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Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira |
- Criar um grupo de alunos, “Voluntários da Amizade” com intuito de ajudar a integrar alunos com dificuldades de socialização. Ex: banco da amizade, dinâmicas inter-relacionais entre pares durante os intervalos.
- Criar uma sala de apoio “TranquilaMente”, com horário definido e afixado, onde psicólogos e professores possam realizar atividades diversas (Mindfulness, Reiki, Yoga, grupos de partilha, psicodrama( role play) musicoterapia, acompanhamento individual) com o objetivo de controlar emoções geradoras de stress/ansiedade
- Criar uma caixa de correio onde os alunos colocam dúvidas ou solicitam apoio sobre questões que estejam a vivenciar.
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Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira |
- Primeira Medida - a nossa primeira medida assenta na criação de um e-mail “precisodeajuda@nomedaescola.pt, que permita a um aluno que não se sinta feliz ou tenha um problema que o esteja afetar, pedir ajuda.
- Segunda Medida – A segunda medida aponta para a realização de várias sessões ao longo do ano, sobre saúde mental, realizadas por pedopsiquiatras e psicólogos da escola, para desmistificar o assunto, deixando de ser tabu e esclarecer sinais de alerta.
- Terceira Medida – É importante promovermos momentos de felicidade, de sorrisos e abraços, assim sugerimos como terceira medida, que seja criado um tempo de “Aqui sou Feliz” onde os alunos possam interagir entre si, promover momentos de descontracção, de desabafos e até de abraços.
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3 |
Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, Abraveses, Viseu |
- Propomos a criação de mecanismos de ajuda aos jovens, para que estes possam criar competências para poderem lidar com as críticas e frustrações do dia-a-dia, bem como outros problemas de carácter emocional, (través do tratamento destes temas na aulas de cidadania ou em ações de sensibilização).
- Propomos a criação e divulgação de espaços, de momentos e grupos de convívio, dentro do ambiente escolar, para que os jovens possam partilhar e discutir os seus problemas e as suas experiências. Que possam também conviver e interagir livremente, ajudando assim a ultrapassar alguns desses problemas e criando momentos de lazer e distração.
- Propomos a disponibilização de mais ajuda nas escolas, através da criação de gabinetes de apoio aos alunos, com a disponibilização de mais psicólogos e outros meios/técnicas ligadas ao combate dos problemas emocionais e de saúde mental para o apoio dos jovens
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Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo |
- Criar mecanismos de apoio e vigilância dos jovens adolescentes e recomendar aos pais e encarregados de educação que estejam atentos aos comportamentos dos seus educandos não os deixando isolados no uso excessivo das redes sociais. Nas escolas, criar equipas com elementos da educação, da saúde, da área da psicologia para rastreio e acompanhamento dos jovens em idade escolar, envolvendo também os encarregados de educação, para identificação de sinais e sintomas de qualquer tipo de transtorno.
- Realizar nas escolas ações de sensibilização para alunos e encarregados de educação para promoção da qualidade do sono, pois é durante o sono que o nosso organismo se regenera, gerando assim o equilíbrio físico e mental.
- Promover a educação emocional desenvolvendo ações para promover a autoestima, as competências da vida, a comunicação, os relacionamentos interpessoais e as competências parentais.
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Escola Básica D. Duarte, Vil de Soito, Viseu |
- Desenvolvimento de projetos de promoção e prevenção de bem-estar e saúde mental em meio escolar para prevenção e sensibilização para os problemas de saúde mental, e para eliminação do estigma associado a estas questões.
- Reforço da formação de docentes e funcionários e das equipas de apoio nas Escolas, com integração de mais psicólogos e de médicos pedopsiquiatras.
- Reforço da componente curricular dedicada à promoção da saúde mental, em todo o ensino obrigatório.
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Escola Secundária Latino Coelho, Lamego |
- Por turmas ser agendado mensalmente uma sessão/workshop com um representante (psicólogo) e um tema onde poderiamos expressar através de trabalhos sobre: · Pintura (desenhar ou pintar o que sentimos e o que achamos do tema);
· Música (música em que a mensagem reflita o tema e os nossos sentimentos);
· Dança (criação de coreografias individuais ou em grupo com passos que vão de encontro com o tema);
· Escrita (expressar os nossos sentimentos sobre o tema referido com palavras, escrevendo poema
- Criação de uma “caixa” que permitisse a partilha de sentimentos, emoções e debate de questões de saúde mental. Anonimamente, por cartas com um código QR que posteriormente seria digitalizado com acesso a uma aplicação de âmbito nacional onde iria obter a resposta de um psicólogo.
- Realização de sessões para a comunidade educativa, com o tema saúde mental, englobando encarregados de educação, alunos, professores, etc. Elas podem decorrer presencialmente ou online, havendo um horário fixo, com o objetivo de todas as partes participarem. Posteriormente será difundido em podcast, sendo gravado com a autorização de todos os participantes e assim divulgado em âmbito escolar.
