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Escola Secundária São Pedro, Vila Real |
- Submeter as notícias a um processo de confirmação da sua veracidade a agências de fact-checking;
- Repensar os conteúdos de cidadania e desenvolvimento, introduzindo nesta disciplina os temas de democracia e filosofia política, para dotar os alunos de competências adequadas, no sentido de, autonomamente, serem capazes de discernir o verdadeiro do falso;
- Criação de uma organização/instituição independente para supervisão das redes sociais, tendo esta a capacidade de atribuir ao conteúdo que nelas circula 3 tipos de “selos de qualidade”: selo de confiança, selo de não confiança e selo de sátira/paródia.
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2 |
Agrupamento de Escolas D.Sancho II, Alijó |
- Implementação da educação para informação nas linhas orientadoras das disciplinas de Educação para a Cidadania e TIC.
- Criminalização de desinformação difundida por parte de partidos políticos
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3 |
Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves |
- Inclusão, nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), de um capítulo dedicado ao Reconhecimento e Combate das Fake News, de modo a fornecer aos jovens ferramentas para a identificação e denúncia das mesmas. Esta inclusão seria dinamizada com debates nas escolas, destinados aos alunos, com a participação de peritos de mérito e idoneidade reconhecida.
- Realização de campanhas nacionais de esclarecimento e de palestras, de modo a sensibilizar e habilitar a população de terceira idade para o domínio de mecanismos de verificação da veracidade das notícias, diminuindo os perigos de propagação das fake news e fomentando nos cidadãos o hábito de questionar aquilo que ouvem e leem.
- Implementação de ações de sensibilização e de comunicação através dos mais variados suportes comunicacionais (publicidade televisiva e na rádio, painéis apelativos em caixas multibanco, outdoors, etc) e publicitação desta temática através de slogans nos meios de comunicação social.
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4 |
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real |
- Acreditamos que a forma mais sustentável e eficaz de mudar mentalidades é através da formação e educação dos eleitores, jornalistas e políticos do amanhã apostando nas gerações futuras.
- Defender a cooperação entre o Estado e o privado nos apoios e na divulgação de informação.
- Criação de um programa de formação para os menos instruídos sobre fake news e manipulação de informação na Internet.
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5 |
Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real |
- Combate à desinformação nas escolas, estimulando o espírito critico dos alunos, de forma transversal nas diferentes disciplinas, para dota-los de ferramentas que lhes permitam identificar e combater as fake news.
- Criação de legislação mais rígida, por parte dos Estados Membros da EU, de forma a exercer maior controlo e responsabilização das redes sociais, tendo em conta que estas são as que mais contribuem para a divulgação de informações falsas e operam a um nível global.
- Aposta, por parte do Estado através dos vários organismos, em campanhas de sensibilização destinadas a todas as faixas etárias, no sentido de combater a desinformação e a divulgação de fake news.
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6 |
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves |
- Criação de selos de qualidade a atribuir à média, por parte de entidades dotadas de estatuto de utilidade pública, ligadas ao ensino superior.
- Criação de núcleos de fact-checking, serviço de verificação de factos, tipo "Polígrafo" de cariz jornalístico apartidário, dirigido por entidade de natureza científica de cariz não-governamental.
- Proposta de recomendação para a criação ao nível da U.E. ,de uma unidade de combate a desinformação com fins fiscalizadores das instituições públicas dos 27 estados membros.
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7 |
Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena |
- Formação de estudantes do ensino secundário e ensino superior
- Alertas de sensibilidade
- Observatório das notícias
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8 |
Agrupamento de Escolas de Valpaços |
- Alterar o feed das notícias – ser por ordem cronológica e não por via do algoritmo.
- Educação política no currículo : A abordagem teórica deve ser transversal a todas as disciplinas e os alunos experienciem e adquiram competências democráticas, por exemplo, na seleção dos conteúdos a serem abordados nas disciplinas numa percentagem satisfatória; maior diversidade de oferta de disciplinas de opção; promoção de uma assembleia de escola para debate e aprovação de medidas de gestão da escola.
- Democratizar o acesso de todos cidadãos aos jornais de referência no on-line através de um apoio estatal às empresas de comunicação social para o acesso gratuito dos internautas a conteúdos digitais. A par disso é importante uma cobertura 5G do território nacional.
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9 |
Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa |
- Limitar o uso de bots.
- Educar, nas escolas, para as consequências das Fake News, pela criação de um manual e realização de palestras e workshops.
- Criar medidas de coação que combatam a criação e divulgação de Fake News.
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10 |
Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul |
- Melhorar os programas das disciplinas de forma a instruir a distinção entre factos e
opiniões e a identificação de fontes confiáveis.
- Criação de uma plataforma que reúna fact-checkers verificados e Integração da
atividade e sentido de voto dos deputados nesta plataforma, no diário da república
eletrónico e no website da assembleia da república.
- Assegurar a transparência dos órgãos de comunicação social, através da divulgação
da lista dos principais stakeholders dos mesmos e dos seus membros.
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11 |
Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, Venda Nova, Montalegre |
- Criação de programas de Fact-Checking transversais a vários orgãos de comunicação social (TV, rádio, jornais, etc,).
- Integração, no currículo escolar, designadamente da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, de um domínio alusivo às Fake News/Desinformação.
- Criação de um grupo de trabalho, composto por peritos, que averiguem a veracidade ou não de notícias e, posteriormente, efetuem a sua classificação, nas redes sociais, através do sistema de estrelas (ex.: uma notícia à qual tenha sido atestada a sua veracidade, seria classificada com as 5 estrelas, inversamente, uma notícia falsa - Fake new - com 1 estrela).
Nota: apenas se recorreria à classificação 1 (1 estrela para classificar uma fake new) e 5 (5 estrelas para uma notícia verdadeira).
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