1 |
Escola Básica de São Martinho, São Martinho do Campo, Santo Tirso |
- Sensibilização e informação sobre o tema " Saúde mental dos jovens"
- Cada trimestre escolar ter uma semana de interrupção nas atividades letivas para atividades não letivas;
- Criar espaços( gabinetes, salas de apoio) na escola para jovens com problemas de saúde mental.
|
2 |
Externato Camões |
- Promoção da reinserção social e proporcionar apoio psicológico às vítimas de violência.
- Garantir acesso do cidadão aos serviços dos psicólogos nos Centros de Saúde em tempo útil.
- Diminuir as cargas horárias escolares.
|
3 |
Escola Básica Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia |
- IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES DE AUTOCONHECIMENTO, AVALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL E APOIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS JOVENS, POR TÉCNICOS ESPECIALIZADOS NA ESCOLA.
- GARANTIR MAIOR CAPACIDADE DE RESPOSTA DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO ESCOLARES.
- REAJUSTE DA CARGA HORÁRIA ESCOLAR, DE MODO A PERMITIR AOS ALUNOS A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES ASSOCIADAS AO DESPORTO OU ÀS ARTES, BEM COMO TEMPO LIVRE PARA LAZER E UMA VIVÊNCIA MAIS PLENA DAS SUAS RELAÇÕES PESSOAIS E/OU FAMILIARES.
|
4 |
Escola Básica e Secundária de Sobreira, Paredes |
- Criação de uma linha dedicada à saúde mental que permita o acesso por SMS ou adaptação da linha já existente para ter também esta opção.
- Reforço do Serviço de Psicologia no Serviço Nacional de Saúde de modo a tornar aquele apoio mais abrangente, acessível, gratuito e rápido.
- Capacitação das pessoas em geral na área da saúde mental, informando o que é, como prevenir situações de crise, como obter ajuda e como ajudar quem passa por problemas de saúde mental.
|
5 |
Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste |
- Sensibilizar os jovens, pais, professores e restante comunidade escolar para a importância real da Saúde Mental utilizando os media como promotores da adoção de comportamentos e atitudes adequadas.
- 2. Promover palestras para Encarregados de Educação e alunos com o objetivo de incutir uma rotina produtiva com comportamentos saudáveis.
- Aumentar o número de profissionais na escola de modo a diagnosticar atempadamente possíveis problemas de saúde mental.
|
6 |
Colégio Novo da Maia |
- Obrigatoriedade da existência de, pelo menos, um psicólogo escolar por cada estabelecimento de ensino (se possível um afeto a cada ciclo – 1.ºciclo, 2.ºciclo, 3.ºciclo e secundário).
- Obrigatoriedade de criar um momento de relaxamento semanal incluído numa aula específica onde os alunos possam descontrair e, assim, libertar-se do stress e da ansiedade
- No meio escolar criar um grupo de alunos de cada ano ou ciclo para serem “Vigilantes” do bullying nas escolas de modo a que os alunos se sintam mais seguros (Brigada do Buylling).
|
7 |
Colégio de Amorim |
- Definição de estratégias para gestão de relações interpessoais, de forma a promover emoções positivas nos jovens.
- Maior diversificação ao nível das disciplinas, de forma a promover conhecimentos mais práticos e que vão de encontro ao interesse dos mais jovens.
- Tornar mais frequentes a realização de sessões de sensibilização para jovens e adultos que alertem para os sinais de doenças do foro psicológico.
|
8 |
Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner, Vila Nova de Gaia |
- Criação de um Cheque Psicológico para todos os alunos.
- Incluir o tema “Saúde Mental” como domínio obrigatório na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- Criação em todos os Centros de Saúde e Agrupamentos de Escola de um Gabinete de Psicologia.
|
9 |
Escola Básica e Secundária Clara de Resende, Porto |
- Incentivar a oferta de clubes escolares, pois fazer desportos ou hobbies com os quais nos identifiquemos ajuda a manter uma boa saúde mental.
