1 |
Agrupamento de Escolas de Porto de Mós |
- Implementação de um programa de Saúde Mental que contempla a atribuição anual a cada aluno de um cheque/voucher para uma sessão de psicologia.
- Criação de uma disciplina, em todas as escolas, dedicada à Saúde Mental, onde se trabalhem as emoções e promovam técnicas de relaxamento e descontração.
- Desenvolvimento de uma APP institucional, mediada por agentes de saúde Mental, onde os jovens possam partilhar preocupações, medos e resoluções vivenciados por eles.
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2 |
Colégio "João de Barros" |
- Criação de um sistema de consultas de rastreio em idades predefinidas, de acordo com o contexto social e familiar;
- Disponibilização de uma sala, devidamente equipada e com atividades individuais e/ou coletivas, onde os alunos possam permanecer quando se sentem ansiosos, sob supervisão de um funcionário;
- Criar condições económicas mais atrativas para aumentar o número de profissionais vocacionados para a saúde mental no Serviço Nacional de Saúde (reforço/melhoramento dos Centros de Apoio Psicológico)
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3 |
Colégio Conciliar de Maria Imaculada |
- Clube da Amizade com animação dos intervalos.
- Redução do horário letivo.
- Substituição dos TPCs por Projetos de Trabalho.
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4 |
Escola Básica Dr. Correia Mateus, Leiria |
- Criação do projeto “Caixa dos Sentimentos”, a nível nacional, onde os alunos possam deixar mensagens escritas com os seus desabafos/inquietações (anónimas ou não), que no final de cada semana serão recolhidas e lidas pelas psicólogas da escola.
Caso esteja muito desesperado(a) ligue para a linha “SOS Voz Amiga Portugal” – 213 544 545 / 912 802 669 / 963 524 660.
- Realização de sessões on-line dinamizadas por psicólogos das escolas ou contratados pelo Ministério da Educação, a nível nacional, para todos os encarregados de educação, tendo como objetivo aprender a lidar com as depressões e problemas mentais dos jovens.
- Criação de clubes, em cada escola, onde os alunos possam apresentar os seus problemas tendo como mediadora a psicóloga da escola sendo o objetivo levar os jovens a encontrar soluções.
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5 |
Escola Secundária José Loureiro Botas, Vieira de Leiria, Marinha Grande |
- Realização de Quiz para aferir os principais problemas que afetam os jovens.
- Disponibilizar, nos blocos de aulas e polivalente, caixas de correio onde os jovens possam falar dos seus problemas e se necessário solicitar ajuda.
- Palestras de sensibilização sobre importância da Saúde Mental nos Jovens para pais e educadores.
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6 |
Agrupamento de Escolas da Benedita, Alcobaça |
- Criação de um cheque-psicólogo nacional, com acesso a consultas psicológicas pagas pelo Serviço Nacional de Saúde.
- Dinamização de sessões de esclarecimento e debates, nas escolas, sobre temas que afetam a saúde mental (literacia financeira, dependências, ansiedade).
- Criação de sessões de cuidados práticos de saúde mental, tais como, yoga, meditação, mindfulness, atividades sensoriais.
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7 |
Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Óbidos |
- Diminuição da carga e distribuição horária
- Criação de salas de convívio para os alunos
- Criação de clubes para os alunos
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8 |
Instituto Educativo do Juncal |
- Dotar a disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento do ensino básico de conteúdos específicos relacionados com a saúde mental, a desenvolver em coordenação, articulação e com acompanhamento por parte do gabinete de psicologia de cada escola.
- Atribuir às famílias carenciadas um apoio financeiro de caráter mensal, e enquanto se mostrar necessário, que lhes permita recorrer a consultas privadas de saúde mental como psicólogos, psiquiatras ou outros profissionais da área da saúde.
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9 |
Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio |
- Criação de um FÓRUM na Escola, mediado por um psicólogo.
- Redução da carga letiva (número de horas em salas de aula).
- Criação da área curricular "Psicologia e Saúde Mental dos Jovens".
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10 |
Escola Básica e Secundária D. Pedro I, Alcobaça |
- Auscultação dos alunos, através de questionários bimestrais, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, para aferir da saúde mental nas escolas;
- Redução do peso atribuído às provas finais de ciclo e aos exames nacionais do ensino secundário;
- Introdução de áreas/espaços para o desenvolvimento da expressividade pessoal e social dos alunos.
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11 |
Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto, Alcobaça |
- Criação de mais sites de desabafos anónimos e de denúncia e pedidos de auxílio em situações de Bullying e Cyberbullying, devidamente divulgados e que possuam linhas de apoio 24h para casos mais urgentes.
