1 |
Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Viana do Castelo |
- Criar um programa anual de palestras de sensibilização dos jovens para o problema da saúde mental.
- Garantir o número de psicólogos necessários em todos os estabelecimentos de ensino.
- Adicionar conceitos básicos sobre problemas de saúde mental ao plano de estudos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em todos os anos de escolaridade.
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2 |
Escola Básica e Secundária de Valdevez, Arcos de Valdevez |
- Rever o conhecimento sobre a forma como as tecnologias contribuem para os distintos aspetos do bem-estar das crianças e dos jovens, nomeadamente o sucesso escolar e a interação social com os pares e a família
- Financiar a criação de iniciativas positivas, a nível de campanhas de serviço público por parte do governo e autarquias locais, de forma a reduzir comportamentos de risco
- Investir na informação tecnológica dos pais e educadores no sentido de evitar a desinformação e naturalmente os comportamentos de risco das crianças e jovens, ajudando-os a estabelecer uma relação construtiva com as novas tecnologias.
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3 |
Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira |
- “Break day” – “Dia de descanso”.
- “Site” anónimo – Entreajuda juvenil.
- Criação de um mural onde os alunos se possam exprimir através da arte e escrita.
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4 |
Escola Básica da Abelheira, Viana do Castelo |
- • Contribuir ativamente para o aumento da literacia em saúde mental, permitindo que cada aluno conheça as suas capacidades e limitações, possibilitando o aumento da confiança, auto-estima, auto-conceito e auto-imagem.
- • Criar um Gabinete de apoio ao aluno, com formato de Clube, onde seriam desenvolvidas atividades na área do treino das competências sociais, incrementando a cooperação e o relacionamento interpessoal.
- • Desenvolver durante o primeiro período, um conjunto de atividades de socialização e trabalho de equipa entre todos os alunos, de forma a facilitar a integração escolar e o desenrolar do ano letivo.
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5 |
Escola Básica António Feijó, Ponte de Lima |
- Alterar o critério do rácio de alunos na atribuição de psicólogos nas escolas
- Implementar mais campanhas de prevenção, tratamento e reabilitação da saúde mental.
- Incentivo à prática de atividade física.
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6 |
Escola Básica Frei Bartolomeu dos Mártires, Viana do Castelo |
- Criação de uma “Comissão de Desenvolvimento Social e Pessoal” composta por um médico do Hospital/Centro de Saúde, por um psicólogo, um representante dos EE, um representante dos alunos, um professor e um membro da direção. Esta Comissão reunir-se-ia mensalmente, realizaria inquéritos ao longo do ano visando a saúde mental, apresentaria, ao conselho pedagógico, sugestões relativamente à contratação de mais psicólogos e à quantidade e ao peso das avaliações formais e dos trabalhos de casa.
- Expansão do projeto “Plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário” (PDPSC), que passaria a englobar todos os alunos de todos os agrupamentos, focando-se no autoconhecimento, na autoestima dos alunos, na melhoria da saúde mental e desenvolvimento integral. Nestas sessões quinzenais de 90 minutos, haveria também musicoterapia. Estes 90 minutos, fariam parte do horário escolar de todos os alunos, reduzindo o tempo de outras disciplinas e privilegiando atividades ao ar livre.
- Criação de uma formação nas escolas que vise informar sobre a saúde mental nos jovens. Os encarregados de educação seriam sensibilizados para frequentar estas formações na primeira reunião com o DT acompanhado por um psicólogo. Estas seriam obrigatórias para os professores e funcionários, antes do início do período letivo. O número de sessões será definido por cada psicólogo da escola encarregue de decidir ainda a temática abordada em cada sessão.
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7 |
Escola Secundária de Ponte de Lima |
- Criação de um sítio online ou de uma linha aberta para jovens, a nível nacional, com especialistas na área da saúde mental.
- Promoção de sessões de esclarecimento, oficinas e ações de formação, na área da saúde mental para pais, professores, auxiliares de ação educativa e alunos, na escola, na comunidade e, inclusive, nos locais de trabalho dos próprios pais, pelas entidades empregadoras.