- Abordar o tema da Saúde Mental em palestras realizadas por profissionais e adicionar o tema ao programa de Cidadania e Desenvolvimento.
- Contratação de mais profissionais da área da psicologia para ajudar à promoção de um bom ambiente escolar, como por exemplo psicólogos e mediadores de conflitos, promovendo também a sua divulgação.
|
10 |
Escola Básica e Secundária do Cerco, Porto |
- Obrigatoriedade de uma consulta anual de Psicologia para todos os alunos, de forma a despistar quaisquer problemas mentais.
- Abordar, com mais regularidade nas aulas, temas alusivos à sexualidade e igualdade de género.
- Obrigatoriedade de realizar um inquérito, no início do ano letivo, com questões que permitam identificar fragilidades emocionais.
|
11 |
Escola Básica D. Manuel de Faria e Sousa, Margaride, Felgueiras |
- Organização de palestras e grupos de debate sobre os vários problemas específicos, relativos à saúde mental.
- Criação de um site para o envio de mensagens anónimas.
- Criação de uma base de informação.
|
12 |
Academia Musical de Vilar do Paraíso |
- Assembleia de Turma mensal, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento
- Consultas gratuitas de psicologia
- Disponibilizar livros de autoajuda nas bibliotecas escolares
|
13 |
Escola Básica Eugénio de Andrade, Porto |
- Colocar mais psicólogos nas escolas.
- Criar espaços na escola onde os alunos possam partilhar os seus problemas com
outros alunos.
- Criar clubes (de desporto, xadrez, teatro, escrita criativa, leitura, poesia...) onde os
alunos possam ocupar os tempos livres enriquecendo-se.
|
14 |
Colégio Nova Encosta |
- Criar rastreios anuais nas escolas realizados por uma equipa de psicólogos. Posteriormente, seriam atribuídos cheques aos alunos que revelaram ter necessidade de intervenção psicológica.
- Implementar uma aula de desenvolvimento socioemocional de carácter prático no horário letivo por exemplo, como uma oferta complementar.
- Criar uma aplicação de apoio à saúde mental infantil constituída por psicólogos.
|
15 |
Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo |
- Dar formação aos pais, professores e assistentes das escolas para ajudarem os alunos que têm desequilíbrios de saúde mental .
- Proporcionar atividades lúdicas e de relaxamento para os alunos procurarem melhor equilíbrio mental.
- Ajustar as disciplinas e as aprendizagens para os alunos que precisarem de reduzir o seu stresse.
|
16 |
Escola Básica D. Pedro I, Canidelo, Vila Nova de Gaia |
- Implementar técnicas de relaxamento e "mindfulness" nas escolas. Adoção de posturas e exercícios físicos para o bem estar.
- Combater o preconceito na sociedade associado à saúde mental.
- Promover ajuda às pessoas que apresentam estas doenças, nomeadamente na comunidade educativa.
|
17 |
Escola INED - Nevogilde |
- • Consciencializar os jovens e a comunidade educativa, disponibilizando um bom serviço de psicologia nas escolas.
- • Desenvolver atividades práticas realizadas por psicólogos ou outras entidades de saúde pública com o objetivo de ensinar os jovens a detetar problemas de risco.
- • Realizar atividades desportivas que reforcem o sentido de pertença e partilha.
|
18 |
Escola Básica de Eiriz - Ancede, Baião |
- Sempre que o atendimento por um psicólogo escolar não se efetuar num período de 30 dias, os alunos devem ser encaminhados, pelo mesmo, para atendimento no setor privado.
- As consultas de Psicologia e de Psiquiatria devem ter comparticipação do Estado para que, mesmo no setor privado, tenham um custo equivalente à taxa moderadora.
- Os medicamentos para tratamento da depressão devem ter um custo reduzido.
|
19 |
Escola Secundária Diogo de Macedo, Olival, Vila Nova de Gaia |
- Criação de salas mais atrativas do ponto de vista estético e que promovam a concentração e o trabalho de equipa, bem como pequenas sessões de meditação ao longo da semana.
