CÍRCULO DE SETÚBAL
Projeto de Recomendação à Assembleia da República
Os deputados do círculo de Setúbal apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:
1. Implementação de disciplinas - no 10.º ano, Ciência Política, e no 12.º ano, Literacia Financeira -, de caráter obrigatório, no ensino secundário regular, e implementação nos módulos de Área de Integração, no ensino profissional.
2. Palestras com pessoas que não tiveram a experiência de poder votar antes da Revolução do 25 de Abril, de forma a sensibilizar os alunos para a importância do voto, alertando-os para o seu papel como futuros eleitores.
3. Disponibilizar, no Orçamento do Estado, mais verba para a Educação.
4. Criação e melhoria de infraestruturas escolares - rampas, casas de banho adaptadas, portas mais largas, etc.. - com a finalidade de integrar pessoas com deficiência nas salas de aulas e espaços comuns entre todos os alunos, bem como adaptação de outros meios de comunicação, promovendo a inclusão de todos os alunos no espaço escolar.
5. Criar e desenvolver um programa de orientação vocacional, de carácter opcional para os alunos, de modo a prepará-los para a vida universitária e profissional, auxiliando os mesmos na escolha da carreira, de acordo com o seu curso e os seus interesses, e encorajando-os a enveredarem de forma mais consciente na via profissional.
Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Salão Nobre da ACISTDS - Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, 12 de março de 2024