Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Aveiro


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis
  1. Criação de uma plataforma/chat online onde os alunos possam desabafar anonimamente com psicólogos, visando fazê-los sentir-se mais confortáveis para falarem dos seus problemas
  2. Prevenção, consciencialização e desmistificação do que é a saúde mental através da realização de palestras semestrais e de sessões de psicologia em contexto de sala de aula.
  3. Criação e implementação de um rácio para o número de psicólogos nas escolas, em função do número de casos/alunos identificados e com necessidades de acompanhamento sistemático.
2 Escola Secundária de Gafanha da Nazaré
  1. A criação de uma caixa dos problemas/traumas para ajudar alunos em situações mais difíceis.
  2. A criação de clubes inovadores para que as pessoas que tenham mais dificuldade em socializar conheçam pessoas novas e socializem mais. Como por exemplo: clube de culinária, clube de pintura, clube de videojogos, etc.
  3. • Parcerias com Psiquiatras e Psicoterapeutas que, sempre que necessário, se deslocariam à escola para fazer palestras, ações de formação, consultas, …
3 Colégio Português (ENSIGEST)- Empreendimentos Educativos Lda
  1. Criação de uma disciplina de caráter obrigatório, que não tivesse avaliação e incidisse nas seguintes áreas: Culinária, jardinagem, yoga, mindfulness, meditação, etc
  2. Criação de uma "Rede de Amigos"
  3. Sessões semanais/quinzenais em grupo com uma Psicóloga.
4 Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro
  1. Proporcionar formação a toda a comunidade educativa: desenvolvimento de um programa de formação para a prevenção da Saúde Mental dos Jovens.
  2. Criação de programas escolares de prevenção dirigidos a adolescentes vulneráveis a condições de saúde mental, a partir de testemunhos de pessoas que já ultrapassaram situações relacionadas com o tema (depressão e ansiedade).
  3. Aumentar o número de psicólogos e psicoterapeutas na escola.
5 Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro
  1. Gabinete clinico de Psicologia durante o horário escolar.
  2. Sala para relaxamento - mind fulness
  3. Núcleos de estágios nas Escolas de Psicologia
6 Agrupamento de Escolas João Silva Correia, São João da Madeira
  1. Realização de palestras e atividades nas escolas e municípios, sobre a saúde mental e a inteligência emocional, com a participação de pessoas especializadas e com testemunhos pessoais.
  2. Implementação de sessões anuais com os psicólogos escolares, para desmistificação e esclarecimento em torno da temática da saúde mental.
  3. Sensibilização da população em geral através da rádio, da distribuição de panfletos e com vídeos e curtas metragens informativas na televisão e nas redes sociais.
7 Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga
  1. Haver menos avaliações formais na escola.
  2. Haver mais atividades lúdicas nas escolas.
  3. Criação de uma aplicação (app) de saúde mental e palestras mensais nas escolas, relacionadas com o tema da saúde mental nos jovens.
8 Escola Profissional de Aveiro
  1. Acabar com a obrigatoriedade do acompanhamento, de um representante legal, nas sessões de acompanhamento.
  2. Criar redes de apoio, entre pares, supervisionada por elementos das equipas de apoio psicológico/ vocacional.
  3. Criar grupos de terapia para aprender a lidar socialmente com os problemas.
9 Escola Básica n.º 2 de São Bernardo, Aveiro
  1. Criação de uma sala, intitulada “Sala Segura” que disponibilizaria um ambiente tranquilo e silencioso, onde os alunos com ansiedade ou outros tipos de doenças mentais poderiam relaxar e acalmar-se longe do ruído e da confusão.
  2. Realização de “palestras” onde seria abordado este tema da Saúde Mental, sendo depois divulgadas na rede social do agrupamento (neste caso Yammer) juntamente com algumas medidas adicionais, que informariam os jovens dos sintomas dos diferentes tipos de doenças mentais.
