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Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão |
- Criação de ações educacionais preventivas integradas na componente de Cidadania e Desenvolvimento e desenvolvidas ao longo da escolaridade.
- Criação de uma campanha publicitária para a sensibilização da população e encaminhamento para uma página web que verifique a fiabilidade dos diferentes sites noticiosos.
- Criar formas de tornar mais célere a aplicação da justiça nos crimes subjacentes à criação de Fake News.
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2 |
Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor |
- Investimento, por parte do Governo, no desenvolvimento de programas de alta inteligência capazes de rastrear falsas informações digitais e identificar os seus criadores e propagadores.
- Criação de um projeto governamental de voluntariado com base em campanhas informativas periódicas para a população com dificuldades de acesso a informação de qualidade.
- Implementação, por parte do Ministério da Educação, de um módulo de introdução à política nas aulas de Cidadania do 11° ano, lecionada pelos diretores de turma, e de uma disciplina de carácter obrigatório sobre política nacional e internacional no 12° ano, lecionada por um professor de ciências políticas ou por qualquer outra pessoa qualificada na matéria.
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3 |
Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre |
- Certificar, com selo de qualidade, órgãos de comunicação credíveis, divulgando esses mesmos sites na página do governo português.
- Criminalizar as condutas a entidades que divulguem informações falsas, tendenciosas e/ou não confirmadas e consequente remoção das mesmas.
- Implementação do tema “desinformação” na disciplina de Cidadania e TIC
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4 |
Escola Básica e Secundária de Gavião |
- Criar uma Comissão Parlamentar que vise desenvolver medidas de combate e fiscalização de Fake News que condicionem os cidadãos quer em processos eleitorais, quer na vida pública, económica e social.
- Reforçar a atribuição de selos de qualidade a entidades de comunicação social fidedignas e promover campanhas de divulgação dos mesmos.
- Promover sessões de sensibilização, palestras e workshops junto do cidadão comum, nos locais de trabalho e instituições de ensino.
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5 |
Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel |
- As redes sociais deverão criar um “logo” que identifique as fake news, de forma a facilitar a sua identificação pelas pessoas com maior iliteracia informática.
- Capacitar os utilizadores de redes sociais/leitores de órgãos de comunicação social, de maiores competências digitais, para que estes possam estar mais aptos a distinguir o que é verdadeiro do que é falso.
- Os responsáveis pelas fake news deverão ser judicialmente punidos
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6 |
Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre |
- Apostar na literacia da informação nas escolas.
- Criação de um organismo público que identifique, analise e responda a influências de informação falsa e enganosa.
- Financiamento dos media tendo em vista o acesso gratuito de notícias e textos de opinião pagos.
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7 |
Escola Secundária D. Sancho II, Elvas |
- Instauração de um sistema que puna entidades dos media e que divulguem informação falsa. Isto, a fim de diminuir o uso destes artigos como tentativa de adulterar a perceção que a população tem relativamente a certos temas, como por exemplo em conflitos de caráter político e na propagação de desinformação a nível científico.
- Criação de uma plataforma digital com o apoio do estado onde possam ser feitas denúncias de possíveis notícias falsas com o fim de identificar estas notícias mais facilmente para que possam ser desmentidas pelos seus autores penalizados.
- Incorporar no programa da disciplina de TIC, de segundo e terceiro ciclo, um domínio que aborde temas relacionados com a maneira mais eficiente de filtrar a informação disseminada pelos medias. Com o objetivo de que os jovens sejam educados de modo a identificar com facilidade a desinformação divulgada online.
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8 |
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre |
- Criar um quadro legal para que o código de conduta do jornalismo confirme o conteúdo a noticiar.
- Reforçar o código de conduta da U.E. sobre desinformação.
- O Parlamento deve criar um quadro jurídico para combater as ameaças hibridas, para que esteja apta a reagir de forma enérgica a este problema.
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