1 |
EBS 2,3 /S Bento Rodrigues |
- Redução, nas escolas, da carga horária letiva.
- Estimular a criação e dinamização de espaços que promovam o convívio e combatam o isolamento dos jovens, dentro e fora das escolas.
- Aumentar o número de interrupções letivas ao longo do ano escolar.
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2 |
EB1,2,3/JI de Ponta Garça |
- Profissionais especializados em saúde mental nas escolas.
- Maior literacia sobre a saúde mental e promoção de atividades.
- Despiste, da qualidade da saúde mental, nas consultas de acompanhamento dos jovens.
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3 |
EB 2,3 de Arrifes |
- Promover sessões de esclarecimento sobre a saúde mental dos jovens à população em geral, pelas juntas de freguesia ou centros de saúde.
- Dotar os centros de saúde com psicólogos e/ou psiquiatras, com a possibilidade de consultas regulares, para que o acompanhamento das pessoas com problemas mentais, e, em particular os jovens, seja mais eficaz.
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4 |
EB2,3 de Ginetes |
- Mobilização de mais psicólogos para integrarem os quadros institucionais das escolas.
- Campanhas de sensibilização junto das escolas e da comunidade.
- Maior controlo por parte das instituições/entidades competentes (Segurança Social; CDIJA, etc.) no acompanhamento do meio social e familiar dos jovens.
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5 |
Escola Manuel Azevedo da Cunha |
- Reforço das equipas dos serviços de psicologia e orientação da escola para se conseguir prestar um acompanhamento / apoio mais incisivo e de maior alcance sem sobrecarregar nenhum profissional. Garantir a existência de um GAF, alargando o número e a variedade de técnicos na equipa, dotados de formação de primeiros socorros psicológicos.
- Dinamização de atividades mensais promovidas pela Junta de Freguesia ou Câmaras Municipais, ou Associações que possam ajudar os jovens a socializar e conviver, abstraindo-se do mundo digital, promovendo assim a saúde física e mental.
- Diversificar os instrumentos de diagnóstico de Saúde Mental dos alunos nas escolas: como criar um inquérito virtual, a ser aplicado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no final de cada período/ semestre.
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6 |
EB2,3/S da Graciosa |
- A realização de sessões periódicas de psicologia de modo a avaliar o estado mental do jovem.
- A realização de ações de formação, não só para professores, mas também para assistentes operacionais, que lhes permitam detetar situações preocupantes.
- Workshop’s para jovens que lhes deem ferramentas para lidar com situações de ansiedade, depressão, entre outras.
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7 |
EB 1,2,3/S Mouzinho da Silveira |
- Implantação de um psicólogo desde o início da vida escolar.
- Criação de um grupo anónimo na plataforma Discord, gerido por profissionais da saúde mental.
- Palestras comunitárias sobre a saúde mental, realizadas por pessoas qualificadas.
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8 |
EB1,2/JI Gaspar Frutuoso |
- DESCOMPLICÓMETRO. Criar uma caixa de correio onde os alunos podem desabafar, falar, expor os seus problemas. Uma equipa da escola deverá analisar todas as mensagens e textos e sempre que possível responder. Esta equipa tem obrigação do sigilo. A escola deverá criar uma conta de email para o DESCOMPLICÓMETRO.
- Criar grupos de apoio, onde os jovens podem partilhar os seus problemas em comum.
- A escola deverá reorganizar-se e criar atividades entre turmas (grupos de alunos de turmas diferentes) ao longo do ano letivo para que os alunos possam conviver entre si, para que se possam conhecer melhor e serem melhor integrados na escola.
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9 |
EB1,2,3/JI/S de São Roque do Pico |
- Criação de uma sala de "chat" para apoio direto aos alunos, através de um profissional da área da psicologia.
- Criação de um espaço escolar semanal de terapia de grupo (por faixa etária) monitorizado pelo serviço de psicologia e orientação da escola e subordinado a temas de interesse dos jovens relacionados com a educação emocional.
- Criação de um blogue de diagnóstico anónimo, relativo ao estado de saúde mental de cada individuo,
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10 |
EB2,3/S do Nordeste |
- Reduzir os horários escolares de modo a diminuir o stress e a ansiedade, aumentando o tempo para atividades extracurriculares, de foro obrigatório.
