Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral do Porto


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica de São Martinho, São Martinho do Campo, Santo Tirso
  1. Sensibilização e informação sobre o tema " Saúde mental dos jovens"
  2. Cada trimestre escolar ter uma semana de interrupção nas atividades letivas para atividades não letivas;
  3. Criar espaços( gabinetes, salas de apoio) na escola para jovens com problemas de saúde mental.
2 Externato Camões
  1. Promoção da reinserção social e proporcionar apoio psicológico às vítimas de violência.
  2. Garantir acesso do cidadão aos serviços dos psicólogos nos Centros de Saúde em tempo útil.
  3. Diminuir as cargas horárias escolares.
3 Escola Básica Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia
  1. IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES DE AUTOCONHECIMENTO, AVALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL E APOIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS JOVENS, POR TÉCNICOS ESPECIALIZADOS NA ESCOLA.
  2. GARANTIR MAIOR CAPACIDADE DE RESPOSTA DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO ESCOLARES.
  3. REAJUSTE DA CARGA HORÁRIA ESCOLAR, DE MODO A PERMITIR AOS ALUNOS A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES ASSOCIADAS AO DESPORTO OU ÀS ARTES, BEM COMO TEMPO LIVRE PARA LAZER E UMA VIVÊNCIA MAIS PLENA DAS SUAS RELAÇÕES PESSOAIS E/OU FAMILIARES.
4 Escola Básica e Secundária de Sobreira, Paredes
  1. Criação de uma linha dedicada à saúde mental que permita o acesso por SMS ou adaptação da linha já existente para ter também esta opção.
  2. Reforço do Serviço de Psicologia no Serviço Nacional de Saúde de modo a tornar aquele apoio mais abrangente, acessível, gratuito e rápido.
  3. Capacitação das pessoas em geral na área da saúde mental, informando o que é, como prevenir situações de crise, como obter ajuda e como ajudar quem passa por problemas de saúde mental.
5 Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste
  1. Sensibilizar os jovens, pais, professores e restante comunidade escolar para a importância real da Saúde Mental utilizando os media como promotores da adoção de comportamentos e atitudes adequadas.
  2. 2. Promover palestras para Encarregados de Educação e alunos com o objetivo de incutir uma rotina produtiva com comportamentos saudáveis.
  3. Aumentar o número de profissionais na escola de modo a diagnosticar atempadamente possíveis problemas de saúde mental.
6 Colégio Novo da Maia
  1. Obrigatoriedade da existência de, pelo menos, um psicólogo escolar por cada estabelecimento de ensino (se possível um afeto a cada ciclo – 1.ºciclo, 2.ºciclo, 3.ºciclo e secundário).
  2. Obrigatoriedade de criar um momento de relaxamento semanal incluído numa aula específica onde os alunos possam descontrair e, assim, libertar-se do stress e da ansiedade
  3. No meio escolar criar um grupo de alunos de cada ano ou ciclo para serem “Vigilantes” do bullying nas escolas de modo a que os alunos se sintam mais seguros (Brigada do Buylling).
7 Colégio de Amorim
  1. Definição de estratégias para gestão de relações interpessoais, de forma a promover emoções positivas nos jovens.
  2. Maior diversificação ao nível das disciplinas, de forma a promover conhecimentos mais práticos e que vão de encontro ao interesse dos mais jovens.
  3. Tornar mais frequentes a realização de sessões de sensibilização para jovens e adultos que alertem para os sinais de doenças do foro psicológico.
8 Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner, Vila Nova de Gaia
  1. Criação de um Cheque Psicológico para todos os alunos.
  2. Incluir o tema “Saúde Mental” como domínio obrigatório na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Criação em todos os Centros de Saúde e Agrupamentos de Escola de um Gabinete de Psicologia.
9 Escola Básica e Secundária Clara de Resende, Porto
  1. Incentivar a oferta de clubes escolares, pois fazer desportos ou hobbies com os quais nos identifiquemos ajuda a manter uma boa saúde mental.