  3. Proporcionar uma consulta, por semestre, com um psicólogo a todos os alunos da escola.
10 Escola Secundária José Estevão, Aveiro
  1. Semana da Saúde Mental obrigatória, em que as turmas cumpririam o horário normal, com palestras conduzidas por profissionais de saúde sobre os conceitos básicos relativos ao tema da Saúde Mental. Nesta semana também seria possível para qualquer aluno, sem precisar de recorrer a qualquer encarregado de educação e/ou pessoal docente e não docente, consultar os serviços de psicologia e orientação da escola, bastando apenas aparecer à porta dos gabinetes.
  2. Criação de uma disciplina facultativa para os alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9ºano), intitulada de iniciação à filosofia e à psicologia. Nesta disciplina os alunos poderiam adquirir conhecimentos básicos relativos a estas áreas sendo exemplos a redação de uma boa argumentação e pensamento crítico, no caso da filosofia, e, no caso da psicologia, aprender conceitos como analisar o papel das emoções no comportamento humano.
  3. Criação de um “padrinho” (sistema adotado por algumas universidades), onde os alunos de anos iniciantes de cada ciclo, 7º ano e 10º ano, teriam como padrinhos – pessoas às quais poderiam recorrer em todos os tipos de problemas (emocionais, escolares, familiares…) - alunos voluntários dos 8º e 9º anos (para assistirem alunos do 7º ano) e dos 11º e 12º anos (para assistirem alunos do 10º ano).
11 Escola Básica de Loureiro, Alumieira, Oliveira de Azeméis
  1. Contratação de maior número de psicólogos por cada escola.
  2. Implementação de projetos que promovam a saúde mental dos jovens, nomeadamente: yoga; oficinas de promoção de competências socio emocionais para alunos e famílias.
  3. Formação de pessoal docente para implementação de técnicas de gestão emocional.
12 Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro
  1. Promoção de palestras interativas e workshops com profissionais especializados, para pais e comunidade escolar, com vista ao desenvolvimento de estratégias parentais para melhorar a saúde mental dos filhos e à sensibilização da comunidade escolar para os problemas de saúde mental entre os jovens.
  2. Criação de clubes na escola que fomentem a convivência de jovens, com o objetivo de desenvolver e estimular relações interpessoais para minimizar problemas de bullying e o seu impacto na saúde mental.
  3. Promover na escola uma semana dedicada à saúde com propostas de atividades relativas à saúde mental dos jovens.
13 Centro de Educação Integral
  1. Formação e sensibilização dos profissionais das escolas sobre a importância da saúde mental e formas de agir face a conflitos e gestão de emoções.
  2. Acompanhamento psicológico obrigatório para todos os alunos e famílias envolvidas em situações de bullying (bully e vítimas)
  3. Formação de alunos para a gestão e resolução de conflitos e situações de bullying
14 Escola Básica de Eixo, Aveiro
  1. Criação de um espaço permanente nas escolas com vários profissionais (psicólogos, enfermeiros, terapeutas...) para receberem alunos e realizarem atividades variadas para trabalhar a gestão das emoções. 
  2. Realização de workshops/atividades extracurriculares, com técnicos especializados, para todas as turmas, como por exemplo meditação, técnicas de relaxamento, yoga, debates, partilha de opiniões e outros, em interação com setores /instituições das freguesias/comunidade.
  3. Criação de uma APP, onde os jovens, de forma anónima, expõem os seus problemas e técnicos especializados respondem e apoiam quase de imediato.
15 Escola Básica Fernando Caldeira, Águeda
  1. Promover mais campanhas de sensibilização para o combate ao bullying e cyberbullying.
  2. Dinamizar dias temáticos na escola como: Dia do Abraço, Dia dos Amigos, Dia do Elogio, Dia do Sorriso, para promover a empatia e a entreajuda entre todos na escola.