- Criar um tempo semanal no horário escolar, para os alunos estarem em atividades de meditação e relaxamento.
- Promover campanhas de desporto e atividades ao ar livre.
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11 |
EB2,3 de Angra do Heroísmo |
- Integração de mais criação artística na escola em contexto de sala de aula e em atividades extra-curriculares, tais como oficinas de pintura ou escultura, literatura, música, fotografia ou teatro.
- Criação na escola de uma “sala da paz” com um ambiente tranquilo, onde os alunos que estivessem a ter algum tipo de crise de tristeza, ansiedade ou raiva se pudessem dirigir para se acalmarem , para poderem conversar com um adulto.
- Promover mais debates e palestras na escola sobre a Saúde Mental.
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12 |
EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara |
- Criar mais vagas para psicólogos nas escolas;
- Criar sistemas de vigilância e fiscalização de entradas e saídas nos estabelecimentos de ensino;
- Diversificar as tarefas de ensino/aprendizagem na sala de aula.
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13 |
EB2,3/S Armando Cortes Rodrigues |
- Redução da carga letiva e do excesso de trabalhos de casa.
- Formação ao pessoal docente e não docente de todas as escolas, no início de cada ano letivo, sobre saúde mental.
- Contratação de mais psicólogos para as escolas, especializados na área da saúde mental, para alunos do 1.º ciclo ao secundário.
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14 |
ES Domingos Rebelo |
- Comparticipar as consultas de psicologia e psiquiatria no privado.
- Ter a presença de um psicólogo por ciclo de escolaridade.
- Desenvolver um curso profissional relacionado com a psicologia (correspondente ao ensino secundário).
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15 |
ES Vitorino Nemésio |
- Implementação de despiste anual de saúde mental, a todos os alunos da comunidade escolar.
- Criação de mecanismo através do qual os jovens possam solicitar apoio de forma anónima a um profissional de saúde.
- Investimento na conscientização e prevenção de comportamentos de risco, através das redes sociais.
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16 |
EB 1,2,3/JI da Vila de Rabo de Peixe |
- Criar um grupo de apoio aos estudantes através de um gabinete com técnicos de saúde, psicólogos clínicos e enfermeiros para atender alunos que manifestem problemas emocionais.
- Promover ações de formação e sensibilização para o pessoal docente e não docente para que possam sinalizar qualquer situação relevante no dia-a-dia.
- Criar, na escola, uma associação ou grupos de apoio de alunos tutores para o acompanhamento de proximidade.
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17 |
ES da Ribeira Grande |
- Aumentar e diversificar a oferta de atividades extracurriculares.
- Promover ações de formação sobre o tema para professores e pais/encarregados de educação.
- Criar em todas as escolas um “Clube para a Saúde”.
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18 |
EB1,2,3/JI de Furnas |
- Criação de terapias de grupo com pessoas que já passaram por um momento de instabilidade psicológica.
- Criação de um clube de atividades educacionais, no final de cada semana escolar.
- Sessões com um técnico do Serviço de Psicologia e Orientação, de forma anónima, através de um chat privado, para quem tiver receio de se expor.
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19 |
EB1,2,3/JI/S/EA Tomás de Borba |
- Instruir os alunos desde o Ensino Primário sobre as emoções e os percalços que estas podem trazer. Em aulas destinadas à evolução pessoal e social dos alunos, a existência de intervenções psicológicas individuais, não voluntárias, para normalizar o pedido de ajuda, caso este exista.
- Promover a inteligência emocional através de palestras com profissionais especializados, nomeadamente, divulgando e dinamizando “Janeiro Branco”, que é o mês da saúde mental, e realizar, semestralmente, questionários com o objetivo de analisar a evolução da comunidade escolar.
- Criar grupos de discussão e partilha com alunos, profissionais de saúde e pessoas que vivenciaram problemas de saúde mental, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para problemas relacionados com a saúde mental, dando a oportunidade de os jovens expressarem os seus problemas/experiências, facilitando, assim, o desenvolvimento de técnicas para ultrapassar os obstáculos.
