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Escola Secundária Domingos Sequeira, Leiria |
- Criação de um departamento da organização European Digital Media Observatory (EDMO) que irá criar conteúdos pedagógicos que permitirão identificar, desmentir e minimizar as fake news e evitar a sua proliferação. Este departamento divulgará esses conteúdos em épocas de campanha política e em outros momentos pertinentes, através de mensagens taxativas acessíveis a todos os cidadãos, em associação com os média e com as plataformas das redes sociais.
- Atribuição de selo de verificação da credibilidade e da veracidade de notícias relevantes para a democracia, sujeito à avaliação de diferentes agências de media, acessível ao público em geral. Este selo conferirá prioridade, nos resultados de pesquisa, aos sites fidedignos, aumentando assim a sua visibilidade.
- Dinamização de aulas facultativas de educação política, no ensino secundário, com conteúdos pedagógicos sobre as diferentes políticas e temas fulcrais para a democracia e com debates para desenvolver nos alunos o espírito crítico necessário para distinguirem factos reais de "fake news". As aulas, lecionadas por docentes com formação adequada, com convidados de várias crenças políticas, seguirão um guião do Ministério da Educação, de aprendizagens essenciais da Cidadania e Desenvolvimento.
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2 |
Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria |
- Apostar na realização de campanhas de sensibilização sobre o tema Fake News nos grupos etários mais vulneráveis à desinformação, através de projetos de cidadania escolares e de sessões de esclarecimento para a terceira idade.
- Tornar obrigatória a assinatura digital dos jornalistas em toda a informação partilhada para o público.
- Criar mecanismos de regulação e controlo operacionalizados pelo Estado e sociedade civil como forma de combater as Fake News.
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3 |
Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande |
- Reforço da literacia mediática através da realização de ações de sensibilização da população e da inclusão do tema nas aprendizagens essenciais.
- Incentivos do Estado à criação/manutenção de programas televisivos e sites de validação de informação digital.
- Criação de legislação específica que regulamente e preveja a contraordenação a quem produza e/ou partilhe notícias falsas que ponham em causa os princípios da Constituição da República Portuguesa.
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4 |
Externato Cooperativo da Benedita |
- Realizar auditorias externas para garantir que as plataformas autodenominadas de “Sites de Notícias” são credíveis, seguem a ética jornalística e providenciam materiais que garantem a veracidade da notícia.
- Criação de uma plataforma na qual é possível comparar várias notícias sobre o mesmo assunto sendo assim possível retirar uma informação mais imparcial.
- Aplicação de coimas equivalentes entre 10% a 20% da faturação anual para empresas que promovam fake news a fim de influenciar a população e que possam ser danosas para a sociedade
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5 |
Escola Secundária de Porto de Mós |
- Criação do sistema a nível parlamentar e dos órgãos de comunicação social, que contabilize as fake news, e quando este número atingir um limite por deputado ou por jornalista, o mesmo terá de pagar uma multa.
- Obrigatoriedade da identificação do autor da notícia quanto esta é publicada online, e da apresentação de um documento que comprove que o jornalista trabalha para um órgão de comunicação fiável, ou que tenha as qualificações para o fazer.
- Criação de uma extensão que indique a veracidade da notícia, sendo controlada por jornalistas de diversos órgãos de comunicação social. O seu desenvolvimento colaborará com as redes sociais, emitindo um alerta de conteúdo falso, para a extensão que irá posteriormente ser verificado.
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6 |
Instituto Educativo do Juncal |
- Criação de selo de qualidade de notícias e conteúdos em websites e redes sociais. O selo de qualidade será atribuído a empresas, organizações ou órgãos de comunicação social e criação de conteúdos dedicadas à partilha de informações verdadeiras, em particular na internet. As entidades candidatas à obtenção ou renovação do selo estão sujeitas a verificação e monitorização através do cumprimento de requisitos estabelecidos e aplicados por entidade idónea e independente do Governo.
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7 |
Escola Secundária de Peniche |
- Criação de um selo de veracidade do conteúdo publicado "online", associado a um motor de busca controlado pela União Europeia.
- Divulgação de uma lista de endereços electrónicos aprovados pela União Europeia e considerados seguros.
- Criação de um programa a transmitir pelos Media para desmistificar falsas informações que circulem na "internet".