- Sessões parentais – sessões periódicas com pais e encarregados de educação no sentido de tentar sensibilizar os adultos para as problemáticas dos jovens e dotá-los de ferramentas que lhes permitam a deteção precoce dos problemas e uma maior capacidade de resolução / intervenção.
- o
|
20 |
Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia |
- Realizar palestras, juntamente com os Serviços de Psicologia da escola sobre a saúde mental e/ou sobre outros distúrbios.
- Organizar reuniões semanais, com uma caixa à disposição dos alunos, onde poderão colocar algo escrito com o objetivo de desabafar (mesmo que anonimamente), partilhar as suas experiências, dificuldades e angústias.
- Criar um local seguro onde possam partilhar os seus sentimentos, livremente, para ajudar os seus pares a sentirem-se menos sós e mais apoiados, transformando esta ação na possibilidade de encontrar outras pessoas em situações similares, promovendo a entreajuda e a socialização.
|
21 |
Escola Secundária de Valongo |
- Entrega de cheques para check-up psicológico anual a jovens entre os 9 e os 21 anos.
- Criação de uma aplicação para partilha de ideias e de experiências relativas à doença mental .
- Comemorar o “Dia mundial da saúde mental” na comunidade educativa, através da implementação quinzenal de atividades.
|
22 |
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano |
- Dinamizar aulas de inteligência emocional para ajudar os jovens a expressar as emoções de forma adequada e ajudar no seu crescimento pessoal.
- Aumentar o número de psicólogos nas escolas de modo a que estes possam ajudar a prevenir e a detetar problemas, ajudando os alunos a criar ferramentas para saberem lidar com as adversidades.
- Dinamizar aulas "práticas" dentro e fora da sala de aula como aulas de Língua Gestual Portuguesa, visitas a parques, museus...estimulando o gosto pela descoberta e o convívio entre todos os elementos da comunidade escolar.
|
23 |
Colégio Horizonte |
- Criar um Programa WCA (Webinares, Conversas & Atividades) a ser aplicado nas escolas para os alunos, constituído por sessões sobre sinais/sintomas de alerta sobre saúde mental e ferramentas de ação perante esses mesmos sintomas.
- Criar o Programa Ombro Amigo, destinado aos pais/Encarregados de Educação, constituído por sessões sobre a saúde mental.
- Criar do Projeto SOS Professores, destinado a promover sessões de teambuilding entre professores e alunos, onde serão trabalhadas softskills fundamentais à saúde mental dos jovens.
|
24 |
Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, Vila do Conde |
- Reformulação da carga horária, com a atribuição de mais tempos letivos à Disciplina de Educação Física e reforço de horas para o desporto Escolar.
- Criação nas escolas do espaço “SOS Jovem” dotado de psicólogos e nutricionistas, de modo a que o mesmo possa responder aos problemas dos Jovens.
- Reforço de horas para “Professores Tutores” (Com perfil baseado na vasta experiência de vida), visando o acompanhamento do maior número de alunos possível, independentemente de terem duas mais retenções.
|
25 |
Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Moreira da Maia, Maia |
- Criação de um observatório de saúde mental nas escolas como ferramenta para medir e avaliar o estado emocional dos alunos. Perante os dados recolhidos promover palestras para ajudar os alunos.
- Criação de um curso online para os pais no âmbito da saúde mental dos jovens com o objetivo de ajudar os mesmos a lidar com esta questão.
- Promoção de espaços de convívio e de criatividade de modo a que todos os alunos possam expressar os seus talentos e potencialidades.
|
26 |
Escola Secundária de Penafiel |
- Aumentar o número de psicólogos nas escolas.
- Implementar o Plano Nacional de Saúde Mental dos Jovens (PNSMJ) em contexto escolar.
- Dia sem telemóvel nas escolas.
|
27 |
Escola Básica Amadeo de Souza Cardoso, Telões, Amarante |
- Criação de uma Instituição no âmbito da promoção e sensibilização do tema no seio da comunidade escolar.
