Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Setúbal


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, Setúbal
  1. Criação de um gabinete de psicologia em todas as escolas/agrupamentos para os alunos do 3º ciclo e ensino secundário para diagnóstico e acompanhamento psicológico dos jovens.
  2. Check-up psicológico para os alunos do 3º ciclo e E. Secundário obrigatório a cada início de ano civil.
  3. Criação de um espaço no horário dos alunos do 3º Ciclo e do E. Secundário onde os mesmos possam debater coordenadamente assuntos propostos por eles mesmos.
2 Escola Básica de Monte da Caparica, Almada
  1. Abertura de um espaço seguro na escola, “Clube do Bem-Estar”.
  2. O tema “Saúde Mental nos jovens” deverá ser, obrigatoriamente debatido nas escolas, numa das disciplinas do Currículo.
  3. Criação de uma plataforma SOS online, em ambiente escolar.
3 Agrupamento de Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada
  1. Mais psicólogos nas escolas.
  2. Estratégias diferentes de aprendizagem, incluindo as avaliações.
  3. Redução da carga horária nas escolas permitindo a participação em outras atividades, nomeadamente tempo livre individual.
4 Escola Básica El Rei D. Manuel I, Alcochete
  1. Aumento do número de psicólogos nas escolas e/ou agrupamentos escolares em especialidade em Psicologia da Educação ou em Psicologia Clínica.
  2. Realização de testes gerais facultativos que serão elaborados e analisados por psicólogos no inicio de cada ano letivo;
  3. Formação de grupos de apoio nas escolas.
5 Escola Básica Bernardim Ribeiro, Alcácer do Sal
  1. Ter uma vida social ativa.
  2. Consultar profissionais de saúde/psicólogos/psiquiatras. E importante munir os hospitais de psicólogos(nos agrupamentos escolares também) e psiquiatras e facilitar o acesso aos mesmos.
  3. Evitar o uso excessivo das redes sociais e dispositivos eletrónicos.
6 Agrupamento de Escolas D. João I, Moita
  1. Realização de atividades mensais que envolvam a comunidade educativa, promovendo a saúde física e mental, bem como os hábitos de convívio e as relações interpessoais.
  2. Reabilitação do espaço exterior às salas de aula e sua conversão em campos de jogos e recintos de jardinagem.
  3. Formação de professores e assistentes operacionais, dinamizada pelo(s) psicólogo(s) escolar(es) ou outras entidades, visando a aquisição de competências necessárias ao diagnóstico e à relação com os alunos .
7 Escola Básica Vasco da Gama, Sines
  1. -Criar nas escolas clubes que promovam o bem-estar mental: desporto, música, dança, artes, entre outros, de forma a potenciar áreas de competências como a Sensibilidade Estética e Artística e a Consciência e Domínio do Corpo, entre outras, consagradas no Perfil do Aluno do Século XXI.
  2. -Promover os serviços de apoio psicológico nas Escolas, destinado a Alunos/Famílias e restante Comunidade Educativa, a pesquisa sobre saúde mental e a informação de linhas gratuitas: SOS Voz Amiga; Conversa Amiga; Vozes Amigas de Esperança de Portugal; Telefone da Amizade; Voz de Apoio, e outras.
  3. -Abordar o tema “Saúde Mental” nas escolas, com recurso a várias disciplinas, nomeadamente, Cidadania e Desenvolvimento (CD), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), em contínua articulação com os psicólogos das Escolas, de forma a promover a literacia em Saúde Mental (identificação de sintomas e formas de agir perante os mesmos).
8 Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote - Quinta do Conde, Sesimbra
  1. Promover palestras e ações, na escola, para os alunos, em articulação com profissionais de saúde mental.
  2. Contratação de mais psicólogos nas escolas para dinamizarem sessões de apoio a jovens em situação de risco.
  3. Promover campanhas de prevenção /sensibilização para os Pais / Famílias para a temática, tendo como fim diminuir o número de jovens em risco.
9 Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo
  1. Desconstruir a ideia que a Saúde Mental na Adolescência é um mito, aumentando a divulgação do tema em meios audiovisuais e terapeutas, bem como técnicos, psicólogos e outros profissionais de saúde.
  2. Diminuição do custo de consultas com profissionais de saúde.
  3. Desenvolver o bem-estar e diminuir a carga horária nos locais de trabalho e de estudo.
10 Escola Básica Hermenegildo Capelo, Palmela
  1. Colocar nas escolas animadores socioculturais, que dinamizem atividades lúdicas e criem interação com os alunos, no sentido de promover o interesse destes pela escola e diminuir o stress.
  2. Utilizar a aula de Oferta Complementar para desenvolver atividades livres com base no gosto dos alunos, escolhidas no ato da matrícula, de acordo com a oferta da escola (por exemplo, teatro, pintura, atividades artesanais…).
  3. Criar e divulgar uma linha de apoio à saúde mental para todos os adolescentes e jovens, em que o psicólogo da escola esteja em contacto com o psicólogo dessa linha, de modo a poder intervir de forma mais rápida.
11 Escola Básica e Secundária da Bela Vista (Agrup. Escolas Ordem de Sant'Iago)
  1. Acompanhamento psicológico aos alunos
  2. Atividades escolares fora da sala de aula
  3. Intervalos maiores
12 Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal
  1. Contratação de mais Psicólogos para as Escolas.
  2. Apresentação a TODOS os alunos do 3.⁰ciclo do assunto "Saúde Mental".
  3. Realização de Workshops sobre Saúde Mental.
13 Agrupamento de Escolas José Afonso, Moita
  1. Reforço de profissionais/gabinetes/psicólogos nas escolas.
  2. Reforço de atividades que promovam hábitos de vida saudável.
  3. Dinamização de atividades de formação nas escolas sobre saúde mental.
14 Escola Secundária de Palmela
  1. Criação de Sessões de informação sobre saúde mental.
  2. Entrega de um cheque aos alunos para apoio à saúde mental.
  3. 3. Criação de canais confidencias ligados ao serviço nacional de saúde.
15 St. Peter´s School
  1. Reestruturação da disciplina Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Flexibilidade a alta carga extracurricular (Projeto FACE).
  3. Implementação do Projeto "Cuida+", dividido em três áreas: "Cuida+ do Ser Humano"; "Cuida+ dos Animais" e "Cuida+ da Natureza".
16 Escola Secundária Emídio Navarro, Almada
  1. Desenvolver campanhas de sensibilização e consciencialização públicas sobre a relevância dos pais, da escola e da comunidade para o desenvolvimento saudável dos jovens.
  2. Reforçar o quadro de técnicos de saúde mental (psicólogos) nas instituições públicas (serviços de saúde, escolas e outros serviços sociais).
  3. A nível escolar, promover uma reflexão profunda sobre a carga horária a que os jovens estão sujeitos e sobre a extensão dos programas das disciplinas.