Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Portalegre


N.º Escola Medidas
1 Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão
  1. Criação de ações educacionais preventivas integradas na componente de Cidadania e Desenvolvimento e desenvolvidas ao longo da escolaridade.
  2. Criação de uma campanha publicitária para a sensibilização da população e encaminhamento para uma página web que verifique a fiabilidade dos diferentes sites noticiosos.
  3. Criar formas de tornar mais célere a aplicação da justiça nos crimes subjacentes à criação de Fake News.
2 Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor
  1. Investimento, por parte do Governo, no desenvolvimento de programas de alta inteligência capazes de rastrear falsas informações digitais e identificar os seus criadores e propagadores.
  2. Criação de um projeto governamental de voluntariado com base em campanhas informativas periódicas para a população com dificuldades de acesso a informação de qualidade.
  3. Implementação, por parte do Ministério da Educação, de um módulo de introdução à política nas aulas de Cidadania do 11° ano, lecionada pelos diretores de turma, e de uma disciplina de carácter obrigatório sobre política nacional e internacional no 12° ano, lecionada por um professor de ciências políticas ou por qualquer outra pessoa qualificada na matéria.
3 Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre
  1. Certificar, com selo de qualidade, órgãos de comunicação credíveis, divulgando esses mesmos sites na página do governo português.
  2. Criminalizar as condutas a entidades que divulguem informações falsas, tendenciosas e/ou não confirmadas e consequente remoção das mesmas.
  3. Implementação do tema “desinformação” na disciplina de Cidadania e TIC
4 Escola Básica e Secundária de Gavião
  1. Criar uma Comissão Parlamentar que vise desenvolver medidas de combate e fiscalização de Fake News que condicionem os cidadãos quer em processos eleitorais, quer na vida pública, económica e social.
  2. Reforçar a atribuição de selos de qualidade a entidades de comunicação social fidedignas e promover campanhas de divulgação dos mesmos.
  3. Promover sessões de sensibilização, palestras e workshops junto do cidadão comum, nos locais de trabalho e instituições de ensino.
5 Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel
  1. As redes sociais deverão criar um “logo” que identifique as fake news, de forma a facilitar a sua identificação pelas pessoas com maior iliteracia informática.
  2. Capacitar os utilizadores de redes sociais/leitores de órgãos de comunicação social, de maiores competências digitais, para que estes possam estar mais aptos a distinguir o que é verdadeiro do que é falso.
  3. Os responsáveis pelas fake news deverão ser judicialmente punidos
6 Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre
  1. Apostar na literacia da informação nas escolas.
  2. Criação de um organismo público que identifique, analise e responda a influências de informação falsa e enganosa.
  3. Financiamento dos media tendo em vista o acesso gratuito de notícias e textos de opinião pagos.
7 Escola Secundária D. Sancho II, Elvas
  1. Instauração de um sistema que puna entidades dos media e que divulguem informação falsa. Isto, a fim de diminuir o uso destes artigos como tentativa de adulterar a perceção que a população tem relativamente a certos temas, como por exemplo em conflitos de caráter político e na propagação de desinformação a nível científico.
  2. Criação de uma plataforma digital com o apoio do estado onde possam ser feitas denúncias de possíveis notícias falsas com o fim de identificar estas notícias mais facilmente para que possam ser desmentidas pelos seus autores penalizados.
  3. Incorporar no programa da disciplina de TIC, de segundo e terceiro ciclo, um domínio que aborde temas relacionados com a maneira mais eficiente de filtrar a informação disseminada pelos medias. Com o objetivo de que os jovens sejam educados de modo a identificar com facilidade a desinformação divulgada online.
8 Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
  1. Criar um quadro legal para que o código de conduta do jornalismo confirme o conteúdo a noticiar.
  2. Reforçar o código de conduta da U.E. sobre desinformação.
  3. O Parlamento deve criar um quadro jurídico para combater as ameaças hibridas, para que esteja apta a reagir de forma enérgica a este problema.