- Criação de um Correio Anónimo e de Podcasts.
- Reforço de Psicólogos nas Escolas.
|
28 |
Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, Vila do Conde |
- Criação de um aplicativo designado por “SOS Escola” com o objetivo de ajudar o aluno quando este necessita de desabafar sobre algo que o incomoda.
- Criação de uma disciplina facultativa, como acontece com EMRC, na qual que os alunos podem dialogar sobre mudanças psicológicas que têm ao longo do crescimento. Os alunos participantes terão acesso a uma consulta grátis anual para avaliar a sua saúde mental e sensibilizar para as práticas a desenvolver / reforçar para uma boa qualidade de vida.
- Criação de um programa de acompanhamento aos jovens por colegas que demonstrem disponibilidade, e capacidade para desenvolverem uma relação de proximidade e acompanharem esses jovens. O programa designar-se-á “Banco de amigos”.
|
29 |
Escola Básica e Secundária D. Dinis, Santo Tirso |
- Valorização do trabalho em aula e diminuição do valor dos instrumentos de avaliação mais tradicionais.
- Reformulação do Calendário Escolar, bem como a diminuição da carga horária escolar.
- Inclusão da temática Saúde Mental no Programa de Educação para a Saúde.
|
30 |
Escola Básica de Rates, Póvoa de Varzim |
- Mais assistentes escolares de psicologia para os estudantes: psicólogo escolar mandatário em todas as escolas do agrupamento, para os alunos poderem desabafar sobre as suas preocupações quando mais necessário.
- Promover a divulgação de associações de apoio psicológico.
- Sensibilizar os adolescentes, pais e a população em geral para estes problemas, como são causados e como os podemos evitar; com campanhas e programas.
|
31 |
Escola Secundária Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia |
- Incentivo à autoestima e às características singulares de cada jovem.
- Discutir/refletir sobre a saúde mental dos jovens dentro do meio escolar.
- Promover modalidades desportivas interescolas.
|
32 |
Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira |
- Proporcionar consultas de rotina com um psicólogo, nos centros de saúde.
- Promover nas escolas uma semana dedicada à saúde mental através de dinâmicas diversificadas e com recurso a diferentes especialistas.
- Criar uma linha de apoio 24h para ajudar pessoas que precisem em caso de crise de ansiedade, pânico, ou outros problemas.
|
33 |
Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim |
- Diminuição da carga horária escolar em cinco (5) tempos semanais
- Implementação, nos Centros de Saúde, de consultas de rotina gratuitas na área da Saúde Mental
- Criação da semana da Psicologia nas Escolas
|
34 |
Escola Básica de Valadares, Vila Nova de Gaia |
- Criação de mais estruturas de lazer e contacto com a natureza, nos espaços públicos, para usufruto de crianças e jovens nos tempos livres.
- Criação de ofertas formativas, de frequência opcional, com programas de desenvolvimento pessoal, no ensino básico e secundário.
- Promover encontros frequentes dos serviços de psicologia das escolas com todas as turmas do ensino básico e secundário
|
35 |
Escola Básica de Paço de Sousa, Penafiel |
- Distribuição de “Cheque-Psy” a todos os alunos.
- Desenvolvimento de um programa multissetorial de voluntariado na área de influência da escola, de prevenção e intervenção da Saúde Mental local das crianças e jovens.
- Lançamento de uma campanha Anti (cyber)bullying na escola, tendo como base a empatia.
|
36 |
Agrupamento de Escolas de Vallis Longus, Valongo |
- Mais psicólogos escolares com formação especializada nas questões da psicologia juvenil.
- Criação de grupos de apoio e espaços escolares direcionados para o bem-estar.
- Realização de palestras e sessões de formação sobre os problemas associados à saúde mental dos jovens.
|
37 |
Escola Secundária de Valbom, Gondomar |
- Criação de um clube " A roda da partilha" orientado por um psicólogo.
- Criação do "Mural do desabafo".
