1 |
Escola Básica da Bobadela, Loures |
- Reduzir o número de horas do horário escolar, com algumas disciplinas opcionais, por ex. Educação Visual, pois consideram que a escola ocupa-lhes muito tempo. Dar mais importância ao desporto e à cultura.
- Menos pressão escolar por parte dos pais/encarregados de educação e dos professores. Consideram que a pressão afeta a saúde mental. A Escola deve dar atenção aos alunos problemáticos e com problemas.
- Diversificar-se o ensino com aulas temáticas, para falarem sobre temas que interessam aos jovens. Devia haver mais psicólogos na escola e fazerem sessões mensais ou semanais.
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2 |
Escola Secundária de Caneças, Odivelas |
- Mais apoio psicológico e pedopsiquiátrico gratuíto e de proximidade, quer nas escolas, quer nas áreas de residência, de forma a prevenir a disseminação de problemas de saúde mental;
- Redução das cargas horárias quer dos jovens, quer das famílias para um melhor acompanhamento, controlo e envolvimento na preenção da saúde mental, criando melhores condições relacionais familiares e sociais;
- Mais atividade física, lúdica, desportiva e, preferencialmente, em contato com a natureza para educar as novas gerações a procurar espaços e atividades de relaxamento e evasão dos compromissos sociais, e laborais, necessários para a promoção da saúde mental.
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3 |
Academia de Música de Santa Cecília |
- Direito a consultas de saúde mental nos centros de saúde
- Reforço do número de psicólogos nas escolas de modo a poderem atender os alunos e desenvolver atividades promotoras da saúde mental com a comunidade escolar.
- Promoção da literacia digital remetendo à segurança dos alunos.
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4 |
Agrupamento de Escolas a Sudoeste de Odivelas |
- Criação na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de um Domínio sobre “Autoconhecimento, Gestão pessoal e Empatia”.
- Programa de Voluntariado “Ombro Amigo”, de entreajuda aluno/aluno com coordenação e orientação do SPO/ Psicólogos escolares.
- Oferta de atividades extracurriculares de âmbito cultural, artístico e desportivo, sob a forma de Clube ou Oficina.
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5 |
Escola Básica de Moinhos da Arroja, Odivelas |
- Disponibilizar mais profissionais nas linhas de apoio, para atenderem as pessoas que procurarem ajuda, através de contacto telefónico, sendo que esse serviço deverá funcionar 24 horas por dia e todos os dias da semana.
- Diminuir a carga horária da componente letiva dos alunos, para que estes possam ter mais tempo para participarem em clubes e projetos escolares e para terem uma vida social ativa.
- O Ministério da Educação deverá oferecer, anualmente, a cada aluno, um voucher para a Saúde Mental, que permita aos alunos (no mínimo) uma consulta junto de um psicólogo ou psiquiatra, caso sinta necessidade.
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6 |
Escola Secundária da Azambuja |
- Ao nível escolar: primazia, no Plano Anual de Atividades, de atividades que potenciem o bem estar físico e mental dos jovens (espaços de relaxamento, workshops, dias celebrativos, como a celebração do "Janeiro Branco" - mês dedicado à saúde mental, ações de formação) destinadas à comunidade educativa;
- Ao nível escolar: desenvolver atividades no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que promovam sessões de debate/talks entre alunos, professores, psicólogos assim como sejam incluídos programas de promoção de saúde mental, articulando com profissionais de saúde dos centros de saúde;
- Ao nível concelhio: implementação de uma plataforma digital, gerida por psicólogos voluntários, permitindo aos jovens que, em regime de anonimato, possam, em momentos de maior fragilidade emocional, a ela recorrer.
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7 |
Escola Básica São Gonçalo, Torres Vedras |
- Propõe-se a reformulação e, consequente, redução dos currículos das disciplinas, evitando redundância e repetição de conteúdos ao longo do ensino dos 2º e 3º ciclos. Reduziria, assim, a carga horária, que é excessiva, e o número de avaliações, situação esta que levaria os jovens a poderem usufruir do seu tempo em atividades que lhes proporcionem maior bem estar.
- Propõe-se o reforço do número de Psicólogos nas escolas. Com esta medida, tanto o Serviço de Psicologia Escolar como o Serviço de Psicologia e Orientação, teriam uma maior eficácia, proporcionando um atendimento mais frequente e de maior qualidade aos alunos.