  2. Abordar o tema da Saúde Mental em palestras realizadas por profissionais e adicionar o tema ao programa de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Contratação de mais profissionais da área da psicologia para ajudar à promoção de um bom ambiente escolar, como por exemplo psicólogos e mediadores de conflitos, promovendo também a sua divulgação.
10 Escola Básica e Secundária do Cerco, Porto
  1. Obrigatoriedade de uma consulta anual de Psicologia para todos os alunos, de forma a despistar quaisquer problemas mentais.
  2. Abordar, com mais regularidade nas aulas, temas alusivos à sexualidade e igualdade de género.
  3. Obrigatoriedade de realizar um inquérito, no início do ano letivo, com questões que permitam identificar fragilidades emocionais.
11 Escola Básica D. Manuel de Faria e Sousa, Margaride, Felgueiras
  1. Organização de palestras e grupos de debate sobre os vários problemas específicos, relativos à saúde mental.
  2. Criação de um site para o envio de mensagens anónimas.
  3. Criação de uma base de informação.
12 Academia Musical de Vilar do Paraíso
  1. Assembleia de Turma mensal, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento
  2. Consultas gratuitas de psicologia
  3. Disponibilizar livros de autoajuda nas bibliotecas escolares
13 Escola Básica Eugénio de Andrade, Porto
  1. Colocar mais psicólogos nas escolas.
  2. Criar espaços na escola onde os alunos possam partilhar os seus problemas com outros alunos.
  3. Criar clubes (de desporto, xadrez, teatro, escrita criativa, leitura, poesia...) onde os alunos possam ocupar os tempos livres enriquecendo-se.
14 Colégio Nova Encosta
  1. Criar rastreios anuais nas escolas realizados por uma equipa de psicólogos. Posteriormente, seriam atribuídos cheques aos alunos que revelaram ter necessidade de intervenção psicológica.
  2. Implementar uma aula de desenvolvimento socioemocional de carácter prático no horário letivo por exemplo, como uma oferta complementar.
  3. Criar uma aplicação de apoio à saúde mental infantil constituída por psicólogos.
15 Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo
  1. Dar formação aos pais, professores e assistentes das escolas para ajudarem os alunos que têm desequilíbrios de saúde mental .
  2. Proporcionar atividades lúdicas e de relaxamento para os alunos procurarem melhor equilíbrio mental.
  3. Ajustar as disciplinas e as aprendizagens para os alunos que precisarem de reduzir o seu stresse.
16 Escola Básica D. Pedro I, Canidelo, Vila Nova de Gaia
  1. Implementar técnicas de relaxamento e "mindfulness" nas escolas. Adoção de posturas e exercícios físicos para o bem estar.
  2. Combater o preconceito na sociedade associado à saúde mental.
  3. Promover ajuda às pessoas que apresentam estas doenças, nomeadamente na comunidade educativa.
17 Escola INED - Nevogilde
  1. • Consciencializar os jovens e a comunidade educativa, disponibilizando um bom serviço de psicologia nas escolas.
  2. • Desenvolver atividades práticas realizadas por psicólogos ou outras entidades de saúde pública com o objetivo de ensinar os jovens a detetar problemas de risco.
  3. • Realizar atividades desportivas que reforcem o sentido de pertença e partilha.
18 Escola Básica de Eiriz - Ancede, Baião
  1. Sempre que o atendimento por um psicólogo escolar não se efetuar num período de 30 dias, os alunos devem ser encaminhados, pelo mesmo, para atendimento no setor privado.
  2. As consultas de Psicologia e de Psiquiatria devem ter comparticipação do Estado para que, mesmo no setor privado, tenham um custo equivalente à taxa moderadora.
  3. Os medicamentos para tratamento da depressão devem ter um custo reduzido.
19 Escola Secundária Diogo de Macedo, Olival, Vila Nova de Gaia
  1. Criação de salas mais atrativas do ponto de vista estético e que promovam a concentração e o trabalho de equipa, bem como pequenas sessões de meditação ao longo da semana.