- Dinamização de campanhas/palestras de sensibilização sobra a saúde mental.
|
38 |
Escola Básica de Marco de Canaveses |
- Aumentar o investimento monetário no tema da saúde mental dos jovens.
- Criar e apoiar campanhas de sensibilização a favor da saúde mental.
- Promover, juntamente com o GAA (gabinete de apoio ao aluno), a realização de palestras nas escolas.
|
39 |
Escola Secundária da Maia |
- Criação de um formulário online para marcação de uma sessão de
psicologia.
- Propomos a criação de uma "Mental Box", uma caixa onde os estudantes possam deixar ideias/
propostas/ sugestões de atividades que contribuam para o seu bem-estar.
- Realização de Dinâmicas de Grupo. Estas dinâmicas consistem em jogos/interações com a psicóloga
da escola e pequenos grupos de alunos.
|
40 |
Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis |
- Criação de grupos de convívio entre os alunos de várias escolas, em que estes poderão inscrever-se de forma anónima e livre.
- Dar a liberdade aos alunos de proporem ou criarem as próprias atividades extracurriculares ou clubes dos seus interesses.
- Campanhas de sensibilização acerca dos vários fatores da deterioração da saúde mental.
|
41 |
Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim |
- Atribuição do Cheque Psicológico
- Promoção de competências socioemocionais
- Manutenção do técnico Superior (Psicólogo) afeto ao Agrupamento/Escola
|
42 |
Escola Básica da Areosa, Porto |
- Atribuição de um “cheque-psicólogo” a todos os alunos, a inserir num Programa Nacional de Promoção de Saúde Mental nos Jovens.
- Criação de uma aplicação, gerida por profissionais especializados na área da saúde mental, onde os alunos possam falar sobre os seus problemas e partilhar o que sentem.
- Implementar no horário do ensino básico 1 tempo semanal, com atividades dirigidas ao autocuidado e bem-estar, fora da sala de aula tradicional, preferencialmente ao ar livre, de modo a propiciar aprendizagens mais lúdicas, ativas e inclusivas.
|
43 |
Escola Básica de Sande, Marco de Canaveses |
- Promoção de atividades lúdicas e distribuição de bens junto dos alunos dos jardins de infância e 1º ciclo.
- Criação de um grupo de pares de entreajuda, nas escolas, em que os mentores serão alunos voluntários e a frequência é voluntária em regime presencial ou on-line.
- Criação de uma página de internet com informações importantes sobre a saúde mental dos jovens.
|
44 |
Agrupamento de Escolas de Paredes |
- Intervenções psicológicas individuais online, em grupo ou autoguiadas.
- A existência de equipas nas escolas para trabalhar junto de alunos e pais de modo a contribuir, sempre que for necessário, para a mudança no sentido de criar um ambiente psicológico seguro e positivo.
- Criação de uma linha de emergência anónima para casos de saúde mental nas escolas.
|
45 |
Agrupamento Escolas do Sudeste de Baião |
- Criação da figura do psicólogo do trabalho.
- Reabilitação do cheque-psicólogo.
- Introdução de oferta complementar nas áreas do humor, escrita criativa, comunicação digital, ioga e outras técnicas de relaxamento.
|
46 |
Academia de Música de Costa Cabral |
- Plano Nacional de Saúde Mental (consultas preventivas e terapias)
- Incentivar os jovens a fazer Mindfulness
- Educação para a Saúde Mental nas escolas (projetos escolares de sensibilização e promoção da saúde mental)
|
47 |
Escola Básica de S. Tomé de Negrelos, Santo Tirso |
- Criar mais gabinetes com psicólogos, dentro e fora das escolas (nos centros de saúde, por exemplo), os quais possam receber os alunos que necessitem de recorrer a apoio psicológico.
- Criar um apoio económico para permitir aos jovens receber apoio psicológico, o Cheque-Apoio Psicológico, sendo que o mesmo deveria ser disponibilizado sempre que os jovens necessitassem.
