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Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento |
- Implementar o tema “Saúde Mental” na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento integrando programas/projetos a serem realizados nas escolas sobre a saúde mental.
- Intervenções especializadas nos casos mais vulneráveis: para o risco de suicídios, violência, drogas e abuso sexual (diagnóstico realizado nas escolas a partir, por ex. de uma recolha anónima de situações).
- Apoiar os jovens nas escolas promovendo ambientes seguros e positivos; solicitar aos serviços de psicologia escolar e associações especializadas em saúde mental a disponibilização de tempos semanais para fazer sessões de psicologia em grupo para promover competências sócio-emocionais.
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2 |
Escola Básica Marcelino Mesquita, Cartaxo |
- Divulgar a terapia psicológica como um meio importante para partilhar os problemas de saúde mental, logo no seu início, esclarecendo os jovens que esse trabalho é sigiloso.
- Maior investimento do Sistema Nacional de Saúde na área da Saúde Mental, com incidência no aumento de Técnicos nas Escolas na área da Psicologia.
- Uma maior averiguação, pelas entidades competentes, do ambiente familiar dos alunos que evidenciem problemas de saúde mental, de modo a salvaguardar o seu correto desenvolvimento psíquico.
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3 |
Escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém |
- Criação de vagas para psicólogos clínicos em todos os Agrupamentos de Escolas do país.
- Implementação de Ações de Formação sobre a Saúde Mental para toda a comunidade escolar.
- Promoção de atividades, de âmbito nacional, que ajudem a uma maior consciencialização da importância da saúde mental na vida dos cidadãos, durante a semana em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro).
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4 |
Escola Secundária de Alcanena |
- Comemoração do dia dedicado à Saúde Mental nas escolas com atividades ajustadas a todos os níveis de ensino dinamizadas por psicólogos, enfermeiros, professores, outros intervenientes, de forma a desenvolver a literacia em saúde psicológica. (sessões de esclarecimento, jogos de autoconhecimento, divulgação de livros de autoajuda, dinâmicas de grupo, grupos de entreajuda, recurso ao blog "Vem conhecer-te e conhecer-nos").
- Dinamização do Clube Ubuntu nas escolas com recurso a técnicas de meditação implementadas na prática letiva.
- Reforço de equipas multidisciplinares (psicologia e assistência social) em proporcionalidade com o público-alvo, quer nos agrupamentos escolares, quer nas USF (Unidades de Saúde Familiar).
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5 |
Agrupamento de Escolas de Almeirim |
- Criar um plano anual de palestras e seminários realizados nas escolas sobre a saúde mental nos jovens com dinâmicas que possibilitem a partilha de experiências.
- Reforçar o financiamento do ensino público com o objetivo de aumentar os recursos humanos e materiais de apoio à saúde mental dos alunos.
- Criação de um dia obrigatório nas escolas portuguesas: “Dia Aberto da Saúde Mental nas Crianças e Jovens”.
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6 |
Escola Básica D. Manuel I, Pernes, Santarém |
- Permitir que se possa aumentar o recurso a atividades práticas, tornar o currículo educativo mais prático.
- Diversificar e aumentar a equipa que constitui os serviços de psicologia.
- Libertar as tardes para a frequência de diferentes tipos de apoios e/ou terapias, concentrando as aulas teóricas para o período da manhã.
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7 |
Escola Básica de Alcanede, Santarém |
- Criar gabinetes de Serviços de Psicologia nas Unidades de Saúde Familiar, em colaboração com as Juntas de Freguesia.
- Reforçar os Recursos Humanos nas escolas ligados aos Serviços de Psicologia.
- Reforçar a linha telefónica do SNS 24, relativa ao aconselhamento psicológico, 808 24 24 24 - opção 4.
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8 |
Agrupamento de Escolas de Caxarias, Ourém |
- Promover a sensibilização do tema “Saúde Mental” no Desporto, nomeadamente desafiar as marcas desportivas a promover ações de sensibilização sobre esta temática no intervalo dos jogos.
- Estabelecer como prioridade uma política de Saúde Mental no Sistema Nacional de Saúde e na Educação – com a criação na comunidade, no maior número de concelhos, de equipas multidisciplinares de saúde mental (psiquiatra, psicólogo).
