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Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, Setúbal |
- Criação de um gabinete de psicologia em todas as escolas/agrupamentos para os alunos do 3º ciclo e ensino secundário para diagnóstico e acompanhamento psicológico dos jovens.
- Check-up psicológico para os alunos do 3º ciclo e E. Secundário obrigatório a cada início de ano civil.
- Criação de um espaço no horário dos alunos do 3º Ciclo e do E. Secundário onde os mesmos possam debater coordenadamente assuntos propostos por eles mesmos.
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2 |
Escola Básica de Monte da Caparica, Almada |
- Abertura de um espaço seguro na escola, “Clube do Bem-Estar”.
- O tema “Saúde Mental nos jovens” deverá ser, obrigatoriamente debatido nas escolas, numa das disciplinas do Currículo.
- Criação de uma plataforma SOS online, em ambiente escolar.
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3 |
Agrupamento de Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada |
- Mais psicólogos nas escolas.
- Estratégias diferentes de aprendizagem, incluindo as avaliações.
- Redução da carga horária nas escolas permitindo a participação em outras atividades, nomeadamente tempo livre individual.
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4 |
Escola Básica El Rei D. Manuel I, Alcochete |
- Aumento do número de psicólogos nas escolas e/ou agrupamentos escolares em especialidade em Psicologia da Educação ou em Psicologia Clínica.
- Realização de testes gerais facultativos que serão elaborados e analisados por psicólogos no inicio de cada ano letivo;
- Formação de grupos de apoio nas escolas.
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5 |
Escola Básica Bernardim Ribeiro, Alcácer do Sal |
- Ter uma vida social ativa.
- Consultar profissionais de saúde/psicólogos/psiquiatras. E importante munir os hospitais de psicólogos(nos agrupamentos escolares também) e psiquiatras e facilitar o acesso aos mesmos.
- Evitar o uso excessivo das redes sociais e dispositivos eletrónicos.
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6 |
Agrupamento de Escolas D. João I, Moita |
- Realização de atividades mensais que envolvam a comunidade educativa, promovendo a saúde física e mental, bem como os hábitos de convívio e as relações interpessoais.
- Reabilitação do espaço exterior às salas de aula e sua conversão em campos de jogos e recintos de jardinagem.
- Formação de professores e assistentes operacionais, dinamizada pelo(s) psicólogo(s) escolar(es) ou outras entidades, visando a aquisição de competências necessárias ao diagnóstico e à relação com os alunos .
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7 |
Escola Básica Vasco da Gama, Sines |
- -Criar nas escolas clubes que promovam o bem-estar mental: desporto, música, dança, artes, entre outros, de forma a potenciar áreas de competências como a Sensibilidade Estética e Artística e a Consciência e Domínio do Corpo, entre outras, consagradas no Perfil do Aluno do Século XXI.
- -Promover os serviços de apoio psicológico nas Escolas, destinado a Alunos/Famílias e restante Comunidade Educativa, a pesquisa sobre saúde mental e a informação de linhas gratuitas: SOS Voz Amiga; Conversa Amiga; Vozes Amigas de Esperança de Portugal; Telefone da Amizade; Voz de Apoio, e outras.
- -Abordar o tema “Saúde Mental” nas escolas, com recurso a várias disciplinas, nomeadamente, Cidadania e Desenvolvimento (CD), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), em contínua articulação com os psicólogos das Escolas, de forma a promover a literacia em Saúde Mental (identificação de sintomas e formas de agir perante os mesmos).
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8 |
Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote - Quinta do Conde, Sesimbra |
- Promover palestras e ações, na escola, para os alunos, em articulação com profissionais de saúde mental.
- Contratação de mais psicólogos nas escolas para dinamizarem sessões de apoio a jovens em situação de risco.
- Promover campanhas de prevenção /sensibilização para os Pais / Famílias para a temática, tendo como fim diminuir o número de jovens em risco.
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9 |
Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo |
- Desconstruir a ideia que a Saúde Mental na Adolescência é um mito, aumentando a divulgação do tema em meios audiovisuais e terapeutas, bem como técnicos, psicólogos e outros profissionais de saúde.
- Diminuição do custo de consultas com profissionais de saúde.
- Desenvolver o bem-estar e diminuir a carga horária nos locais de trabalho e de estudo.
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10 |
Escola Básica Hermenegildo Capelo, Palmela |
- Colocar nas escolas animadores socioculturais, que dinamizem atividades lúdicas e criem interação com os alunos, no sentido de promover o interesse destes pela escola e diminuir o stress.
- Utilizar a aula de Oferta Complementar para desenvolver atividades livres com base no gosto dos alunos, escolhidas no ato da matrícula, de acordo com a oferta da escola (por exemplo, teatro, pintura, atividades artesanais…).
- Criar e divulgar uma linha de apoio à saúde mental para todos os adolescentes e jovens, em que o psicólogo da escola esteja em contacto com o psicólogo dessa linha, de modo a poder intervir de forma mais rápida.
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11 |
Escola Básica e Secundária da Bela Vista (Agrup. Escolas Ordem de Sant'Iago) |
- Acompanhamento psicológico aos alunos
- Atividades escolares fora da sala de aula
- Intervalos maiores
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Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal |
- Contratação de mais Psicólogos para as Escolas.
- Apresentação a TODOS os alunos do 3.⁰ciclo do assunto "Saúde Mental".
- Realização de Workshops sobre Saúde Mental.
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13 |
Agrupamento de Escolas José Afonso, Moita |
- Reforço de profissionais/gabinetes/psicólogos nas escolas.
- Reforço de atividades que promovam hábitos de vida saudável.
- Dinamização de atividades de formação nas escolas sobre saúde mental.
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14 |
Escola Secundária de Palmela |
- Criação de Sessões de informação sobre saúde mental.
- Entrega de um cheque aos alunos para apoio à saúde mental.
- 3. Criação de canais confidencias ligados ao serviço nacional de saúde.
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St. Peter´s School |
- Reestruturação da disciplina Cidadania e Desenvolvimento.
- Flexibilidade a alta carga extracurricular (Projeto FACE).
- Implementação do Projeto "Cuida+", dividido em três áreas: "Cuida+ do Ser Humano"; "Cuida+ dos Animais" e "Cuida+ da Natureza".
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Escola Secundária Emídio Navarro, Almada |
- Desenvolver campanhas de sensibilização e consciencialização públicas sobre a relevância dos pais, da escola e da comunidade para o desenvolvimento saudável dos jovens.
- Reforçar o quadro de técnicos de saúde mental (psicólogos) nas instituições públicas (serviços de saúde, escolas e outros serviços sociais).
- A nível escolar, promover uma reflexão profunda sobre a carga horária a que os jovens estão sujeitos e sobre a extensão dos programas das disciplinas.
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