- Propõe-se a promoção de atividades de interesse comum entre diferentes anos de escolaridade e turmas com o objetivo de proporcionar um melhor relacionamento entre alunos e haver momentos de reflexão sobre as suas preocupações, nomeadamente a sua saúde mental. Melhoraria, também, o ambiente escolar.
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8 |
Escola Internacional de Torres Vedras |
- Acompanhamento escolar por psicólogos : Principalmente na altura da adolescência, entre o 7º e 12º ano, cada vez é mais necessário haver alguém que nos acompanhe fora do âmbito de aprendizagem. Precisamos de ter alguém que nos consiga aconselhar para que tudo permaneça estável para que possamos conciliar a nossa vida escolar, e todas os possíveis problemas que possam surgir, e a nossa vida pessoal.
- Mais aulas práticas ou em contexto exterior: Para que a atenção não se perca. Para que as aulas se destaquem e não sejam todas onde o professor/a professora fala e os 20 e tal alunos ouvem, o que acontece em todas as aulas.
- Cuidado com a parte física: Como refere a frase “mens sana in corpore sano” ,devemos cuidar de nós e do nosso corpo para também a mente estar bem, e estarmos em harmonia. Para isso promover a boa alimentação, a higiene e o exercício físico.
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9 |
Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Sintra |
- Sessões de esclarecimento sobre saúde mental. Sessões mensais em que um profissional da área vai à escola expor temas de saúde mental aos alunos com o objetivo de quebrar o tabu e esclarecer os alunos sobre esses temas.
- Estudo sobre a saúde mental em ambiente escolar junto dos alunos do 2º ciclo e 3º ciclo.
- Criação de formulários para preenchimento pelos alunos no gabinete de psicologia escolar para facilitar o encaminhamento para um psicólogo clínico ou SNS.
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10 |
Escola Secundária Fernando Namora, Amadora |
- Criação de uma “caixa de expressões”, respeitando a confidencialidade e que possa ser respondida pelo gabinete de psicologia da escola.
- Comemoração de alguns dias temáticos nas escolas, como campanhas de sensibilização para a aceitação das diferenças.
- Promoção de momentos lúdicos nas escola envolvendo toda a comunidade escolar.
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11 |
Agrupamento de Escolas Passos Manuel, Lisboa |
- Redução do peso dos exames do 9.º ano.
- Maior número de atividades extracurriculares / ateliers opcionais no dia-a-dia dos alunos na escola.
- Criação de disciplinas opcionais do 7.º ao 9.º ano.
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12 |
Real Colégio de Portugal |
- Sugere-se a implementação de um tempo letivo no horário dos alunos em que estes possam estar com um Psicólogo com quem possam fazer avaliações psicológicas periódicas, desabafar e resolver problemas psicológicos que possam ser mais graves.
- Para combater as diversas formas de ansiedade que podem impedir os jovens de ter a sua vida normal, propomos que todos os alunos tenham à sua disposição nas escolas, através de um Serviço de Orientação Escolar, a frequência gratuita de atividades extracurriculares desportivas direcionadas para ajudar a aliviar o stress, com uma oferta distinta da disciplina de Educação Física.
- Propomos a criação de um Programa Escolar abrangente, com atividades diversificadas que trabalhem, por um lado, a componente psicológica dos elementos da comunidade, por outro, a componente física, com atividades que incentivem os jovens a optar por estilos de vida saudáveis, como a educação alimentar, a prática de mais exercício físico ou a prática de mais atividades coletivas.
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13 |
Escola Básica Professor Agostinho da Silva, Casal de Cambra, Sintra |
- Criação de um cheque psicólogo, que daria a cada a cada aluno, por ano, direito a duas sessões com um psicólogo.
- Criação de uma sala de apoio psicológico em todas as escolas com a presença de profissionais dessa área a funcionar durante a semana.
- Realização de ações de formação sobre saúde mental dos jovens para os profissionais de educação e encarregados de educação.