  2. Sessões parentais – sessões periódicas com pais e encarregados de educação no sentido de tentar sensibilizar os adultos para as problemáticas dos jovens e dotá-los de ferramentas que lhes permitam a deteção precoce dos problemas e uma maior capacidade de resolução / intervenção.
  3. o
20 Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia
  1. Realizar palestras, juntamente com os Serviços de Psicologia da escola sobre a saúde mental e/ou sobre outros distúrbios.
  2. Organizar reuniões semanais, com uma caixa à disposição dos alunos, onde poderão colocar algo escrito com o objetivo de desabafar (mesmo que anonimamente), partilhar as suas experiências, dificuldades e angústias.
  3. Criar um local seguro onde possam partilhar os seus sentimentos, livremente, para ajudar os seus pares a sentirem-se menos sós e mais apoiados, transformando esta ação na possibilidade de encontrar outras pessoas em situações similares, promovendo a entreajuda e a socialização.
21 Escola Secundária de Valongo
  1. Entrega de cheques para check-up psicológico anual a jovens entre os 9 e os 21 anos.
  2. Criação de uma aplicação para partilha de ideias e de experiências relativas à doença mental .
  3. Comemorar o “Dia mundial da saúde mental” na comunidade educativa, através da implementação quinzenal de atividades.
22 Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano
  1. Dinamizar aulas de inteligência emocional para ajudar os jovens a expressar as emoções de forma adequada e ajudar no seu crescimento pessoal.
  2. Aumentar o número de psicólogos nas escolas de modo a que estes possam ajudar a prevenir e a detetar problemas, ajudando os alunos a criar ferramentas para saberem lidar com as adversidades.
  3. Dinamizar aulas "práticas" dentro e fora da sala de aula como aulas de Língua Gestual Portuguesa, visitas a parques, museus...estimulando o gosto pela descoberta e o convívio entre todos os elementos da comunidade escolar.
23 Colégio Horizonte
  1. Criar um Programa WCA (Webinares, Conversas & Atividades) a ser aplicado nas escolas para os alunos, constituído por sessões sobre sinais/sintomas de alerta sobre saúde mental e ferramentas de ação perante esses mesmos sintomas.
  2. Criar o Programa Ombro Amigo, destinado aos pais/Encarregados de Educação, constituído por sessões sobre a saúde mental.
  3. Criar do Projeto SOS Professores, destinado a promover sessões de teambuilding entre professores e alunos, onde serão trabalhadas softskills fundamentais à saúde mental dos jovens.
24 Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, Vila do Conde
  1. Reformulação da carga horária, com a atribuição de mais tempos letivos à Disciplina de Educação Física e reforço de horas para o desporto Escolar.
  2. Criação nas escolas do espaço “SOS Jovem” dotado de psicólogos e nutricionistas, de modo a que o mesmo possa responder aos problemas dos Jovens.
  3. Reforço de horas para “Professores Tutores” (Com perfil baseado na vasta experiência de vida), visando o acompanhamento do maior número de alunos possível, independentemente de terem duas mais retenções.
25 Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Moreira da Maia, Maia
  1. Criação de um observatório de saúde mental nas escolas como ferramenta para medir e avaliar o estado emocional dos alunos. Perante os dados recolhidos promover palestras para ajudar os alunos.
  2. Criação de um curso online para os pais no âmbito da saúde mental dos jovens com o objetivo de ajudar os mesmos a lidar com esta questão.
  3. Promoção de espaços de convívio e de criatividade de modo a que todos os alunos possam expressar os seus talentos e potencialidades.
26 Escola Secundária de Penafiel
  1. Aumentar o número de psicólogos nas escolas.
  2. Implementar o Plano Nacional de Saúde Mental dos Jovens (PNSMJ) em contexto escolar.
  3. Dia sem telemóvel nas escolas.
27 Escola Básica Amadeo de Souza Cardoso, Telões, Amarante
  1. Criação de uma Instituição no âmbito da promoção e sensibilização do tema no seio da comunidade escolar.
  2. Criação de um Correio Anónimo e de Podcasts.
  3. Reforço de Psicólogos nas Escolas.
28 Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, Vila do Conde
  1. Criação de um aplicativo designado por “SOS Escola” com o objetivo de ajudar o aluno quando este necessita de desabafar sobre algo que o incomoda.