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20 |
EB2,3 da Maia |
- Criar um projeto que envolva a escola, as autarquias e entidades para sensibilizar e dar estratégias aos encarregados de educação para lidar com os seus educandos, de modo a prevenir e lutar contra os perigos da Internet e dos Media que afetam a Saúde Mental dos Jovens.
- Introduzir nos programas de algumas disciplinas (Educação Física, E.M.R.C e Cidadania e Desenvolvimento) a prática de atividades de reflexão e relaxamento, por exemplo, Mindfulness, Yoga, entre outras, desafiando os alunos para o interesse de exercícios de reflexão interior.
- Desafiar os jovens a contatarem com outras realidades fora da comunidade escolar e local, pois muitas vezes os alunos não se identificam com a realidade que os rodeia. Realização e promoção de intercâmbios entre escolas, por exemplo, através de viagens, convívios/festas, atividades desportivas, para os jovens contatarem com outras realidades.
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21 |
Colégio do Castanheiro |
- Criação de uma disciplina específica para abordar a saúde mental.
- Desenvolvimento de atividades ao ar livre que promovam o trabalho de equipa e a empatia entre os pares, em colaboração com as aulas de Cidadania e de Educação Física.
- Realização de palestras com profissionais de saúde com abertura para conversas / esclarecimentos anónimos.
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22 |
EB2,3/S das Lajes do Pico |
- Programa sobre a saúde mental/Sessões de sensibilização
- Intercâmbio nacional sobre a saúde mental
- Criação de uma linha de apoio a nível regional, com divulgação nas redes sociais e escolas
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23 |
ES das Laranjeiras |
- Sessões entre os estudantes e equipa especialista para averiguar os problemas de foro psicológico.
- Organizar palestras de esclarecimento relativas aos problemas de natureza psicológica mais comuns nos jovens.
- Realização de atividades semanais diversas para diminuir ou amenizar o stress e reduzir comportamentos agressivos.
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24 |
EB2,3/S Cardeal Costa Nunes |
- Implementar nas escolas um clube de “Desenvolvimento e Gestão Emocional” (no 3.º ciclo e secundário) para apoiar os alunos com os seus dilemas, reforçando a temática dos problemas de saúde mental.
- Criar o fórum anónimo “Autoconhece-te!” no qual qualquer jovem possa expor os seus problemas e todos os outros participantes possam responder, partilhar experiências e, assim, apoiar de forma positiva. Além disso, o fórum seria gerido por um grupo de psicólogos profissionais que dariam resposta às questões colocadas e fariam o filtro das respostas dos outros participantes.
- Criar o jogo familiar (tabuleiro ou cartas) “Aprendiz de emoções” para ser disponibilizado a todos os municípios/juntas de freguesia/escolas de Portugal (continental e insular), cujo objetivo será apoiar as famílias a solucionar os problemas emocionais dos filhos.
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25 |
ES Antero de Quental |
- Interrupção letiva do Carnaval mais longa
- Criação de eventos na escola que promovam a socialização dos jovens
- Intervalos maiores
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26 |
EB1,2,3/JI da Vila de S. Sebastião |
- Criar grupos de entreajuda nas escolas.
- Acompanhar a saúde mental dos jovens.
- Flexibilizar o horário de trabalho dos pais.
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27 |
EB1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas |
- Criação de um website sobre a saúde mental para jovens.
- Palestras sobre o tema da Saúde Mental em contexto escolar
- Reuniões de bem-estar pessoal em contexto escolar.
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28 |
Escola Secundária Manuel de Arriaga |
- Reforço da equipa multidisciplinar nas escolas, nomeadamente técnicos especializados na área de psicologia para que sejam realizadas consultas anuais e fornecidas análises indicadoras da Saúde Mental de todos os alunos.
- Introdução de novas disciplinas escolares como “Primeiros socorros” e “Culinária".
- Redução do horário escolar, nomeadamente no que concerne a disciplinas como: EV, Cidadania, TIC, DPS e/ou Religião Moral tornando-as opcionais, bem como a redução da 2.ª língua obrigatória (Francês, Espanhol e Alemão) para apenas 90 minutos semanais.
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29 |
EB1,2,3/JI dos Biscoitos |
- Consciencialização/Normalização do tema “Saúde Mental”
- Reinventar os livros e a atividade física
- Prevenir e combater ansiedade e/ou depressão
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