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Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Guarda |
- Obrigatoriedade de os sites conterem dados relativos às fontes de informação que serviram de base para a elaboração de cada notícia.
- Criação de um site cujo algoritmo possibilite de forma automática averiguar acerca da veracidade de uma notícia com a introdução de palavras-chave.
- Criação de uma autoridade para a verdade noticiosa.
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2 |
Agrupamento de Escolas de Pinhel |
- Criação de uma aplicação de rastreio de notícias falsas que dê, em tempo real, a veracidade da informação que circula na Internet. Funcionaria como um detetor de mentiras e evitaria que as pessoas partilhassem informação falsa.
- Criação de uma associação de combate às notícias falsas, com trabalhadores pagos com apoios do Governo para dinamizar ações de formação nas escolas e campanhas de sensibilização para a população em geral.
- Aprovação de uma lei que responsabilize os cidadãos que publicam e partilham informação falsa e que não apresentam dados como o “autor”, a “data” e as “fontes”.
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3 |
Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo |
- As disciplinas de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e Cidadania e Desenvolvimento vão ter conteúdos específicos para abordagem de notícias, informações e imagens.
- Criação de um gabinete de autenticação de conteúdos. Esta entidade oficial terá como objetivo atribuição de um “selo” de autenticidade. Todos os conteúdos, genuínos ou não, serão ali verificados e se a origem for idónea e a informação for verdadeira serão autenticados. O selo de autenticidade aparecerá na publicação.
- Responsabilização judicial, como crime público, para quem cria, difunda e propague as Fake News e desinformação.
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4 |
Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres |
- Criação de uma definição nas redes sociais onde, antes de compartilhar um conteúdo, fosse possível verificar a sua veracidade e se for falsa denunciá-la.
- Formação/ Informação através de palestras, seminários e outras ações, a cargo dos Municípios / Juntas de Freguesia com o objetivo de prevenir as fake news.
- Criação de um órgão independente intitulado Provedor da informação, que teria como função verificar a veracidade/ credibilidade do conteúdo e agir em conformidade.
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5 |
Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia |
- Todos aqueles que publiquem uma notícia falsa irão ser punidos com uma multa de 1500 Euros, a reverter para uma instituição acordada entre a vitima e o tribunal
- Obrigatoriedade, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e no domínio dos Media, desenvolver atividades no âmbito do subtema "Desinformação".
- Criar um sistema de verificação da veracidade das notícias publicadas , sem fins lucrativos, por uma entidade reguladora dos meios de comunicação.
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6 |
Escola Básica de São Miguel, Guarda |
- Criação da figura do “Provedor da Responsabilidade e da Segurança”.
- Criação de campanhas e de ações educativas nas escolas, através da articulação interdisciplinar com a intervenção das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Orientação Escolar e TIC, sobre o fenómeno das Fake News (como identificar e agir caso tenham contacto com notícias falsas).
- Criação pelo governo de plataformas/serviços de verificação da veracidade das informações publicadas/divulgadas em qualquer meio de comunicação e nas redes sociais, consideradas falsas e/ou que tenham o objetivo de gerar confusões ou calúnias.
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7 |
Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, Guarda |
- Realização de campanhas/palestras de esclarecimento nas escolas e locais de trabalho que visem o recrutamento de jovens voluntários que se desloquem a lares e casas de idosos para alertar acerca das Fake News e das burlas a que estão sujeitos e para os ensinar a manusear os dispositivos tecnológicos e as redes sociais, em colaboração com entidades públicas (IPDJ, autarquias…).
- Criação, por um lado, de rubricas na rádio que exponham e de certa forma satirizem as Fake News identificadas nas últimas 24 horas e de anúncios informativos e televisivos que sejam transmitidos em horário nobre, e, por outro, (criação) de publicações nas páginas de grandes influencers digitais portugueses, que nas suas redes sociais alertassem para a existência e perigo das Fake News, explicando o que são, como as identificam e como as combatem.
- Criação de uma especialidade nas forças de segurança que, com o apoio de técnicos informáticos especializados, se dedique à análise de notícias e que encontre o(s) autor(es) no caso de se comprovar serem Fake News, de modo a que quem cria a informação falsa possa ser punido legalmente, sendo, por exemplo, alvo de uma coima. Esta medida deve ser acompanhada de um enquadramento legal em relação à punição dos autores das Fake News.
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8 |
Agrupamento de Escolas de Trancoso |
- Sensibilizar todas as crianças e jovens para a problemática das “FAKE NEWS” com o objetivo de entenderem as “nuances” da desinformação.
- Implementar nas escolas/agrupamentos sessões de formação/trabalho sobre como combater a desinformação com recurso a atividades lúdicas e outras, a fim de permitir aos jovens e crianças identificar o que é verdadeiro do que pode não ser e, assim evitar ciladas e armadilhas quando navegam na internet.
- Criar uma aplicação, nos suportes informáticos escolares, com a função de identificar os links e verificar se o conteúdo é verdadeiro ou falso.
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9 |
Escola Básica e Secundária de Manteigas |
- Fomentar momentos de debate, reflexão e informação no âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento, convidando personalidades, locais e nacionais para esclarecimento do tema.
- Criar um espaço ,a nível escolar, que funcione como polígrafo / detetor de mentiras para combater a desinformação.
- Criar legislação adequada para penalizar os autores de Fake News. No caso de autores anónimos tentar deteta-los através do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).
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10 |
Agrupamento de Escolas de Almeida |
- Combater a desinformação com recurso a fontes fidedignas
- Não partilhar, nas redes sociais, sem averiguar da veracidade, informação de índole duvidosa
- Procurar "a verdade" junto de autoridades credíveis
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Agrupamento de Escolas Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa |
- Promover uma semana/mês de sensibilização (outubro – mês da cibersegurança) para a problemática das fake news através de folhetos/panfletos informativos para toda a população (à semelhança da limpeza dos terrenos), desenvolvendo projetos nas escolas para apresentar e divulgar às populações locais, publicar cartazes com um QR Code de informação/formação alertando para a responsabilidade de cada pessoa na disseminação das mesmas e das suas consequências na vida em sociedade e formas de se proteger
- Difundir publicidade na TV e em todas as Rádios Locais e Nacionais (à semelhança do minuto verde), de modo a formar/informar toda a população e/ou roulotte de informação para os mais idosos e comunidades do interior do país (do género das bibliotecas ambulantes).
- Criar emblemas/selos de qualidade/confiança – Prémio Confiança - (atribuídos anualmente) às empresas/sites que não difundam fake news ou que as denunciem.
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