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Escola Básica 2,3 do Caniçal |
- Priorizar o conteúdo das Fake News, no tema “Educação para os Média”, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e/ou tornar o tema um conteúdo de trabalho obrigatório de trabalho, na componente de Cidadania e Desenvolvimento.
- Sensibilizar os mais idosos, em Lares, Centros de Dia e Universidades Séniores, através de palestras, conferências e outras ações que promovam uma maior consciencialização desta faixa etária para o problema das consequências da desinformação no uso das redes sociais.
- Organizar campanhas publicitárias audiovisuais, com transmissão nos canais públicos de audiovisão, com depoimentos de vítimas das Fake News – políticos, atores, cantores – no sentido de consciencializar os utilizadores das redes sociais para a importância da análise e reflexão crítica das notícias antes de as partilhar e espalhar.
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Escola Básica e Secundária de Machico |
- Introduzir, no grupo de temas obrigatórios de Cidadania e Desenvolvimento (Grupo I), o tema “Literacia Mediática/ Desinformação”, de modo a sensibilizar e alertar o público jovem para os riscos e efeitos da partilha de informação falsa, bem como divulgar estratégias de identificação da veracidade da notícia e os mecanismos existentes para denunciar notícias falsas.
- Maior monitorização das redes sociais pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social e, consequentemente, maior divulgação das consequências aplicadas aos autores de notícias falsas: suspensão temporária ou definitiva da conta nas redes sociais, bloqueio de perfis falsos, suspensão da carteira profissional, pagamento de multas.
- Aumento de campanhas publicitárias por parte do Estado, com figuras do mundo artístico, desportivo, político e/ou outras, alertando para a importância do espírito crítico aquando da partilha de notícias nas redes sociais e suas consequências.
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3 |
Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro |
- Capacitar os tribunais de meios técnicos e humanos que permitam o apuramento e penalização de toda e qualquer desinformação online que suscite dano físico ou moral.
- Dinamizar campanhas de preventivas e de sensibilização nas escolas, meios de comunicação, que alertem para as fake news e suas consequências na vida pessoal e pública.
- Na Educação (formação pessoal e social), abordar conteúdos que incutam o espírito crítico e o bom senso na seleção e uso de informação fidedigna.
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Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva |
- Criar formas de de orientar os jovens para a pesquisa em fontes fidedignas, que garantam a fiabilidade das notícias veiculadas e dos sites que as disponibilizam, com indicação clara da sua origem e do seu autor.
- Procurar, pelos mais variados meios disponíveis, garantir uma maior literacia informática a todos os cidadãos, esclarecendo-os de que devem ler e refletir sobre o conteúdo de qualquer notícia ou site, tentando verificar a qualidade da informação (erros ortográficos ou gralhas) e não se limitando a uma leitura acrítica dos mesmos.
- Criar uma linha telefónica ou site oficial, que garanta fiabilidade, onde as pessoas possam denunciar ou informar-se sobre fake news, e procurar forma de alertar o utilizador quando este acede a um site que foi denunciado pela divulgação de fake news.
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Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo |
- Criar um Programa de Educação e Formação na Escola.
- Criar um Regime Jurídico adaptado à popularização da internet.
- Aplicar multas pesadas a produtores de conteúdos falsos de diferente natureza.
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Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia |
- Manter sempre o Serviço Público de informação garantindo, pelo menos, uma rádio e um canal de televisão do Estado, sensibilizando as pessoas para o seu uso preferencial.
- Legislar no sentido de responsabilizar os proprietários das redes sociais, pelas notícias que são lá publicadas, penalizando também os infratores, impedindo-os de acederem às referidas plataformas digitais durante um determinado período, ou até definitivamente.
- Promover Ações de Sensibilização junto das escolas e da população em geral, alertando para a existência de "Fake News" e para a necessidade de confirmação das fontes oficiais das notícias melhorando, assim, a literacia mediática.
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7 |
Escola Básica e Secundária de Santa Cruz |
- Consciencializar e formar cidadãos, para combater a desinformação através de campanhas de âmbito nacional com a colaboração do Ministério da Educação, em parceria com personalidades públicas (empreendedores digitais, desporto, música, televisão etc.).
- Promover debates / congressos internacionais com a participação dos maiores especialistas do mundo, com o objetivo de partilharem informações / sugestões de como combater a desinformação.
- Desenvolver a criação de um portal / página digital com o objetivo de clarificar, identificar e combater as fake news.
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Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol |
- Realizar campanhas de sensibilização junto da comunidade escolar para alertar para desinformação e a disseminação de notícias falsas.
- Dinamizar uma plataforma oficial na Internet com especialistas que identifiquem a veracidade dos documentos.
- Criar formas de penalização a quem criar notícias falsas.
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Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares - Ribeira Brava |
- Sensibilização da Comunidade Escolar sobre a Literacia da Informação nas escolas a partir do segundo ciclo.
- Uma publicidade mais feroz pelos meios de comunicação mais credíveis, sobre os perigos das FAKE NEWS.
- Tornar mais célere a Justiça relativamente a notícias que comprovadamente tenham um forte prejuízo na sociedade.
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