Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Fora da Europa
N.º |
Escola |
Medidas |
1 |
Escola Portuguesa Ruy Cinatti |
- Reforçar a aposta na formação de recursos humanos ao nível dos profissionais/equipas técnicas que operam na área digital, incrementando uma cultura de conduta ética, assim como promover formação para a população de modo a garantir competências básicas digitais que permitam a educação e sensibilização dos visualizadores, para que aprendam a usar o seu espírito crítico sempre que se depare com informação suspeita na internet.
- Promover incentivos para as empresas ou profissionais individuais que criam programas ou melhoraram os algoritmos existentes na análise e filtragem de conteúdos nas redes sociais com o objetivo de identificar fake news. Esses incentivos passam pela criação de prémios de boas práticas, acesso a formação gratuita e integração numa bolsa de empresas reconhecidas que prestam serviço de ‘fact checking’ (verificação de factos).
- Incentivar a cooperação de organizações privadas que monitorizam as fakenews com organismos públicos, através do estabelecimento de consórcios a nível nacional, valorizando as suas atividades através de organismos de interface, tais como clusters e laboratórios colaborativos.
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2 |
Escola Lusitânia, Clube Português de Long Branch |
- Criar uma Entidade Reguladora Independente que fiscalize e penalize com coimas e/ ou com um período de tempo sem exercer a sua função.
- Criar um “selo de qualidade”, pela Entidade Reguladora, para premiar as entidades reconhecidas pela autenticidade/ veracidade das notícias.
- Criar um site onde é possível denunciar notícias falsas e/ou sensacionalistas, sob alçada da Entidade reguladora.
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3 |
Escola Portuguesa de Cabo Verde - Centro de Ensino e da Língua Portuguesa (EPCV) |
- Introdução do domínio Desinformação e Notícias Falsas (fake news) nas áreas transversais e longitudinais a desenvolver na componente de Cidadania e Desenvolvimento, como sendo uma das áreas obrigatórias na construção de uma cidadania democrática e respeitadora dos Direitos Humanos.
- Criação de plataformas digitais de cidadãos, temáticas, e divididas em três secções, área da comunidade, área de debates e área dos profissionais especializados, com informações e/ou notícias veiculadas preferencialmente pela Internet. Validadas com um “selo de conteúdo seguro” pelos profissionais participantes nas plataformas, as informações e/ou notícias veiculadas são objeto de discussão e de esclarecimento através do debate entre os membros dessa comunidade digital.
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4 |
Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe |
- Criar entidade de verificação das publicações, antes de publicadas
- Incorporar aplicação scanner no Google/Siri
- Inclusão do tema “Fake News” no programa da disciplina de Cidadania
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