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Escola Básica Serra da Gardunha, Fundão |
- Elaboração de ações de sensibilização e programas para alertar e esclarecer a população em geral para as Fake News através da criação de atividades de caráter lúdico nas escolas e esclarecimento por parte das Juntas de Freguesia para a restante população).
- Atribuição de um símbolo de veracidade da informação a sites e perfis confiáveis ao constituir uma equipa que tenha por missão verificar as notícias e certificá-las. Esse certificado poderá ser solicitado pelo autor da notícia, para assim, garantir a segurança do leitor ao usufruir dessa informação.
- Os proprietários dos sites devem aumentar o número de fontes adquiridas antes da publicação de uma notícia de forma a garantir a autenticidade da informação.
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Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco |
- Integrar no currículo da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação um módulo curricular relativo à Ética Digital.
- Dar a conhecer, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (2º e 3º Ciclo – Domínio de “Direitos Humanos”) a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital que foi publicada em Diário da República através da Lei n.º 27/2021, de 17 de maio. Este documento, que prevê os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos no ciberespaço, enuncia vários direitos que importa conhecer.
- Valorizar, através de iniciativas várias promovidas pelo Estado, a utilização dos meios digitais de forma ética e responsável.
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3 |
Escola Básica Pêro da Covilhã, Covilhã |
- Desenvolver projetos a nível escolar (nomeadamente DAC) sobre o tema "Fake News" com o objetivo de desenvolver o espírito crítico nos jovens.
- Promover campanhas de sensibilização acerca das "Fake News".
- Confirmar sempre o autor, a fonte e a data das notícias publicadas, de modo a evitar a partilha de falsos conteúdos.
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4 |
Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã |
- Desenvolver o pensamento crítico, incutindo a capacidade de pesquisar e de pôr em causa a informação fornecida pelos media.
- Propor a criação de uma app/jogo com o tema "Análise a notícias" e que contenha um tutorial de como fazê-lo. Isto para que as pessoas o interiorizem e para que o apliquem no seu dia a dia.
- Analisar antes de partilhar. Criar mecanismos de análise e deteção de conteúdos falsificados e passíveis de serem partilhados, através da introdução de pop-up com questionários aos elementos reveladores das Fake News.
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Escola Secundária de Fundão |
- Implementar, como função obrigatória da associação de estudantes, a realização de palestras anuais com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade escolar para o problema das “fake news”. A associação de estudantes deverá também promover outro tipo de ações no espaço escolar, que, não só alertem a comunidade escolar para este problema, mas também façam aumentar o conhecimento e a cultura geral de todos na escola contribuindo para uma literacia para a informação.
- Responsabilizar as redes sociais pela partilha e difusão de notícias e informações falsas. Fazendo, através da lei, com que estas publicações sejam sempre retiradas, mesmo no caso de não haver denúncias para as mesmas; isto significa que deverão ser criados “filtros” em todas as redes sociais para este tipo de conteúdo, o que já acontece, por exemplo, com os conteúdos de nudez.
- Tornar a partilha deste tipo de conteúdos, um crime penal; sendo a pena, por exemplo, a expulsão do usuário, da rede social onde este praticou o suposto crime; ou, no caso de se tratar de uma publicação feita num site da internet, a eliminação permanente da conta do utilizador que a publicou; sem prejuízo da aplicação de coimas agravadas em caso de reincidência.
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Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches, Penamacor |
- Criar uma organização independente que tenha como objetivo verificar a veracidade das notícias antes de serem publicadas e denunciar as fake news publicadas nos diferentes meios de comunicação.
- Em caso de publicação de notícias falsas responsabilizar os canais e obrigar à reposição da verdade.
- Tornar ilegal a publicação de uma notícia sem uma fonte identificada criando um quadro legislativo que permita porventura a aplicação de coimas que variem entre 150€ a 5000€.