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Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, Ansião |
- Criação do Programa Nacional de Literacia Digital, Crítica e Política. Projeto educativo que abrangesse as áreas de domínio digital e político, com o objetivo de aumentar a nossa capacidade crítica para com as notícias, informações e política.
- Criação de uma Plataforma digital exclusiva da comunidade educativa, com o objetivo de agregar as notícias do nosso interesse apenas de sites com “o selo de verificação”, tal como a sua integração com notícias escolares/locais de maneira a que qualquer jovem que aceda à plataforma tenha a certeza de estar a ler notícias sérias e responsáveis.
- Criação de um cartão para os jovens entre os 15 e os 25 anos, que lhes desse acesso às versões premium dos jornais com “o selo de verificação” e que os mesmos tivessem conteúdos exclusivos do seu interesse. Deste modo, estaríamos a dar liberdade de escolha e de acesso à informação de qualidade a todos os jovens, tal como apoiar o jornalismo sério e responsável.
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9 |
Agrupamento de Escolas de Pombal |
- Obrigatoriedade de abordagem do tema da política no domínio de cidadania para os alunos do 3.º Ciclo e Secundário.
- Tornar a divulgação de informação falsa em praça aberta um crime público, de dano contra a democracia, sujeito a punição.
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Colégio "João de Barros" |
- Corresponder à RTP um financiamento que reforce o seu poder e credibilidade na mitigação da desinformação, com a criação do programa “Sabedoria ao Minuto”, onde seriam abordados temas como a (des)informação, fake news e democracia.
- Implementação de uma prática educativa direcionada ao 9.º ano e ensino secundário, onde se abordem valores democráticos e temas como a desinformação e fake news.
- Reestruturação dos média, com a implementação do estatuto de organizações jornalísticas sem fins lucrativos, visando o fomento e financiamento dos tipos jornalísticos diminuídos em consequência do recente período de crise pandémica e económica (investigação jornalística, grande reportagem, etc.)
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Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria |
- Nos conteúdos das diversas disciplinas dos ensinos básico e secundário deveriam ser introduzidas as temáticas como o impacto da desinformação na Democracia ou como identificar a credibilidade das notícias, assim como as suas formas de prevenção - exploração de texto, debates, jogos didácticos, etc. O Ministério da Educação deveria disponibilizar materiais às escolas, alargar a formação dos professores, para que estes possam sensibilizar os seus alunos.
- Os órgãos de poder local deveria investir mais em campanhas de sensibilização sobre a temática - “O impacto da desinformação na Democracia” – nos meios de comunicação social (rádio, tv, jornais, revistas, ..) e nas plataformas digitais, bem como na distribuição de cartazes / folhetos informativos para distribuir ao jovens nas escolas e em espaços públicos
- Em caso de publicação de notícias falsas, o órgão de comunicação e o responsável pela informação deverá ser penalizado com penas em função da gravidade. Devendo repor a veracidade dos conteúdos. E estar obrigados a respeitar um quadro de monitorização baseado em indicadores de desempenho claros.
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Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça |
- Requalificação do projeto de cidadania, introduzindo uma disciplina de Cidadania e Formação Política abrangente a todo o ensino.
- Integração de um entidade não reguladora, que funcione no âmbito de uma colaboração entre universidades cujo principal objetivo seria a promoção e suporte de projetos ou iniciativas que combatam as fake news
- Promoção de comentadores junto dos órgãos de informação
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Escola Secundária José Loureiro Botas, Vieira de Leiria, Marinha Grande |
- Sensibilização da população acerca das fake-news.
- Criação de uma plataforma nacional de atribuição de um visto jornalístico a pessoas/entidades desse meio, como reconhecimento de veículos de informação de referência.
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Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral |
- A partir da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento procurar desenvolver competências nos alunos de treino do pensamento crítico e para a importância de sabermos filtrar as informações que adquirimos e o problema da desinformação. Este processo teria início desde cedo (5º ano) até ao 9º ano. A partir do secundário este conteúdo passaria a ser incorporado nos temas disponíveis para os estudantes desenvolverem no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento.