  3. O Ministério da Saúde deverá contratar mais profissionais (psicólogos e pedopsiquiatras) para evitar a lista de espera de quem está doente.
16 Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação
  1. Ser mais frequente na Escola a organização de palestras/formações, quinzenalmente, sobre bullying e saúde mental,
  2. Promover jogos interturmas, a nível de todas as Escolas.
  3. Incentivar os alunos a frequentarem mais assiduamente as salas de convívio e organizar atividades, neste espaço, que levem os alunos a participar e a relaxar das atividades letivas.
17 Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo
  1. Criar uma Equipa Multidisciplinar (constituída por um médico, um psicólogo, um agente da PSP, professores, alunos e familiares) e implantá-la nas escolas por todo o país, que fará um diagnóstico e criará iniciativas de combate aos problemas mentais detetados.
  2. Sessões de Regulação e Voluntariado, dinamizados por alunos e profissionais de saúde, que irão abordar diversos temas, como por exemplo distúrbios alimentares e toxicodependências. Estas atividades podem ser aplicadas, não só em dias comemorativos sobre saúde, mas também num dia específico, ao qual poderemos chamar “ Dia Escolar da Saúde Mental dos Jovens”.
  3. Integrar nas competências da Comissão de Saúde outras doenças mentais de um modo mais específico, para além das toxicodependências e da obesidade.
18 Escola Básica e Secundária de Anadia
  1. Realizações de sessões interativas de temáticas de saúde mental, dirigidas à comunidade escolar.
  2. Introduzir nos cuidados de saúde primários (SNS) serviços permanentes de psicologia.
  3. Reorganizar o currículo escolar (aprendizagens essenciais /carga horária) para diminuição do stress e pressão escolar nos alunos.
19 Agrupamento de Escolas de Ovar Sul
  1. Palestras/Sessões sobre Saúde Mental
  2. Espaço de relaxamento
  3. Existência de maior número de Psicólogos nas Escolas
20 Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira
  1. Acesso gratuito através do Serviço Nacional de Saúde, por parte de todos os cidadãos portugueses ou de outra nacionalidade, desde que residentes em Portugal, incluindo jovens, a um psicólogo para aconselhamento, em cooperação com o médico de família e um enfermeiro assistente.
  2. Promoção, por parte do Serviço Nacional de Saúde, do direito a um cheque de (pedo)psicologia infantojuvenil, designado “cheque-psicólogo”, que permita o acesso a um conjunto de cuidados (prevenção, diagnóstico e tratamentos), por parte de crianças e jovens dos 10 aos 21 anos, independentemente do estabelecimento de ensino que frequentem.
  3. Criação de um site, «Não estás só», inscrito no portal do Ministério da Educação e em destaque nas páginas /sites de cada escola nacional, direcionado apenas aos jovens, com o intuito de os (re)educar em relação à temática da Saúde Mental.
21 Escola Básica de Valongo do Vouga, Águeda
  1. Obrigatoriedade de 3 horas e 30 minutos de educação física, no currículo do 1º ciclo, sendo que 30 minutos seriam dedicados à yoga e à meditação.
  2. Garantir acesso gratuito a uma psicóloga clínica nas escolas.
  3. Criação de um site, integrado nas páginas das ecolas, com o intuito de receber desabafos de jovens, de forma anónima
22 Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira
  1. Dinamização de sessões de esclarecimento sobre saúde mental para toda a comunidade escolar.
  2. Aumento do número de psicólogos em ambiente escolar.
  3. Organização de “espaços seguros” na escola para promoção de atividades dinâmicas sobre saúde mental nos jovens.
23 Agrupamento de Escolas de Gafanha da Encarnação, Ílhavo
  1. Disponibilização a todos os alunos de um programa de acompanhamento multidisciplinar anual gratuito, à semelhança do “cheque-dentista”, a partir do segundo ciclo, para despiste de possíveis problemas dos adolescentes.
