Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Portalegre


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel
  1. Criar mais atividades na escola que proporcionem aos alunos distração, conhecimento, prazer e concentração para contribuir para uma melhoria da saúde mental.
  2. Treinar continuamente a tolerância para promover as relações interpessoais . Nas aulas deverão ser abordados os temas relativos á saúde mental.
  3. Caixa de sentimentos - a escola deverá dispor de uma caixa onde a comunidade poderá de uma forma anónima deixar os seus problemas. Mais tarde a caixa será aberta e realizar-se-ão palestras com psicólogos, agentes policiais...
2 Escola Básica Nossa Senhora da Luz, Arronches
  1. Implementação de Mindfullnes nas escolas.
  2. Contratar mais profissionais na área da saúde mental para as escolas.
  3. Criar mais sensibilizações e atividades que promovam os bons hábitos diários dos jovens, como a prática do exercício físico, a higiene do sono e a utilização controlada dos telemóveis.
3 Escola Básica n.º 1 de Montargil, Ponte de Sôr
  1. Promover sessões de esclarecimento/debate, um dia por semana, nas escolas para os alunos, de modo a fazer o levantamento das necessidades e da identificação dos parceiros a quem recorrer.
  2. Organizar sessões de yoga, caminhadas e outros eventos ao ar livre, no âmbito escolar e da comunidade.
  3. Criar associações na comunidade e de programas nas escolas de apoio à saúde mental dos jovens.
4 Escola Secundária de Ponte de Sôr
  1. Rastreios mensais sobre saúde mental, aplicados à comunidade escolar.
  2. Promoção de ações de esclarecimento à comunidade escolar, no âmbito da saúde mental, com recurso a entidades especializadas, locais ou nacionais.
  3. Promover ações de formação para a comunidade escolar, no âmbito da saúde mental.
5 Escola Básica José Régio, Portalegre
  1. Promover encontros semanais para a realização de palestras e/ou sessões de mindfulness, destinadas a toda a comunidade escolar e encarregados de educação.
  2. Dar mais relevância ao assunto da saúde mental na disciplina de Cidadania.
  3. Dinamizar a atividade de “10 Minutos de Meditação”, realizada por um profissional especializado ao até pelos professores das diversas disciplinas.
6 Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas
  1. Propor ao governo a colocação de mais profissionais da saúde mental nas escolas e centros de saúde.
  2. Incluir, no tema da Educação para a Saúde do programa da disciplina de Cidadania, a saúde mental dos jovens, através de dinâmicas diversificadas, que respondam às questões socioemocionais e afetivas dos jovens.
  3. Dinamizar atividades na escola que promovam o convívio e a socialização entre pais/encarregados de educação e filhos.
7 Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa
  1. Criação de workshops e actividades diversificadas, a realizar com especialistas, direccionadas a professores, auxiliares e familiares para que estes fiquem mais alerta para situações relacionadas com a saúde mental e a maneira como esta afeta os jovens
  2. Criação de um site, com uma linha de apoio integrada, onde os alunos possam partilhar as suas preocupações e medos falando com outros com problemas semelhantes com o objectivo de se apoiar mutuamente.
  3. Criação de uma actividade extra curricular dedicada à saúde mental, onde se possam trabalhar as emoções, lidar com o stress e a pressão (sobretudo relacionada com as avaliações) e onde se promovam técnicas e actividades de relaxamento e descontracção
8 Escola Básica de Vila Boim, Elvas
  1. Ações de serviço de Psicologia e Psiquiatria, para desenvolver meios de aceitação e integração, em meios escolar e familiar (aumentar o número de Psicólogos e disponibilizar Pedopsiquiatria).
  2. Divulgação de informação, ações e atividades de ocupação, para autoconhecimento e autocuidado, de combate a mitos e diminuir a discriminação. Através da rentabilização das aulas de Cidadania, em parceria com os serviços de Psiquiatria e Psicologia.
  3. Reformulação e criação de políticas de atuação, considerando a saúde mental prioritária, para promover a saúde mental nos centros de saúde, junto das famílias e nas escolas.
9 Escola Básica Frei Manuel Cardoso, Fronteira
  1. Uma hora à disposição dos alunos, onde o psicólogo escolar está aberto a falar e/ou ajudar em qualquer tema.
  2. Promoção de sessões com a comunidade escolar e encarregados de educação, para estes poderem identificar e/ou ajudar os alunos.
  3. Criação de um tema em cidadania, que ensine técnicas para combater as doenças mentais (ansiedade, depressão...).
10 Escola Básica de Ammaia, Portagem, Marvão
  1. Criação da figura "Ombro Amigo".
  2. Workshops / sensibilização com técnicos variados.
  3. Promoção do bem - estar
11 Escola Básica e Secundária de Gavião
  1. Promover sessões/palestras/debates com o tema “Saúde Mental e Aprendizagens Socioemocionais”, com recurso a técnicos especializados, destinadas às camadas jovens (nas escolas, junto das famílias, nas associações juvenis e na comunidade local).
  2. Organizar, nas escolas e na comunidade, mais atividades ao ar livre potenciadoras do bem estar físico e mental.
  3. Criar um grupo de jovens voluntários com o objetivo de divulgar e incentivar outros jovens a procurar apoio nas linhas existentes e/ou nas diversas instituições/associações locais e/ou nacionais.
12 Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre
  1. Formação de professores na temática da Saúde Mental.
  2. Criação de uma secção nas bibliotecas escolares, com documentação, recursos e materiais diversos sobre Mindfulness e autoajuda.
  3. Frases positivas e com humor nos espaços escolares mais frequentados pelos alunos, como casas de banho, corredores e salas de convívio..