Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Vila Real


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária São Pedro, Vila Real
  1. Criar uma aplicação que analise os sites pesquisados pelo utilizador, classificando-os em fiáveis ou não fiáveis e que dê alternativas credíveis de pesquisa.
  2. Formar um corpo jurídico altamente preparado para refletir a desinformação e o cibercrime e capaz de apresentar legislação adequada e que abranja todas as dimensões destes problemas.
  3. A disciplina de TIC ensinar a analisar e a confrontar informação para se saber distinguir a verdade e a mentira.
2 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real
  1. Alertar a população através dos mídia, de publicidade e das redes sociais, para a grande velocidade da difusão das fake news.
  2. Executar campanhas de mobilização nas escolas, locais de trabalho, entre outros para explicar como identificar as fake news.
  3. Criação de um site com notícias verificadas com todo o rigor, para toda a gente ter confiança na informação, como sendo verdadeira.
3 Escola Básica Nadir Afonso, Chaves
  1. As entidades responsáveis pela edição das notícias (facebook, tweeter, instagram....), deverão previamente analisar os artigos expostos e classificá-los, colocando alertas, para aviso da veracidade das mesmas.
  2. Deverá ser criada uma entidade/plataforma para monitorizar, controlar e denunciar as fake news. Nesta mesma plataforma deverá constar uma lista de diferentes fontes pouco fidedignas, principalmente aquelas que já prevaricaram.
  3. Formação de técnicos especializados em análise de informação, para proteção dos utilizadores, principalmente dos idosos que facilmente são vítimas de falas notícias e falsa propaganda.
4 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves
  1. Caso seja provado que a notícia falsa é recorrente, e dependendo da proporção e gravidade, será aplicada uma pena igual ou ligeiramente inferior ao crime de difamação.
  2. Criar associações destinadas a Pessoas que viram seu nome envolvido em alguma fake news , a que as vitimas possam recorrer para obter ajuda, apoio jurídico e informações.
  3. Em caso de fake news contra menores, ou seja, se a fake news seja sobre um menor ou tenha sido um menor a publica-la, o mesmo poderá ter que responder em tribunal, como vitima ou arguido. Assim, propomos que haja sessões de preparação para o menor estar informado sobre a maneira como será abordado, e desta forma minimizar danos psicológicos.
5 Escola Básica Diogo Cão, Vila Real
  1. Criação de um selo digital que confira credibilidade aos sites.
  2. Implementação de campanhas de sensibilização/informação, a nível nacional, alertando para os perigos da desinformação.
  3. Formação destinada a professores e educadores no sentido de ficarem “mais” apetrechados para combater a desinformação e promover a literacia digital.
6 Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real
  1. Promoção de Sessões informativas e de sensibilização sobre o uso saudável da internet (palestras nas escolas).
  2. Criação equipas de bots (robôs) com inteligência artificial para supervisionarem os conteúdos que são colocados na internet.
  3. Aplicação de uma multa a uma pessoa que colocar uma notícia falsa na web (quanto mais falsa for a notícia, maior será o valor da multa).
7 Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves
  1. Propõe-se recomendar à Assembleia da Republica que legisle no sentido de promover a apresentação nos média de programas destinados a desmascarar noticias falsas em circulação.
  2. Propõe-se recomendar à Assembleia da Republica que legisle no sentido de ser facultada formação para sensibilizar os cidadãos para o cuidado de pesquisar sobre a autenticidade das noticias, autores, datas, etc. antes de as propagar.
  3. Propõe-se recomendar à Assembleia da Republica que legisle no sentido de promover a criação de uma relação oficial de órgãos de informação seguros e com garantia de isenção, que permita aos cidadãos aferir o grau de veracidade das noticias em circulação.
8 Agrupamento de Escolas D.Sancho II, Alijó
  1. Implementação do tema “fake news – como combater a desinformação” como conteúdo programático em disciplinas como TIC ou como tema de projeto interdisciplinar em Cidadania e Desenvolvimento, com o intuito de incutir nos jovens a importância do combate à desinformação.
  2. Criação de um departamento governamental (constituído por profissionais da área legislativa, informática e criminal, a par do Ministério de Defesa Nacional) que investigue notícias falsas na variados setores de informação. Quando fosse detetado fake news os sites seriam banidos e as contas que o publicaram seriam apagadas.
  3. -
9 Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena
  1. Organização de palestras na escola, com influenciadores, para a partilha de experiências com fake news e para debater estratégias de combate à proliferação de notícias falsas.
  2. Mais formação nas escolas para ensinar/preparar os alunos a lidar corretamente com as fontes e verificar a veracidade da informação.
  3. Divulgação de apps gratuitas e a sua respetiva utilização.
10 Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul
  1. Criação de um site ou aplicativo seguro que comprove a veracidade das notícias e que identifique e desminta as “ Fake News
  2. No Âmbito Escolar, promover atividades relacionadas ao tema das “Fake News” que ensinem aos alunos formas de as identificar e combater. Inclusão do tema da desinformação e das “ Fake News” no programa da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Campanhas de sensibilização aos cidadãos sobre o tema das “fake news'', numa forma de alerta