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Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja, Moura |
- Diagnóstico psicológico a todos os alunos a partir dos 6 anos de idade.
- Contratação de psicólogos escolares.
- Criar uma plataforma online onde os alunos podem desabafar anonimamente.
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2 |
Escola Básica Frei António Chagas, Vidigueira |
- Proporcionar aos jovens uma estrutura de apoio que realize sessões regulares sobre gestão de sentimentos, inteligência emocional, gestão do stress e ajude na compreensão das questões relacionadas com a sexualidade, aceitação do corpo, autoconfiança, proteção e intimidade.
- Evitar a substituição anual do psicólogo escolar, promovendo um ambiente de confiança e segurança entre o aluno e o psicólogo.
- Criar o "Cheque Saúde Mental" para os alunos que necessitem de ajuda extra escola, com recurso ao privado.
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3 |
Escola Secundária de Moura |
- Reforço de ações de educação e promoção da saúde mental ao nível da sensibilização e prevenção.
- Aumento substancial de psicólogos escolares e de psicólogos nas unidades de saúde.
- Alteração dos currículos e da carga horária do ensino básico e secundário.
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4 |
Agrupamento de Escolas de Aljustrel |
- Atribuição de "um cheque anual e intransmissível" a todos os jovens desde o primeiro ciclo até ao final do ensino universitário para uma consulta de prevenção nas especialidades de psicologia e/ou pedopsiquiatria.
- Realização de sessões de sensibilização promovidas pelo gabinete de psicologia das escolas, duas vezes no ano, para a comunidade escolar e encarregados de educação recorrendo a figuras públicas, para falar na primeira pessoa sobre o que viveram e como ultrapassaram.
- Facilidade e rapidez no acesso a consultas de psiquiatrias e ou psicologia, no Sistema Nacional de Saúde (SNS).
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5 |
Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento, Serpa |
- Criação do site “S.O.S. Desabafo” : contacto, de forma anónima, com profissionais da área (psicólogo, assistente social, etc) para esclarecimento de dúvidas ou para pedir conselhos.
- Projeto JardiMental: criação de um(a) horta / jardim comunitário para jovens com fins terapêuticos.
- Implementação das “Jornadas da Saúde Mental para Jovens” no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental (10 de outubro), com a promoção de atividades desportivas, debates, workshops, etc.
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6 |
Agrupamento de Escolas de São Teotónio |
- Criação de uma bolsa de psicólogos a nível municipal para responder às necessidades das escolas abrangidas pelo município em causa.
- Revisão dos programas das disciplinas e torná-los menos extensos e mais estimulantes.
- Aumentar o investimento em novas tecnologias em cada escola para permitir novas formas de aprendizagem.
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7 |
Escola Secundária de Serpa |
- Aumentar o Orçamento de Estado para mais vagas nas escolas para psicólogos, com promoção de atividades que contribuam para a melhoria da saúde mental nos jovens.
- Criar mais serviços de psiquiatria/psicologia no SNS, principalmente em regiões onde os mesmos sejam insuficientes para dar resposta aos problemas de saúde mental.
- Criar uma linha telefónica de apoio à saúde mental, com as valências de estar disponível 24 horas por dia e atendimento em várias línguas.
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Escola Básica e Secundária de Ourique |
- 1. Instituir nas escolas momentos lúdico-desportivos nos tempos sem aulas para promover a libertação do stress.
- 2. Sessões de esclarecimento sobre saúde mental, implementadas pela equipa de SPO das escolas ou especialistas convidados, com caráter regular.
- 3. Realização de workshops sobre técnicas de relaxamento e meditação.
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9 |
Colégio de Nossa Senhora da Graça |
- Criar projetos de sensibilização para a importância da saúde mental, direcionados aos estudantes.
- Redistribuir a carga horária escolar, com o objetivo de disponibilizar mais tempo livre aos alunos.
- Dinamizar formações especializadas sobre a saúde mental, destinadas a docentes e não docentes que trabalhem em contato direto com os jovens.
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10 |
Agrupamento de Escolas de Castro Verde |
- Criação de um gabinete de psicologia nas escolas, permanentemente aberto e onde os alunos se pudessem dirigir de forma voluntária e autónoma para exporem os seus problemas (Promoção e Prevenção de problemas de saúde Mental)
- Inclusão da temática da “Saúde Mental dos Jovens” nos currículos de várias disciplinas, nomeadamente em Educação para a Cidadania, por forma a que os alunos possam adquirir ferramentas mentais que lhes permitam enfrentar situações perturbadoras.
- Implementação de um sistema de recolha de temáticas que preocupem os jovens com o objetivo de realizar sessões de esclarecimentos e palestras sobre essas matérias (pelas psicólogas da escola e/ou profissionais da área exteriores à escola).
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Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira, Ferreira do Alentejo |
- Realização nas escolas de sessões de promoção de competências emocionais, abertas a todos os alunos, para prevenir/ detetar problemas de saúde mental e criação de grupos de apoio a jovens com problemas de saúde mental.
- Implementação nas escolas/ agrupamentos de escolas de um plano de intervenção em saúde mental, nomeadamente através de atividades em Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com o centro de saúde/ serviços de saúde mental.
- Garantia de gratuitidade do tratamento/ acompanhamento clínico de jovens com problemas de saúde mental, nomeadamente através da criação de um cheque-psicólogo, para permitir a todos os alunos entre os 10 e os 18 anos o acesso aos serviços de psicologia.
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Agrupamento de Escolas de Odemira |
- A escola deve melhorar a sala de convívio dos alunos, disponibilizando equipamento para favorecer o relacionamento entre eles.
- Melhorar os equipamentos desportivos e de lazer nos espaços escolares para a ocupação de tempos livres com o objetivo de incrementar /valorizar as relações interpessoais.
- A escola deve melhorar a qualidade/variedade das refeições no refeitório.
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Agrupamento de Escolas de Cuba |
- Criação de horários de forma a tornar possível desenvolver sessões semanais ou mensais de acordo com as necessidades dos alunos (fica ao critério da escola) desde o início do primeiro ciclo até ao secundário se necessário. Garantindo assim a proteção dos jovens e crianças nas escolas com a mesma medida. O psicólogo poderia ter o seu próprio gabinete no qual poderia receber alunos dentro de um horário fixo, que seria atribuído ao psicólogo no início do ano letivo, se ainda não o tiver.
- Promoção de formações nas quais os professores tomariam conhecimento básico sobre a saúde mental dos alunos e sintomas relevantes a várias doenças, tais como a depressão, a ansiedade, o PHDA (Perturbação de hiperatividade com défice de atenção), entre outras. Estas formações podem tornar possível, situações nas quais o professor tem maior capacidade de conseguir identificar mais cedo tais problemas e avisar dos mesmos aos encarregados de educação do jovem.
- Adaptar a carga horária escolar, de maneira a que a pressão psicológica seja reduzida e dando também um maior espaço para vida social e pessoal dos jovens. Procurando também aumentar o aproveitamento escolar dos jovens a qual é afetada pelo stress, além de que os jovens teriam mais tempo livre para atividades extracurriculares, para os estudos ou até mesmo mais horas de sono.
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