1 |
Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira |
- Concretização de medidas de identificação e combate às fake news.
- Alteração da legislação no sentido da penalização desta forma de desinformação.
- Consciencialização da Sociedade em relação a esta temática.
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2 |
Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Repeses, Viseu |
- Criação de mais programas televisivos que tenham como objetivo desmascarar notícias falsas.
- Criação de um “espaço seguro” online que notifique os utilizadores sempre que uma notícia falsa é descoberta.
- Instruir a comunidade, principalmente os mais jovens (camada mais presente na internet) a fazer uma pesquisa segura.
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3 |
Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, Mortágua |
- Reforçar a abordagem do tema como conteúdo autónomo, na disciplina de cidadania, articulando com uma vertente mais prática na disciplina de TIC.
- Debates/ações de formação promovidas pelas entidades locais para as suas comunidades.
- Criar uma efeméride - dia nacional de combate às fake news.
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4 |
Escola Básica D. Luis Loureiro, Silgueiros, Viseu |
- Criação de um regulamento para os meios de comunicação, controlado por entidades governamentais.
- Quem publicar uma fake news deve ser penalizado com uma multa, independentemente do grau de gravidade da mesma. O lesado deve ser indemnizado pela entidade/pessoa responsável pela sua publicação.
- Os pais e encarregados de educação devem conhecer os mecanismos ao seu dispor de forma a proteger as contas/perfis dos seus educandos, alertando-os para os malefícios das fake news.
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5 |
Escola Secundária Dom Egas Moniz de Resende |
- Realização de um vasto conjunto de campanhas de sensibilização/palestras para consciencializar a sociedade sobre as Fake News, como identificá-las e combatê-las.
- Promover a utilização dos canais digitais das instituições públicas, tais como escolas e autarquias, de forma a passar informação objetiva e credível.
- Proibir contas de internet automatizadas (geridas por robôs), banir contas que não sejam compatíveis com a capacidade humana, e as empresas prestadoras do serviço deverão requerer a confirmação da identificação dos responsáveis pela ativação das contas, inclusive por meio de documento de identidade.
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6 |
Escola Secundária de Nelas |
- Criação de uma Linha Segura de “Informação Segura”, gratuita e anónima, para apoiar e esclarecer sobre as notícias falsas, indicando o modo de rastreá-las e fornecendo dicas de como denunciá-las e/ou eliminá-las.
- Criação de um blog “Notícia Falsa: Está nas tuas mãos denunciar!”, confidencial, apelativo, fácil e intuitivo, onde qualquer dúvida acerca de informação duvidosa , seria facilmente respondida.
- Aposta na “educação virtual”, através de ações de formação, online, com o objectivo de desenvolver competências no âmbito da deteção de notícias falsas.
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7 |
Escola Básica de Viso, Viseu |
- As notícias/informações divulgadas online terem o nome da pessoa que as escreveu e um pequeno currículo anexo que confirme as qualificações do autor.
- Criação de entidades independentes que verifiquem e regulem a autenticidade das notícias ( quando online através de um processo de denuncia automática).
- Quando uma informação ou notícia forem detetadas como falsas, aos responsáveis deverão ser aplicadas responsabilidades civis e judiciais, como a a aplicação de multas ou a suspensão da atividade noticiosa.
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8 |
Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo |
- Criar oportunidades de formação para os jovens e adultos adquirirem maiores competências digitais, nomeadamente na realização de trabalhos de pesquisa e saberem evitar a divulgação de informações que não são verdadeiras.
- Equipar as escolas, todos os alunos e também todas as localidades com redes de internet que permitam uma utilização digna e promovam a igualdade de acesso a todos.
- Estabelecer parcerias entre escolas e lares de idosos, de modo a desenvolver as suas competências digitais para poderem comunicar em segurança com os seus amigos e familiares e assim terem uma vida segura e mais feliz.
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9 |
Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, Abraveses, Viseu |
- Propomos a realização de campanhas de educação e sensibilização, para a população em geral (os jovens podem adquirir essas competências nas escolas e os adultos serão preparados para lidar com esse problema através de campanhas de sensibilização), que alertem as pessoas para o problema das desinformação e notícias falsas e as dotem de competências para saber distinguir as notícias verdadeiras das notícias falsas.
- Propomos um quadro legal que regulamente a informação que é produzida e disseminada com penalizações, de acordo com a gravidade da informação divulgada, para quem produz informação falsa. Este quadro legal pode ter por base alguma legislação já existente no âmbito das leis relacionadas com a difamação.
- Criar um organismo regulador de controle e de verificação de notícias e informação falsa, de modo a que possa ser eliminada antes de ser disseminada e que faça cumprir a legislação definida sobre esta temática.
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10 |
Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul |
- Campanhas de sensibilização/informação sobre as notícias falsas para toda a comunidade educativa
- Leis com punição para atos de criação de falsas notícias
- Criação de uma "Oficina de Comunicação" nas escolas
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11 |
Escola Básica n.º 3 de Mundão, Viseu |
- Realização de campanhas de sensibilização para a comunicação digital e palestras (nas escolas e por jornalistas) que estimulam os alunos a consumir e a exigir uma informação livre, plural e objetiva.
- Realizar na rádio as chamadas “rúbricas”, que seriam espaços de debate, denúncia de fake news e comentário sobre notícias atuais com o objetivo de promover a construção de mais espaços de liberdade e discussão.