  2. Implementação obrigatória do projeto UBUNTU nas escolas para todos do 8º ano.
  3. Palestras nas escolas para encarregados de educação, com técnicos especializados, sobre saúde mental nos jovens, com apresentação de casos concretos e possíveis respostas, em parceria com as rádios locais ou canais de televisão.
24 Escola Secundária de Mealhada
  1. Promover programas de capacitação para jovens Os jovens precisam de estar preparados para enfrentar os problemas e, para isso, devem ter acesso a programas que os ajudem a perceber e a compreender as questões da saúde mental para melhor resolverem os desafios que enfrentam! Dever-se-ia apostar em mais programas como, por exemplo, o Projeto+ Contigo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra que realiza um bom trabalho, neste aspeto, nas escolas da Região Centro.
  2. Organizar campeonatos desportivos Esta ideia pode ajudar a melhorar as relações interpessoais, estimular o estilo de vida saudável e impulsionar o espírito de equipa. Sendo assim, estes campeonatos evitariam o isolamento dos jovens que estivessem a enfrentar problemas psicológicos e, ao mesmo tempo, esta prática ativaria hormonas que provocam uma sensação de bem-estar e felicidade como a dopamina.
  3. Promover a diminuição dos trabalhos escolares e carga horária Atualmente, os jovens sentem pressão devido à escola. Portanto, pensamos que os jovens que estejam com problemas na sua saúde mental deviam ter menos carga horária e trabalhos para entregar ou, pelo menos, terem direito a um prazo maior para os entregar. Estes jovens que estão a passar por momentos difíceis, estarão com a mente confusa e retirar algum peso, como os trabalhos e carga horária, poderá ajudar a diminuir os níveis de ansie
25 Agrupamento de Escolas Águeda Sul
  1. Criação de centros de apoio gratuitos na área de saúde mental a nível distrital com acompanhamento de especialistas.
  2. Revisão e alteração das aprendizagens essenciais bem como das paragens letivas.
  3. Implementação de um “espaço” no horário das turmas com atividades lúdicas, desportivas, de relaxamento proporcionadas pela escola.
26 Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, Ovar
  1. Equipas de psicólogos e terapeutas nas escolas.
  2. Criação de salas de bem-estar.
  3. Promover a autoestima dos jovens através de palestras regulares na escola com psicólogos e outros profissionais da área da saúde mental.
27 Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira
  1. Criação de sessões de esclarecimento com psicólogas, sobre saúde mental, para todas as turmas da escola.
  2. Promover campanhas de alerta, para os perigos da publicação de fotografias/imagens de caráter pessoal e íntimo, nas redes sociais.
  3. Promover encontros com estudantes universitários para esclarecimento de dúvidas sobre como lidar com a ansiedade, relacionada com os estudos.
28 Colégio D. José I
  1. Incentivar a prática desportiva, organizando torneios de futsal, por exemplo;
  2. Criar uma associação para ajudar vítimas de bullying e outras situações de discriminação;
  3. Fomentar reuniões entre pais/encarregados de educação e técnicos de saúde mental;
29 Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
  1. Aumentar o número de psicólogos nas escolas e implementar atividades que promovam o autoconhecimento e o bem-estar emocional, como sessões de mindfulness, ioga e/ou meditação.
  2. Incluir nas equipas das unidades de saúde locais psicólogos e pedopsiquiatras.
  3. Maior acompanhamento e orientação vocacional, a partir do 7° ano de escolaridade, nas escolas.
30 Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, Oliveira de Azeméis
  1. Criação de um consultório na escola, com uma psicóloga disponível, com marcação gratuita através da secretaria, para acesso dos alunos, sem o conhecimento de outros, juntamente com sessões mensais, em sala de aula.
  2. Organização de projetos, como o ERASMUS+, implementados em todas as turmas com interesse, realizando visitas aos locais dos profissionais desta área, tanto com os jovens como, também, sessões com os encarregados de educação.
