Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Madeira


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica 23 do Caniçal
  1. Priorizar o conteúdo das Fake News, no tema “Educação para os Média”, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e/ou tornar o tema um conteúdo de trabalho obrigatório de trabalho, na componente de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Sensibilizar os mais idosos, em Lares, Centros de Dia e Universidades Séniores, através de palestras, conferências e outras ações que promovam uma maior consciencialização desta faixa etária para o problema das consequências da desinformação no uso das redes sociais.
  3. Organizar campanhas publicitárias audiovisuais, com transmissão nos canais públicos de audiovisão, com depoimentos de vítimas das Fake News – políticos, atores, cantores – no sentido de consciencializar os utilizadores das redes sociais para a importância da análise e reflexão crítica das notícias antes de as partilhar e espalhar.
2 Escola Básica e Secundária de Machico
  1. Introduzir, no grupo de temas obrigatórios de Cidadania e Desenvolvimento (Grupo I), o tema “Literacia Mediática/ Desinformação”, de modo a sensibilizar e alertar o público jovem para os riscos e efeitos da partilha de informação falsa, bem como divulgar estratégias de identificação da veracidade da notícia e os mecanismos existentes para denunciar notícias falsas.
  2. Maior monitorização das redes sociais pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social e, consequentemente, maior divulgação das consequências aplicadas aos autores de notícias falsas: suspensão temporária ou definitiva da conta nas redes sociais, bloqueio de perfis falsos, suspensão da carteira profissional, pagamento de multas.
  3. Aumento de campanhas publicitárias por parte do Estado, com figuras do mundo artístico, desportivo, político e/ou outras, alertando para a importância do espírito crítico aquando da partilha de notícias nas redes sociais e suas consequências.
3 Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro
  1. Capacitar os tribunais de meios técnicos e humanos que permitam o apuramento e penalização de toda e qualquer desinformação online que suscite dano físico ou moral.
  2. Dinamizar campanhas de preventivas e de sensibilização nas escolas, meios de comunicação, que alertem para as fake news e suas consequências na vida pessoal e pública.
  3. Na Educação (formação pessoal e social), abordar conteúdos que incutam o espírito crítico e o bom senso na seleção e uso de informação fidedigna.
4 Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
  1. Criar formas de de orientar os jovens para a pesquisa em fontes fidedignas, que garantam a fiabilidade das notícias veiculadas e dos sites que as disponibilizam, com indicação clara da sua origem e do seu autor.
  2. Procurar, pelos mais variados meios disponíveis, garantir uma maior literacia informática a todos os cidadãos, esclarecendo-os de que devem ler e refletir sobre o conteúdo de qualquer notícia ou site, tentando verificar a qualidade da informação (erros ortográficos ou gralhas) e não se limitando a uma leitura acrítica dos mesmos.
  3. Criar uma linha telefónica ou site oficial, que garanta fiabilidade, onde as pessoas possam denunciar ou informar-se sobre fake news, e procurar forma de alertar o utilizador quando este acede a um site que foi denunciado pela divulgação de fake news.
5 Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo
  1. Criar um Programa de Educação e Formação na Escola.
  2. Criar um Regime Jurídico adaptado à popularização da internet.
  3. Aplicar multas pesadas a produtores de conteúdos falsos de diferente natureza.
6 Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia
  1. Manter sempre o Serviço Público de informação garantindo, pelo menos, uma rádio e um canal de televisão do Estado, sensibilizando as pessoas para o seu uso preferencial.
  2. Legislar no sentido de responsabilizar os proprietários das redes sociais, pelas notícias que são lá publicadas, penalizando também os infratores, impedindo-os de acederem às referidas plataformas digitais durante um determinado período, ou até definitivamente.
  3. Promover Ações de Sensibilização junto das escolas e da população em geral, alertando para a existência de "Fake News" e para a necessidade de confirmação das fontes oficiais das notícias melhorando, assim, a literacia mediática.
7 Escola Básica e Secundária de Santa Cruz
  1. Consciencializar e formar cidadãos, para combater a desinformação através de campanhas de âmbito nacional com a colaboração do Ministério da Educação, em parceria com personalidades públicas (empreendedores digitais, desporto, música, televisão etc.).
  2. Promover debates / congressos internacionais com a participação dos maiores especialistas do mundo, com o objetivo de partilharem informações / sugestões de como combater a desinformação.
  3. Desenvolver a criação de um portal / página digital com o objetivo de clarificar, identificar e combater as fake news.
8 Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol
  1. Realizar campanhas de sensibilização junto da comunidade escolar para alertar para desinformação e a disseminação de notícias falsas.
  2. Dinamizar uma plataforma oficial na Internet com especialistas que identifiquem a veracidade dos documentos.
  3. Criar formas de penalização a quem criar notícias falsas.
9 Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares - Ribeira Brava
  1. Sensibilização da Comunidade Escolar sobre a Literacia da Informação nas escolas a partir do segundo ciclo.
  2. Uma publicidade mais feroz pelos meios de comunicação mais credíveis, sobre os perigos das FAKE NEWS.
  3. Tornar mais célere a Justiça relativamente a notícias que comprovadamente tenham um forte prejuízo na sociedade.