CÍRCULO DE CASTELO BRANCO
Projeto de Recomendação à Assembleia da República
Os deputados do círculo de Castelo Branco apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:
1. Valorização da disciplina de Cidadania - ao longo dos 2º e 3º ciclos e, posteriormente, no ensino secundário -, com atividades práticas envolvidas nessas aprendizagens, e com maior incidência sobre diferentes áreas (educação financeira, dever cívico de votar, primeiros socorros, poder de argumentação, entre outros).
2. Equidade no respeito pelos direitos dos alunos, com o aumento das acessibilidades em todas as escolas, como por exemplo, no ajuste dos transportes públicos para os alunos com deficiência, elevadores, impressoras em braille, entre outros.
3. Criação de um projeto em que se realizem debates semestrais ou trimestrais (dependendo da organização curricular da escola), com o objetivo de discutir temas cívicos e da sociedade atual, permitindo que sejam elaboradas medidas, e eleitos representantes para colaborarem e participarem numa assembleia municipal.
4. Abandono dos exames nacionais digitais, voltando aos exames realizados em papel.
5. Promoção da igualdade no acesso ao Desporto Escolar, através da redefinição dos escalões etários e da constituição de equipas nas modalidades coletivas e, ainda, da seleção das modalidades a promover em cada escola.
Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Sala de imprensa do Casino Fundanense, 12 de março de 2024