Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Fora da Europa


N.º Escola Medidas
1 Escola Portuguesa Ruy Cinatti
  1. Desenvolver uma estratégia nacional, a partir da criação de um espaço formador global, que permita o desenvolvimento de modelos de ações formativas/informativas, por forma a promover a capacitação da sociedade para o uso consciente e responsável dos diversos meios de comunicação, com especial incidência nas redes sociais.
  2. Criar um mecanismo regulador estatal, que agregue informação, desenvolva recursos computacionais e ferramentas tecnológicas, o qual deverá regular e auditar os vários meios e organismos já existentes para esse fim.
  3. Alocar uma parte do orçamento do estado para o financiamento de ações, prémios, criação de conteúdos, entre outros, que promovam o combate eficaz das Fake News.
2 Escola Lusitânia, Clube Português de Long Branch
  1. Nas escolas, na Disciplina de Educação e Cidadania, haverá um capítulo que leve ao debate do tema - Fake News: que estratégias para combater a desinformação?
  2. Promover junto da comunidade educativa, e no meio onde a escola se insere, debates sobre o tema, para que possa haver lugar ao questionamento e consequente reflexão.
  3. Produção de folhetos/ material informativo. Nestes documentos estariam explícitos os perigos e as consequências nefastas das notícias falsas na sociedade bem como a forma de identificar as mesmas.
3 Escola Portuguesa de Cabo Verde - Centro de Ensino e da Língua Portuguesa (EPCV)
  1. Regulação da Informação a nível governamental ou dos próprios média. Fazer com que as aplicações de redes sociais mais utilizadas, como o Instagram ou o Facebook, alertassem o utilizador caso este tentasse partilhas uma publicação que aparenta ser uma notícia, especialmente as de interesse comunitário. Este alerta deveria ser acompanhado com uma mensagem do tipo "Esta publicação parece ser uma notícia delicada, sugerimos que esteja informado sobre este artigo antes de partilhá-lo".
  2. Formação da população a nível das instituições educativas. Formar a população para verificarem onde buscam as informações, verificar a credibilidade das fontes e se as imagens estão sendo usadas no devido contexto correto (para formar a população podem-se implementar palestras, sites informativos sobre a procura factual e credível da informação).
  3. Regulação da Informação /Formação da população. Desenvolvimento de programas de moderação de publicações nas redes socias, com especial atenção assuntos com carácter sério e de interesse comunitário. Como por exemplo: política, economia, educação e segurança social, entre outros.
4 Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe
  1. Criação de um Instituto de informação privado composto por diferentes indivíduos de várias áreas da sociedade responsável pela fiscalização da informação divulgada pelos meios de comunicação social.
  2. Pedido de autorização das pessoas e instituições envolvidas nas notícias antes destas serem divulgadas.
  3. Penalização das entidades responsáveis pela divulgação de notícias falsas, através da aplicação de multas e pena de prisão consoante a gravidade do conteúdo da divulgação de notícias falsas.