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Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Bragança |
- Intensificar a prática, nas escolas, de verificação dos factos com enfoque na análise de documentos para que a onda de notícias falsas possa diminuir e sobressair a “prova dos factos” – notícia verdadeira.
- Promover a necessária educação da sociedade dotando-a de capacidade de decisão, através da criação de mecanismos que permitam verificar a veracidade da notícia, por exemplo a utilização da Blockchain que permite criar plataformas fiáveis inibindo a propagação de notícias falsas.
- Determinar o grau de veracidade da informação, verificando o tipo de fonte, o conteúdo, a data, o autor, cruzar fontes de natureza diversa, com o objetivo de filtrar as mensagens que são recebidas e desta forma sinalizar as fake news.
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Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé |
- Fornecer transparência e renovação de informação.
Com o uso das duas componentes , transparência e renovação de informação, garante-se que todos os atos públicos possam ser conhecidos, verificados e auditados pela população quer a nível municipal, estadual ou nacional.
- Combate aos ataques cibernéticos no âmbito dos segredos da covid-19:
A prevenção e combate ao COVID-19 não se faz apenas nos hospitais e centros de saúde e, por isso, é imperioso garantir a transparência, a responsabilização e a prestação de contas.
- Ações governamentais de combate à pirataria: alteração do artigo 193 do código penal.
Sugere-se a todos os responsáveis pela administração e/ou segurança do parque informático e de telecomunicações de empresas e mesmo entidades estatais que apresentem algumas medidas.
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Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança |
- Criação de um projeto jornalístico do Estado, com a função de verificar a veracidade de informação atual e relevante relacionada primariamente com política.
- Implementação de um projeto nas escolas que vise educar os alunos a partir do 3º ciclo para a importância de obter informação através de fontes fidedignas e alertar para as consequências da desinformação e propagação de Fake News.
- Implementação de uma unidade na disciplina de Filosofia que contextualize o cenário atual.
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4 |
Escola Profissional Prática Universal de Bragança |
- Enquadramento jurídico de modo a punir gravemente a divulgação e publicação de fake news.
- Inovação e criação complementar de projetos contra ações de desinformação veiculadas através das redes sociais e de outras fontes de informação digital.
- Criação, em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança a nível mundial, de uma página de internet oficial anti fake news, um manual uniformizador em suporte digital (conjunto de vídeos) e cursos 'online' denominados “Cidadão Ciberinformado”.
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Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro |
- Sensibilizar os cidadãos para a atenção que devem prestar a fontes de informação mais ou menos fidedignas. Desde os noticiários s até outros sites a que normalmente recorrem, a desinformação é uma constante.
- O site, o noticiário, a rede social, que partilhar alguma Fake News deve ser de alvo de investigação e caso tenha vindo a incorrer neste tipo de publicação deve ser responsabilizado.
- Compensar a quem denuncie autores de Fake News.
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Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Mirandela |
- Legislar para regular e controlar as redes sociais.
- Investir na educação e reeducação da população.
- Realizar campanhas de sensibilização e palestras.
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7 |
Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais |
- Criação de um site oficial de exposição de fake news em conjunto com uma linha telefónica de denúncia anónima de notícias falsas.
- Aumento da pena de prisão e coima por lei para todos os indivíduos que criem e divulguem notícias falsas com fins lucrativos ou enganadores.
- Aumento da verba direcionada para a ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação) e maior especialização dos trabalhadores, para melhor lidarem com os desafios apresentados.
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8 |
Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado, Torre de Moncorvo |
- O uso das redes sociais - Sensibilização da comunidades escolar e familiar.
- Ações de sensibilização . Filtrar a informação. As liberdades e as noticias falsas.
- Legislar e regular para combater as noticias falsas que circulam na rede.
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Escola Básica e Secundária do Mogadouro |
- A Assembleia da República, por maioria, deve nomear uma comissão de especialistas, cabendo a estes verificar a veracidade da informação publicada ( aleatoriamente) e publicar um relatório anual onde conste as instituições, empresas ou pessoas que praticam a desinformação.
- Incluir o tema da desinformação nas disciplinas de TIC e Cidadania com caráter obrigatório, pois consideramos importante sensibilizar os jovens/adolescentes para este tema e, desta forma, formar leitores e eleitores responsáveis, minorando, assim, o efeito da desinformação na democracia.
- Propor o agravamento das sanções, já existentes, a quem premeditadamente divulgue e pratique a desinformação no âmbito político, económico e outros.
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Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães |
- Financiar ferramentas destinadas a verificar a autenticidade de textos, fotografias e vídeos.
- Maior apoio ao jornalismo de qualidade e à literacia mediática.
- Informar a população em geral sobre a desinformação através de palestras, ações de formação/campanhas de sensibilização e/ou vídeos.
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