1 |
Escola Secundária São Pedro, Vila Real |
- Criar uma aplicação que analise os sites pesquisados pelo utilizador, classificando-os em fiáveis ou não fiáveis e que dê alternativas credíveis de pesquisa.
- Formar um corpo jurídico altamente preparado para refletir a desinformação e o cibercrime e capaz de apresentar legislação adequada e que abranja todas as dimensões destes problemas.
- A disciplina de TIC ensinar a analisar e a confrontar informação para se saber distinguir a verdade e a mentira.
|
2 |
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real |
- Alertar a população através dos mídia, de publicidade e das redes sociais, para a grande velocidade da difusão das fake news.
- Executar campanhas de mobilização nas escolas, locais de trabalho, entre outros para explicar como identificar as fake news.
- Criação de um site com notícias verificadas com todo o rigor, para toda a gente ter confiança na informação, como sendo verdadeira.
|
3 |
Escola Básica Nadir Afonso, Chaves |
- As entidades responsáveis pela edição das notícias (facebook, tweeter, instagram....), deverão previamente analisar os artigos expostos e classificá-los, colocando alertas, para aviso da veracidade das mesmas.
- Deverá ser criada uma entidade/plataforma para monitorizar, controlar e denunciar as fake news. Nesta mesma plataforma deverá constar uma lista de diferentes fontes pouco fidedignas, principalmente aquelas que já prevaricaram.
- Formação de técnicos especializados em análise de informação, para proteção dos utilizadores, principalmente dos idosos que facilmente são vítimas de falas notícias e falsa propaganda.
|
4 |
Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves |
- Caso seja provado que a notícia falsa é recorrente, e dependendo da proporção e gravidade, será aplicada uma pena igual ou ligeiramente inferior ao crime de difamação.
- Criar associações destinadas a Pessoas que viram seu nome envolvido em alguma fake news , a que as vitimas possam recorrer para obter ajuda, apoio jurídico e informações.
- Em caso de fake news contra menores, ou seja, se a fake news seja sobre um menor ou tenha sido um menor a publica-la, o mesmo poderá ter que responder em tribunal, como vitima ou arguido. Assim, propomos que haja sessões de preparação para o menor estar informado sobre a maneira como será abordado, e desta forma minimizar danos psicológicos.
|
5 |
Escola Básica Diogo Cão, Vila Real |
- Criação de um selo digital que confira credibilidade aos sites.
- Implementação de campanhas de sensibilização/informação, a nível nacional, alertando para os perigos da desinformação.
- Formação destinada a professores e educadores no sentido de ficarem “mais” apetrechados para combater a desinformação e promover a literacia digital.
|
6 |
Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real |
- Promoção de Sessões informativas e de sensibilização sobre o uso saudável da internet (palestras nas escolas).
- Criação equipas de bots (robôs) com inteligência artificial para supervisionarem os conteúdos que são colocados na internet.
- Aplicação de uma multa a uma pessoa que colocar uma notícia falsa na web (quanto mais falsa for a notícia, maior será o valor da multa).
|
7 |
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves |
- Propõe-se recomendar à Assembleia da Republica que legisle no sentido de promover a apresentação nos média de programas destinados a desmascarar noticias falsas em circulação.
- Propõe-se recomendar à Assembleia da Republica que legisle no sentido de ser facultada formação para sensibilizar os cidadãos para o cuidado de pesquisar sobre a autenticidade das noticias, autores, datas, etc. antes de as propagar.
- Propõe-se recomendar à Assembleia da Republica que legisle no sentido de promover a criação de uma relação oficial de órgãos de informação seguros e com garantia de isenção, que permita aos cidadãos aferir o grau de veracidade das noticias em circulação.
|
8 |
Agrupamento de Escolas D.Sancho II, Alijó |
- Implementação do tema “fake news – como combater a desinformação” como conteúdo programático em disciplinas como TIC ou como tema de projeto interdisciplinar em Cidadania e Desenvolvimento, com o intuito de incutir nos jovens a importância do combate à desinformação.
- Criação de um departamento governamental (constituído por profissionais da área legislativa, informática e criminal, a par do Ministério de Defesa Nacional) que investigue notícias falsas na variados setores de informação. Quando fosse detetado fake news os sites seriam banidos e as contas que o publicaram seriam apagadas.
- -
|
9 |
Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena |
- Organização de palestras na escola, com influenciadores, para a partilha de experiências com fake news e para debater estratégias de combate à proliferação de notícias falsas.
- Mais formação nas escolas para ensinar/preparar os alunos a lidar corretamente com as fontes e verificar a veracidade da informação.
- Divulgação de apps gratuitas e a sua respetiva utilização.
|
10 |
Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul |
- Criação de um site ou aplicativo seguro que comprove a veracidade das notícias e
que identifique e desminta as “ Fake News
- No Âmbito Escolar, promover atividades relacionadas ao tema das “Fake News” que
ensinem aos alunos formas de as identificar e combater. Inclusão do tema da desinformação e das “ Fake News” no programa da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- Campanhas de sensibilização aos cidadãos sobre o tema das “fake news'', numa
forma de alerta
|