- Reestruturação do ensino básico, particularmente, do terceiro ciclo, com a criação da disciplina de Saúde, de carácter obrigatório, com carga horária semanal de 45 min, com uma avaliação qualitativa, para desenvolver competências nas áreas da educação sexual e da saúde mental.
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8 |
Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença |
- Criar grupos de apoio especializado, para realizar sessões regulares com todos os alunos para terem a oportunidade de analisarem os seus problemas.
- Proporcionar consultas de psicologia nos centros de saúde e escolas.
- Criar uma campanha institucional para alertar a comunidade geral sobre a saúde mental nos jovens e adultos.
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9 |
Escola Básica e Secundária de Melgaço |
- Desenvolver parcerias de forma a aumentar o número de profissionais especializados a trabalhar nas escolas junto dos alunos, atuando de forma atempada e preventiva.
- Criar, nas escolas, espaços de trabalho onde se desenvolvam atividades específicas, dinamizadas por profissionais certificados, fomentando a empatia, aceitação e o cuidado pelo outro.
- Implementar, em cada escola, um plano de atividades que envolva um conjunto de sessões abertas à comunidade (não obrigatórias) tendo em vista sensibilizar e informar os familiares e educadores sobre os vários aspetos ligados aos problemas mentais dos jovens.
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10 |
Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo |
- Realizar wokshops com profissionais ou peritos em Saúde Mental.
- Criar um clube, dinamizado por psicólogos, onde se trabalhasse a Saúde Mental na comunidade escolar.
- Integrar a atividade física em toda a comunidade escolar.
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11 |
Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte da Barca |
- 1. Criação de um grupo de autoajuda emocional (digital) no site do respetivo Agrupamento/Escola não agrupada, em parceria com a Ordem dos Psicólogos, onde possa ser dada uma resposta às questões/dúvidas feitas pelos alunos, mesmo que de forma anónima.
- 2. Promoção de curtas sessões de âmbito escolar, orientadas por psicólogos, que possam promover estratégias de autoconhecimento da mente e prevenção de doenças mentais.
- 3. Implementação de um desconto exclusivo para estudantes (nunca inferior a 20%) em todas as clínicas de psicologia do país.
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12 |
Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima |
- Promover atividades lúdicas nas escolas, durante os intervalos, de forma a diminuir a utilização dos telemóveis.
- Promover a prática de atividade física regular.
- Colocação de uma “Caixa dos sentimentos” na sala dos alunos, destinada à recolha de testemunhos ou denuncias de situações em que é importante a intervenção do SPO.
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13 |
Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura |
- Criação, na Escola, para uso exclusivo e livre dos alunos, de "Espaços de bem-estar" (de descanso, lazer e exercício do corpo/ da mente).
- Implementação de uma "Escola a tempo inteiro", a funcionar em horário pós-letivo (das 17 horas às 19/ 20 horas).
- Definição/ implementação, no âmbito da Autonomia Curricular das Escolas, de uma “área curricular não disciplinar” de Cidadania, para os alunos do Ensino Básico: de frequência facultativa, ministrada por Técnicos Especializados disponíveis na Escolas e/ou outros Técnicos alocados em parcerias externas
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14 |
Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, Viana do Castelo |
- Criar um grupo de apoio para quem está a passar por problemas psicológicos.
- Palestras sobre a saúde mental.
- Convidar pessoas exteriores à escola para dar o se testemunho.
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15 |
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha |
- Realizar projetos do interesse dos alunos, que apelem ao respeito e inclusão de todos
- Desenvolver ambientes seguros e saudáveis, na escola e na comunidade
- Estabelecer serviços de saúde mental acessíveis, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de saúde mental de qualidade, incluindo medicamentos receitados.
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Escola Básica e Secundária de Caminha |
- Definição de um espaço temporal para visitas dos Serviços de Psicologia e Orientação das Escolas às turmas (caráter obrigatório).
- Determinação de um número mínimo obrigatório de visitas de estudo e de aulas no espaço exterior à sala de aula.
- Reformulação da componente curricular no ensino básico e secundário, com diminuição da respetiva carga horária.
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