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14 |
Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Lisboa |
- O Governo reforçar o orçamento na saúde para contratação de mais psicólogos clínicos e psiquiatras para o SNS (Serviço Nacional de Saúde) evitando a longa espera por consultas nos centros de saúde
- Constituição de grupos de apoio e consultas na escola com psicólogos clínicos, com o objetivo de apoiar os jovens que tenham necessidade de ajuda. Os psicólogos devem ter um horário para as consultas por ano de escolaridade permitindo que todos os que necessitem possam ser atendidos, evitando assim que os problemas de saúde mental avancem.
- Desenvolver estratégias de organização escolar e articulação comunitária, promovendo aprendizagens socio-emocionais eficazes em sala de aula, realização de projetos, campanhas, fóruns e debates sobre saúde mental, depressão, gravidez na adolescência, consumo de substâncias ilícitas, bullying
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15 |
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Loures |
- ESPAÇOS PARA DESABAFAR: Defendemos que as escolas deverão disponibilizar um espaço para que os estudantes possam desabafar, sentindo-se ouvidos e apoiados. Estes espaços poderiam ser monitorizados por técnicos especializados em ciências da educação ou em terapia, ou ainda, em psicologia. Objetivamente, estes espaços proporcionariam actividade de autoconhecimento e de gestão emocional de situações stressantes.
- PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DE INTERAÇÃO SOCIAL: As escolas deveriam estabelecer, no âmbito da sua autonomia, uma reorganização curricular que contemplasse as disciplinas teóricas no período da manhã e as disciplinas artísticas e desportivas no período da tarde. No que respeita à componente física e artística, os estudantes poderiam selecionar entre três a quatro áreas, de acordo com os seus interesses (a dança, a olaria, a patinagem e o futebol, entre outras), percebendo-se como sujeitos ativos na escolha de parte do currículo.
- PROMOÇÃO DA REALIZAÇÃO DE VISITAS DE ESTUDO: Defendemos que deveriam ser promovidas mais visitas de estudo, para que os jovens pudessem aprender, num contexto diferente, de uma forma mais lúdica. Para tal, propomos que o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, em articulação, devessem assegurar as entradas de forma gratuita nos museus e noutros espaços culturais.
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16 |
Escola Básica e Secundária Rainha D. Leonor de Lencastre, São Marcos, Sintra |
- Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno com implementação de experiências educativas positivas e capacitação para escolhas comportamentais saudáveis;
- Criação de Spots de lazer nas Escolas e Parcklets na comunidade de forma a estimular e fomentar as relações interpessoais;
- Dinamização de uma Rádio Escolar ou outros meios de comunicação/difusão promovendo ações desenhadas para aumentar a comunicação e o bem estar social
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17 |
Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, Alcabideche, Cascais |
- Aumento das equipas de psicólogos nas escolas para a realização de sessões e acompanhamento psicológico com a comunidade educativa.
- Informar a comunidade escolar do 1º e 2º ciclos sobre a problemática da saúde mental com dinâmicas ativas e pedagógicas e consciencializar os restantes ciclos para os problemas causados pelos vícios (consumo de substancias ilícitas).
- Criação de uma linha telefónica concelhia que permita uma ligação direta entre a escola e um hospital de proximidade, para o agendamento de consultas com profissionais da área da saúde mental, para alunos que apresentem sintomas de distúrbios mentais graves.
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18 |
Colégio Marista de Carcavelos |
- Estabelecimento de um tempo de relaxamento, com uma periodicidade bissemanal e com uma duração aproximada de dez minutos.
- Reforço das equipas de psicólogos nas escolas, visando um melhor acompanhamento de todos os alunos.
- Criação de uma sala ou um espaço mais amplo de convívio que integre diversas atividades que favoreçam a integração / inclusão dos alunos.
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19 |
Escola Básica de Vale Aveiras, Aveiras de Cima, Azambuja |
- Criar clubes de Yoga / Mindfulness para todos os alunos.
- Equipar as escolas com equipamentos e aparelhos de Fitness para exercício físico ao ar livre.
- Criar um gabinete para os alunos – “Gabinete de Emoções - Porta Aberta”.
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20 |
Externato de Nª Srª do Rosário |
- Contratação de mais Psicólogos, com maior incentivo financeiro e profissional, no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
- Criação de uma estrutura de prevenção da Saúde Mental, formando equipas para todas as freguesias do país, usando o método “Shamiri Intervention”.