- Elaborar medidas que incentivem a produção e desenvolvimento de jornais Fact-Checking, divulgar a existência dos mesmos e mencionar a importância do hábito que todos devemos ter, em programas televisivos e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em consultar estes jornais e sites, facilitando assim a pesquisa de factos verdadeiros combatendo as Fake News.
- Criar anúncios institucionais que passariam nos meios de comunicação, tais como rádio, televisão e escolas, que apresentariam medidas e hábitos que todos devemos adotar para combater as Fake News e trabalhar no problema da desinformação.
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Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Óbidos |
- Descomédia (desinformação e comédia), programa difundido na televisão e rádio.
- Criação do núcleo de investigação da desinformação com objetivos políticos.
- Sanções aos responsáveis pela criação e/ou divulgação da desinformação com objetivos políticos.
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Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto, Alcobaça |
- Aplicação de coimas às entidades públicas ou privadas que propagam Fake News prejudicando terceiros.
- O reforço da consciencialização pública sobre a existência e fácil propagação de Fake News no dia a dia.
- Utilização de algoritmos online que alertam para possíveis Fake News e direcionam para fontes fidedignas de informação.
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17 |
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, Alvaiázere |
- Formação escolar em literacia mediática.
- Criação de uma plataforma digital confiável a quem compete a atribuição de um Selo de qualidade da informação.
- Aplicação de sanções/punições pela divulgação de desinformação de forma a regular a credibilidade da informação.
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Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria |
- Estabelecer atividades transdisciplinares de cidadania, responsabilidade social e democrática a realizar na área de Cidadania e Desenvolvimento ( debates, workshops, exposições e outros) de acordo com as competências previstas para os alunos do ensino secundário.
- PROMOVER DEBATES ACERCA DO TEMA COM JORNALISTAS E OUTROS PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO:
- Editar um jornal com notícias no sentido de identificação da sua veracidade. Análise com grupos de alunos da escola.
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Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha |
- Desenvolvimento de uma aplicação interativa com o utilizador, relativa à atividade política do parlamento português, utilizando um discurso acessível e apelativo.
- Criação de uma disciplina de Política e Informação no 12º ano de escolaridade.
- Criação de uma entidade de análise das publicações mais populares das redes sociais, alertando para o risco de notícias falaciosas.
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20 |
Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira, Leiria |
- Proporcionar formação presencial à população no sentido de aumentar a sua literacia cultural, política e económica.
- - Dinamização e divulgação do site Verdade ou Mentira (mec.pt) gerido pela DGE.
- Criação de páginas em redes sociais para prevenção da divulgação de fake news.
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21 |
Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande |
- Criação de uma plataforma de denúncia para monitorização de notícias e eliminação de «Fake News».
- Realização de formação, com uma componente eminentemente prática, destinada aos alunos de 3º ciclo e secundário sobre os perigos das «fake news» para a democracia.
- Alteração do código Penal , no sentido de criminalizar efetivamente a prática de «Fake news».
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22 |
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha |
- Criação da comissão parlamentar de controlo da qualidade da informação.
- Implementação, por intermédio do Centro Nacional de Cibersegurança, de um mecanismo de verificação da oficialidade dos sites de informação credenciados nacionalmente.
- Criação de uma associação jornalística de investigação, trabalhando em paralelo com um website jornalístico, financiado com uma porção do capital investido na RTP.
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Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal |
- Dinamização de Ações de Sensibilização destinadas a todas as faixas etária para desenvolver o espírito crítico e identificar notícias falsas.
- Integração do tema “Media” no primeiro grupo da componente de Cidadania e Desenvolvimento
- Utilização das rádios escolares para sensibilização e divulgação de notícias falsas,
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Escola Básica e Secundária da Guia, Pombal |
- Introdução da temática fake news como aprendizagem essencial nas disciplinas de TIC (Tecnologia
Informação e Comunicação), API (Aplicações Informáticas) e Cidadania e Desenvolvimento.
- Criação/ Manutenção de departamentos de verificação da veracidade de notícias, existentes nos
canais generalistas.
- Atribuição de incentivos fiscais às instituições e empresas de comunicação social promotoras de
informação fidedigna.
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Externato D. Fuas Roupinho |
- Criação da "chave de casa"
- Criação de nova legislação com penas mais pesadas
- Campanhas de sensibilização junto da comunidade escolar e local
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