- Criar espaços nas escolas, de acesso livre, onde os jovens possam realizar atividades anti stress, tensão e ansiedade, como ler, ouvir música, desenhar, dançar, conversar, conviver com animais, entre outras, com o apoio de profissionais da área da psicologia e onde toda a comunidade possa informar-se sobre o tema da saúde mental.
- Redução do estigma (preconceitos) através da divulgação de informações corretas sobre o assunto, sensibilização da população para a inclusão e promoção regular de atividades interativas e afetivas entre as turmas, grupos de trabalho e toda a restante comunidade para criar um ambiente saudável para a mente, evitando, assim, o surgimento de problemas psicológicos.
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12 |
Escola Básica D. Dinis, Leiria |
- Aquisição de equipamentos desportivos e performativos para as escolas.
- Vinculação do rácio de 1 psicólogo escolar por cada 250 alunos em cada Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada a par de criação de um gabinete de psicologia clínica em cada Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada.
- Ativação do protocolo entre agrupamentos de escolas e centros de saúde no sentido de detetar precocemente problemas de saúde mental nos alunos.
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13 |
Agrupamento de Escolas Caranguejeira - Santa Catarina da Serra, Leiria |
- De forma a sensibilizar e alertar as camadas jovens, propomos a criação obrigatória, nas escolas do nosso país, de um Gabinete Específico de Apoio Mental aos alunos de modo a satisfazer as suas necessidades prementes no que concerne aos problemas mentais e sociais.
- Propomos instituir, também nas escolas, um programa periódico de apoio aos estudantes com atividades de carácter obrigatório, com a prática de atividades físicas (como caminhadas, peddy-papers, sessões de relaxamento/mindfluness, entre outras) que envolva as famílias e restante comunidade educativa, de forma a prevenir nos jovens atuais os problemas da saúde mental.
- Defendemos, por último, a canalização de verbas específicas do Orçamento de Estado e de Fundos Europeus para a contratação de mais Psicólogos e Técnicos Especializados e para atividades de promoção e prevenção da Saúde Mental dos jovens na escola.
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14 |
Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, Porto de Mós |
- Integração do tema “Saúde Mental” nos projetos de domínio de autonomia curricular, no âmbito da Flexibilidade Curricular, e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, de modo aumentar o conhecimento sobre a temática e promover estilos de vida e escolhas comportamentais saudáveis entre os jovens.
- Promover o bem-estar no espaço escolar através implementação estratégias de gestão de stress e ansiedade, como por exemplo: criação de espaços de relaxamento (yoga) e meditação; criação um Clube “SOS-Saúde Mental” nas escolas.
- Aumentar o orçamento do Ministério da Educação, com a finalidade da Escola disponibilizar a todos os alunos acesso gratuito a recursos de saúde mental qualificados (terapias, grupos de apoio); promover ações de formação sobre saúde mental, para de professores e funcionários para ajudarem os jovens a lidar com os problemas de saúde mental e aumentar o número de técnicos nos Serviços de Psicologia e Orientação nas escolas.
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15 |
Agrupamento de Escolas de Marrazes, Leiria |
- Caixa da Liberdade
- Consulta Aberta de Psicologia
- Atividades Físicas, de Saúde, Bem-Estar
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16 |
Agrupamento de Escolas de Ansião |
- Criação de grupos anónimos de autoajuda e partilha nas escolas.
- Dinamização de ações de formação, sobre Saúde Mental nos Jovens, para professores/assistentes operacionais.
- Criação nas escolas do “Clube Escolar de Promoção da Saúde Mental”, que fomentem a realização de atividades promotoras do bem estar físico e psíquico dos alunos.
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17 |
Escola Básica Guilherme Stephens, Marinha Grande |
- Criar pausas de cinco minutos a meio das aulas de 90 minutos para descompressão a fim de se prevenir o acumular de tensões e cansaço intelectual.
- Criar nas escolas locais ou salas que possibilitem terapias diferenciadas, como por exemplo espaços para relaxamento físico e mental, de forma a detetar mais cedo situações que se possam agravar.
- Realizar com regularidade inquéritos ou questionários para monitorizar o estado da Saúde Mental na Comunidade Escolar.
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18 |
Colégio Senhor dos Milagres |
- Palestras explicativas e regulares dinamizadas pelo serviço de psicologia que envolva a participação dos alunos.
- Incluir no calendário escolar um dia por período focado inteiramente na integração escolar.
- Reforçar a contratação de psicólogos nas escolas.
