CÍRCULO DE LEIRIA


Projeto de Recomendação à Assembleia da República


Os deputados do círculo de Leiria apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:


1. Criação de um plano de integração juvenil, supervisionado pelo psicólogo escolar, no qual os alunos portugueses e de outras nacionalidades, possam desenvolver atividades em grupo, promovendo a integração e a fluência - em alguns casos, a aprendizagem - da língua portuguesa.

2. Atualização - e igualdade - da implementação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tornando-a uma disciplina obrigatória, com uma carga horária de uma hora semanal, no 12.º ano, no ensino regular e, no ensino profissional, seria incluída em Área de Integração, com obrigatoriedade de atualização de temas como a AIVA (Área de Integração à Vida Adulta).

3. Implementação do projeto ”Escola Acessível”, que consiste na implementação de fundos para melhorar as infraestruturas, tornando-as mais acessíveis.

4. Atribuição curricular da disciplina de Português Língua Não Materna a todos os alunos provenientes de países lusófonos.

5. Dotar todas as salas de aula das escolas portuguesas com quadros, projetores, ligações à Internet com banda e velocidade adequada, bem como dotar as escolas de equipamentos e materiais de diversas áreas que permitam potencializar o desenvolvimento da Ciência, assim como infraestruturas para alunos com deficiências motoras, como rampas de acesso e elevadores próprios.


Aprovado na Sessão Distrital/Regional
ESECS-Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Leiria, 05 de março de 2024