1 |
Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira |
- Implementação de um sistema de monitorização que identifique casos de fake news.
- Consciencialização da sociedade em relação a este tema graças a melhor informação e formação. Consequentemente a criação de alguma forma de penalização tendo em conta a gravidade da desinformação que pode difundir.
- Reforço dos processos de reabilitação/educação dos autores desta forma de atuação.
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2 |
Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo |
- Criar na escola mais “espaço” (curricular e extracurricular) para desenvolver e promover a literacia mediática e digital.
- Realização de uma campanha de sensibilização, promovida pela Assembleia da República, que esclareça e alerte os portugueses para o perigo das “fake news”, o seu impacto negativo na democracia e a importância de se combater a desinformação.
- Criação de legislação que penalize os criadores de contas falsas em plataformas digitais que difundem propositadamente, com objetivos específicos, a desinformação.
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3 |
Escola Básica e Secundária Eng. Dionísio Augusto Cunha, Canas de Senhorim, Nelas |
- Realização de mais ações de sensibilização nos espaços públicos sobre o impacto da desinformação na sociedade e estratégias para a combater.
- Plataforma/site/fórum institucional para aprofundar a discussão sobre o tema.
- Programa televisivo institucional, num canal público, para avaliar a veracidade das notícias.
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4 |
Escola Secundária de Nelas |
- Inclusão da disciplina de Ciência Política em todos os currículos do ensino secundário, proporcionando aos alunos os conhecimentos básicos de política, o desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre o mundo, assumindo opiniões próprias e confrontando diferentes opiniões, de forma esclarecida e fundamentada, reflectindo criticamente sobre elas e fundamentando as perspectivas pessoais.
- Criação de um organismo especial com função de difundir conteúdo informativo credível, sobre diferentes temáticas, proporcionando aos cidadãos informação acessível e especializada.
- Criação de uma entidade que funcionará sob tutela do poder executivo e que possibilite completar a informação, apoiada em recursos que criem notícias verdadeiras.
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5 |
Agrupamento de Escolas de Sátão |
- Criação de uma ferramenta para verificação da veracidade das notícias e da fiabilidade dos websites, noticiosos ou outros.
- Realização de Workshops e/ou palestras de sensibilização junto da população acerca da Educação Digital.
- Criação de campanhas de informação nos meios de comunicação social.
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6 |
Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal |
- Criação de uma entidade reguladora que proporá um código de conduta subscrito pelas grandes plataformas digitais por forma a que estas sejam obrigadas a aplicá-lo.
- Agravamento das penas relativas aos cibercrimes.
- Dinamização de um projeto nacional de consciencialização política através de palestras e ações de sensibilização.
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7 |
Escola Secundária Dom Egas Moniz de Resende |
- Criação de uma plataforma online e interuniversitária, formada por voluntários, que se disponha a esclarecer dúvidas da população e dos jovens, averiguar a veracidade de notícias veiculadas nos media e filtrar relatórios e artigos alvos de desinformação.
- Promover uma maior sensibilização dos jovens, relativamente à Desinformação e Fake News, na disciplina de Educação para a Cidadania, com o intuito de educar e capacitar os alunos com os conhecimentos e competências necessárias, no âmbito do tema, recorrendo a atividades lúdicas que envolvam a comunidade educativa.
- Criação de uma legislação que previna a Desinformação publicada em sites e outras plataformas digitais, obrigando, legalmente, a que estas advirtam o utilizador sobre o perigo de estar a ser alvo de notícias falsas ao consultar um determinado website, permitindo que, apesar do aviso, este seja consultado, garantindo a liberdade do utilizador.
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8 |
Escola Profissional da Fundação D. Mariana Seixas (Sede) |
- Nas escolas, em conjunto com as disciplinas de T.I.C e cidadania, ensinar como reconhecer conteúdo duvidoso e como denunciar.
- Criação de uma agência destinada a controlar/descobrir/desmascarar/denunciar fake news, composta por representantes do parlamento/Governo/Universidades/Meios de Comunicação/ Empresas de TIC.
- Seminários com alunos de várias nacionalidades e línguas para troca de informações e experiências.
