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Escola Profissional da Região Alentejo (Sede) |
- Realização de um programa de formação sobre as fake news e o bom uso da Internet.
- Tornar as fake news ilícitas do ponto de vista penal, punindo os seus criadores e difusores quando se verifique dolo grave, nomeadamente benefício por erro grosseiro ou engano sobre factos criados de forma falsa.
- Criação da s" Semana da Política" nas escolas com a presença de diversos atores políticos com vista a debater estas questões.
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2 |
Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz |
- Promover uma educação de sensibilização e consciencialização sobre as falsas informações
- Celebração do dia das comunicações sociais
- Promover informação sobre o tema da desinformação na democracia
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3 |
Centro de Formação Profissional de Évora |
- Ampliar as competências da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
- Analisar a veracidade de conteúdos digitais, recorrendo a uma aplicação que permita verificar a quantidade de partilhas, palavras chaves, fonte, data e que analise os mesmos em tempo real.
- Premiar e/ou sancionar conteúdos digitais, na sequência da análise realizada à sua veracidade.
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4 |
Agrupamento de Escolas de Arraiolos |
- Punição, através de coima, para meios de comunicação social que difundam fake news.
- Criação de palestras escolares para alertar os jovens dos perigos das fake news e desenvolver o espírito crítico.
- Desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial que permita encontrar e denunciar notícias falsas na web.
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5 |
Agrupamento de Escolas de Redondo |
- Proibição de anúncios/publicidade em sites de notícias falsas, aplicando penalizações e multas a empresas associados a esses sites.
- Obrigatoriedade de referir/utilizar os respetivos dados pessoais dos autores de cada notícia (nome completo, nº cartão de cidadão, etc.), mantendo a confidencialidade dos mesmos.
- Criação de uma equipa de jornalistas especializados em investigar notícias de fonte não oficial/segura na internet com aplicação de um “selo de veracidade” e respetiva divulgação de palestras junto das escolas.
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6 |
Escola Secundária André de Gouveia, Évora |
- Atribuição de um selo de veracidade, por uma entidade independente competente, a todos os meios de comunicação, públicos, privados e sociais, no âmbito da avaliação.
- Criação de uma linha telefónica associada à entidade competente para aferir a veracidade das notícias ou da informação, no âmbito da informação.
- Reforçar a implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, através da massificação de campanhas de sensibilização.
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7 |
Escola Secundária de Montemor-o-Novo |
- Criar uma plataforma de combate às notícias falsas junto dos órgãos de comunicação social públicos. Essa plataforma estaria associada à RTP e outros órgãos de comunicação social públicos, que ainda não incluem o combate às notícias falsas nas suas programações, visto que os veículos de informação privados estão mais desenvolvidos nesta área.
- Legislar para que as redes sociais tenham de fiscalizar mais os conteúdos publicados na mesma. Seguindo o exemplo da Alemanha, as plataformas teriam 24h para a remoção ou bloqueamento de conteúdo ilegal ou falso. As atuais “revisões” das plataformas deixam muito a desejar, e por isso mesmo é necessário exercer pressão para com as mesmas.
- Criar campanhas de sensibilização para o combate e identificação de notícias falsas. Estas campanhas não visam sensibilizar apenas os jovens, mas sim toda a comunidade, para a importância do combate às notícias falsas e como as identificar.
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8 |
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa |
- Propomos a devida penalização para qualquer indivíduo ou entidade que crie, partilhe ou divulgue informações falsas.
- Criação de campanhas específicas nas redes sociais, para alertar os jovens do impacto das fake news na democracia.
- Criar condições para que os difamados /caluniados/acusados possam publicamente “limpar a sua imagem”.
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9 |
Colégio Salesianos - Évora |
- Criação de um novo código de conduta sobre a desinformação
- Instrução à população, da infância à terceira idade, através de diversos meios (a obrigatoriedade da temática das Fake News na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a título de exemplo).
- Implementação de uma rede nacional de entidades de fact checking, destacando-se a criação de selos de verificação atribuíveis a organizações de divulgação de informação fiáveis
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10 |
Escola Secundária de Vendas Novas |
- Minuto informação - Emissão, em horário nobre, nos meios de comunicação públicos, de programas que visem esclarecer os cidadãos acerca dos assuntos mais complexos da atualidade, assim como os seus direitos e deveres.
- Clube de Política que promova a literacia mediática
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Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz |
- Reforço do investimento no desenvolvimento da literacia digital para todas as faixas etárias
- Campanhas de sensibilização nos meios de comunicação social para os perigos da desinformação
- Sistema de verificação da veracidade das notícias nas plataformas de comunicação social
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Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo |
- Responsabilidade dos Media na confirmação das notícias - polígrafo
- Linha de apoio - para confirmação de notícias
- Educação para cidadania - reforço dos conteúdos na literacia mediática
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Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora |
- Promover na Escola, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, o treino da pesquisa online e da filtragem da informação de forma responsável.
- Capacitação do setor social, público e privado, de modo a poder realizar campanhas de informação e sensibilização, através dos media, das escolas e de outras instituições sociais.
- Sensibilização/formação das forças de segurança, como a GNR e a PSP, bem como jovens voluntários, que visitam e informam populações socialmente isoladas.
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Agrupamento de Escolas Severim de Faria |
- Criação de um dia municipal para a literacia dos media. Todas as ferramentas facultadas nesse dia estariam disponíveis durante todo o ano para consulta. Assim seriam iniciados processos de autodefesa face aos riscos e ameaças da desinformação, incluindo os que advêm dos novos media e das redes sociais.
- Promoção de Ações de sensibilização/formação nas escolas. A criação de programas educativos que realizem palestras sobre estes assuntos em todas as escolas. Estas sessões deveriam ser desenvolvidas por um conjunto de especialistas em comunicação, mas também por jovens estudantes universitários da área da comunicação, da ciência política e das relações internacionais. Esta medida beneficiará não só as crianças e os jovens que se tornarão mais críticos no consumo dos media, mas também a população.
- Criação de um Certificado de Credibilidade que seja implementado um sistema de certificação de notícias passiveis de serem partilhadas nas redes sociais. Seria necessário a criação de um algoritmo que permite que apenas as notícias verificadas pudessem ser partilhadas.
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