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21 |
Escola Secundária Matias Aires, Agualva, Sintra |
- Promover a saúde mental, na escola, a partir da realização de atividades desportivas/jogos lúdicos, atividades de relaxamento no início e no fim das aulas, com ajuda das psicólogas do agrupamento, professores e alunos voluntários, criando uma rede de apoio inter-escolas e promovendo o intercâmbio de atividades.
- Criação de uma linha telefónica SOS com o centro de saúde mais próximo em articulação com o gabinete de Psicologia da escola.
- Dinamização, na escola, com regularidade, de atividades lúdicas e de reflexão conjunta com os pais, recorrendo ao Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família.
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22 |
Agrupamento de Escolas Damião de Goes, Alenquer |
- Equilibrar o agendamento das avaliações internas e externas;
- Disponibilizar um questionário online, nos sites escolares, para avaliar a saúde mental dos jovens;
- Promover um acesso mais célere e eficaz à ajuda profissional, com a disponibilização de mais psicólogos nas escolas;
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23 |
Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, Alverca do Ribatejo |
- Distribuir melhor as verbas do Orçamento de Estado (OE) para que em todas as escolas estejam presentes mais psicólogos num espaço dedicado aos alunos e aos seus problemas.
- Promover mais atividades desportivas e culturais extracurriculares no espaço exterior/ interior das escolas para conseguir a adoção de hábitos de vida saudável e interventiva na sociedade.
- Criar um Clube e/ou um espaço aberto à comunidade que propicie e incentive a reflexão com um profissional de saúde, ligado à área da psicologia.
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24 |
Agrupamento de Escolas de Venda do Pinheiro, Mafra |
- Cheques de Saúde Mental: cheques anuais para alunos entre os 6 e os 18 anos.
- Ações de formação com os Encarregados de Educação sobre saúde mental promovidas pelos psicólogos das escolas.
- Criação de clubes escolares, assegurados por animadores culturais/sociais, professores de teatro, artistas residentes ou outros.
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25 |
Agrupamento de Escolas Alves Redol, Vila Franca de Xira |
- Propomos a criação de Programas de Proteção de Saúde Mental nas Escolas com a atribuição de cheques, tipo “cheque dentista”, para que todos os alunos possam usufruir de consultas de Psicologia Clínica de acordo com as suas necessidades, prevenindo comportamentos de risco e melhorando a sua autoestima de maneira a sentirem-se apoiados na construção de modos de vida saudável.
- Propomos, também, a redução da carga horária letiva em todos os anos do Terceiro Ciclo com programas menos extensos e consequentemente menos trabalhos de casa, para que nós como alunos possamos ter algum tempo livre e frequentar atividades de bem estar, culturais e físicas, praticando, assim, hábitos sociais e emocionais que promovam a nossa Saúde Mental.
- Propomos a criação, turma a turma, de uma hora semanal,(que não a aula de Cidadania) com um professor ou psicólogo clínico se o houver na Escola para dialogar com os alunos e, em conjunto com os mesmos, planifiquem atividades como palestras, debates e workshops diversificando os temas em discussão como por exemplo Bullying, Educação Sexual e Violência no Namoro, por serem comportamentos, quando mal resolvidos, passíveis de afetar a Saúde Mental dos Jovens.
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26 |
Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos |
- Aumentar a informação sobre a educação sexual de modo a melhorar a sua prevenção;
- Diminuir a carga horária em todos os ciclos de escolaridade, o número de trabalhos de casa e a duração dos testes de avaliação.
- Criar uma plataforma digital municipal, S0S “SAÚDE MENTAL”
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27 |
Colégio de Stª Doroteia |
- Criação da iniciativa “Psicologia às Cegas”, um espaço de ajuda especializada, sem que a identidade dos envolvidos (Psicólogos e Alunos) seja revelada.
- Dinamização de campanhas de sensibilização sobre a Saúde Mental, com palestras relativas à temática e com iniciativas de incentivo à prática de estilos de vida saudáveis.
- Implementação, no horário escolar dos Alunos, de um tempo de repouso mental, com periodicidade semanal, com exercícios de meditação e pilates.