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19 |
Escola Básica e Secundária da Guia, Pombal |
- Abordagem do tema da saúde mental no currículo da disciplina de Educação Cívica e de Cidadania e Desenvolvimento
- Reforço de psicólogos em contexto escolar, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário e, em caso de impossibilidade de atendimento pelos mesmos, comparticipação no acesso a psicólogos privados por alunos/famílias com baixo rendimento devidamente comprovado
- Reforço de profissionais na área da saúde mental no Serviço Nacional de Saúde com garantia de melhores condições de trabalho para estes profissionais
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20 |
Escola Básica de Santo Onofre, Caldas da Rainha |
- - Sejam reforçados os mecanismos de controle da comercialização destes produtos pelos estabelecimentos comerciais, por parte das autoridades competentes, policiais e outras e que seja exigida a apresentação do Cartão de Cidadão dos consumidores por parte dos comerciantes, para controle efetivo da idade dos consumidores.
- – Sejam reforçados os serviços de Psicologia e Orientação Escolar com técnicos especializados nesta problemática, a fim de apoiar e esclarecer os jovens e que os Serviços de Psicologia e Orientação realizem uma sessão semanal especificamente dedicada a esta problemática.
- - As escolas devem reforçar os serviços de Psicologia e Orientação escolar, realizando sessões regulares de esclarecimento e orientação vocacional, visando as escolhas para o Ensino Secundário e para o Ensino Superior.
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21 |
Escola Básica n.º 2 de Avelar, Ansião |
- Reduzir o número de aulas das disciplinas curriculares com mais horas semanais e apostar em áreas para o desenvolvimento da autodescoberta e de competências pessoais e sociais para lidar com os desafios do dia-a-dia.
- Promover programas de apoio familiar, escolar e comunitário, como prevenção e proteção da saúde mental dos adolescentes e jovens.
- Trabalhar em projetos que promovam a prevenção do suicídio.
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22 |
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, Alvaiázere |
- Dinamizar jogos e atividades ao ar livre em grupo, orientadas pelos Diretores de Turma e Delegados de Turma e Associação de Estudantes, para integrar todos e causar boa disposição, em intervalos maiores.
- Promover sessões de formação sobre saúde mental ajustadas às diferentes idades escolares para ajudar nas boas decisões e nas maneiras de fazer amigos.
- Produzir uma aplicação – “Friender”, através de partilha de perfis, com identificação dos alunos e questões sobre hobbies e interesses, de modo a suscitar a comunicação e impedir que se sintam sozinhos.
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23 |
Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha |
- Incluir na formação inicial de professores uma cadeira na área da "Saúde Mental nas Crianças e Jovens" e ao longo da formação continua ações referentes a esta temática.
- Incluir como tema obrigatório em todos os ciclos de ensino o tema "Saúde Mental nas Crianças e Jovens" na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- Criação no espaço escolar do "Clube do Desabafo", para dinamizar oficinas diversas organizadas pelos alunos e psicólogo(s) escolar(es) com convidados da Comunidade Local, especialistas em diversas áreas.
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24 |
Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande |
- Criação de grupos anónimos, com total confidencialidade e anonimato, contando com a participação de psicólogos na dinamização e gestão dos grupos e com a indicação de alunos por parte dos diretores de turma, conhecedores de situações problemáticas que pudessem beneficiar da participação nestes grupos.
- Limite de avaliações por semana.
- Proporcionar uma maior diversidade de atividades desportivas e/ou lazer nas escolas, pois com a pandemia o tempo de “écran” triplicou e consequentemente a prática de atividade física e os momentos de convívio diminuíram.
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25 |
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria |
- Realização de palestras mensais nos locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, hospitais, centros de saúde, lares, sobre saúde mental e ambientes saudáveis.
- Criação de uma aplicação para os alunos desabafarem no anonimato e entre pares para receberem palavras de conforto.
- Libertação de uma hora semanal nos horários escolares para a realização de atividades que promovem a saúde mental.
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26 |
Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande |
- A nossa primeira proposta é a criação de um Clube de Partilha de Experiências (CPE). Com esta proposta, pretendemos proporcionar um espaço onde os jovens possam espontaneamente partilhar as suas experiências, emoções e problemas com outros jovens e profissionais.
- A nossa segunda proposta consiste numa intervenção de âmbito fiscal que contemple, preferencialmente, a diminuição do IVA para 6% para toda a prática desportiva, sem deixar de considerar uma possível dedução desses mesmos encargos em sede de IRS.