- Realizar sessões de formação nas escolas, com técnicos especializados, envolvendo Encarregados de Educação e a comunidade em geral, sobre a Saúde Mental.
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9 |
Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Tomar |
- Criação um Gabinete de Apoio para os alunos de cada Agrupamento.
- Implementação do Projeto Anti-Ansiedade.
- Atribuição de cheques psicológicos.
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10 |
Escola Básica Manuel Figueiredo, Torres Novas |
- Implementação de projetos que permitam aos estudantes assistirem a mais aulas fora do espaço da sala tradicional.
- Implementação, com periodicidade quinzenal ou mensal, de um “no phone day” nas escolas.
- Apelar às entidades competentes a aplicação universal do projeto UPRIGHT.
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11 |
Agrupamento de Escolas de Constância |
- Criação/Alargamento de Equipas de Saúde Comunitária- Sugere-se o alargamento a todas as regiões e urgência na implementação destas equipas no terreno. O trabalho desta equipa deverá desenvolver-se em parceria com os cuidados de Saúde Primários, as Escolas; as Autarquias Locais e várias instituições da comunidade.
- Implementação, de programas e hábitos de vida saudáveis, em articulação com as Autarquias e Escolas- Impõe-se uma revisão de programas de prevenção e promoção da saúde mental.
- Rastreios de Saúde Mental nas Escolas. O principal objetivo desta medida é o sensibilizar a população para a importância da saúde mental e para o rastreio precoce de perturbações mentais, para além de identificar necessidades de intervenção.
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12 |
Escola Básica 4.º Conde de Ourém, Ourém |
- Aumentar o número de psicólogos no sistema de ensino.
- Sensibilizar, através de debates e sessões de esclarecimento o problema da saúde mental.
- Desenvolver na escola atividades inclusivas que combatam o preconceito em relação à saúde mental.
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13 |
Colégio de São Miguel de Fátima |
- Criação de linhas telefónicas especializadas para prestar apoio psicológico.
- Realização de formações relacionadas com a saúde mental.
- Criação de um site interligado ao Ministério da Saúde e aos estabelecimentos de ensino.
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14 |
Escola Básica D. João II, Santarém |
- Criar uma linha telefónica/gratuita, ligada às escolas e instituto da juventude e/ou serviços de educação das autarquias para os jovens com problemas de saúde mental;
- Criar uma sala de “refúgio” nas escolas para onde os alunos com problemas mentais;
- Organização de palestras e atividades de sensibilização sobre a saúde mental nas escolas.
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15 |
Escola Secundária de Benavente |
- Implementar nas escolas do Agrupamento o “Dia do Amigo”.
- Criação de um projeto intitulado “Círculo de Partilha” (CP).
- Criar nas escolas do Agrupamento uma rede e mecanismos de apoio na área da Saúde Mental.
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Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente |
- Desenvolvimento do projeto CIEE - Clube de Inteligência Emocional nas Escolas;
- Aumentar o número de psicólogos nas escolas;
- Organizar palestras de divulgação e sensibilização para a inteligência emocional.
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Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Santarém |
- Criar, nas escolas, salas orientadas para a dinamização de terapias ocupacionais e atividades lúdicas que promovam a saúde mental dos alunos.
- Desenvolver um programa de mentores de suporte ao apoio e integração a alunos no seio escolar com necessidades do foro mental. Os programas de mentoria serão certificados pelas escolas e integrarão o currículo dos alunos.
- Criar um ciclo de workshops que abordem a temática da saúde mental e dos problemas associados, orientados por especialistas (psicólogos, enfermeiros...), com uma periocidade trimestral, que promovam a partilha de experiências.
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Escola Básica e Secundária José Relvas, Alpiarça |
- Implementar uma rede de serviços de saúde mental, favorecendo a articulação entre as escolas e as Unidades de Saúde Familiar.
- Criar uma disciplina transversal que, preventivamente, vise a promoção das competências socioemocionais, da literacia em saúde mental dos alunos e que garanta a monitorização do seu bem-estar e equilíbrio emocional.
- Criar espaços e tempos potenciadores das relações interpessoais positivas.
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