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28 |
Escola Secundária de Odivelas |
- 1ª Medida: Colocação atempada de psicólogos em ambiente escolar
- 2ª Medida: Conferências sobre o tema “Saúde Mental” em que estejam presentes profissionais de saúde e pessoas envolvidas no processo.
- 3ª Medida: Propor ao Ministério de Educação a diminuição da carga horária, se possível, tendo em vista maior disponibilidade para atividades extra-curriculares.
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29 |
Escola Secundária do Arco-Íris, Portela, Loures |
- Aumentar o número de psicólogos em exercício de funções nas Escolas.
- Realizar sessões sobre Saúde Mental.
- Apadrinhamento de novos alunos.
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30 |
Agrupamento de Escolas do Cadaval |
- Criação de mais um tempo por semana na escola, com a ajuda de técnicos especializados, para apoiar e ajudar os alunos, investindo em métodos de apoio como, por exemplo, palestras sobre a temática.
- Criação de anúncios alusivos à proteção da saúde mental a serem divulgados nos meios de comunicação social.
- Criação de campanhas de sensibilização sobre a problemática da saúde mental a divulgar nas escolas para pessoal docente e não docente.
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31 |
Instituto de Ciências Educativas |
- Gabinetes de triagem para a saúde mental. Propomos o reforço de técnicos especializados (ex. terapeutas e psicólogos) que tenham mais tempo dedicado ao acompanhamento dos alunos. Defende-se, desta forma, um incremento dos gabinetes de triagem e orientação nas escolas, com espaços próprios dedicados à saúde mental, onde num ambiente seguro e confortável, os alunos possam partilhar, à vontade, os seus problemas e angústias pessoais.
- Redução do número de avaliações. Sabemos que os momentos de avaliação formais são geradores de forte stress emocional para os alunos. Neste sentido, propomos a redução do número de avaliações formais, procurando desta forma promover-se uma melhor e mais saudável relação com a escola e com os conteúdos aprendidos.
- Dia Internacional da Saúde Mental. Propomos a celebração no dia 10 de outubro, nas escolas, do Dia Internacional da Saúde Mental, através de palestras e campanhas de sensibilização, de forma a aumentar a consciencialização da comunidade educativa para este tema.
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32 |
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Carnaxide, Oeiras |
- Sensibilização dos encarregados de educação para o tema: "Saúde Mental" através da realização de ações de informação que permitem a identificação de problemas/sinais preocupantes nos seus educandos.
- Reforço das equipas EMAEI nos vários agrupamentos de escolas através da contratação de mais técnicos especializados (assistentes sociais, psicólogos clínicos e/ou técnicos de intervenção social) no sentido de dar uma resposta mais eficaz e permanente às várias sinalizações.
- Criação do "cheque psicólogo" para um primeiro contacto com um especialista.
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33 |
Escola Básica Padre Alberto Neto, Rio de Mouro, Sintra |
- Criação de gabinetes multidisciplinares nas escolas com vista à prevenção de situações graves.
- Divulgação da temática da saúde mental nas redes sociais e realização de debates em canais para discussão orientada.
- Aumento dos apoios sociais para tratamento de situações de doença mental, designadamente consultas online grátis para todos os utentes do SNS.
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34 |
Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, Alenquer |
- Criação de um meio digital privado (site ou um novo separador no site oficial da Escola e/ou do Agrupamento).
- Palestras anuais sobre a saúde psicológica e bem-estar, dirigidas a encarregados de educação e alunos orientadas por um ou mais psicólogos.
- Parceria entre o Agrupamento de Escolas (Ministério da Educação), Município e Ministério da Saúde (através do Centro de Saúde local).
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35 |
Colégio José Álvaro Vidal -Fundação CEBI |
- Criar ou aumentar as equipas de psicólogos alocadas aos Centros de cuidados da saúde primários; nas Escolas do 1.º Ciclo em estrita ligação com os professores; nos 2.º e 3.º Ciclos em coadjuvação nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e no Ensino Superior. Pretende-se que estes profissionais em conjunto com os docentes detetem precocemente eventuais problemas de saúde mental nos jovens.
- Criar em todas as Escolas Núcleos de Saúde e Desporto, com o objetivo de aumentar a ocorrência de eventos relacionados com as atividades físicas e com a promoção de uma alimentação equilibrada, permitindo a possibilidade de os alargar às famílias dos alunos. Pretende-se estabelecer parcerias com associações desportivas, centro de saúde e com nutricionistas.
