Agrupamento de Escolas de Castro Verde
  1. Criação de um gabinete de psicologia nas escolas, permanentemente aberto e onde os alunos se pudessem dirigir de forma voluntária e autónoma para exporem os seus problemas (Promoção e Prevenção de problemas de saúde Mental)
  2. Inclusão da temática da “Saúde Mental dos Jovens” nos currículos de várias disciplinas, nomeadamente em Educação para a Cidadania, por forma a que os alunos possam adquirir ferramentas mentais que lhes permitam enfrentar situações perturbadoras.
  3. Implementação de um sistema de recolha de temáticas que preocupem os jovens com o objetivo de realizar sessões de esclarecimentos e palestras sobre essas matérias (pelas psicólogas da escola e/ou profissionais da área exteriores à escola).
11 Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira, Ferreira do Alentejo
  1. Realização nas escolas de sessões de promoção de competências emocionais, abertas a todos os alunos, para prevenir/ detetar problemas de saúde mental e criação de grupos de apoio a jovens com problemas de saúde mental.
  2. Implementação nas escolas/ agrupamentos de escolas de um plano de intervenção em saúde mental, nomeadamente através de atividades em Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com o centro de saúde/ serviços de saúde mental.
  3. Garantia de gratuitidade do tratamento/ acompanhamento clínico de jovens com problemas de saúde mental, nomeadamente através da criação de um cheque-psicólogo, para permitir a todos os alunos entre os 10 e os 18 anos o acesso aos serviços de psicologia.
12 Agrupamento de Escolas de Odemira
  1. A escola deve melhorar a sala de convívio dos alunos, disponibilizando equipamento para favorecer o relacionamento entre eles.
  2. Melhorar os equipamentos desportivos e de lazer nos espaços escolares para a ocupação de tempos livres com o objetivo de incrementar /valorizar as relações interpessoais.
  3. A escola deve melhorar a qualidade/variedade das refeições no refeitório.
13 Agrupamento de Escolas de Cuba
  1. Criação de horários de forma a tornar possível desenvolver sessões semanais ou mensais de acordo com as necessidades dos alunos (fica ao critério da escola) desde o início do primeiro ciclo até ao secundário se necessário. Garantindo assim a proteção dos jovens e crianças nas escolas com a mesma medida. O psicólogo poderia ter o seu próprio gabinete no qual poderia receber alunos dentro de um horário fixo, que seria atribuído ao psicólogo no início do ano letivo, se ainda não o tiver.
  2. Promoção de formações nas quais os professores tomariam conhecimento básico sobre a saúde mental dos alunos e sintomas relevantes a várias doenças, tais como a depressão, a ansiedade, o PHDA (Perturbação de hiperatividade com défice de atenção), entre outras. Estas formações podem tornar possível, situações nas quais o professor tem maior capacidade de conseguir identificar mais cedo tais problemas e avisar dos mesmos aos encarregados de educação do jovem.
  3. Adaptar a carga horária escolar, de maneira a que a pressão psicológica seja reduzida e dando também um maior espaço para vida social e pessoal dos jovens. Procurando também aumentar o aproveitamento escolar dos jovens a qual é afetada pelo stress, além de que os jovens teriam mais tempo livre para atividades extracurriculares, para os estudos ou até mesmo mais horas de sono.