1 |
Agrupamento de Escolas de Valdevez |
- Desenvolver nos alunos a literacia digital sem descurar a literacia global.
- Promover a educação dos jovens no sentido de desenvolver maior capacidade crítica na análise das fontes das respetivas notícias.
- Sensibilizar os pais para a importância de um maior controle e acompanhamento dos seus filhos em relação às notícias falsas que circulam pelo Mundo, através dos mass média.
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2 |
Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença |
- Realização periódica de campanhas públicas de sensibilização dos cidadãos para o problema da desinformação nos média e a importância da literacia dos média.
- Criação de um organismo constituído por técnicos informáticos e agentes de autoridade capazes de proceder à análise e verificação da veracidade da informação veiculada nos média. Este organismo devia criar um sistema de alerta nos média para toda a informação procedente de fontes não seguras.
- Criação de um programa escolar sobre a literacia mediática a ser implantado nas escolas com obrigatoriedade.
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3 |
Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte da Barca |
- Criação de um site para verificar a veracidade de noticias.
- Formação de uma entidade que faça o rastreio das fake news.
- Criar um tempo de antena na televisão do Estado, em horário nobre,com intuito de divulgar medidas para alertar sobre as fake news.
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4 |
Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima |
- Campanhas técnicas de informação, nas escolas, com vista a promover a não aceitação de notificações de sites não seguros e a distinguir as notícias verdadeiras das falsas.
- Incentivar a visualização de programas televisivos e radiofónicos em que se analisam notícias da semana.
- Criação de uma unidade nacional contra a desinformação, capaz de dialogar com as empresas de redes sociais para identificar os autores das notícias falsas, permitindo às autoridades competentes agir, com vista à sua imediata punição.
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5 |
Escola Básica e Secundária Arga e Lima, Lanheses, Viana do Castelo |
- Criar um site para divulgação das fontes de informação fiáveis e as não fiáveis.
- Aplicar coimas e multas aos criadores de notícias falsas que invadem a privacidade das pessoas e outras.
- Usar os progressos da ciência e da tecnologia para combater as Fake News.
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6 |
Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo |
- Sensibilizar as pessoas para as possíveis consequências da desinformação e de navegar na Web;
- Alertar sobre o ecossistema da desinformação;
- Indicar formas/ soluções para combater a desinformação.
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7 |
Escola Básica António Feijó, Ponte de Lima |
- Criação de um plugin associado ao Browser pessoal através da fonte e do site.
- As campanhas de sensibilização sobre as Fake News.
- Criação de um grupo aberto de combate à desinformação.
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8 |
Escola Básica e Secundária de Caminha |
- Realização de debates regulares a nível escolar e juntas de freguesia sobre temas da atualidade.
- Proibição do Estado atribuir apoios financeiros/subsídios aos órgãos de comunicação social.
- Obrigatoriedade da realização de auditorias no final dos mandatos dos cargos públicos e políticos.
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9 |
Escola Básica da Abelheira, Viana do Castelo |
- Criar um Código visual com graduação, de alerta para notícias imprecisas ou de origem duvidosa.
- Obrigar à reposição da verdade informativa, no mesmo meio de comunicação e em outros, com o igual destaque da fake news inicial.
- Responsabilizar e eventualmente criminalizar os criadores e difusores de fake news.
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10 |
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha |
- Criação de motores de pesquisa para análise de noticias e informações antes da sua publicação.
- Criação de uma aplicação que permita a verificação em tempo real de noticias e informações.
- Banimento temporário de contas que tenham divulgado Fakenews nas diferentes redes sociais.
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11 |
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira |
- Educar sobre as Fake News e como detetá-las.
- Criação de uma lista oficial de sites fidedignos.
- Denúncia das notícias falsas.
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12 |
Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo |
- Constituição digital (palestras de sensibilização ao combate à desinformação, slogans e panfletos).
- Minuto informação: um programa diário alusivo a toda esta temática que proporcione mais consciência ao cidadão.
- Criação de uma plataforma: apresentar informações verídicas publicadas por profissionais de diversas áreas com o intuito de disponibilizar informação que transmita mais confiança/segurança ao leitor. Criação de um selo de verificação e controlo para evitar possíveis Fale News.
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13 |
Escola Básica e Secundária de Melgaço |
- Criar na Comunidade sessões de informação, debates anuais a nível local, no sentido de tornar o público sensível à temática “Fake News” e as suas consequências, tendo início nas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Instituições locais.
- Criar uma equipa governamental e especializada composta por jornalistas e profissionais na área da comunicação que verifiquem e filtrem todos os conteúdos das redes sociais, desenvolvendo aplicações de simples utilização e criando um site com informação sobre as aplicações mais confiáveis.
- Sensibilizar as pessoas, começando pelos alunos das escolas, para a importância de consultar fontes fiáveis e ter espírito crítico, pondo em causa a informação divulgada, implementando um conjunto de atividades a integrar no PAA (Plano Anual de Atividades) sobre os comportamentos a adotar online.
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14 |
Escola Básica da Correlhã, Ponte de Lima |
- - Criar instituições de apoio às pessoas que sofrem pela desinformação, de forma a sensibilizar as pessoas que praticam as Fake News.
- - Promover palestras e clubes que racionalizem o público sobre os perigos e intenções das Fake News.
- - Sugerimos criar uma App acessível a todos, juntamente com a sua versão em site.
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