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Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, Almada |
- Promover a Educação / Formação da população (jovem e adulta), ensinando-a a distinguir factos verídicos de falsas informações.
- Utilizar a inteligência artificial para combater a desinformação através da criação de um algoritmo que bloqueie, automaticamente, as informações falsas e evite a sua publicação.
- Promover a diversidade de informação, por forma a permitir que os cidadãos tomem decisões informadas com base no pensamento crítico, mediante o apoio ao jornalismo de alta qualidade.
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2 |
Escola Básica El Rei D. Manuel I, Alcochete |
- Criação de uma organização que, através do seu site, consiga fazer com que qualquer pessoa denuncie notícias que considere falsas a uma identidade responsável por apurar a veracidade das mesmas e que informe, de forma clara e lúdica, sobre a desinformação e as notícias falsas
- Realização de campanhas de sensibilização sobre as notícias falsas nas escolas, universidades seniores e lares, que, de forma fácil, consigam alertar a população para os perigos da desinformação. Para além disso, pedimos o reforço da importância desta temática no currículo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- Alteração do código penal, nomeadamente nos artigos 180.º e 181.º, visto que acreditamos que, se aumentarmos as penas de multa a quem cria e propaga notícias falsas, podemos desencorajar a disseminação das mesmas.
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3 |
Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro, Montijo |
- Devemos verificar o autor dos artigos de notícias.
Se o autor for alguém relevante, conhecido e confiável dentro da imprensa dá-nos uma maior confiança para com a notícia.
Nas redes sociais podemos conferir se a contado autor tem o verificado, assim sabemos que a notícia foi escrita e publicada por uma pessoa confiável e não por uma conta "fake".
- Observar a correção linguística e o vocabulário utilizado.
As notícias verdadeiras passam por muitas etapas de aprovação e prezam pelo uso correto de vocabulário e da gramática.
As "fake news" normalmente têm uma linguagem menos formal e com muitos adjetivos e opiniões pessoais por parte do autor, algo que não é característico de uma notícia.
- "Fake/real news"
Criação de um site, constituído por jornalistas, técnicos informáticos e investigadores, para esclarecer as dúvidas dos seus utilizadores conferindo se as notícias são verdadeiras ou não.
Criar uma conta nas redes sociais para promover o site e sermos informados pelos utilizadores sobre possíveis problemas dentro da plataforma.
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4 |
Escola Básica Vasco da Gama, Sines |
- “4 As” Artigo; Autor; Atualidade; Aparição do URL`S.
- Criação e utilização de um jornal/rádio escolar, como meio de comunicação/informação de notícias nacionais e internacionais.
- Estímulo à literacia dos Media e à denúncia de fake news.
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5 |
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada |
- Programa tipo polígrafo.
- Informação sobre as fake news na rádio escolar.
- Clube de debates
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6 |
Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote - Quinta do Conde, Sesimbra |
- Integrar no Regulamento Interno das Escolas, um artigo, que responsabilizasse todos os que divulgassem notícias falsas contra pessoas singulares ou coletivas.
- Criação de um grupo de apoio à vítima das notícias falsas.
- Criação de uma entidade, monitorizada pelo Estado, que esclarecesse as principais notícias onde houvesse dúvidas sobre a sua credibilidade.
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7 |
Escola Básica D. João I, Baixa da Banheira, Moita |
- Afixação de cartazes e projeção de vídeos em circuito fechado no espaço escolar e divulgação, em suportes diversos, do tema “Fake News”, como estratégia de sensibilização dos alunos mais novos, aliadas ao contacto presencial com turmas dos distintos níveis de ensino do Agrupamento
- Criação, por voluntários, de um site com um link de ligação a um podcast, cujo objetivo será o de apoiar os alunos do Agrupamento na avaliação do rigor/fidedignidade de notícias.
- Dinamização de sessões de esclarecimento destinadas à comunidade escolar, durante as quais serão abordados temas da atualidade e com pertinência para os jovens e analisado um conjunto de notícias manipuladas/distorcidas acerca dos mesmos, com a intervenção de professores, funcionários da Escola, figuras públicas, Encarregados de Educação, etc.
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8 |
Escola Secundária de Alcácer do Sal |
- Promover tempo de antena diário na televisão pública (RTP) com o objetivo de refutar notícias falsas e comprovar outras verdadeiras. (Pequenos segmentos na televisão a explicar certo tema, comprovando a sua veracidade ou não)
- Promover conversas sobre a atualidade nas aulas de cidadania e desenvolvimento/cidadania e valores, ensinar a identificar notícias falsas com consulta recorrente a fontes de informação fidedignas, e promover sessões na comunidade escolar para educar sobre estes assuntos. (Hoje em dia poucos alunos vêem notícias na televisão, sendo por isso importante promover a informação na escola)
- ação de uma conta nas redes sociais (Instagram, Twitter) associada ao estado, com o objetivo de informar de forma simples e clara sobre determinados assuntos, de denunciar notícias falsas e de educar sobre o tema.
(Como a desinformação é propagada nas redes sociais, a informação verdadeira também deve ser propagada nas redes sociais)
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9 |
Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal |
- Revisão de programas televisivos que promovam ideias construtivas, espírito crítico e interajuda.
- As redes sociais pedirem mais informação para travar a criação de perfis falsos.
- Fortalecimento das leis da internet em relação a FAKE NEWS.
