Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Europa
N.º |
Escola |
Medidas |
1 |
Cycle d’Orientation du Renard |
- Oferta, nos estabelecimentos de ensino secundário ou escolas profissionais públicos ou privados de um ou dois jornais digitais ou físicos à disposição para quem desejar informar-se através de notícias e informação geral atualizada e confiável.
- Criação de uma lei que impeça ou controle qualquer forma de lobbyng, tanto na política como na ciência, para impedir que os governantes e os legisladores mudem de opinião por dinheiro ou falsas informações. Se uma empresa quiser fazer divulgação junto dos políticos, deverá declarar ao povo o que faz. Deve ser banido qualquer tipo de lobbyng de empresas que tenham a ver com saúde, produtos de tabaco e álcool.
- Elaboração de uma Lei de uma Autoridade saída da Assembleia da República que obrigue os motores de busca a criarem uma certificação dos sites considerados fiáveis sobre a divulgação de conteúdos de informação, com a adoção de um símbolo reconhecível na barra de navegação ao lado do endereço do site, indicando ao utilizador que está a entrar num site que não divulga informação falsa ou deturpada. Sites não confiáveis devem fazer parte de uma lista negra, de acesso geral.
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2 |
Le Rocquier School |
- Adicionar ao currículo escolar, deste a escola primária, o tema da literacia digital adaptado à realidade dos nossos tempos e ao perigo da interferência nos processos democráticos.
- Investir mais na formação de professores e educadores em geral, em literacia digital, para que estes tenham uma preparação adequada aos desafios lançados pela desinformação atual.
- Em sequência da medida anterior, ou seja, depois daqueles que vão transmitir o conhecimento aos jovens estarem devidamente preparados, o Governo deve investir em mais sessões de esclarecimento e workshops, assim como na produção de materiais de aprendizagem apelativos, como folhetos e cartazes. Mas estes projetos têm de ser não só em maior quantidade, mas também de forma contínua, pois o investimento até agora feito pela Direção Geral de Educação neste campo tem sido inconsistente e não perm
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3 |
Cycle d'orientation d'Octodure |
- Criação de um símbolo universal que confirme que as notícias que lemos sejam verdadeiras. Atualmente, já existem medidas para tentar limitar a propagação de informações falsas, mas não são satisfatórias. As informações têm de ser verificadas com características mais desenvolvidas e mais restritivas. Deste modo, as informações que correspondem às requisições seriam dotadas de um símbolo que nos permita de distinguir facilmente e rapidamente as que são verídicas das que não nos podemos fiar.
- Criação de uma “polícia em linha “ que nos ajudasse a perceber se o artigo é verdadeiro ou não. Havendo expulsões e multas mais restritivas para os difusores de conteúdo falso pondo em causa a democracia e as entidades. Estas sanções poderiam ser uma solução para esse problema, começado por introduzi-las na lei o mais rápido possível. As multas ocorreriam nos casos mais importantes, em temas de caráter de alta importância como a política, a saúde, casos sociais sejam evocados.
- Por último, as pessoas que quiserem partilhar informações nas redes sociais deverão enviar as fontes das quais provêm os conteúdos para sítios que confirmassem a veracidade das notícias., plataformas para esse fim. Se as fontes não forem fiáveis as informações não serão partilhadas, criando empregos, algoritmos, ou plataformas que serviram para a verificação da veracidade das informações. As fontes de cada partilha devem ser claras e os perfis criados devem ser controlados,
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4 |
Haute Vallee School |
- O Governo deve investir em bootcamps para educadores de forma a que estes possam adquirir as ferramentas essenciais para puderem de forma mais efetiva transmitir a literacia dos media na sala de aula.
- Investir numa Plataforma e-learning onde os alunos possam aprender as estratégias que estão por trás de uma campanha de desinformação, como evitar de ser susceptível à manipulação dos media e como ser um cidadão informado.
- Realizar fóruns para dar aos jovens a oportunidade de ganharem capacidades e conhecimento para se envolverem mais em questões da sociedade, política e processos democráticos em plataformas digitais
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