  2. Criação de uma disciplina facultativa, como acontece com EMRC, na qual que os alunos podem dialogar sobre mudanças psicológicas que têm ao longo do crescimento. Os alunos participantes terão acesso a uma consulta grátis anual para avaliar a sua saúde mental e sensibilizar para as práticas a desenvolver / reforçar para uma boa qualidade de vida.
  3. Criação de um programa de acompanhamento aos jovens por colegas que demonstrem disponibilidade, e capacidade para desenvolverem uma relação de proximidade e acompanharem esses jovens. O programa designar-se-á “Banco de amigos”.
29 Escola Básica e Secundária D. Dinis, Santo Tirso
  1. Valorização do trabalho em aula e diminuição do valor dos instrumentos de avaliação mais tradicionais.
  2. Reformulação do Calendário Escolar, bem como a diminuição da carga horária escolar.
  3. Inclusão da temática Saúde Mental no Programa de Educação para a Saúde.
30 Escola Básica de Rates, Póvoa de Varzim
  1. Mais assistentes escolares de psicologia para os estudantes: psicólogo escolar mandatário em todas as escolas do agrupamento, para os alunos poderem desabafar sobre as suas preocupações quando mais necessário.
  2. Promover a divulgação de associações de apoio psicológico.
  3. Sensibilizar os adolescentes, pais e a população em geral para estes problemas, como são causados e como os podemos evitar; com campanhas e programas.
31 Escola Secundária Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia
  1. Incentivo à autoestima e às características singulares de cada jovem.
  2. Discutir/refletir sobre a saúde mental dos jovens dentro do meio escolar.
  3. Promover modalidades desportivas interescolas.
32 Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira
  1. Proporcionar consultas de rotina com um psicólogo, nos centros de saúde.
  2. Promover nas escolas uma semana dedicada à saúde mental através de dinâmicas diversificadas e com recurso a diferentes especialistas.
  3. Criar uma linha de apoio 24h para ajudar pessoas que precisem em caso de crise de ansiedade, pânico, ou outros problemas.
33 Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim
  1. Diminuição da carga horária escolar em cinco (5) tempos semanais
  2. Implementação, nos Centros de Saúde, de consultas de rotina gratuitas na área da Saúde Mental
  3. Criação da semana da Psicologia nas Escolas
34 Escola Básica de Valadares, Vila Nova de Gaia
  1. Criação de mais estruturas de lazer e contacto com a natureza, nos espaços públicos, para usufruto de crianças e jovens nos tempos livres.
  2. Criação de ofertas formativas, de frequência opcional, com programas de desenvolvimento pessoal, no ensino básico e secundário.
  3. Promover encontros frequentes dos serviços de psicologia das escolas com todas as turmas do ensino básico e secundário
35 Escola Básica de Paço de Sousa, Penafiel
  1. Distribuição de “Cheque-Psy” a todos os alunos.
  2. Desenvolvimento de um programa multissetorial de voluntariado na área de influência da escola, de prevenção e intervenção da Saúde Mental local das crianças e jovens.