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Agrupamento de Escolas José Afonso, Moita |
- Utilização dos órgãos de comunicação para campanhas de sensibilização, programas de esclarecimento e mobilização da sociedade civil no combate às Fake News em paralelo com a realização de palestras de consciencialização/formação e informação nas escolas levadas a cabo por entidades competentes que ensinem como prevenir, detetar e denunciar falsas informações;
- Criar um aplicativo que ensine como lidar em situações de “ fake news”;
- Criação de uma Plataforma Web de verificação de notícias cujo conteúdo possa ser considerado falso e potencialmente perigoso, sendo que os sites com demasiadas denúncias deviam ser verificados pela sede da Google e essas contas serem encerradas.
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11 |
Escola Básica de Monte da Caparica, Almada |
- Criação, pelo Estado ou organizações idóneas, de uma aplicação contendo um conjunto de serviços (linha telefónica e email) , para denúncia e/ou bloqueio de "Fake News".
- Integração no Currículo Escolar (disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e/ou TIC), a realização de ações de sensibilização, informação e educação, de caráter obrigatório, no âmbito da problemática em debate,
- Promoção de grandes campanhas de sensibilização e informação da responsabilidade do Estado, Autarquias, Escolas, Media (aproveitando grandes eventos desportivos, musicais e culturais, ...), contribuindo, deste modo, para a mudança de atitudes e comportamentos, quer individuais, quer coletivos. nos cuidados a ter com a (des)informação.
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12 |
Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo |
- Implementação de um Plano de Literacia Mediática e Combate à Desinformação nas escolas.
- Transmissão de uma campanha de promoção, à população em geral, da literacia mediática, e combate à desinformação. Através da televisão e em horários nobres.
- Criação de um site institucional, que visa promover (mais aprofundadamente) a literacia mediática e disponibilizar informação de como proceder à verificação de factos em notícias e publicações.
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Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, Setúbal |
- Criar uma organização para avaliar a credibilidade da imprensa escrita/sites de notícias/canais de TV portugueses, com poder para aplicar coimas nos casos em que fossem detetadas notícias falsas, de forma a combater a desinformação.
- Criar uma escala de avaliação/escala de credibilidade anual dos meios de comunicação social portugueses.
- Apostar na sensibilização dos mais jovens, por exemplo nas sessões sobre Internet Segura, divulgando boas práticas que orientem os mais novos no consumo de informação (acesso e partilha).
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14 |
Escola Básica e Secundária da Bela Vista (Agrup. Escolas Ordem de Sant'Iago) |
- Penalização efetiva para quem cria ou, de forma consciente, divulga fake news.
- Recurso a plataformas/canais (fruto de colaboração internacional) que informem as pessoas sobre as fake news que vão surgindo.
- Promover ações de formação/sensibilização sobre a forma de detetar fake news, em escolas, locais de trabalho e espaços sociais a fim de chegar às várias faixas etárias (jovens em idade escolar, adultos e idosos).
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Escola Básica Elias Garcia, Sobreda, Almada |
- Criação de uma app de fácil utilização que pudesse confirmar a fiabilidade da informação e do site consultados.
- Implementação de um sistema de pontos/ bonificação sempre que se utiliza ou se acede a sites com informação credível.
- Implementação, na escola, de uma vertente curricular ou não, onde este tema da desinformação/ fake news possa ser abordada de forma pedagógica, dinâmica e atrativa, e não apenas pontualmente ou de forma dispersa.
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16 |
Escola Básica Bernardim Ribeiro, Alcácer do Sal |
- Gerar uma plataforma/software que rastreie e certifique a veracidade da informação, do autor e da data de publicação.
- Promover a literacia digital nas escolas.
- Consciencializar os jovens dos perigos e cuidados a ter na pesquisa de informações.
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Escola Básica Hermenegildo Capelo, Palmela |
- Formar uma comissão independente que investigue e denuncie notícias manipuladas e fake news, apresentando provas que o comprovem e divulgando através de um site ou página online, gerido por essa comissão.
- Criar uma aplicação, relacionada com essa Comissão, que possa ser instalada voluntaria e gratuitamente no telemóvel e cujo ícone, ao ser deslocado para uma determinada notícia/informação, nos dê automaticamente a indicação de notícia suspeita. Um outro ícone, pertencente à mesma aplicação, faria captura de écran e enviaria para a referida Comissão para ser investigada.
- Divulgar nas escolas vídeos, conduzidos por figuras públicas, como youtubers, músicos ou influencers, para sensibilizar os jovens a distinguir notícias verdadeiras e falsas. Esses vídeos estariam disponíveis na internet.
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Colégio Campo de Flores |
- Aumento do fast cheking online das notícias de modo a que através que um semáforo as noticias, post nas redes sociais ou outros sites online, sejam verificados com um algoritmo, com recurso a Inteligência artificial, de modo a que quando há luz verde podemos acreditar, luz amarela devemos verificar outras fontes, luz vermelha a informação não é viável
- O Parlamento nacional deve criar um quadro jurídico para combater as ameaças híbridas, incluindo os ciberataques e a desinformação, para que esteja apta a reagir de forma enérgica a este problema com penas efetivas e sansões.
- Criação de um órgão externo, independente e imparcial para a análise de sites e outras fontes. Com a publicação de uma lista de fontes fiáveis, revista anualmente com a atribuição de um galardão público.
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Escola Secundária de Palmela |
- Verificar a fonte.
- Afixação de cartazes a alertar as consequências das notícias falsas.
- Usar o Google earth ou a street view para verificar a localização.
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