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9 |
Escola Profissional de Vouzela |
- Os navegadores da Internet devem aprender a questionar qualquer informação/notícia que encontrem nas redes sociais. Assim, as televisões (sobretudo a pública), jornais (online) e rádios devem ter programas informativos do género do "Polígrafo SIC" ou "Fact Check" e transmiti-los em horário nobre.
- A Escola deve incluir o tema da desinformação e das suas consequências, quer em atividades disciplinares/didáticas, quer em atividades no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento.
- Deve ser criada legislação europeia/nacional para regular o funcionamento das redes sociais, nomeadamente prevendo a obrigatoriedade da existência de mecanismos que impeçam, de forma automática, a partilha de notícias falsas, cujas fontes não estejam identificadas como fidedignas.
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10 |
Escola Secundária de Vila Nova de Paiva |
- Criar indicadores de fiabilidade da informação, fundados em critérios de transparência, e premiar os agentes de comunicação que melhor os respeitem com a atribuição de selos de qualidade.
- Promover campanhas de sensibilização e ações de formação para toda a comunidade, por forma a tornar os cidadãos capazes de identificar notícias falsas e de perceber os efeitos negativos da desinformação.
- Inserir a questão das fake news e da desinformação como um dos temas integrantes da área de Cidadania e Desenvolvimento, em todas as escolas.
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11 |
Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde |
- Realização de sessões de sensibilização e alerta, diferenciadas e dinâmicas, de forma a demonstrar o impacto da desinformação e consequentemente das "Fake News" na democracia.
- Criminalização da divulgação de informações enganosas, tendo como consequências uma multa monetária ou trabalho comunitário, dependendo da gravidade da informação partilhada e das suas consequências.
- Conceção de um programa informático de acesso público, nomeado por "FN Report", que teria como função a verificação da veracidade das informações de um site, funcionando com base numa inteligência artificial, a qual iria conter detetores de notícias falsas e verificação de factos-
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12 |
Escola Secundária de Santa Comba Dão |
- Aplicação do “Media Literacy Education” em voga na Finlândia (país mais resistente da Europa a fake news) no sistema de ensino português, incluindo sensibilizações sobre desinformação no programa curricular das disciplinas.
- Realização de pequenos vídeos a expor nas redes sociais, curtas reportagens (em horário nobre nacional) e rubricas semanais a demonstrar o impacto que as fake news podem ter na vida de um indivíduo.
- Subsídio de acesso às plataformas credíveis de leitura de notícias e projetos anti-fake news (como “Polígrafo SIC”), tornando-as mais acessíveis
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13 |
Escola Secundária Alves Martins, Viseu |
- Criação de uma aplicação de informação generalizada sobre política nacional e internacional que contenha diferentes aplicações (fórum de conversação, polígrafo, podcast etc.).
- Proposta a um canal televisivo para a criação de uma rubrica diária de síntese à matéria mais relevante abordada na Assembleia da República.
- Após a publicação de uma "fake new", o seu autor será notificado, após 24 horas, para a retirar; se esta ordem não for cumprida será sancionado.
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14 |
Escola Profissional de Cinfães |
- Criação de um programa nacional educativo/formativo sobre Fake News e o perigo para a democracia.
- Elaboração de um vídeo e de um áudio de sensibilização para a realidade das Fake News. Divulgação nos canais televisivos, rádio e redes sociais.
- Aplicação de medidas corretivas a quem divulgue e partilhe informação falsa deliberadamente.
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15 |
Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu |
- Publicidade Institucional. Apoiar a publicidade institucional através dos meios de comunicação social. Criação de um programa semanal (televisão, rádio, redes sociais) de carácter educativo, que transmita informação fidedigna acerca da democracia e política portuguesa. Estas ações seriam geridas pelo sindicato dos jornalistas ou outra entidade competente para gerar interesse na população.
- Formação sobre política nas escolas. Investir na formação dos estudantes, através de 3 métodos: Realização de ações de formação sobre noções de assuntos importantes da democracia portuguesa; Criação de clube de Política. Introdução de uma vertente de abordagem política da disciplina de Cidadania em todos os ciclos de ensino.