- Promover atividades práticas, em contexto escolar (nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, por exemplo), que promovam a saúde mental e combatam os problemas que lhe dão origem, tais como o bullying, a ansiedade e as dependências.
|
48 |
Agrupamento de Escolas de Lousada Este |
- Criação de um programa "Cheque-Psicólogo" pelo Serviço Nacional de Saúde.
- Reforçar a rede de psicólogos escolares, garantido nas escolas públicas a existência de um psicólogo para cada 250 alunos.
- Usufruir de uma aula mensal de Cidadania e Desenvolvimento dedicada à saúde mental, num espaço diferente da sala de aula.
|
49 |
Escola Secundária de Castêlo da Maia, Maia |
- Organizar sessões com os pais para esclarecer os novos problemas que afetam a juventude.
- Promover rastreios de sinais de alarme ou distúrbio mental.
- Disponibilizar vídeos que apresentem atividades promotoras do desenvolvimento do quociente emocional dos jovens.
|
50 |
Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia, Vermoim, Maia |
- Criação, na escola, de grupos de entreajuda, com vista à partilha de emoções e vivências, promovendo o desenvolvimento de estratégias que permitam lidar com as dificuldades, promovendo assim uma saúde mental positiva.
- Promover a prática de voluntariado na escola, tendo em conta que ajudar os outros, aprender com as situações do dia a dia, sair da nossa zona de conforto, dedicar-se a quem precisa, são algumas das ações que despertam felicidade em quem a pratica.
- Liga-te à Natureza. Organizar atividade de grupo para frequentar espaços verdes. O contacto com a Natureza ajuda a recuperar o cérebro da fadiga causada pelas atividades do quotidiano, melhorando o desempenho na escola. Promove uma satisfação pessoal, porque desperta sensação de calma, estimula o raciocínio e a criatividade.
|
51 |
Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira, Porto |
- Promover atividades de convívio entre os alunos.
- Promover momentos de formação para alunos.
- Dinamizar atividades extracurriculares de âmbito cultural/desportivo.
|
52 |
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia |
- Promoção de eventos culturais e desportivos, que contribuam positivamente para a saúde mental e bem-estar dos jovens, incentivando as relações interpessoais. Esta medida tem como principal objetivo combater o isolamento e o medo de socializar, dinamizando essas atividades de forma criativa.
- Criação de campanhas de sensibilização e de promoção dos problemas dos jovens com os seus responsáveis e, consequentemente, sensibilizá-los, na maioria das vezes, para estarem atentos às manifestações de distúrbios e oferecer soluções possíveis.
- Diminuição e dinamização da carga horária escolar, de forma evitar o esgotamento dos alunos e também para que eles tenham tempo para si próprios e próximos.
|
53 |
Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Maia |
- Adaptação de docentes formados na área da saúde mental e/ou da psicologia, de modo a auxiliar o trabalho das psicólogas nas respetivas escolas.
- Aplicação de aulas de saúde mental nas escolas da mesma forma que das de educação sexual.
- Realização de campanhas de sensibilização aos alunos nas escolas, no âmbito da saúde mental juvenil.
|
54 |
Colégio de Ermesinde |
- Criação do “Cheque psicólogo” para alargar o acesso ao apoio emocional e psicológico, minimizando as discrepâncias socioeconómicas.
- Dinamização de formações de inteligência emocional, promovidas por profissionais do SNS, para encarregados de educação e profissionais do ensino, em regime de formação contínua, para alargar o apoio emocional proporcionado aos educandos.
- Extensão dos serviços de psicologia da escola para instituições desportivas e culturais, através da criação de espaços onde se disponibilize apoio psicológico em sessões conjuntas ou individuais.
|
55 |
Escola Básica Marques Leitão, Valbom, Gondomar |
- Organização de sessões de sensibilização relativas à "Saúde Mental" para pais, orientadas por psicólogos;
- Criação de Mentorias (compostas por alunos) que sejam uma primeira ajuda;
- Realização de várias dinâmicas, fora dos tempos letivos, de integração e de exercício físico.
|
56 |
Escola Básica de Penafiel Sul |
- Aumentar o número de psicólogos no SPO Garantir e garantir o acesso de forma rápida aos psicólogos nos centros de saúde.