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7 |
Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, Mortágua |
- Criação de gabinetes de apoio psicológico nas escolas.
- Extinção dos exames no 9ºano.
- Linhas de apoio na escola.
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Escola Básica n.º 3 de Mundão, Viseu |
- Depressão: Propomos que sejam criados espaços de conversa anónima com psicólogos, nas escolas, para podermos expor as nossas angústias e evitar suicídios.
- Combater o Bullying: Propomos que sejam ensinadas técnicas de defesa nas escolas, como promovidas mais conversas com profissionais de saúde, palestras e haja maior envolvimento dos pais na ajuda aos filhos.
- Violência no namoro: Propomos a criação de um espaço (um blog ou um podcast) para uma pessoa que já tenha passado por essa situação possa ajudar pessoas com problemas semelhantes.
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Escola Secundária de Nelas |
- Criação de grupos de voluntariado “Estou aqui para Ti!”, com a missão de perceber e diagnosticar alunos que precisem de ajuda.
- Promoção de atividades extracurriculares que valorizem os alunos e os ajudem a gerir o stress físico e emocional, como por exemplo: teatro, desporto, técnicas de relaxamento, meditação ou respiração.
- Atribuição de um voucher “Saúde Mental” que garanta ao aluno e família, consultas gratuitas, de acordo com a situação específica de cada caso.
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Escola Básica de Viso, Viseu |
- Existência nos Agrupamentos de escolas Básicas de equipas técnicas multidisciplinares de apoio ao diagnóstico, definição e acompanhamento de alunos em situações extremas de stress, ansiedade, depressão, e posterior encaminhamento para especialistas de cada área de intervenção ( mais psicólogos, terapeutas de alimentação, nutricionista).
- Criação e acompanhamento de uma aplicação para telemóvel, suportada pelo Ministério ou pelos agrupamentos, na qual os alunos se inscrevam para participarem em fóruns de educação para a saúde mental, onde encontrem mensagens de apoio, podcasts, artigos técnicos de apoio, desenvolvidos por profissionais sobre saúde mental dos jovens, contendo ainda um site informativo. A aplicação seria custeada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde.
- Integração do estudo e aprofundamento da saúde mental dos jovens nos currículos do ensino nas escolas básicas como área/domínio obrigatório em disciplinas como Cidadania e Desenvolvimento ou Ciências Naturais, através de práticas e estudos coordenados por psicólogos em áreas como o stress traumático, crises de ansiedade, medos e fobias, depressão, bullying e outros problemas emocionais e mentais.
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Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu |
- - Criação de uma aplicação gratuita com o objetivo de apoiar e esclarecer as pessoas sobre problemas do foro mental, tendo também um espaço para as mesmas colocarem questões, anonimamente, sobre problema que tenham;
- · Promoção de atividades no âmbito do dia mundial da saúde mental e do setembro amarelo (mês da prevenção contra a depressão e o suicídio) dinamizadas nas aulas de cidadania como, por exemplo, palestras e debates sobre o tema;
- · Incentivo de atividades extracurriculares (AEC´s) no âmbito da resolução de problemas privados e meditação de forma gratuita e voluntária por parte dos alunos;
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Escola Básica General Serpa Pinto, Cinfães |
- Realizar em cada escola, uma vez por mês, para cada aluno, um "check-up" à sua saúde mental.
- Criar um espaço/momento mensal para que os alunos possam refletir, partilhar e ampliar conhecimento sobre a saúde mental dos jovens bem como usufruir de sessões de meditação.
- Promover uma tarde por semana em que seja privilegiada a prática desportiva nas escolas.
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Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades |
- Reforçar a contratação de psicólogos e psiquiatras para as escolas.
- Dar formação a professores e assistentes operacionais na área da saúde mental.
- Introdução/reforço de uma componente dedicada à promoção da saúde mental no programa educativo, nomeadamente em Cidadania e Desenvolvimento.
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Agrupamento de Escolas de Resende |
- 1ª Medida - Curso básico sobre formas de identificação e tratamento do mal-estar mental, gratuito e de caráter obrigatório, para encarregados de educação e professores.
- 2ª medida - Restrição do tratamento somático e predominantemente medicamentoso, apelando-se à sua substituição pelo tratamento psicoterapêutico.
- 3ª Medida - Criar, pelo menos uma aula de “combate ao stress”, de caráter obrigatório para encarregados de educação e professores onde são delineadas estratégias e ensinadas inúmeras técnicas de aplicação inicial.
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Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal |
- Ter aulas de C.B.T (cognitive behaviour therapy), com atividades de mindfulness, atividades ao ar livre e apoio mútuo entre os alunos.
- Ter convidados mensais, nas escolas, para falar sobre assuntos relacionados com a saúde mental.
- Diminuir o horário escolar (que é excessivo).
