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Escola Básica Diogo Lopes Sequeira, Alandroal |
- Combater a desinformação, informando.
- Incentivo à criação de ferramentas informáticas que permitam bloquear a publicação de "Fake News".
- Corresponsabilização dos motores de busca através da aplicação de coimas.
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Escola Básica e Secundária de Mora |
- Criar uma empresa vocacionada, particularmente, para detetar fake news.
- regulamentar uma lei, especificamente para punir empresas ou pessoas singulares, que produzam ou divulgam fake news.
- Divulgar através dos media (Tv, rádio, jornais,redes sociais, placards locais em escolas e outras instituições públicas ou privadas) para alertar as pessoas para os problemas que advêm das fake news.
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Agrupamento de Escolas de Redondo |
- A identificação de notícias falsas deve cada vez mais ser objecto de estudo e divulgação recorrendo para isso a um substancial aumento dos meios e tempo desse conhecimento nas aulas de cidadania.
- As notícias falsas devem ser denunciadas, mas esse trabalho deve começar por dar mais relevo à leitura de jornais, de revistas, à visualização dos meios de divulgação por imagem de informação e à audição de notícias. Só o maior contacto com os meios de divulgação noticiosa áudio visual, em por exemplo, Domínios de Avaliação Curricular poderá permitir uma maior consciência do que significa uma notícia falsa.
- Criação de um grupo de especialistas para o combate às fake news (constituído por docentes e alunos) que elaborará um quadro mensal - a divulgar nas redes de comunicação da escola e da associação de estudantes – com exemplos de notícias falsas, procurando ser o mais atual possível.
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Escola Básica André de Resende, Évora |
- Recolher assinaturas (pelo menos 7500) com o objetivo de promover uma Petição Pública para que as fake news e a difamação online (a partir de perfis falsos) nas redes sociais, seja considerada crime em Portugal.
Se forem conseguidas as assinaturas necessárias, a petição é debatida em sessão plenária na Assembleia da República.
- Reforçar e/ou criar Unidades da Polícia Judiciária contra o cibercrime que cooperem com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social de modo a que, em conjunto, esta Equipa multidisciplinar consiga rastrear o máximo de fake news em sites, blogues e jornais, entre outros meios de informação
- Promover sessões e ações de formação para esclarecimento de dúvidas e sensibilização da população jovem, adulta e idosa sobre fake news, desinformação, e discurso de ódio na Internet.
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Escola Básica Padre Bento Pereira, Borba |
- -Incluir debates nas escolas, através do desenvolvimento de planos de atividades nas disciplinas de Português, Geografia, História e Cidadania e Desenvolvimento. Os debates que seriam focados num problema concreto teriam como finalidade fortalecer e fomentar o espírito crítico dos alunos. Esta atividade já é realizada nalgumas escolas inglesas.
- Inclusão obrigatória da colaboração entre as bibliotecas municipais e as bibliotecas escolares no ato da assinatura dos Planos Locais de Leitura (PLL) entre os municípios e o Plano Nacional de Leitura (PNL) com a finalidade de promover a literacia da informação, da leitura e dos media. As competências nas múltiplas literacias são de todo fundamentais para saber interpretar os textos, ou seja para se conseguir retirar o seu significado.
- Sensibilização da comunidade educativa e da comunidade em geral para o problema da desinformação, através da elaboração de cartazes e de vídeos, do uso das redes sociais, da rádio, a cargo dos alunos. Os adultos ficariam responsáveis pela promoção de palestras, por Formação nesta área e pela propaganda nas televisões.
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Escola Secundária de Montemor-o-Novo |
- Campanhas publicitárias para alertar e consciencializar a população.
- Criação de uma aplicação informática que verifique e valide automaticamente a veracidade do conteúdo das publicações nas redes sociais.
- Regulamentação mais rigorosa sobre a publicação de notícias falsas.
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Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa |
- Sensibilizar para a leitura das notícias em sites credíveis, cruzando a informação e consultando várias fontes, que permitam verificar se a informação é credível.
- Promover a criação de programas que verifiquem a identidade do autor dos conteúdos/notícias falsas.
- Penalizar o autor/ os autores de notícias falsas ou manipuladas.
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Escola Básica D. João de Portel, Portel |
- Maior divulgação da existência de “fake news”, em todos os meios de comunicação, para que as pessoas de todas as idades percebam que notícias falsas existem.
- Criação de um “símbolo” que identificasse as notícias falsas.
- Obrigar as grandes empresas de aplicações a ter uma função de verificação das informações que cada um partilha, publicamente, para evitar a rápida difusão das “fake news”.
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9 |
Escola Secundária de Vendas Novas |
- Criar uma aplicação, para triagem de notícias falsas
- Identificar autores de notícias falsas, com o objetivo de os penalizar.
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Agrupamento de Escolas de Estremoz |
- Campanhas de sensibilização/consciencialização nos cuidados a ter em relação às informações duvidosas que devem ser comparadas com informação credível sobre o mesmo assunto, antes de ser compartilhada; verificar a data da notícia/imagem,; dedicar campanhas a crianças do 1º ciclo em relação ao acesso a telemóveis, tabletes, redes sociais e meios de comunicação, adaptando a linguagem e os termos acima referidos de forma lúdica, através de jogos e atividades que prendam a atenção das crianças.
- Os jovens consomem mais informação utilizando a internet e os mass media, sendo através desse meio que são criadas/divulgadas a maioria das notícias falsas é necessário: mais informação; maior controlo das notícias; aplicação de punições/coimas à divulgação de notícias falsas: proibição às pessoas que tenham publicado notícias falsas de terem conta nesse meio, estando dependente da sua gravidade serem alvo de processo judicial.
- Em cada município, pode existir em diferentes instituições, pessoas que fiquem encarregues de esclarecer e ajudar as pessoas a distinguir as notícias falsas das verdadeiras. No site do município disponibilizar-se-ia um separador onde as informações fossem verificadas e após uma confirmação de que são de facto verdadeiras, pudessem ser usadas para os fins pretendidos.
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Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo |
- Informar as pessoas sobre como detetar notícias falsas
- Programar um sistema regulador que deteta as notícias falsas
- Comprovativo de veracidade nas notícias por parte de um
órgão regulador
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Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, Évora |
- Aplicação de sanções a quem cria deliberadamente e de forma reiterada notícias falsas.
- Criação de um cartão digital com a finalidade de identificar as contas digitais e contas anónimas.
- As empresas que criarem uma linha de apoio para boas práticas contra a desinformação, devem beneficiar de um alívio fiscal.
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