- Apresentamos como terceira proposta a realização de palestras com questionários e perguntas sorteadas sobre temas da atualidade, tais como a identidade de género, bullying e, por fim, atividades dinâmicas de apoio psicológico.
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27 |
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha |
- Criação de uma plataforma online para apoio a crianças e jovens nas Escolas.
- Programa Escolar para combater os preconceitos face à Saúde Mental.
- Criação de um gabinete SOS aluno
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28 |
Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho, Marinha Grande |
- Criação de uma aula de Cidadania, por mês, com a psicóloga para dar aconselhamento e orientações ao nível da psicologia educacional e organizacional.
- Investir mais dinheiro nas escolas para melhorar as condições de aprendizagem e o apoio psicológico e ao estudo.
- Criação de uma linha de apoio on-line sobre a saúde mental nos jovens, gratuita, 24 h por dia para adolescentes a partir dos 12 anos.
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29 |
Escola Básica Frei Estevão Martins, Alcobaça |
- Aumentar o orçamento do Ministério da Saúde na área da saúde mental, de forma a possibilitar a contratação de mais psicólogos para as escolas e para os estabelecimentos e serviços do SNS.
- Dinamizar sessões nas escolas com técnicos especializados, a fim de haver a promoção da saúde mental, ajudando os jovens a enfrentar os problemas do dia a dia.
- Aumentar a oferta de formação para professores na área da psicologia, mais especificamente na área da saúde mental, permitindo-lhes adquirir competências que lhes possibilitem fazer uma abordagem mais eficaz desta temática junto dos jovens.
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30 |
Colégio de Nossa Senhora de Fátima |
- Criação de um cheque de psicólogo (estilo do cheque dentista) destinado aos alunos do 3° ciclo.
- Reformulação do currículo de ensino, diminuindo a carga horária das disciplinas regulares, acrescentando disciplinas de interesse aos alunos (desportos coletivos, artes, etc...)
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Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha |
- Criação de um site (sítio), numa plataforma online, onde os alunos, anónima e voluntariamente possam registar o seu mal-estar emocional; este site terá ligações a uma equipa multidisciplinar (psicólogo escolar, psicólogo clínico, médico de família, diretor de turma) que tomarão todas as medidas que julgarem necessárias para que se possa contribuir eficazmente para uma melhoria do estado emocional do aluno.
- Revisão de Programas / Aprendizagens essenciais das diferentes Áreas Curriculares e respetivos modelos de Avaliação;
- Implementação de um sistema de formação para os Assistentes Operacionais, de forma a poderem auxiliar os alunos em situação de fragilidade emocional e ou questões relativas à saúde mental ;
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32 |
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral |
- Desenvolver em nós próprios e incutir nos outros a ideia de que as nossas fragilidades podem ser potencialidades e que perante os obstáculos devemos fazer uso dos “recursos interiores” de que dispomos.
- É fundamental que existam nas escolas equipas multidisciplinares, com intervenção na área do bem estar físico e mental, que acompanhem os jovens e as famílias em diferentes momentos e etapas da vida escolar.
- Criar “espaços” físicos ou virtuais nas escolas supervisionados por alunos, professores, psicólogos e educadores sociais para que, de forma anónima ou não, os adolescentes possam expor as suas dúvidas ou os seus receios.
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33 |
Escola Básica Gualdim Pais, Pombal |
- Criação, nas escolas, de um clube no âmbito da saúde mental.
- Redução da carga horária, de modo a que os alunos possam usufruir de mais tempo livre.
- Dinamização de mais atividades sobre a saúde mental, ao longo do ano nas escolas.
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34 |
Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria |
- Criação de uma aplicação para ajudar a resolver os problemas e causas da falta de saúde mental nos jovens.
- Criação e divulgação de espaços de lazer com jogos ao ar livre (cabra-cega, mata, berlindes…); quebra-cabeças (sudoku, adivinhas, sopa de letras…), jogos de tabuleiro (xadrez, damas, puzzles…) além de jogos como uno, jenga, cartas. Com o objetivo de promover um estilo de vida saudável, diminuindo o uso do telemóvel, logo eliminando uma das causas de problemas mentais.
- Criação de espaços para fazer exercício físico, o desporto faz bem à saúde porque, quando se faz desporto consegue-se distrair mais facilmente dos problemas, por exemplo quando se praticam desportos em grupo estamos a socializar com os outros, e assim estamos distraídos dos problemas, fazer desporto diariamente e num local indicado ajudaria os jovens
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35 |
Escola Básica de Colmeias, Leiria |
- os medos ainda por resolver;
- as vantagens dos mecanismos de proteção;
- as vantagens e desvantagens das vacinas;
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