- Criação de um selo de veracidade / qualidade, para as fontes e meios de comunicação social, a serem atribuídos por empresas fidedignas e de reconhecido mérito e isenção.
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12 |
Escola Básica D. Duarte, Vil de Soito, Viseu |
- Licença obrigatória para a criação de um site, com atribuição de um selo de certificação de notícias verdadeiras por parte de uma entidade independente.
- Alfabetização crítica digital e Educação Mediática, em TIC e Cidadania e Desenvolvimento para alunos, e através de formação para pais e encarregados de educação.
- Criação de um enquadramento jurídico específico, capaz de penalizar autores de “fake news”.
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13 |
Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde |
- Aplicação de uma penalização a todas as pessoas que, deliberadamente, contribuam para a criação de Fake News, com intenção de enganar, manipular e distorcer os factos, causando danos económicos, pessoais e psicológicos nas suas vítimas.
- Criação de uma linha de apoio nas escolas para as vítimas da desinformação.
- Implementação de um “Dia contra as Fake News” nas escolas, anualmente.
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14 |
Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu |
- Criação de uma plataforma, pelo Governo, cujo objetivo é apresentar informações fidedignas.
- Promover ações de formação e sensibilização sobre “Fake News” nas escolas e universidades.
- Desenvolvimento de um anúncio publicitário televisivo governamental com o intuito de alertar a população para as “Fake News”.
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15 |
Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal |
- Criação de um selo de verificação que valide a atualização e legitimidade da notícia
- Desenvolvimento de uma plataforma ou aplicação digital onde se inseriria a notícia
- Estabelecimento de centros de fiscalização para examinar a veracidade do conteúdo e verificar a credibilidade da fonte
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16 |
Escola Básica General Serpa Pinto, Cinfães |
- Criar uma entidade, sob a alçada da Assembleia da República, que será responsável pela análise e verificação de todos os assuntos relacionados com os meios de comunicação.
- Criar uma APP de deteção de veracidade das notícias, indicando os sites mais fidedignos.
- Certificar a seriedade e validade dos sites através da atribuição de selos de qualidade.
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17 |
Escola Básica e Secundária Abel Botelho, Tabuaço |
- O conceito fakenews deveria ser crime, responsabilizando mais a plataformas digitais que permitem a circulação deste tipo de informação.
- Pagamentos online através de plataformas digitais deveriam ser mais controlados, uma vez que há um aumento considerável de fraudes diárias.
- Os youtubers, que têm como público-alvo as crianças e jovens, deveriam aproveitar o seu tempo de antena para elucidar os jovens como perceber se a informação é "fake" ou não e caso eles próprio o façam, serem punidos por lei.
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18 |
Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu |
- Criar um observatório a nível nacional para controlar toda a informação veiculada , mapeando todas as contas (publicações, comentários, sites...) por forma a identificar promotores de Fake News.
- Criar um mecanismo de intervenção com as autoridades responsáveis a fim de acionar medidas decorrentes de crimes identificados.
- Combater a desinformação com ações de esclarecimento e campanhas de sensibilização para maior proteção dos usuários da internet, contribuindo para uma sociedade menos influenciável.
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19 |
Escola Secundária de Vila Nova de Paiva |
- Combater a desinformação, informando a população sobre a problemática das Fake News.
- Controlar, identificar e verificar o nível de autenticidade e o número de Fake News.
- Punir os responsáveis pelas Fake News.
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20 |
Escola Básica Grão Vasco, Viseu |
- Inclusão do tema “Cidadania Digital” no módulo acerca dos Media na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- Criação de uma app governamental gratuita que permita a validação da informação e identificação de fake news.
- Elaboração de legislação que regulamente a produção e divulgação de fake news.
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21 |
Escola Secundária de Castro Daire |
- A todos os indivíduos a quem for detetada a divulgação (seja criada ou partilhada com conhecimento) de notícia falsa, deverá ser sujeito ao pagamento de uma coima, que teria o valor proporcional à gravidade dessa mesma notícia e do seu impacto.
- Criação de um link onde informáticos e especialista em redes sociais trabalhem para que todas as notícias verdadeiras tenham um selo digital ou um apelo de atenção que o site seja de confiança e garantia de verdade. As que não obtenham esse selo, deverão ser removidas de imediato.
- Criação de um software eletrónico que seja introduzido nas plataformas de comunicação, como aplicações ou sites... para que, quando é detetada uma notícia falsa e esta seja partilhada, possa de imediato ser eliminada.
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22 |
Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira |
- Criar parcerias / contratos com influencers para divulgação de informações e ações de sensibilização sobre Fake News junto dos jovens.
- Penalizações pesadas para as empresas de comunicação social / fontes de informação que divulguem informações falsas e incentivos para quem faz as denúncias.
- Utilização de mensagens de alerta sobre Fake News, em formato de rodapé, nas notícias em horário nobre, ou outros programas televisivos de muita audiência.
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Colégio da Imaculada Conceição |
- Promover o surgimento da carreira profissional de analista da realidade noticiosa.
- Criar, no âmbito do código penal, um capítulo específico com normas e penalizações assertivas dirigidas à penalização do(s) autor(es) das Fake News.
- Investir na criação de sites de checagem de notícias com a ajuda da IA para análise de grandes quantidades de informação em tempo útil.
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