CÍRCULO DE COIMBRA


Projeto de Recomendação à Assembleia da República


Os deputados do círculo de Coimbra apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:


1. Criar uma plataforma online onde os utilizadores terão acesso a uma “short-skills” e informações relacionadas com a comunicação, meio digital e IA, resolvendo desafios digitais, onde os jovens criam soluções tecnológicas para problemas presentes na sociedade, fomentando o empreendedorismo jovem.

2. Desenvolver ações de consciencialização sobre a adaptação dos jovens às mudanças atuais e desenvolvimento tecnológico, bem como a questões políticas relacionadas com a tecnologia e a inteligência artificial, dando ênfase às questões de materiais e também ao impacto ambiental, com articulação em várias disciplinas.

3. Criar a “semana multipartidária”, convidando Deputados da Assembleia da República e/ou das Assembleias Municipais, que pertençam a partidos admitidos pelo Tribunal Constitucional e tenham assento parlamentar, em que se expliquem as ideologias dos diversos partidos políticos, bem como o seu posicionamento em questões tecnológicas e de avanço da IA, sessões estas em local neutro de ideologias políticas e abertas a todo o público.

4. Proporcionar o acesso gratuito de óculos de realidade aumentada, suportado por inteligência artificial, para alunos com deficiência auditiva. Estes óculos inteligentes exibem legendas em direto, ao captar o som de frente/lado, a partir de microfones integrados, permitindo que o utilizador leia as legendas enquanto mantém contato visual com as pessoas.

5. Reformular as aprendizagens essenciais da disciplina de TIC, de forma a incluir os temas da IA, a poluição digital, a desinformação e a utilização ética das redes sociais.


Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Auditório IPDJ, IP - Coimbra , 11 de março de 2025