Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Beja


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica Engenheiro Manuel R. Amaro da Costa, São Teotónio, Odemira
  1. Formação/informação de toda a Comunidade Escolar sobre “Fake News”. Os alunos nas aulas e os restantes membros da Comunidade através de Ações de Formação.
  2. Legislar no sentido de criar uma “Agência Polígrafo” que tem como objetivo tirar dúvidas aos utilizadores de sites, redes sociais, sobre determinadas notícias ou “posts”.
  3. Adaptar e aplicar à internet a legislação em vigor para a comunicação social.
2 Colégio de Nossa Senhora da Graça
  1. Criar uma aplicação estatal que verifique a credibilidade da notícia (#nofakenews#)
  2. Construir um sistema de segurança mais avançado que dificulte a criação de sites com fake news e a transmissão de notícias falsas nas redes sociais (safespot).
  3. Penalização/Multa dos autores de fake news.
3 Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento, Serpa
  1. Criação de uma página de internet, direcionada a um público jovem, com a apresentação comparativa de notícias verdadeiras e "fakenews" de acordo com temáticas do interesse desta faixa etária.
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4 Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja, Moura
  1. Confirmar sempre a fonte da notícia, o seu conteúdo e a data de publicação.
  2. Ser obrigatório o autor identificar-se ao publicar a notícia.
  3. Promover a formação nas escolas sobre formas de combater a desinformação.
5 Escola Secundária de Serpa
  1. Aplicar um sistema de penalizações aos criadores, produtores e difusores de notícias falsas.
  2. A Assembleia da República deverá promover, através do Governo, campanhas de sensibilização dirigidas a toda a população, principalmente aos mais novos e aos mais idosos.
  3. Uma entidade pública deverá criar um site onde se possa verificar a veracidade das notícias.
6 Agrupamento de Escolas de Castro Verde
  1. A criação de uma plataforma oficial, a ser usada por qualquer cidadão, que valide notícias/informações que possam oferecer dúvidas da sua veracidade.
  2. A criação de um conteúdo obrigatório sobre “desinformação” na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desde o 1º ciclo do ensino básico.
  3. A criação de Conselhos Municipais de Informação, com representantes de diferentes organismos (saúde, educação, segurança pública, ambiente, etc...) que monitorizem e desenvolvam ações de sensibilização sobre (des)informação junto da comunidade local.
7 Agrupamento de Escolas de Cuba
  1. Verificar veracidade da fonte que originou a notícia, fazendo múltiplas pesquisas sobre o mesmo tema.
  2. denuncia falsas notícias não disseminando-as.
  3. não ler apenas o título, verificando o autor e reconhecendo o site.
8 Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira, Ferreira do Alentejo
  1. Reforço do papel da ERC no combate às "fake news", nomeadamente através da criação de uma plataforma oficial de "fact-checking" (verificação de factos).
  2. Realização regular de campanhas de sensibilização e de um kit educativo sobre desinformação e "fake news" sob a tutela da ERC.
  3. Criação de mecanismos nas redes sociais para penalizar/ banir utilizadores que disseminem sistematicamente "fake news".
9 Escola Secundária de Moura
  1. Divulgação de informações, através de campanhas de sensibilização, relativas a estratégias de combate à disseminação de “fake-news” nas redes sociais e outros meios de comunicação, como por exemplo outdoors, rádio e televisão.
  2. Aplicação de coimas (multas) caso se determine ter havido a intenção deliberada de causar dano ao disseminar fake-news.
  3. Criação de entidades reguladoras que analisam informação disponibilizada nas redes sociais.
10 Agrupamento de Escolas de Vidigueira
  1. Criar um "Selo de Veracidade" para sinalizar os sites/meios de comunicação isentos de fake news.
  2. Multar os sites e utilizadores que criem/ divulguem notícias falsas/informações distorcidas.
  3. Criar um site/ferramenta web para denunciar notícias falsas.
11 Escola Básica Dr. Manuel Brito Camacho, Aljustrel
  1. Punição de indivíduos/entidades/plataformas que criam e/ou difundem propositadamente noticias falsas ou enganadoras.
  2. Criação de um grupo de trabalho (Task Force) para análise de notícias e verificação do respetivo conteúdo, para aferir da veracidade da informação difundida.
  3. Criação de um grupo de trabalho para fiscalizar os media / plataformas que difundem conteúdos que venham a ser considerados desinformação.
12 Escola Básica e Secundária de Ourique
  1. Campanha nacional contra a desinformação.
  2. Propor às grandes tecnológicas que criem uma app destinada à filtragem da informação, que cruze a informação publicada nas redes sociais com os principais meios de comunicação fidedignos (jornais nacionais e internacionais) de forma a ajudar a distinguir as notícias autênticas e comprovadas pelas fontes das notícias falsas.
  3. Aplicar coimas às pessoas ou entidades responsáveis pela criação, publicação ou partilha de fake news.