  3. Em disciplinas como Cidadania e EMRC, ou até criação de uma atividade com tempo específico, fazer abordagens sobre o assunto, com todas as idades, desenvolvendo a noção do tema desde criança que vai evoluindo conforme a idade.
31 Instituto Duarte Lemos
  1. Criação de canais de comunicação digitais nas escolas de apoio emocional e partilha entre os estudantes com orientação técnica especializada de psicólogos ou outros técnicos de saúde mental.
  2. Introdução da temática “adições digitais” no currículo da educação para a cidadania nas escolas.
  3. Criação de uma campanha nacional para o contexto escolar que promova a saúde mental e o bem-estar na comunidade educativa no seu todo.
32 Escola Básica e Secundária de Fajões, Oliveira de Azeméis
  1. Padlet “Abafos e Desabafos” – moderado pelo psicólogo escolar ou professor responsável pelo PESES.
  2. Porto de abrigo - espaço na escola preparado física e profissionalmente para receber e cuidar alunos com problemas relacionados com saúde mental.
  3. Cheque psicólogo.
33 Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
  1. Campanha de divulgação e sensibilização para os problemas de saúde mental nos jovens através de todos os meios de comunicação social e marketing
  2. Formação de equipas multidisciplinares de âmbito concelhio para trabalharem diretamente com as escolas em articulação com os SNS (centros de saúde e hospitais) e com a ordem dos advogados.
  3. Introdução dos temas Gestão emocional e Saúde Mental como tema obrigatório na área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento
34 Escola Secundária de Vagos
  1. Criação de um “cheque de apoio psicológico”, distribuído nas escolas, de modo a que os jovens pudessem recorrer a um psicólogo privado sem quaisquer custos e, assim, pudessem ser acompanhados de forma mais imediata e recorrente.
  2. Realizar concursos nacionais de admissão de psicólogos para o SNS (Serviço Nacional de Saúde) com mais regularidade e aumentar o número de vagas por cada concurso.
  3. Integrar psicólogos estagiários nos estabelecimentos de ensino.
35 Escola Básica de Canedo, Santa Maria da Feira
  1. Sensibilizar a Comunidade Escolar para o tema da Saúde Mental através de uma sessão online.
  2. Disponibilizar uma equipa multidisciplinar nas escolas com o objetivo de ajudar os alunos na resolução dos seus problemas.
  3. Elaboração de um inquérito sobre o estado da Saúde Mental, com vista à elaboração de um projeto para melhorar e reforçar o bem-estar mental.
36 Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, Oliveira do Bairro
  1. Realização de campanhas, com o intuito de apelar para saúde mental, através de Podcast, mensagens em redes sociais, podendo mesmo usar personalidades famosas para divulgar esses problemas.
  2. Proporcionar aos jovens a oportunidade de ter dois encontros/sessões por ano com pessoas especializadas na área de psicologia, podendo, nestes casos, atribuir-se um cheque para um psicólogo/ida a um psicólogo. Deverá ainda facultar-se ou conceder-se apoio aos jovens que sofrem de depressão e às respetivas famílias.
  3. Promoção de um melhor conhecimento sobre saúde mental, junto dos jovens e pais, divulgando através de palestras, cartazes e folhetos.
37 Escola Básica Dr. José Pereira Tavares, Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis
  1. Abolição das provas finais e provas de aferição até ao 9º ano de escolaridade.
  2. Todos os anos na Comunidade, com o apoio das autarquias e outras entidades, dinamizar uma ou mais atividades ao ar livre (corridas, caminhadas, ...) para angariar fundos que sejam utilizados em apoio psicológico gratuito aos jovens do município.
  3. Implementar a dieta mediterrânica no espaço escolar (cantina e bufete), nomeadamente com maior oferta de frutas variadas e vegetais através de menus atrativos.