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Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco |
- Desenvolver uma unidade pedagógica e didática de literacia para os Media (com conteúdos relacionados com a desinformação e as Fake News), implementada na Escola, nas disciplinas de Educação para a Cidadania e Tecnologias de Informação e Comunicação, transversalmente, desde o 2º ciclo, de modo a estimular o espírito crítico das novas gerações, preparando-as para o mundo digital, carregado de informação / desinformação em que estão inseridos.
- Criar programas educativos de curta duração, nos meios de comunicação social tradicionais e digitais (nomeadamente a criação de um podcast), na área da cibersegurança ou da ciberinformação segura, desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar, financiados pelo Estado, mas independentes do mesmo.
- Criação de uma aplicação onde todas as notícias, antes de serem publicadas, serão previamente examinadas por um algoritmo que excluirá imediatamente as que revelarem ser falsas.
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8 |
Escola Básica Cidade de Castelo Branco |
- Extensão para o browser, que serve como alerta para fake news, funcionando da seguinte forma: antes de entrar no site existiria um selo de verificação para notificar o utilizador se o site é confiável ou não, e quando se entrasse num site para ver uma notícia, iremos receber automaticamente uma notificação com informações, de modo a confirmar se a notícia é verídica, saber as fontes, datas de publicação e o histórico do site.
- Ao nível do ensino sensibilizar os alunos com vista a combater a desinformação e pôr os alunos ao corrente desta situação e ensiná-los a deduzir uma notícia falsa.
- Criar um organismo a nível nacional composto por pessoas capacitadas a nível jornalístico e governamental capaz de averiguar a veracidade de uma notícia e a denunciar essa mesma notícia caso seja falsa.
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Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã |
- Não ler só os títulos das notícias mas também o conteúdo e verificar se a informação é proveniente de meios de comunicação com credibilidade.
- Criar um Posto (Físico) 24Horas, uma linha de contacto e um site, com técnicos de apoio, para esclarecer/ajudar os cidadãos.
- Nada a indicar.
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Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco |
- Realização de encontros a nível nacional e local (autarquias, escolas ) com apresentação de atividades dinamizadas (dramatizações, pesquisas…) e debates sobre o impacto das Fake News
- Criação de um bilhete de identificação eletrónico: na criação do perfil ser obrigatório um número de identificação pessoal.
- Publicação de leis de controlo das redes sociais que dignifiquem o seu bom uso e penalizem todos os que fizerem um uso indevido das mesmas.
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Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco |
- Tornar obrigatória a criação de um espaço nos site, com fim de receber e denunciar e elaborar relatórios sobres as mesmas, aplicando medida sancionatórias a todos os artigos dados como falsos ou com factos distorcidos, podendo estas medidas agravar-se de acordo com a gravidade das situações.
- Acrescentar no currículo do ensino básico , desde do início do 3ºciclo a consciencialização do combate às fakenews e noções de democracia, explicando o pensamento crítico dos anúncios, acompanhados por um profissional qualificado.
- Todas as entidades ( grandes empresas), podem divulgar artigos, apenas se apresentarem as respetivas fontes.
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Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã |
- Criação do Observatório Português de Fake News/ Desinformação que difundirá a análise de Fake News detetadas numa rubrica semanal integrada no serviço noticioso estatal.
- Implementar campanhas de sensibilização contra as Fake News/ Desinformação, quer utilizando os media, quer em contexto escolar, integrando obrigatoriamente o tema "Comunicação Social/ Redes Sociais - impactos na democracia - Domínio Media", na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no 9º ano de escolaridade.
- Revisão e reforço da legislação relativamente à moldura penal instituída para quem recorre a Fake News, prejudicando deliberadamente a imagem de pessoas ou empresas.
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Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, Oleiros |
- Criação de uma aplicação que divulgue apenas notícias fidedignas, reais e de forma imparcial.
- Criação de um sistema de aviso/alerta aos cidadãos quando acedem a "sites" promovam a desinformação e a notícias enganosas e não fidedignas.
- Desenvolver campanhas de sensibilização das pessoas sobre a problemática da desinformação , dando a conhecer exemplos/casos reais em que tal se verificou.
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