Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Bragança


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Miguel Torga, Bragança
  1. Intensificar a prática, nas escolas, de verificação dos factos com enfoque na análise de documentos para que a onda de notícias falsas possa diminuir e sobressair a “prova dos factos” – notícia verdadeira.
  2. Promover a necessária educação da sociedade dotando-a de capacidade de decisão, através da criação de mecanismos que permitam verificar a veracidade da notícia, por exemplo a utilização da Blockchain que permite criar plataformas fiáveis inibindo a propagação de notícias falsas.
  3. Determinar o grau de veracidade da informação, verificando o tipo de fonte, o conteúdo, a data, o autor, cruzar fontes de natureza diversa, com o objetivo de filtrar as mensagens que são recebidas e desta forma sinalizar as fake news.
2 Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé
  1. Fornecer transparência e renovação de informação.
 Com o uso das duas componentes , transparência e renovação de informação, garante-se que todos os atos públicos possam ser conhecidos, verificados e auditados pela população quer a nível municipal, estadual ou nacional.
  2. Combate aos ataques cibernéticos no âmbito dos segredos da covid-19:
 A prevenção e combate ao COVID-19 não se faz apenas nos hospitais e centros de saúde e, por isso, é imperioso garantir a transparência, a responsabilização e a prestação de contas.
  3. Ações governamentais de combate à pirataria: alteração do artigo 193 do código penal.
 Sugere-se a todos os responsáveis pela administração e/ou segurança do parque informático e de telecomunicações de empresas e mesmo entidades estatais que apresentem algumas medidas.
3 Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança
  1. Criação de um projeto jornalístico do Estado, com a função de verificar a veracidade de informação atual e relevante relacionada primariamente com política.
  2. Implementação de um projeto nas escolas que vise educar os alunos a partir do 3º ciclo para a importância de obter informação através de fontes fidedignas e alertar para as consequências da desinformação e propagação de Fake News.
  3. Implementação de uma unidade na disciplina de Filosofia que contextualize o cenário atual.
4 Escola Profissional Prática Universal de Bragança
  1. Enquadramento jurídico de modo a punir gravemente a divulgação e publicação de fake news.
  2. Inovação e criação complementar de projetos contra ações de desinformação veiculadas através das redes sociais e de outras fontes de informação digital.
  3. Criação, em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança a nível mundial, de uma página de internet oficial anti fake news, um manual uniformizador em suporte digital (conjunto de vídeos) e cursos 'online' denominados “Cidadão Ciberinformado”.
5 Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro
  1. Sensibilizar os cidadãos para a atenção que devem prestar a fontes de informação mais ou menos fidedignas. Desde os noticiários s até outros sites a que normalmente recorrem, a desinformação é uma constante.
  2. O site, o noticiário, a rede social, que partilhar alguma Fake News deve ser de alvo de investigação e caso tenha vindo a incorrer neste tipo de publicação deve ser responsabilizado.
  3. Compensar a quem denuncie autores de Fake News.
6 Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Mirandela
  1. Legislar para regular e controlar as redes sociais.
  2. Investir na educação e reeducação da população.
  3. Realizar campanhas de sensibilização e palestras.
7 Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais
  1. Criação de um site oficial de exposição de fake news em conjunto com uma linha telefónica de denúncia anónima de notícias falsas.
  2. Aumento da pena de prisão e coima por lei para todos os indivíduos que criem e divulguem notícias falsas com fins lucrativos ou enganadores.
  3. Aumento da verba direcionada para a ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação) e maior especialização dos trabalhadores, para melhor lidarem com os desafios apresentados.
8 Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado, Torre de Moncorvo
  1. O uso das redes sociais - Sensibilização da comunidades escolar e familiar.
  2. Ações de sensibilização . Filtrar a informação. As liberdades e as noticias falsas.
  3. Legislar e regular para combater as noticias falsas que circulam na rede.
9 Escola Básica e Secundária do Mogadouro
  1. A Assembleia da República, por maioria, deve nomear uma comissão de especialistas, cabendo a estes verificar a veracidade da informação publicada ( aleatoriamente) e publicar um relatório anual onde conste as instituições, empresas ou pessoas que praticam a desinformação.
  2. Incluir o tema da desinformação nas disciplinas de TIC e Cidadania com caráter obrigatório, pois consideramos importante sensibilizar os jovens/adolescentes para este tema e, desta forma, formar leitores e eleitores responsáveis, minorando, assim, o efeito da desinformação na democracia.
  3. Propor o agravamento das sanções, já existentes, a quem premeditadamente divulgue e pratique a desinformação no âmbito político, económico e outros.
10 Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães
  1. Financiar ferramentas destinadas a verificar a autenticidade de textos, fotografias e vídeos.
  2. Maior apoio ao jornalismo de qualidade e à literacia mediática.
  3. Informar a população em geral sobre a desinformação através de palestras, ações de formação/campanhas de sensibilização e/ou vídeos.