CÍRCULO DA GUARDA


Projeto de Recomendação à Assembleia da República


Os deputados do círculo da Guarda apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:


1. Eleição do(a) Diretor(a) dos agrupamentos de escolas por uma assembleia eleitoral composta por todos os docentes, não docentes e alunos do ensino secundário, e por dois representantes dos pais/EE de cada turma.

2. Incluir, nos ensinos básico e secundário - nas disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento, e Filosofia/Área de Integração -, a abordagem do tema 'Cidadania e Informação Digital', promovendo a informação, o espírito crítico e a liberdade de expressão consciente e responsável, em ambiente digital.

3. (Re)introduzir os representantes dos alunos e dos pais no Conselho Pedagógico dos agrupamentos de escolas (visto que é um órgão com poder deliberativo onde se tomam muitas decisões importantes).

4. Criação de parcerias entre escola, Município e tecido empresarial, no sentido, por um lado, da partilha de conhecimentos e responsabilidade e, por outro, de aproveitamento dos recursos e possibilidades educativas que cada um possa oferecer.

5. Atualização das Aprendizagens Essenciais – adaptação dos currículos e critérios de avaliação às novas necessidades do mercado de trabalho, a fim de diminuir o desfasamento entre a teoria e a prática, onde se inclua a literacia financeira e o incentivo ao debate e à participação cívica.


Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Guarda, 12 de março de 2024