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Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, Sernancelhe |
- Ajuda psicológica e orientação para a comunidade escolar, promovendo palestras e campanhas de sensibilização e aprendizagem dinâmicas e inovadoras sobre a saúde mental
- Redução da carga horária, horários mais flexíveis e redução das tarefas que lhe estão associadas
- Implementação de projetos inovadores
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Escola Básica de Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul |
- Criação de uma semana exclusiva para atividades lúdicas e desportivas, por período, dirigida a toda a comunidade educativa.
- Obrigatoriedade de um sistema de orientação vocacional mais precoce e rigoroso.
- Alteração de horários com mais tempos de pausa.
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Escola Básica de Souselo, Cinfães |
- 1. Criação de uma disciplina semanal de Inteligência Emocional, desde o pré-escolar até ao final da escolaridade obrigatória, com a colaboração da figura do psicólogo familiar.
- 2. Criação da figura do “Psicólogo Familiar” no Sistema Nacional de Saúde.
- 3. Criação de espaços acolhedores de convívio nas escolas, onde os alunos possam desenvolver atividades lúdicas.
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Colégio da Imaculada Conceição |
- Garantia de atribuição de um psicólogo por agregado familiar, à semelhança do médico de família,
- Rastreios periódicos nas instituições Escolares, a fim de se apurar possíveis problemas mentais e, caso seja detetado algum sinal dos mesmos, realizar-se-á a oferta do “cheque mente”, à semelhança do “cheque dentista”.
- Introdução, no currículo escolar, de uma rubrica no âmbito da literacia da saúde mental.
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Escola Secundária de Vila Nova de Paiva |
- Formar, capacitar e sensibilizar todos os profissionais da educação, nomeadamente pessoal docente e não docente, para a promoção da saúde mental de crianças e jovens em contexto escolar, além de contratar mais psicólogos qualificados para as escolas, diferenciando o apoio escolar (SPO) do apoio psicológico individual.
- As escolas devem analisar coerentemente o número de apoios que cada aluno com dificuldades de aprendizagem tem por semana, diminuindo a sua quantidade, melhorando a qualidade da intervenção de forma a evitar que estas medidas deixem de ser benéficas para o aluno, evitando a sobrecarga de tempo nas salas de aula, e o aumento de problemas psicológicos nos alunos.
- Implementar nas escolas a prática de desporto livre, criando espaços e colocando equipamentos ao serviço dos alunos para serem usados nos tempos livres/de lazer, sob a vigilância de um professor.
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21 |
Escola Básica Infante D. Henrique, Repeses, Viseu |
- Disponibilizar meios para fazer com que o assunto da saúde mental dos jovens ganhe uma maior visibilidade enquanto dimensão de saúde pública.
- Melhorar o acompanhamento psicológico dos jovens na escola por exemplo através do coaching.
- Aumentar a carga horária de aulas práticas e diminuir a carga horária de aulas teóricas-
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Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu |
- A implementação de ações de formação para alunos e Encarregados de Educação acerca da importância da higiene do sono
- A promoção de mais atividades gratuitas nas escolas para desincentivar os alunos de usar tanto os Telemóveis nos seus tempos livres
- O acesso a psicólogos por parte dos alunos, nas escolas, de forma mais rápida e fácil.
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Escola Básica de Tondela |
- Criar e dinamizar a rádio escolar em todas as comunidades educativas.
- Construir o cantinho das emoções em todas as escolas.
- Criar o SNSaúde Mental de apoio a crianças e jovens.
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Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde |
- Contratação de mais psicólogos para consolidar a rede de apoio presente nas escolas e acompanhar melhor o desenvolvimento de cada turma.
- Atualização do Programa Nacional de Saúde Escolar, com novos serviços especializados no bem-estar físico e psicológico da comunidade educativa.
- Realização regular de debates/palestras e atividades de sensibilização à temática da saúde mental, direcionados a toda a comunidade educativa.
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Escola Básica D. Luis Loureiro, Silgueiros, Viseu |
- Todos os jovens devem ter uma consulta de psicologia no início de cada ano letivo.
- Todos os jovens devem ter direito a frequentar atividades físicas, ou outras. Estas devem ser gratuitas, à sua escolha e fora da escola.
- Todos os jovens devem ter direito a um montante anual para viagens e espetáculos variados.
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Escola Secundária de Castro Daire |
- Criar Grupo de Apoio em cada escola, onde os jovens pudessem desabafar;
- Formação de "primeiros socorros psicológicos" obrigatório para professores, auxiliares, com vista a capacitá-los para reagir em caso de stress / doença mental;
- Criar programas de Voluntariado em IPSS de apoio a idosos, inserido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a partir do 5º ano e dinamizar/ criar clubes escolares incentivando os alunos para atividades lúdicas ( extra escola ). Projetos estes que poderiam ser desenvolvidos em parceria com as autarquias locais.
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Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu |
- Criação de observatórios regionais da saúde mental nos jovens.
- Criação de uma app digital gratuita para a promoção da saúde mental adaptada à realidade dos jovens portugueses.
- Atividades de Team Building para promoção da saúde mental integradas no ano letivo.
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