Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral dos Açores


N.º Escola Medidas
1 EBS 2,3 /S Bento Rodrigues
  1. Redução, nas escolas, da carga horária letiva.
  2. Estimular a criação e dinamização de espaços que promovam o convívio e combatam o isolamento dos jovens, dentro e fora das escolas.
  3. Aumentar o número de interrupções letivas ao longo do ano escolar.
2 EB1,2,3/JI de Ponta Garça
  1. Profissionais especializados em saúde mental nas escolas.
  2. Maior literacia sobre a saúde mental e promoção de atividades.
  3. Despiste, da qualidade da saúde mental, nas consultas de acompanhamento dos jovens.
3 EB 2,3 de Arrifes
  1. Promover sessões de esclarecimento sobre a saúde mental dos jovens à população em geral, pelas juntas de freguesia ou centros de saúde.
  2. Dotar os centros de saúde com psicólogos e/ou psiquiatras, com a possibilidade de consultas regulares, para que o acompanhamento das pessoas com problemas mentais, e, em particular os jovens, seja mais eficaz.
  3. ---
4 EB2,3 de Ginetes
  1. Mobilização de mais psicólogos para integrarem os quadros institucionais das escolas.
  2. Campanhas de sensibilização junto das escolas e da comunidade.
  3. Maior controlo por parte das instituições/entidades competentes (Segurança Social; CDIJA, etc.) no acompanhamento do meio social e familiar dos jovens.
5 Escola Manuel Azevedo da Cunha
  1. Reforço das equipas dos serviços de psicologia e orientação da escola para se conseguir prestar um acompanhamento / apoio mais incisivo e de maior alcance sem sobrecarregar nenhum profissional. Garantir a existência de um GAF, alargando o número e a variedade de técnicos na equipa, dotados de formação de primeiros socorros psicológicos.
  2. Dinamização de atividades mensais promovidas pela Junta de Freguesia ou Câmaras Municipais, ou Associações que possam ajudar os jovens a socializar e conviver, abstraindo-se do mundo digital, promovendo assim a saúde física e mental.
  3. Diversificar os instrumentos de diagnóstico de Saúde Mental dos alunos nas escolas: como criar um inquérito virtual, a ser aplicado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no final de cada período/ semestre.
6 EB2,3/S da Graciosa
  1. A realização de sessões periódicas de psicologia de modo a avaliar o estado mental do jovem.
  2. A realização de ações de formação, não só para professores, mas também para assistentes operacionais, que lhes permitam detetar situações preocupantes.
  3. Workshop’s para jovens que lhes deem ferramentas para lidar com situações de ansiedade, depressão, entre outras.
7 EB 1,2,3/S Mouzinho da Silveira
  1. Implantação de um psicólogo desde o início da vida escolar.
  2. Criação de um grupo anónimo na plataforma Discord, gerido por profissionais da saúde mental.
  3. Palestras comunitárias sobre a saúde mental, realizadas por pessoas qualificadas.
8 EB1,2/JI Gaspar Frutuoso
  1. DESCOMPLICÓMETRO. Criar uma caixa de correio onde os alunos podem desabafar, falar, expor os seus problemas. Uma equipa da escola deverá analisar todas as mensagens e textos e sempre que possível responder. Esta equipa tem obrigação do sigilo. A escola deverá criar uma conta de email para o DESCOMPLICÓMETRO.
  2. Criar grupos de apoio, onde os jovens podem partilhar os seus problemas em comum.
  3. A escola deverá reorganizar-se e criar atividades entre turmas (grupos de alunos de turmas diferentes) ao longo do ano letivo para que os alunos possam conviver entre si, para que se possam conhecer melhor e serem melhor integrados na escola.
9 EB1,2,3/JI/S de São Roque do Pico
  1. Criação de uma sala de "chat" para apoio direto aos alunos, através de um profissional da área da psicologia.
  2. Criação de um espaço escolar semanal de terapia de grupo (por faixa etária) monitorizado pelo serviço de psicologia e orientação da escola e subordinado a temas de interesse dos jovens relacionados com a educação emocional.
  3. Criação de um blogue de diagnóstico anónimo, relativo ao estado de saúde mental de cada individuo,
10 EB2,3/S do Nordeste
  1. Reduzir os horários escolares de modo a diminuir o stress e a ansiedade, aumentando o tempo para atividades extracurriculares, de foro obrigatório.
