Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Vila Real


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real
  1. A promoção e realização de atividades com o objetivo de nos focarmos no nosso bem-estar, nomeadamente a prática de atividade física fora do horário escolar, sem horário definido nem presença obrigatória.
  2. Criação de uma página no site de cada escola, com a finalidade de escrever um comentário ou uma mensagem de forma anónima, sendo posteriormente respondida por um(a) psicólogo(a) ao serviço escolar.
  3. Publicidade/anúncio através de canais de televisão, com o intuito de sensibilizar e alertar os espectadores acerca da saúde mental e da forma que esta afeta a vida de todos os cidadãos.
2 Escola Secundária São Pedro, Vila Real
  1. - Só ser permitida a realização de dois testes por semana;
  2. - Manhã ou tarde de sexta-feira livre;
  3. - Mais psicólogos nas escolas.
3 Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena
  1. Dinamizar atividades que promovam a autoconfiança e o convívio entre pares, nomeadamente atividades desportivas
  2. Criação de um grupo, formado por professores, psicólogos e alunos, para debater as problemáticas relacionadas com a saúde mental
  3. Criação de um gabinete onde os jovens, de forma anónima, possam expor os seus problemas e encontrar apoio
4 Escola Básica e Secundária Prof. António da Natividade, Mesão Frio
  1. Melhorar o acompanhamento psicológico nos hospitais, centros de saúde e escolas.
  2. Desenvolver no 1.º ciclo atividades de desenvolvimento emocional promovidas por alunos mais velhos.
  3. Aumentar o número de palestras sobre a saúde mental
5 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves
  1. Diminuição da carga horária escolar.
  2. Reforço de psicólogos nas escolas.
  3. Incluir nos Agrupamentos de Escolas mais atividades que promovam a prática de exercício físico.
6 Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa
  1. Aumentar o número de psicólogos por escola.
  2. Diminuir a carga horária letiva na escola, com a criação da semana de quatro dias, onde o quinto dia seria para trabalho individual em casa.
  3. Criar espaços dinâmicos na escola para influenciar na criatividade e na imaginação.
7 Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre
  1. Implementação de uma animadora sociocultural em todas as escolas.
  2. Colocação de um psicólogo de família.
  3. nada a referir
8 Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, Venda Nova, Montalegre
  1. Ações de sensibilização e de capacitação parental.
  2. Redução da carga letiva e dinamização de atividades alternativas, nas escolas, que promovam a socialização, o convívio e uma ocupação saudável dos tempos livres.
  3. Dotar o poder local ex.: Juntas de Freguesia), sobretudo das zonas mais rurais e despovoadas (ex.. interior) com recursos humanos, financeiros e materiais (equipamentos), no sentido destas comunidades terem condições para o desenvolvimento de atividades que promovam o bem-estar da população infanto-juvenil e que evitem o isolamento (ex.: sessões de cinema, campeonatos de vária ordem, etc,….).
9 Escola Básica Diogo Cão, Vila Real
  1. Criação do clube “Escola+ Feliz”.
  2. Criação de espaços de “escuta” para os jovens, nas escolas.
  3. Cursos de formação para a comunidade educativa.
10 Escola Básica Gomes Monteiro, Boticas
  1. Aumentar o número de psicólogos dentro e fora da escola, garantindo um acesso generalizado aos serviços de psicologia nas escolas e nas unidades de saúde, em tempo útil.
  2. Criação de salas “Mindfulness”, com a presença de técnicos responsáveis, em permanência.
  3. Aumento das modalidades de desporto escolar e da prática desportiva no exterior.
11 Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul
  1. Até 2024, implementar, no 3º ciclo e ensino secundário, grupos de apoio na comunidade escolar.
  2. Até 2024, dinamizar a realização de palestras com os pais em cada ciclo, referente a temas relacionados com cada faixa etária.
  3. Até 2024, introduzir uma aula extracurricular para o 1.º ciclo a respeito de inteligência e desenvolvimento emocional.
12 Colégio "Nossa Senhora da Boavista"
  1. Debates com especialistas no assunto (i.e. psicólogos, psiquiatras, etc)
  2. Promover práticas e estímulos positivos à saúde mental da população em geral, em particular da população jovem
  3. Criação/otimização de uma organização de âmbito local que,supervisione, sinalize e atue em caso de necessidade, prestando apoio a casos mais evidentes.
13 Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real
  1. Criação de um espaço para "Team Building", dinamizado por professores, técnicos e alunos de várias idades e níveis de escolaridade onde se desenvolvam atividades de promoção de laços de afeto, partilha e integração.
  2. Dinamização de sessões de Sofrologia, Inteligência Emocional e Ioga orientadas por pessoas destas áreas, voluntárias mas com ligação à Escola em espaços letivos e não letivos.
  3. Criação ou reforço do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família com profissionais especializados (psicólogos, educadores sociais, terapeutas).