- Investir na formação da sociedade, através de 2 métodos: Criação de grupos de voluntários que distribuíssem panfletos claros e objetivos em visitas a lares de idosos e membros da comunidade mais idosa. Criação de ações de formação para esclarecer dúvidas e suscitar o interesse da sociedade na política tanto presencialmente como online.
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16 |
Escola Secundária de Vouzela |
- Alargamento do tempo de antena, nos canais públicos de televisão e rádio, para além dos períodos eleitorais, para aumentar as fontes e períodos de informação (não ideológica), de como viver em democracia e ser um cidadão ativo e informado.
- Divulgação, no espaço escolar, de informação relativa ao funcionamento do sistema democrático, usando meios mais atrativos e eficazes, como a criação/divulgação de um código QR de encaminhamento para uma aplicação Web, posteriormente criada, contendo informação detalhada, esquematizada, simples e apelativa, sobre o sistema partidário português.
- Rentabilizar a área do currículo destinada à Cidadania e Desenvolvimento, com uma abordagem mais aprofundada da educação democrática (não de caráter ideológico).
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17 |
Escola Básica e Secundária Abel Botelho, Tabuaço |
- Medidas de jornalismo de rigor: Provedores dos media como recetores das críticas às publicações e desconstruções dos fakenews.
- Literacia mediática com o objetivo de incentivar à criatividade, espírito crítico , questionando sempre a veracidade dos factos.
- Plataformas digitais que permitem pagamentos de serviços de empresas fidedignas mas que no entanto são alvo de phishing.
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18 |
Escola Secundária Prof. Doutor Flávio F. Pinto Resende, Cinfães |
- Criar uma plataforma que permita identificar uma mistura de conteúdos factuais com conteúdos falsos, ou parcialmente falsos, como forma de reduzir o impacto da desinformação na democracia.
- Criar nas escolas clubes que incentivem a ler e a refletir antes de partilhar notícias nas redes sociais, como forma de reduzir o impacto da desinformação na democracia.
- Criar nas escolas um espaço informativo sobre nutrição, como forma de minimizar os efeitos perversos da publicidade enganosa sobre as dietas milagrosas de emagrecimento.
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19 |
Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades |
- Criação de um sistema de verificação de contas e de credibilidade de notícias.
- Agravamento penal
- implementação de multas.
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20 |
Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira |
- Criação de uma organização/instituição, onde pessoas qualificadas, selecionem notícias adulteradas e indiquem as mesmas a entidades superiores aptas a sancionar penalmente os seus autores.
- Intensificação da difusão e formação de ferramentas, que permitam a elucidação junto da população da existência de Fake News, com campanhas de sensibilização, em escolas e outras instituições públicas.
- Atribuição de prémios e/ou incentivos a empresas de comunicação social que tornem público notícias falsas e reponham a sua verdade.
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21 |
Escola Secundária de Castro Daire |
- Adicionar conteúdos referentes ao tema em debate em disciplinas da grade escolar, como TIC e Cidadania, e promover ações de sensibilização abertas a todas as faixas etárias, nomeadamente através dos canais de TV generalistas.
- Desenvolver um site sem fins lucrativos e apoiado pelo governo, e/ ou extensões dos motores de busca cujo algoritmo seja capaz de verificar a informação fidedigna, atribuindo-lhe um selo, e de diminuir a visibilidade de sites pouco fiáveis.
- Estabelecer a obrigatoriedade de associar um documento de identificação pessoal aquando do registo de contas de utilizador digital de maneira a viabilizar penalizações para os que partilham informação falsa e descontextualizada e para os criadores de sites sem fiabilidade.
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22 |
Escola Profissional da Torredeita |
- Adopção e implementação de medidas que fomentem a literacia mediática nos currículos escolares do ensino básico, secundário e nos cursos de formação e educação de adultos para sensibilizar e capacitar os jovens e cidadão através de programas específicos pluridisciplinares .
- Aprovação e/ou revisão de legislação que crie ilícitos penais ou contraordenações e aumente as molduras penais e as multas para as contraordenações.
- Criação do Provedor das plataformas digitais.
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