- Saber como ajudar alguém que esteja a passar por algum problema de saúde mental como por exemplo linhas de apoio, debates, conferências e palestras nas escolas e entidades públicas.
- Realizar a atividade “caminhada pela saúde”, nos agrupamentos de escola.
|
57 |
Escola Básica Infanta D.Mafalda, Rio Tinto, Gondomar |
- Atribuição de um psicólogo por cada 400 alunos em cada escola, onde estes são responsáveis pelo acompanhamento dos alunos.
- Criação de um serviço nacional de emergência psiquiátrica e psicológica.
- Realização de workshops/ projetos, de carácter prático, para a prevenção e promoção da saúde mental nos jovens.
|
58 |
Colégio Marca d´Água |
- Realização de Workshops com o objetivo de consciencializar os jovens acerca dos seus deveres e direitos (revisão da disciplina de Cidadania) e realização de palestras anuais sobre o tema, com um psicólogo escolar, para que os alunos puderem conhecê-lo e recorrer ao mesmo quando necessário.
- Disponibilização de cheques-psicólogo anuais, com direito a 2 ou 3 consultas;
- Formação obrigatória para os professores já formados, acerca de Saúde Mental. No caso dos professores em formação, introdução de uma Unidade Curricular sobre o tema, obrigatória para terminar o curso.
|
59 |
Agrupamento de Escolas de Carvalhos, Vila Nova de Gaia |
- Atualmente, os jovens estão muito expostos aos padrões ditados pela sociedade. Quando não se enquadram nesses modelos, podem desenvolver doenças tanto físicas como psicológicas, como depressão, baixa autoestima, bulimia, anorexia e ansiedade.
- Os jovens hoje passam muito tempo nas escolas. O que lhes causa muito cansaço, ansiedade e depressões.
- Os jovens institucionalizados ficam limitados a conviver apenas com os jovens da sua instituição, provocando-lhes isolamento, depressão e muita ansiedade.
|
60 |
Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto |
- Criar uma aplicação denominada "Semáforo" para monitorizar o estado de saúde mental dos alunos. Esta aplicação permitiria aos jovens fazer jogos, de forma anónima, sobre o seu estado psicológico que detetassem sintomas e problemas de saúde mental.
- Criar sessões de terapia de turma em contexto de sala de aula onde profissionais de saúde abordariam as problemáticas da adolescência e as suas implicações na saúde mental e esclareceriam dúvidas dos alunos sobre questões que afetam o seu bem-estar psicológico.
- Reforço da atividade física, quer na disciplina de Educação Física quer no Desporto Escolar.
|
61 |
Agrupamento de Escolas Santa Bárbara, Gondomar |
- Implementação de um tempo para meditação/relaxamento no horário de cada turma.
- Utilização da Música como elemento promotor do bem estar mental dos jovens - dinamização da rádio escolar.
- Criação de um gabinete anti-bullying e de abordagem dos problemas da adolescência.
|
62 |
Colégio Nossa Senhora de Lourdes |
- Criação da "Caixa das Emoções" nas escolas.
- Mobilização de uma campanha de sensibilização sobre a saúde e doença mental nas redes sociais.
- Realização nas Escolas de um relatório sobre a saúde mental dos jovens.
|
63 |
Escola Básica da Ponte, Vila das Aves, Santo Tirso |
- Grupos de apoio nas escolas: grupos de partilha entre jovens, moderados pelo psicólogo escolar;
- Garantir acesso gratuito e regular a acompanhamento psicológico para os jovens;
- Formação de docentes e não docentes na área da saúde mental.
|
64 |
Escola Secundária Inês de Castro |
- Criação de linhas de apoio nas escolas, como por exemplo "Caixa Preta".