  3. Lançamento de uma campanha Anti (cyber)bullying na escola, tendo como base a empatia.
36 Agrupamento de Escolas de Vallis Longus, Valongo
  1. Mais psicólogos escolares com formação especializada nas questões da psicologia juvenil.
  2. Criação de grupos de apoio e espaços escolares direcionados para o bem-estar.
  3. Realização de palestras e sessões de formação sobre os problemas associados à saúde mental dos jovens.
37 Escola Secundária de Valbom, Gondomar
  1. Criação de um clube " A roda da partilha" orientado por um psicólogo.
  2. Criação do "Mural do desabafo".
  3. Dinamização de campanhas/palestras de sensibilização sobra a saúde mental.
38 Escola Básica de Marco de Canaveses
  1. Aumentar o investimento monetário no tema da saúde mental dos jovens.
  2. Criar e apoiar campanhas de sensibilização a favor da saúde mental.
  3. Promover, juntamente com o GAA (gabinete de apoio ao aluno), a realização de palestras nas escolas.
39 Escola Secundária da Maia
  1. Criação de um formulário online para marcação de uma sessão de psicologia.
  2. Propomos a criação de uma "Mental Box", uma caixa onde os estudantes possam deixar ideias/ propostas/ sugestões de atividades que contribuam para o seu bem-estar.
  3. Realização de Dinâmicas de Grupo. Estas dinâmicas consistem em jogos/interações com a psicóloga da escola e pequenos grupos de alunos.
40 Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis
  1. Criação de grupos de convívio entre os alunos de várias escolas, em que estes poderão inscrever-se de forma anónima e livre.
  2. Dar a liberdade aos alunos de proporem ou criarem as próprias atividades extracurriculares ou clubes dos seus interesses.
  3. Campanhas de sensibilização acerca dos vários fatores da deterioração da saúde mental.
41 Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim
  1. Atribuição do Cheque Psicológico
  2. Promoção de competências socioemocionais
  3. Manutenção do técnico Superior (Psicólogo) afeto ao Agrupamento/Escola
42 Escola Básica da Areosa, Porto
  1. Atribuição de um “cheque-psicólogo” a todos os alunos, a inserir num Programa Nacional de Promoção de Saúde Mental nos Jovens.
  2. Criação de uma aplicação, gerida por profissionais especializados na área da saúde mental, onde os alunos possam falar sobre os seus problemas e partilhar o que sentem.
  3. Implementar no horário do ensino básico 1 tempo semanal, com atividades dirigidas ao autocuidado e bem-estar, fora da sala de aula tradicional, preferencialmente ao ar livre, de modo a propiciar aprendizagens mais lúdicas, ativas e inclusivas.
43 Escola Básica de Sande, Marco de Canaveses
  1. Promoção de atividades lúdicas e distribuição de bens junto dos alunos dos jardins de infância e 1º ciclo.
  2. Criação de um grupo de pares de entreajuda, nas escolas, em que os mentores serão alunos voluntários e a frequência é voluntária em regime presencial ou on-line.
  3. Criação de uma página de internet com informações importantes sobre a saúde mental dos jovens.
44 Agrupamento de Escolas de Paredes
  1. Intervenções psicológicas individuais online, em grupo ou autoguiadas.
  2. A existência de equipas nas escolas para trabalhar junto de alunos e pais de modo a contribuir, sempre que for necessário, para a mudança no sentido de criar um ambiente psicológico seguro e positivo.
  3. Criação de uma linha de emergência anónima para casos de saúde mental nas escolas.
45 Agrupamento Escolas do Sudeste de Baião
  1. Criação da figura do psicólogo do trabalho.
  2. Reabilitação do cheque-psicólogo.
  3. Introdução de oferta complementar nas áreas do humor, escrita criativa, comunicação digital, ioga e outras técnicas de relaxamento.
46 Academia de Música de Costa Cabral
  1. Plano Nacional de Saúde Mental (consultas preventivas e terapias)
  2. Incentivar os jovens a fazer Mindfulness
  3. Educação para a Saúde Mental nas escolas (projetos escolares de sensibilização e promoção da saúde mental)
47 Escola Básica de S. Tomé de Negrelos, Santo Tirso
  1. Criar mais gabinetes com psicólogos, dentro e fora das escolas (nos centros de saúde, por exemplo), os quais possam receber os alunos que necessitem de recorrer a apoio psicológico.
  2. Criar um apoio económico para permitir aos jovens receber apoio psicológico, o Cheque-Apoio Psicológico, sendo que o mesmo deveria ser disponibilizado sempre que os jovens necessitassem.