  2. Criar um tempo semanal no horário escolar, para os alunos estarem em atividades de meditação e relaxamento.
  3. Promover campanhas de desporto e atividades ao ar livre.
11 EB2,3 de Angra do Heroísmo
  1. Integração de mais criação artística na escola em contexto de sala de aula e em atividades extra-curriculares, tais como oficinas de pintura ou escultura, literatura, música, fotografia ou teatro.
  2. Criação na escola de uma “sala da paz” com um ambiente tranquilo, onde os alunos que estivessem a ter algum tipo de crise de tristeza, ansiedade ou raiva se pudessem dirigir para se acalmarem , para poderem conversar com um adulto.
  3. Promover mais debates e palestras na escola sobre a Saúde Mental.
12 EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara
  1. Criar mais vagas para psicólogos nas escolas;
  2. Criar sistemas de vigilância e fiscalização de entradas e saídas nos estabelecimentos de ensino;
  3. Diversificar as tarefas de ensino/aprendizagem na sala de aula.
13 EB2,3/S Armando Cortes Rodrigues
  1. Redução da carga letiva e do excesso de trabalhos de casa.
  2. Formação ao pessoal docente e não docente de todas as escolas, no início de cada ano letivo, sobre saúde mental.
  3. Contratação de mais psicólogos para as escolas, especializados na área da saúde mental, para alunos do 1.º ciclo ao secundário.
14 ES Domingos Rebelo
  1. Comparticipar as consultas de psicologia e psiquiatria no privado.
  2. Ter a presença de um psicólogo por ciclo de escolaridade.
  3. Desenvolver um curso profissional relacionado com a psicologia (correspondente ao ensino secundário).
15 ES Vitorino Nemésio
  1. Implementação de despiste anual de saúde mental, a todos os alunos da comunidade escolar.
  2. Criação de mecanismo através do qual os jovens possam solicitar apoio de forma anónima a um profissional de saúde.
  3. Investimento na conscientização e prevenção de comportamentos de risco, através das redes sociais.
16 EB 1,2,3/JI da Vila de Rabo de Peixe
  1. Criar um grupo de apoio aos estudantes através de um gabinete com técnicos de saúde, psicólogos clínicos e enfermeiros para atender alunos que manifestem problemas emocionais.
  2. Promover ações de formação e sensibilização para o pessoal docente e não docente para que possam sinalizar qualquer situação relevante no dia-a-dia.
  3. Criar, na escola, uma associação ou grupos de apoio de alunos tutores para o acompanhamento de proximidade.
17 ES da Ribeira Grande
  1. Aumentar e diversificar a oferta de atividades extracurriculares.
  2. Promover ações de formação sobre o tema para professores e pais/encarregados de educação.
  3. Criar em todas as escolas um “Clube para a Saúde”.
18 EB1,2,3/JI de Furnas
  1. Criação de terapias de grupo com pessoas que já passaram por um momento de instabilidade psicológica.
  2. Criação de um clube de atividades educacionais, no final de cada semana escolar.
  3. Sessões com um técnico do Serviço de Psicologia e Orientação, de forma anónima, através de um chat privado, para quem tiver receio de se expor.
19 EB1,2,3/JI/S/EA Tomás de Borba
  1. Instruir os alunos desde o Ensino Primário sobre as emoções e os percalços que estas podem trazer. Em aulas destinadas à evolução pessoal e social dos alunos, a existência de intervenções psicológicas individuais, não voluntárias, para normalizar o pedido de ajuda, caso este exista.
  2. Promover a inteligência emocional através de palestras com profissionais especializados, nomeadamente, divulgando e dinamizando “Janeiro Branco”, que é o mês da saúde mental, e realizar, semestralmente, questionários com o objetivo de analisar a evolução da comunidade escolar.
  3. Criar grupos de discussão e partilha com alunos, profissionais de saúde e pessoas que vivenciaram problemas de saúde mental, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para problemas relacionados com a saúde mental, dando a oportunidade de os jovens expressarem os seus problemas/experiências, facilitando, assim, o desenvolvimento de técnicas para ultrapassar os obstáculos.
