Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Viana do Castelo


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas de Valdevez
  1. Desenvolver nos alunos a literacia digital sem descurar a literacia global.
  2. Promover a educação dos jovens no sentido de desenvolver maior capacidade crítica na análise das fontes das respetivas notícias.
  3. Sensibilizar os pais para a importância de um maior controle e acompanhamento dos seus filhos em relação às notícias falsas que circulam pelo Mundo, através dos mass média.
2 Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença
  1. Realização periódica de campanhas públicas de sensibilização dos cidadãos para o problema da desinformação nos média e a importância da literacia dos média.
  2. Criação de um organismo constituído por técnicos informáticos e agentes de autoridade capazes de proceder à análise e verificação da veracidade da informação veiculada nos média. Este organismo devia criar um sistema de alerta nos média para toda a informação procedente de fontes não seguras.
  3. Criação de um programa escolar sobre a literacia mediática a ser implantado nas escolas com obrigatoriedade.
3 Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte da Barca
  1. Criação de um site para verificar a veracidade de noticias.
  2. Formação de uma entidade que faça o rastreio das fake news.
  3. Criar um tempo de antena na televisão do Estado, em horário nobre,com intuito de divulgar medidas para alertar sobre as fake news.
4 Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima
  1. Campanhas técnicas de informação, nas escolas, com vista a promover a não aceitação de notificações de sites não seguros e a distinguir as notícias verdadeiras das falsas.
  2. Incentivar a visualização de programas televisivos e radiofónicos em que se analisam notícias da semana.
  3. Criação de uma unidade nacional contra a desinformação, capaz de dialogar com as empresas de redes sociais para identificar os autores das notícias falsas, permitindo às autoridades competentes agir, com vista à sua imediata punição.
5 Escola Básica e Secundária Arga e Lima, Lanheses, Viana do Castelo
  1. Criar um site para divulgação das fontes de informação fiáveis e as não fiáveis.
  2. Aplicar coimas e multas aos criadores de notícias falsas que invadem a privacidade das pessoas e outras.
  3. Usar os progressos da ciência e da tecnologia para combater as Fake News.
6 Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo
  1. Sensibilizar as pessoas para as possíveis consequências da desinformação e de navegar na Web;
  2. Alertar sobre o ecossistema da desinformação;
  3. Indicar formas/ soluções para combater a desinformação.
7 Escola Básica António Feijó, Ponte de Lima
  1. Criação de um plugin associado ao Browser pessoal através da fonte e do site.
  2. As campanhas de sensibilização sobre as Fake News.
  3. Criação de um grupo aberto de combate à desinformação.
8 Escola Básica e Secundária de Caminha
  1. Realização de debates regulares a nível escolar e juntas de freguesia sobre temas da atualidade.
  2. Proibição do Estado atribuir apoios financeiros/subsídios aos órgãos de comunicação social.
  3. Obrigatoriedade da realização de auditorias no final dos mandatos dos cargos públicos e políticos.
9 Escola Básica da Abelheira, Viana do Castelo
  1. Criar um Código visual com graduação, de alerta para notícias imprecisas ou de origem duvidosa.
  2. Obrigar à reposição da verdade informativa, no mesmo meio de comunicação e em outros, com o igual destaque da fake news inicial.
  3. Responsabilizar e eventualmente criminalizar os criadores e difusores de fake news.
10 Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha
  1. Criação de motores de pesquisa para análise de noticias e informações antes da sua publicação.
  2. Criação de uma aplicação que permita a verificação em tempo real de noticias e informações.
  3. Banimento temporário de contas que tenham divulgado Fakenews nas diferentes redes sociais.
11 Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira
  1. Educar sobre as Fake News e como detetá-las.
  2. Criação de uma lista oficial de sites fidedignos.
  3. Denúncia das notícias falsas.
12 Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo
  1. Constituição digital (palestras de sensibilização ao combate à desinformação, slogans e panfletos).
  2. Minuto informação: um programa diário alusivo a toda esta temática que proporcione mais consciência ao cidadão.
  3. Criação de uma plataforma: apresentar informações verídicas publicadas por profissionais de diversas áreas com o intuito de disponibilizar informação que transmita mais confiança/segurança ao leitor. Criação de um selo de verificação e controlo para evitar possíveis Fale News.
13 Escola Básica e Secundária de Melgaço
  1. Criar na Comunidade sessões de informação, debates anuais a nível local, no sentido de tornar o público sensível à temática “Fake News” e as suas consequências, tendo início nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Instituições locais.
  2. Criar uma equipa governamental e especializada composta por jornalistas e profissionais na área da comunicação que verifiquem e filtrem todos os conteúdos das redes sociais, desenvolvendo aplicações de simples utilização e criando um site com informação sobre as aplicações mais confiáveis.
  3. Sensibilizar as pessoas, começando pelos alunos das escolas, para a importância de consultar fontes fiáveis e ter espírito crítico, pondo em causa a informação divulgada, implementando um conjunto de atividades a integrar no PAA (Plano Anual de Atividades) sobre os comportamentos a adotar online.
14 Escola Básica da Correlhã, Ponte de Lima
  1. - Criar instituições de apoio às pessoas que sofrem pela desinformação, de forma a sensibilizar as pessoas que praticam as Fake News.
  2. - Promover palestras e clubes que racionalizem o público sobre os perigos e intenções das Fake News.
  3. - Sugerimos criar uma App acessível a todos, juntamente com a sua versão em site.