CÍRCULO DE CASTELO BRANCO


Projeto de Recomendação à Assembleia da República


Os deputados do círculo de Castelo Branco apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:


1. Desenvolver e implementar a Plataforma «Finanças e Cidadania» - em articulação entre o Ministério da Educação e a Assembleia da República -, com vista à promoção da literacia financeira, cívica e política, através da disponibilização de recursos educativos e atividades interativas dirigidas aos alunos, incluindo simulações fiscais e de gestão financeira, ferramentas de poupança, definição de objetivos personalizáveis, mecanismos de gamificação, incentivos financeiros e simuladores pedagógicos, bem como, a integração de uma vertente competitiva, denominada «Escolas Financeiras», estruturada em diferentes fases.

2. Implementar o projeto «Negócio na tua Rua», promovendo o desenvolvimento da literacia financeira em contexto prático, através de parcerias com entidades locais, e permitindo aos alunos o contacto com situações reais, a aprendizagem com profissionais e a elaboração de planos financeiros simples aplicados a projetos comunitários, reforçando o sentido de responsabilidade, a autonomia, a autoconfiança e a ligação entre a escola e o tecido socioeconómico local, ou seja, com o mundo real.

3. Organizar a «Feira Nacional do Empreendedorismo Jovem» - enquanto espaço de apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos e de promoção do espírito empreendedor -, que deverá contar com a participação de jovens e adultos com experiência em redes de apoio locais (de âmbito municipal ou intermunicipal), assegurando o acompanhamento e a dinamização de workshops, fomentando-se, assim, a partilha de experiências, a mentoria entre pares e o contacto com percursos reais de empreendedorismo apoiados por redes de suporte qualificadas.

4. Dinamizar o projeto «Pequenos Economistas», através da realização de sessões de literacia económica por alunos do ensino secundário (da área de Economia) junto de turmas do 3.º ciclo, mediante inscrição das escolas, com base num programa estruturado de conteúdos a desenvolver ao longo do ano letivo, promovendo a aprendizagem entre pares e o desenvolvimento de competências de comunicação, liderança e responsabilidade.


Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Instituto Português do Desporto e Juventude | Serviços de Castelo Branco, 16 de março de 2026