- Promover debates e sessões de esclarecimento, dinamizadas por comunicadores experientes no tema da saúde mental, que incentivem os jovens a dialogar e a ultrapassar os seus problemas.
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36 |
Escola Básica Soeiro Pereira Gomes, Alhandra, Vila Franca de Xira |
- Desenvolver projetos - na Educação Pré-escolar e 1º CEB - que integrem práticas que estimulem os alunos, desde cedo, a identificar, expressar e partilhar as duas emoções
- Implementar um sistema de Mentorias, nas escolas de 2º e 3º CEB, criando ‘grupos de apoio' (alunos voluntários, apoiados e orientados pelo gabinete de psicologia da Escola) que constituirão a 'primeira linha' na identificação e mitigação de eventuais situações relacionadas com a saúde mental dos seus pares
- Facultar, a todos os alunos de 2º e 3º CEB, Formação no domínio da Saúde Mental - integrada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ou noutros contextos (por exemplo, no âmbito do Programa de Educação para a Saúde) - contendo uma componente teórica (identificação de sinais de alerta, principais perturbações, canais e mecanismos de apoio) e prática (como (re)agir face a um ataque de ansiedade/pânico, exercícios de controle da ansiedade, como ajudar 'o outro')
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37 |
Colégio Valsassina |
- Medida de mitigação: com vista à redução do consumo de produtos prejudiciais à saúde por parte dos jovens, as entidades com especial responsabilidade educativa que vendem produtos alimentares processados com elevado teor calórico, devem passar a taxá-los segundo a sua percentagem de calorias: acima de 150 calorias por 100g será taxado com 7% do valor total e, acima de 200 calorias por 100g, será taxado com 10% do valor total.
- Medida de sensibilização: os lucros referentes ao valor taxado aos produtos alimentares processados vendidos nas entidades com especial responsabilidade educativa, financiarão uma instituição para promover sessões de sensibilização a hábitos alimentares saudáveis: dos produtos taxados a 7%, 2% serão o incentivo às entidades aderentes e os restantes 5% financiarão as associações que promovem as sessões. Nos produtos taxados a 10%, a mesma distribuição, na proporção de 3% e 7%, respetivamente.
- Medida de persuasão: em todos os produtos alimentares processados com elevado teor calórico com mais de 200 calorias por 100 gramas, deve ocorrer uma sensibilização gráfica nas embalagens dos produtos, à semelhança do que existe atualmente com o tabaco, ilustrando as principais consequências que o consumo exagerado desses produtos pode causar à saúde.
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38 |
Colégio Cesário Verde |
- Criar um tempo no horário para os alunos poderem falar de si e dos seus problemas para que todos se conheçam e aceitem melhor.
- Ter uma bolsa nacional de psicologos onde os alunos possam ter consultas a preços acessiveis e criar nas escolas espaços de partilha de mensagens motivadoras.
- Fazer uma campanha nacional que retire progressivamente os telemóveis do espaço de recreio e permitam aos alunos conviver mais e conhecer-se melhor.
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39 |
Escola Secundária do Restelo, Lisboa |
- Existência de mais psicólogos nas escolas e incremento da sua intervenção no dia-a-dia escolar;
- Mais formação na área da Saúde Mental para professores e assistentes operacionais;
- Organização de uma semana da Saúde Mental nas escolas, que inclua palestras, ações de solidariedade e elaboração de uma mascote sobre o tema.
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40 |
Escola Secundária Vergilio Ferreira, Lisboa |
- Formação para os profissionais de Educação, sobre Saúde Mental nos Jovens.
- Consciencialização sobre Saúde Mental na comunidade escolar, através de formação de competências da vida ativa.
- Criação de espaços seguros e diversificados para alunos da escola, onde se fale de Saúde Mental.
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41 |
Externato Liceal das Casas de S. Vicente de Paulo |
- Protocolos escolares
- Subsídios de apoio a alunos diagnosticados
- Aumento de literacia na saúde
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42 |
Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco,Póvoa de Santa Iria,Vila Franca de Xira |
- Implementar check-ups psicológicos garantindo um tratamento através de parcerias com entidades certificadas de saúde mental.