20 EB2,3 da Maia
  1. Criar um projeto que envolva a escola, as autarquias e entidades para sensibilizar e dar estratégias aos encarregados de educação para lidar com os seus educandos, de modo a prevenir e lutar contra os perigos da Internet e dos Media que afetam a Saúde Mental dos Jovens.
  2. Introduzir nos programas de algumas disciplinas (Educação Física, E.M.R.C e Cidadania e Desenvolvimento) a prática de atividades de reflexão e relaxamento, por exemplo, Mindfulness, Yoga, entre outras, desafiando os alunos para o interesse de exercícios de reflexão interior.
  3. Desafiar os jovens a contatarem com outras realidades fora da comunidade escolar e local, pois muitas vezes os alunos não se identificam com a realidade que os rodeia. Realização e promoção de intercâmbios entre escolas, por exemplo, através de viagens, convívios/festas, atividades desportivas, para os jovens contatarem com outras realidades.
21 Colégio do Castanheiro
  1. Criação de uma disciplina específica para abordar a saúde mental.
  2. Desenvolvimento de atividades ao ar livre que promovam o trabalho de equipa e a empatia entre os pares, em colaboração com as aulas de Cidadania e de Educação Física.
  3. Realização de palestras com profissionais de saúde com abertura para conversas / esclarecimentos anónimos.
22 EB2,3/S das Lajes do Pico
  1. Programa sobre a saúde mental/Sessões de sensibilização
  2. Intercâmbio nacional sobre a saúde mental
  3. Criação de uma linha de apoio a nível regional, com divulgação nas redes sociais e escolas
23 ES das Laranjeiras
  1. Sessões entre os estudantes e equipa especialista para averiguar os problemas de foro psicológico.
  2. Organizar palestras de esclarecimento relativas aos problemas de natureza psicológica mais comuns nos jovens.
  3. Realização de atividades semanais diversas para diminuir ou amenizar o stress e reduzir comportamentos agressivos.
24 EB2,3/S Cardeal Costa Nunes
  1. Implementar nas escolas um clube de “Desenvolvimento e Gestão Emocional” (no 3.º ciclo e secundário) para apoiar os alunos com os seus dilemas, reforçando a temática dos problemas de saúde mental.
  2. Criar o fórum anónimo “Autoconhece-te!” no qual qualquer jovem possa expor os seus problemas e todos os outros participantes possam responder, partilhar experiências e, assim, apoiar de forma positiva. Além disso, o fórum seria gerido por um grupo de psicólogos profissionais que dariam resposta às questões colocadas e fariam o filtro das respostas dos outros participantes.
  3. Criar o jogo familiar (tabuleiro ou cartas) “Aprendiz de emoções” para ser disponibilizado a todos os municípios/juntas de freguesia/escolas de Portugal (continental e insular), cujo objetivo será apoiar as famílias a solucionar os problemas emocionais dos filhos.
25 ES Antero de Quental
  1. Interrupção letiva do Carnaval mais longa
  2. Criação de eventos na escola que promovam a socialização dos jovens
  3. Intervalos maiores
26 EB1,2,3/JI da Vila de S. Sebastião
  1. Criar grupos de entreajuda nas escolas.
  2. Acompanhar a saúde mental dos jovens.
  3. Flexibilizar o horário de trabalho dos pais.
27 EB1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas
  1. Criação de um website sobre a saúde mental para jovens.
  2. Palestras sobre o tema da Saúde Mental em contexto escolar
  3. Reuniões de bem-estar pessoal em contexto escolar.
28 Escola Secundária Manuel de Arriaga
  1. Reforço da equipa multidisciplinar nas escolas, nomeadamente técnicos especializados na área de psicologia para que sejam realizadas consultas anuais e fornecidas análises indicadoras da Saúde Mental de todos os alunos.
  2. Introdução de novas disciplinas escolares como “Primeiros socorros” e “Culinária".
  3. Redução do horário escolar, nomeadamente no que concerne a disciplinas como: EV, Cidadania, TIC, DPS e/ou Religião Moral tornando-as opcionais, bem como a redução da 2.ª língua obrigatória (Francês, Espanhol e Alemão) para apenas 90 minutos semanais.
29 EB1,2,3/JI dos Biscoitos
  1. Consciencialização/Normalização do tema “Saúde Mental”
  2. Reinventar os livros e a atividade física
  3. Prevenir e combater ansiedade e/ou depressão