Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Fora da Europa


N.º Escola Medidas
1 Escola Portuguesa Ruy Cinatti
  1. Reforçar a aposta na formação de recursos humanos ao nível dos profissionais/equipas técnicas que operam na área digital, incrementando uma cultura de conduta ética, assim como promover formação para a população de modo a garantir competências básicas digitais que permitam a educação e sensibilização dos visualizadores, para que aprendam a usar o seu espírito crítico sempre que se depare com informação suspeita na internet.
  2. Promover incentivos para as empresas ou profissionais individuais que criam programas ou melhoraram os algoritmos existentes na análise e filtragem de conteúdos nas redes sociais com o objetivo de identificar fake news. Esses incentivos passam pela criação de prémios de boas práticas, acesso a formação gratuita e integração numa bolsa de empresas reconhecidas que prestam serviço de ‘fact checking’ (verificação de factos).
  3. Incentivar a cooperação de organizações privadas que monitorizam as fakenews com organismos públicos, através do estabelecimento de consórcios a nível nacional, valorizando as suas atividades através de organismos de interface, tais como clusters e laboratórios colaborativos.
2 Escola Lusitânia, Clube Português de Long Branch
  1. Criar uma Entidade Reguladora Independente que fiscalize e penalize com coimas e/ ou com um período de tempo sem exercer a sua função.
  2. Criar um “selo de qualidade”, pela Entidade Reguladora, para premiar as entidades reconhecidas pela autenticidade/ veracidade das notícias.
  3. Criar um site onde é possível denunciar notícias falsas e/ou sensacionalistas, sob alçada da Entidade reguladora.
3 Escola Portuguesa de Cabo Verde - Centro de Ensino e da Língua Portuguesa (EPCV)
  1. Introdução do domínio Desinformação e Notícias Falsas (fake news) nas áreas transversais e longitudinais a desenvolver na componente de Cidadania e Desenvolvimento, como sendo uma das áreas obrigatórias na construção de uma cidadania democrática e respeitadora dos Direitos Humanos.
  2. Criação de plataformas digitais de cidadãos, temáticas, e divididas em três secções, área da comunidade, área de debates e área dos profissionais especializados, com informações e/ou notícias veiculadas preferencialmente pela Internet. Validadas com um “selo de conteúdo seguro” pelos profissionais participantes nas plataformas, as informações e/ou notícias veiculadas são objeto de discussão e de esclarecimento através do debate entre os membros dessa comunidade digital.
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4 Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe
  1. Criar entidade de verificação das publicações, antes de publicadas
  2. Incorporar aplicação scanner no Google/Siri
  3. Inclusão do tema “Fake News” no programa da disciplina de Cidadania