1 |
Escola Básica Engenheiro Manuel R. Amaro da Costa, São Teotónio, Odemira |
- Formação/informação de toda a Comunidade Escolar sobre “Fake News”. Os alunos nas aulas e os restantes membros da Comunidade através de Ações de Formação.
- Legislar no sentido de criar uma “Agência Polígrafo” que tem como objetivo tirar dúvidas aos utilizadores de sites, redes sociais, sobre determinadas notícias ou “posts”.
- Adaptar e aplicar à internet a legislação em vigor para a comunicação social.
|
2 |
Colégio de Nossa Senhora da Graça |
- Criar uma aplicação estatal que verifique a credibilidade da notícia (#nofakenews#)
- Construir um sistema de segurança mais avançado que dificulte a criação de sites com fake news e a transmissão de notícias falsas nas redes sociais (safespot).
- Penalização/Multa dos autores de fake news.
|
3 |
Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento, Serpa |
- Criação de uma página de internet, direcionada a um público jovem, com a apresentação comparativa de notícias verdadeiras e "fakenews" de acordo com temáticas do interesse desta faixa etária.
- -
- -
|
4 |
Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja, Moura |
- Confirmar sempre a fonte da notícia, o seu conteúdo e a data de publicação.
- Ser obrigatório o autor identificar-se ao publicar a notícia.
- Promover a formação nas escolas sobre formas de combater a desinformação.
|
5 |
Escola Secundária de Serpa |
- Aplicar um sistema de penalizações aos criadores, produtores e difusores de notícias falsas.
- A Assembleia da República deverá promover, através do Governo, campanhas de sensibilização dirigidas a toda a população, principalmente aos mais novos e aos mais idosos.
- Uma entidade pública deverá criar um site onde se possa verificar a veracidade das notícias.
|
6 |
Agrupamento de Escolas de Castro Verde |
- A criação de uma plataforma oficial, a ser usada por qualquer cidadão, que valide notícias/informações que possam oferecer dúvidas da sua veracidade.
- A criação de um conteúdo obrigatório sobre “desinformação” na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desde o 1º ciclo do ensino básico.
- A criação de Conselhos Municipais de Informação, com representantes de diferentes organismos (saúde, educação, segurança pública, ambiente, etc...) que monitorizem e desenvolvam ações de sensibilização sobre (des)informação junto da comunidade local.
|
7 |
Agrupamento de Escolas de Cuba |
- Verificar veracidade da fonte que originou a notícia, fazendo múltiplas pesquisas sobre o mesmo tema.
- denuncia falsas notícias não disseminando-as.
- não ler apenas o título, verificando o autor e reconhecendo o site.
|
8 |
Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira, Ferreira do Alentejo |
- Reforço do papel da ERC no combate às "fake news", nomeadamente através da criação de uma plataforma oficial de "fact-checking" (verificação de factos).
- Realização regular de campanhas de sensibilização e de um kit educativo sobre desinformação e "fake news" sob a tutela da ERC.
- Criação de mecanismos nas redes sociais para penalizar/ banir utilizadores que disseminem sistematicamente "fake news".
|
9 |
Escola Secundária de Moura |
- Divulgação de informações, através de campanhas de sensibilização, relativas a estratégias de combate à disseminação de “fake-news” nas redes sociais e outros meios de comunicação, como por exemplo outdoors, rádio e televisão.
- Aplicação de coimas (multas) caso se determine ter havido a intenção deliberada de causar dano ao disseminar fake-news.
- Criação de entidades reguladoras que analisam informação disponibilizada nas redes sociais.
|
10 |
Agrupamento de Escolas de Vidigueira |
- Criar um "Selo de Veracidade" para sinalizar os sites/meios de comunicação isentos de fake news.
- Multar os sites e utilizadores que criem/ divulguem notícias falsas/informações distorcidas.
- Criar um site/ferramenta web para denunciar notícias falsas.
|
11 |
Escola Básica Dr. Manuel Brito Camacho, Aljustrel |
- Punição de indivíduos/entidades/plataformas que criam e/ou difundem propositadamente noticias falsas ou enganadoras.
- Criação de um grupo de trabalho (Task Force) para análise de notícias e verificação do respetivo conteúdo, para aferir da veracidade da informação difundida.
- Criação de um grupo de trabalho para fiscalizar os media / plataformas que difundem conteúdos que venham a ser considerados desinformação.
|
12 |
Escola Básica e Secundária de Ourique |
- Campanha nacional contra a desinformação.
- Propor às grandes tecnológicas que criem uma app destinada à filtragem da informação, que cruze a informação publicada nas redes sociais com os principais meios de comunicação fidedignos (jornais nacionais e internacionais) de forma a ajudar a distinguir as notícias autênticas e comprovadas pelas fontes das notícias falsas.
- Aplicar coimas às pessoas ou entidades responsáveis pela criação, publicação ou partilha de fake news.
|