Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Santarém


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento
  1. Implementar o tema “Saúde Mental” na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento integrando programas/projetos a serem realizados nas escolas sobre a saúde mental.
  2. Intervenções especializadas nos casos mais vulneráveis: para o risco de suicídios, violência, drogas e abuso sexual (diagnóstico realizado nas escolas a partir, por ex. de uma recolha anónima de situações).
  3. Apoiar os jovens nas escolas promovendo ambientes seguros e positivos; solicitar aos serviços de psicologia escolar e associações especializadas em saúde mental a disponibilização de tempos semanais para fazer sessões de psicologia em grupo para promover competências sócio-emocionais.
2 Escola Básica Marcelino Mesquita, Cartaxo
  1. Divulgar a terapia psicológica como um meio importante para partilhar os problemas de saúde mental, logo no seu início, esclarecendo os jovens que esse trabalho é sigiloso.
  2. Maior investimento do Sistema Nacional de Saúde na área da Saúde Mental, com incidência no aumento de Técnicos nas Escolas na área da Psicologia.
  3. Uma maior averiguação, pelas entidades competentes, do ambiente familiar dos alunos que evidenciem problemas de saúde mental, de modo a salvaguardar o seu correto desenvolvimento psíquico.
3 Escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém
  1. Criação de vagas para psicólogos clínicos em todos os Agrupamentos de Escolas do país.
  2. Implementação de Ações de Formação sobre a Saúde Mental para toda a comunidade escolar.
  3. Promoção de atividades, de âmbito nacional, que ajudem a uma maior consciencialização da importância da saúde mental na vida dos cidadãos, durante a semana em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro).
4 Escola Secundária de Alcanena
  1. Comemoração do dia dedicado à Saúde Mental nas escolas com atividades ajustadas a todos os níveis de ensino dinamizadas por psicólogos, enfermeiros, professores, outros intervenientes, de forma a desenvolver a literacia em saúde psicológica. (sessões de esclarecimento, jogos de autoconhecimento, divulgação de livros de autoajuda, dinâmicas de grupo, grupos de entreajuda, recurso ao blog "Vem conhecer-te e conhecer-nos").
  2. Dinamização do Clube Ubuntu nas escolas com recurso a técnicas de meditação implementadas na prática letiva.
  3. Reforço de equipas multidisciplinares (psicologia e assistência social) em proporcionalidade com o público-alvo, quer nos agrupamentos escolares, quer nas USF (Unidades de Saúde Familiar).
5 Agrupamento de Escolas de Almeirim
  1. Criar um plano anual de palestras e seminários realizados nas escolas sobre a saúde mental nos jovens com dinâmicas que possibilitem a partilha de experiências.
  2. Reforçar o financiamento do ensino público com o objetivo de aumentar os recursos humanos e materiais de apoio à saúde mental dos alunos.
  3. Criação de um dia obrigatório nas escolas portuguesas: “Dia Aberto da Saúde Mental nas Crianças e Jovens”.
6 Escola Básica D. Manuel I, Pernes, Santarém
  1. Permitir que se possa aumentar o recurso a atividades práticas, tornar o currículo educativo mais prático.
  2. Diversificar e aumentar a equipa que constitui os serviços de psicologia.
  3. Libertar as tardes para a frequência de diferentes tipos de apoios e/ou terapias, concentrando as aulas teóricas para o período da manhã.
7 Escola Básica de Alcanede, Santarém
  1. Criar gabinetes de Serviços de Psicologia nas Unidades de Saúde Familiar, em colaboração com as Juntas de Freguesia.
  2. Reforçar os Recursos Humanos nas escolas ligados aos Serviços de Psicologia.
  3. Reforçar a linha telefónica do SNS 24, relativa ao aconselhamento psicológico, 808 24 24 24 - opção 4.
8 Agrupamento de Escolas do Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, Ourém
  1. Promover a sensibilização do tema “Saúde Mental” no Desporto, nomeadamente desafiar as marcas desportivas a promover ações de sensibilização sobre esta temática no intervalo dos jogos.
  2. Estabelecer como prioridade uma política de Saúde Mental no Sistema Nacional de Saúde e na Educação – com a criação na comunidade, no maior número de concelhos, de equipas multidisciplinares de saúde mental (psiquiatra, psicólogo).
