CÍRCULO DE COIMBRA
Projeto de Recomendação à Assembleia da República
Os deputados do círculo de Coimbra apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:
1. Implementação de uma abordagem à literacia financeira, de forma mais aprofundada, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
2. Criação de atividades interativas, obrigatórias e complementares, no âmbito da Literacia Financeira, com o objetivo de estimular o pensamento crítico e a discussão, entre alunos.
3. Criação de formas de avaliação para determinar o nível de conhecimento dos alunos sobre literacia financeira, adaptando e aprofundando o programa de Cidadania e Desenvolvimento.
4. Implementação do projeto-piloto “Vida adulta por um dia”, uma atividade através da qual os alunos recebem um salário fictício e têm de gerir despesas como habitação, alimentação, transporte e lazer, enfrentando alguns imprevistos, sendo toda a atividade registada em tabelas ou folhas de cálculo.
5. Criação de um ecossistema de rede de mentoria, composta por ex-alunos, atualmente em cursos universitários de gestão ou economia, que farão sessões práticas ou palestras para a comunidade.
Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Casa da Cultura César Oliveira , 02 de março de 2026