  3. Promover atividades práticas, em contexto escolar (nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, por exemplo), que promovam a saúde mental e combatam os problemas que lhe dão origem, tais como o bullying, a ansiedade e as dependências.
48 Agrupamento de Escolas de Lousada Este
  1. Criação de um programa "Cheque-Psicólogo" pelo Serviço Nacional de Saúde.
  2. Reforçar a rede de psicólogos escolares, garantido nas escolas públicas a existência de um psicólogo para cada 250 alunos.
  3. Usufruir de uma aula mensal de Cidadania e Desenvolvimento dedicada à saúde mental, num espaço diferente da sala de aula.
49 Escola Secundária de Castêlo da Maia, Maia
  1. Organizar sessões com os pais para esclarecer os novos problemas que afetam a juventude.
  2. Promover rastreios de sinais de alarme ou distúrbio mental.
  3. Disponibilizar vídeos que apresentem atividades promotoras do desenvolvimento do quociente emocional dos jovens.
50 Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia, Vermoim, Maia
  1. Criação, na escola, de grupos de entreajuda, com vista à partilha de emoções e vivências, promovendo o desenvolvimento de estratégias que permitam lidar com as dificuldades, promovendo assim uma saúde mental positiva.
  2. Promover a prática de voluntariado na escola, tendo em conta que ajudar os outros, aprender com as situações do dia a dia, sair da nossa zona de conforto, dedicar-se a quem precisa, são algumas das ações que despertam felicidade em quem a pratica.
  3. Liga-te à Natureza. Organizar atividade de grupo para frequentar espaços verdes. O contacto com a Natureza ajuda a recuperar o cérebro da fadiga causada pelas atividades do quotidiano, melhorando o desempenho na escola. Promove uma satisfação pessoal, porque desperta sensação de calma, estimula o raciocínio e a criatividade.
51 Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira, Porto
  1. Promover atividades de convívio entre os alunos.
  2. Promover momentos de formação para alunos.
  3. Dinamizar atividades extracurriculares de âmbito cultural/desportivo.
52 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia
  1. Promoção de eventos culturais e desportivos, que contribuam positivamente para a saúde mental e bem-estar dos jovens, incentivando as relações interpessoais. Esta medida tem como principal objetivo combater o isolamento e o medo de socializar, dinamizando essas atividades de forma criativa.
  2. Criação de campanhas de sensibilização e de promoção dos problemas dos jovens com os seus responsáveis e, consequentemente, sensibilizá-los, na maioria das vezes, para estarem atentos às manifestações de distúrbios e oferecer soluções possíveis.
  3. Diminuição e dinamização da carga horária escolar, de forma evitar o esgotamento dos alunos e também para que eles tenham tempo para si próprios e próximos.
53 Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Maia
  1. Adaptação de docentes formados na área da saúde mental e/ou da psicologia, de modo a auxiliar o trabalho das psicólogas nas respetivas escolas.
  2. Aplicação de aulas de saúde mental nas escolas da mesma forma que das de educação sexual.
  3. Realização de campanhas de sensibilização aos alunos nas escolas, no âmbito da saúde mental juvenil.
54 Colégio de Ermesinde
  1. Criação do “Cheque psicólogo” para alargar o acesso ao apoio emocional e psicológico, minimizando as discrepâncias socioeconómicas.
  2. Dinamização de formações de inteligência emocional, promovidas por profissionais do SNS, para encarregados de educação e profissionais do ensino, em regime de formação contínua, para alargar o apoio emocional proporcionado aos educandos.
  3. Extensão dos serviços de psicologia da escola para instituições desportivas e culturais, através da criação de espaços onde se disponibilize apoio psicológico em sessões conjuntas ou individuais.
55 Escola Básica Marques Leitão, Valbom, Gondomar
  1. Organização de sessões de sensibilização relativas à "Saúde Mental" para pais, orientadas por psicólogos;
  2. Criação de Mentorias (compostas por alunos) que sejam uma primeira ajuda;
  3. Realização de várias dinâmicas, fora dos tempos letivos, de integração e de exercício físico.
56 Escola Básica de Penafiel Sul
  1. Aumentar o número de psicólogos no SPO Garantir e garantir o acesso de forma rápida aos psicólogos nos centros de saúde.