- Palestras e formações mensais para a comunidade escolar, para promover a Saúde Mental.
- Tornar a Psicologia uma área com as mesmas valências da medicina.
|
65 |
Escola Básica Ave, Vila das Aves, Santo Tirso |
- Desconto estudantil nas consultas de psicologia/ pediatria.
- Mais psicólogos nas escolas.
- Aumentar o número de atividades desportivas extracurriculares, na escola.
|
66 |
Escola Básica e Secundária de Pedrouços, Maia |
- Criação, em todos os níveis de ensino, de uma disciplina/clube, extracurricular onde os alunos possam desenvolver atividades que mais gostem.
- Aumento do número de Psicólogos na escola.
- Criação na escola de grupos de ajuda, orientados por profissional de saúde.
|
67 |
Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua, Matosinhos |
- Aumentar, nas escolas, o número de Técnicos Especializados, particularmente psicólogos, especializados em saúde mental.
- Criar em cada escola grupos de alunos com idades e experiências de vida semelhantes, para depois com a ajuda e mediação de psicólogos trocarem as suas inquietações e experiências. Só assim os jovens conseguirão falar do que os perturba, ultrapassar os seus problemas e viver com isso de uma forma mais saudável.
- Realização de jogos/atividades para ajudar a elevar a autoestima.
|
68 |
Agrupamento de Escolas de D. António Taipa, Freamunde, Paços de Ferreira |
- • Integração nos currículos dos professores uma formação alusiva às doenças mentais, em particular na infância e adolescência (devido à importância do diagnóstico).
- Dar visibilidade às doenças mentais, através da implementação do “Janeiro Branco”.
- Ajuda governamental a instituições e linhas de apoio, voltadas para a saúde mental.
|
69 |
Escola Secundária de Gondomar |
- Aumentar o número de psicólogos nas escolas.
- Criar um clube de teatro nas escolas para dinamizarem atividades relacionadas com a temática da saúde mental.
- Criar uma linha telefónica de apoio e um site que promova a socialização e o bem-estar dos jovens.
|
70 |
Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes |
- Realização de Tertúlias coletivas entre alunos da mesma turma ou de várias turmas para falarem e partilharem experiências e conselhos.
- Realização de Inquéritos e entrevistas individuais pelas equipas dos gabinetes de psicologia das escolas de forma a caracterizar a comunidade estudantil e diagnosticar os principais problemas.
- Reforçar as equipas dos gabinetes de psicologia dos Agrupamentos de Escolas, num rácio de 1 psicólogo por 500 alunos.
|
71 |
Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto |
- A dinamização de campanhas de sensibilização sobre a saúde mental nas escolas. O dia 10 de outubro, Dia Internacional da Saúde Mental, deve ser dedicado em todas as escolas à reflexão sobre a saúde mental nos jovens procurando identificar os principais desafios e apontando as respostas necessárias.
- A renovação dos modelos de ensino procurando ajudar os jovens a melhorar o seu desempenho escolar. Um dos aspetos mais importantes na escola é a motivação dos alunos para aprender. A promoção da saúde mental nas escolas passa pela capacidade dos alunos em desenvolver as suas competências e em aumentar os seus conhecimentos. Aprender bem ajuda a viver melhor.
- O estabelecimento de regras na distribuição equilibrada das tarefas escolares e dos momentos de avaliação no horário escolar dos alunos. O horário escolar muito extenso, o excesso de tarefas em sala de aula e a quantidade de trabalhos de casa, levam os alunos a uma sobrecarga de esforço que cria cansaço, ansiedade e desmotivação.
|
72 |
Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste |
- Dotar as Escolas recursos na área de saúde mental/psicologia clínica que possam responder às necessidades da comunidade escolar
- No orçamento de estado, haver um apoio específico para a saúde mental em contexto escolar, a ser aplicado em serviços e linhas de apoio às escolas
- Reduzir a carga e o tempo letivo (organização/revisão curricular) para permitir ao aluno, maior tempo de lazer e de dedicação a outros projetos.
|