- Formação técnica e científica aos professores e aos familiares através dos meios escolares.
- Equilibrar o plano curricular dos programas letivos que garantam tempo de qualidade para necessidades individuais.
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43 |
Escola Básica Dr. João das Regras, Lourinhã |
- Aumento dos recursos humanos de psiquiatria, psicologia e enfermagem especializada, nos centros de saúde, em articulação com as escolas, criando assim um serviço de proximidade, mais rápido e eficiente.
- Criação de um plano escolar para acompanhamento de alunos com doença mental diagnosticada, que preveja o acesso ao ensino nas diferentes situações em que o aluno se encontre, em particular se impossibilitado de frequentar a escola.
- Reorganização do sistema de ensino a nível de horários dos professores e alunos, prevendo a constituição de clubes e atividades extracurriculares, em diferentes áreas, de frequência opcional mas obrigatória.
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44 |
Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Lisboa |
- Aumentar o número de psicólogos a trabalhar nas escola;
- Rever a carga horária com vista a criar espaços e tempos de aprendizagem e de socialização na escola em articulação com outras instituições.
- Garantir a informação sobre saúde mental a todos os jovens nas escolas e garantir a articulação com outras instituições: centros de saúde, autarquias e outras instituições.
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45 |
Escola Básica de Ribamar, Lourinhã |
- Propomos a criação de “Hospitais de dia do Jovem/Adolescente” em parceria com os centros de saúde escolar.
- Clubes que pretendem tornar a escola um espaço de infância e adolescência saudável formando um adulto consciente.
- Programa “Dar Voz ao sentir do Adolescente”. Consciencializar os alunos sobre o tema “saúde mental nos jovens”.
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46 |
Agrupamento de Escolas Maria Keil, Loures |
- Desenvolver campanhas de sensibilização, principalmente nas escolas, para defender a saúde mental.
- Assegurar que as escolas promovam terapia orientada com um profissional para os alunos.
- Criar condições mais condignas para um ambiênte de apoio aos jovens, nomeadamente a nível das infraestruturas, para combater todas as formas de segregação/violência em contexto escolar como: tempo/espaço para meditar; prática de mais atividade física e debates sobre bullying, dependência digital, violência no namoro e burnout.
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47 |
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena, Malveira, Mafra |
- Diminuir o ratio de alunos por psicólogo (escolar) e alargar os serviços de psicologia a todos os profissionais de educação.
- Redução da carga horária letiva, com tardes livres para a implementar atividades como Mindfulness, Yoga, Teatro, Desporto, e outros clubes
- Reformulação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento para funcionar como Assembleia de Turma e espaço de partilha e debates sobre temas de interesse e perfil do grupo-alvo
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Escola Básica General Humberto Delgado, Santo António dos Cavaleiros, Loures |
- Consciencialização dos jovens da existência das doenças mentais e dos sinais comportamentais de que a pessoa sofre da doença de foro mental e como pode ser tratada. Através de publicidade institucional, programas de televisão, canais da internet e redes sociais.
- Aulas de inteligência emocional para os alunos aprenderem a lidar com as suas próprias emoções. Simultaneamente, ter uma sala para meditação, descanso, para relaxar e acalmar. Criar nos espaços exteriores das escolas espaços acolhedores.
- Nos horários dos alunos promover duas alterações: 1ª- As aulas todos os dias começarem a partir das 9h00 ; 2ª Separação de pelo menos 1 tempo de 45 a 60 minutos , entre o período da manhã e da tarde, para melhorar a saúde mental dos alunos.
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Instituto "Jacob Rodrigues Pereira" (Casa Pia) |
- • Colocar uma caixa em cada sala, para que os alunos possam escrever as suas opiniões sobre os comportamentos dos alunos na escola, e no final de cada mês, a caixa seria aberta por um professor responsável, ao qual se seguia um debate ou assembleia mensal sobre os conteúdos das cartas.
- • Uma vez por semana, no turno da manhã, os professores perguntarem como é a vida deles em casa e como se sentem, melhorando o ambiente na sala de aula e prestar atenção com quem têm atitudes erradas.
- • Ter assembleias / sessões inter turmas com o objetivo de realizar atividades afim de promover a socialização entre todos e acabar com os conflitos.
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