  2. Saber como ajudar alguém que esteja a passar por algum problema de saúde mental como por exemplo linhas de apoio, debates, conferências e palestras nas escolas e entidades públicas.
  3. Realizar a atividade “caminhada pela saúde”, nos agrupamentos de escola.
57 Escola Básica Infanta D. Mafalda, Rio Tinto, Gondomar
  1. Atribuição de um psicólogo por cada 400 alunos em cada escola, onde estes são responsáveis pelo acompanhamento dos alunos.
  2. Criação de um serviço nacional de emergência psiquiátrica e psicológica.
  3. Realização de workshops/ projetos, de carácter prático, para a prevenção e promoção da saúde mental nos jovens.
58 Colégio Marca d´Água
  1. Realização de Workshops com o objetivo de consciencializar os jovens acerca dos seus deveres e direitos (revisão da disciplina de Cidadania) e realização de palestras anuais sobre o tema, com um psicólogo escolar, para que os alunos puderem conhecê-lo e recorrer ao mesmo quando necessário.
  2. Disponibilização de cheques-psicólogo anuais, com direito a 2 ou 3 consultas;
  3. Formação obrigatória para os professores já formados, acerca de Saúde Mental. No caso dos professores em formação, introdução de uma Unidade Curricular sobre o tema, obrigatória para terminar o curso.
59 Agrupamento de Escolas de Carvalhos, Vila Nova de Gaia
  1. Atualmente, os jovens estão muito expostos aos padrões ditados pela sociedade. Quando não se enquadram nesses modelos, podem desenvolver doenças tanto físicas como psicológicas, como depressão, baixa autoestima, bulimia, anorexia e ansiedade.
  2. Os jovens hoje passam muito tempo nas escolas. O que lhes causa muito cansaço, ansiedade e depressões.
  3. Os jovens institucionalizados ficam limitados a conviver apenas com os jovens da sua instituição, provocando-lhes isolamento, depressão e muita ansiedade.
60 Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto
  1. Criar uma aplicação denominada "Semáforo" para monitorizar o estado de saúde mental dos alunos. Esta aplicação permitiria aos jovens fazer jogos, de forma anónima, sobre o seu estado psicológico que detetassem sintomas e problemas de saúde mental.
  2. Criar sessões de terapia de turma em contexto de sala de aula onde profissionais de saúde abordariam as problemáticas da adolescência e as suas implicações na saúde mental e esclareceriam dúvidas dos alunos sobre questões que afetam o seu bem-estar psicológico.