  3. Realizar sessões de formação nas escolas, com técnicos especializados, envolvendo Encarregados de Educação e a comunidade em geral, sobre a Saúde Mental.
9 Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Tomar
  1. Criação um Gabinete de Apoio para os alunos de cada Agrupamento.
  2. Implementação do Projeto Anti-Ansiedade.
  3. Atribuição de cheques psicológicos.
10 Escola Básica Manuel Figueiredo, Torres Novas
  1. Implementação de projetos que permitam aos estudantes assistirem a mais aulas fora do espaço da sala tradicional.
  2. Implementação, com periodicidade quinzenal ou mensal, de um “no phone day” nas escolas.
  3. Apelar às entidades competentes a aplicação universal do projeto UPRIGHT.
11 Agrupamento de Escolas de Constância
  1. Criação/Alargamento de Equipas de Saúde Comunitária- Sugere-se o alargamento a todas as regiões e urgência na implementação destas equipas no terreno. O trabalho desta equipa deverá desenvolver-se em parceria com os cuidados de Saúde Primários, as Escolas; as Autarquias Locais e várias instituições da comunidade.
  2. Implementação, de programas e hábitos de vida saudáveis, em articulação com as Autarquias e Escolas- Impõe-se uma revisão de programas de prevenção e promoção da saúde mental.
  3. Rastreios de Saúde Mental nas Escolas. O principal objetivo desta medida é o sensibilizar a população para a importância da saúde mental e para o rastreio precoce de perturbações mentais, para além de identificar necessidades de intervenção.
12 Escola Básica 4.º Conde de Ourém, Ourém
  1. Aumentar o número de psicólogos no sistema de ensino.
  2. Sensibilizar, através de debates e sessões de esclarecimento o problema da saúde mental.
  3. Desenvolver na escola atividades inclusivas que combatam o preconceito em relação à saúde mental.
13 Colégio de São Miguel de Fátima
  1. Criação de linhas telefónicas especializadas para prestar apoio psicológico.
  2. Realização de formações relacionadas com a saúde mental.
  3. Criação de um site interligado ao Ministério da Saúde e aos estabelecimentos de ensino.
14 Escola Básica D. João II, Santarém
  1. Criar uma linha telefónica/gratuita, ligada às escolas e instituto da juventude e/ou serviços de educação das autarquias para os jovens com problemas de saúde mental;
  2. Criar uma sala de “refúgio” nas escolas para onde os alunos com problemas mentais;
  3. Organização de palestras e atividades de sensibilização sobre a saúde mental nas escolas.
15 Escola Secundária de Benavente
  1. Implementar nas escolas do Agrupamento o “Dia do Amigo”.
  2. Criação de um projeto intitulado “Círculo de Partilha” (CP).
  3. Criar nas escolas do Agrupamento uma rede e mecanismos de apoio na área da Saúde Mental.
16 Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente
  1. Desenvolvimento do projeto CIEE - Clube de Inteligência Emocional nas Escolas;
  2. Aumentar o número de psicólogos nas escolas;
  3. Organizar palestras de divulgação e sensibilização para a inteligência emocional.
17 Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Santarém
  1. Criar, nas escolas, salas orientadas para a dinamização de terapias ocupacionais e atividades lúdicas que promovam a saúde mental dos alunos.
  2. Desenvolver um programa de mentores de suporte ao apoio e integração a alunos no seio escolar com necessidades do foro mental. Os programas de mentoria serão certificados pelas escolas e integrarão o currículo dos alunos.
  3. Criar um ciclo de workshops que abordem a temática da saúde mental e dos problemas associados, orientados por especialistas (psicólogos, enfermeiros...), com uma periocidade trimestral, que promovam a partilha de experiências.
18 Escola Básica e Secundária José Relvas, Alpiarça
  1. Implementar uma rede de serviços de saúde mental, favorecendo a articulação entre as escolas e as Unidades de Saúde Familiar.
  2. Criar uma disciplina transversal que, preventivamente, vise a promoção das competências socioemocionais, da literacia em saúde mental dos alunos e que garanta a monitorização do seu bem-estar e equilíbrio emocional.
  3. Criar espaços e tempos potenciadores das relações interpessoais positivas.