  3. Reforço da atividade física, quer na disciplina de Educação Física quer no Desporto Escolar.
61 Agrupamento de Escolas Santa Bárbara, Gondomar
  1. Implementação de um tempo para meditação/relaxamento no horário de cada turma.
  2. Utilização da Música como elemento promotor do bem estar mental dos jovens - dinamização da rádio escolar.
  3. Criação de um gabinete anti-bullying e de abordagem dos problemas da adolescência.
62 Colégio Nossa Senhora de Lourdes
  1. Criação da "Caixa das Emoções" nas escolas.
  2. Mobilização de uma campanha de sensibilização sobre a saúde e doença mental nas redes sociais.
  3. Realização nas Escolas de um relatório sobre a saúde mental dos jovens.
63 Escola Básica da Ponte, Vila das Aves, Santo Tirso
  1. Grupos de apoio nas escolas: grupos de partilha entre jovens, moderados pelo psicólogo escolar;
  2. Garantir acesso gratuito e regular a acompanhamento psicológico para os jovens;
  3. Formação de docentes e não docentes na área da saúde mental.
64 Escola Secundária Inês de Castro
  1. Criação de linhas de apoio nas escolas, como por exemplo "Caixa Preta".
  2. Palestras e formações mensais para a comunidade escolar, para promover a Saúde Mental.
  3. Tornar a Psicologia uma área com as mesmas valências da medicina.
65 Escola Básica Ave, Vila das Aves, Santo Tirso
  1. Desconto estudantil nas consultas de psicologia/ pediatria.
  2. Mais psicólogos nas escolas.
  3. Aumentar o número de atividades desportivas extracurriculares, na escola.
66 Escola Básica e Secundária de Pedrouços, Maia
  1. Criação, em todos os níveis de ensino, de uma disciplina/clube, extracurricular onde os alunos possam desenvolver atividades que mais gostem.
  2. Aumento do número de Psicólogos na escola.
  3. Criação na escola de grupos de ajuda, orientados por profissional de saúde.
67 Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua, Matosinhos
  1. Aumentar, nas escolas, o número de Técnicos Especializados, particularmente psicólogos, especializados em saúde mental.
  2. Criar em cada escola grupos de alunos com idades e experiências de vida semelhantes, para depois com a ajuda e mediação de psicólogos trocarem as suas inquietações e experiências. Só assim os jovens conseguirão falar do que os perturba, ultrapassar os seus problemas e viver com isso de uma forma mais saudável.
  3. Realização de jogos/atividades para ajudar a elevar a autoestima.
68 Agrupamento de Escolas de D. António Taipa, Freamunde, Paços de Ferreira
  1. • Integração nos currículos dos professores uma formação alusiva às doenças mentais, em particular na infância e adolescência (devido à importância do diagnóstico).
  2. Dar visibilidade às doenças mentais, através da implementação do “Janeiro Branco”.
  3. Ajuda governamental a instituições e linhas de apoio, voltadas para a saúde mental.
69 Escola Secundária de Gondomar
  1. Aumentar o número de psicólogos nas escolas.
  2. Criar um clube de teatro nas escolas para dinamizarem atividades relacionadas com a temática da saúde mental.
  3. Criar uma linha telefónica de apoio e um site que promova a socialização e o bem-estar dos jovens.
70 Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes
  1. Realização de Tertúlias coletivas entre alunos da mesma turma ou de várias turmas para falarem e partilharem experiências e conselhos.
  2. Realização de Inquéritos e entrevistas individuais pelas equipas dos gabinetes de psicologia das escolas de forma a caracterizar a comunidade estudantil e diagnosticar os principais problemas.
  3. Reforçar as equipas dos gabinetes de psicologia dos Agrupamentos de Escolas, num rácio de 1 psicólogo por 500 alunos.
71 Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto
  1. A dinamização de campanhas de sensibilização sobre a saúde mental nas escolas. O dia 10 de outubro, Dia Internacional da Saúde Mental, deve ser dedicado em todas as escolas à reflexão sobre a saúde mental nos jovens procurando identificar os principais desafios e apontando as respostas necessárias.
  2. A renovação dos modelos de ensino procurando ajudar os jovens a melhorar o seu desempenho escolar. Um dos aspetos mais importantes na escola é a motivação dos alunos para aprender. A promoção da saúde mental nas escolas passa pela capacidade dos alunos em desenvolver as suas competências e em aumentar os seus conhecimentos. Aprender bem ajuda a viver melhor.
  3. O estabelecimento de regras na distribuição equilibrada das tarefas escolares e dos momentos de avaliação no horário escolar dos alunos. O horário escolar muito extenso, o excesso de tarefas em sala de aula e a quantidade de trabalhos de casa, levam os alunos a uma sobrecarga de esforço que cria cansaço, ansiedade e desmotivação.
72 Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste
  1. Dotar as Escolas recursos na área de saúde mental/psicologia clínica que possam responder às necessidades da comunidade escolar
  2. No orçamento de estado, haver um apoio específico para a saúde mental em contexto escolar, a ser aplicado em serviços e linhas de apoio às escolas
  3. Reduzir a carga e o tempo letivo (organização/revisão curricular) para permitir ao aluno, maior tempo de lazer e de dedicação a outros projetos.