CÍRCULO DE FORA DA EUROPA


Projeto de Recomendação à Assembleia da República


Os deputados do círculo de Fora da Europa apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:


1. Promover ações de sensibilização relacionadas com a saúde mental, direcionadas aos jovens e às famílias, e com especial incidência nos profissionais que lidam com jovens, apostando na diversificação dos espaços onde são promovidas as ações, tais como os de contexto religioso, desportivo e também virtual.

2. Incentivar/apoiar financeiramente a criação de plataformas de consulta online, especificamente na área da saúde mental, assim como divulgar amplamente a existência desta forma de apoio - as plataformas online permitem eliminar os obstáculos das distâncias e dificuldades dos espaços físicos, e dão uma maior sensação de garantia de anonimato ao jovens.

3. Criar incentivos para a criação de espaços físicos e/ou virtuais onde sejam realizadas atividades (artísticas, musicais, entre outras) que promovam o conforto emocional, tornando-os acessíveis aos jovens que pretendam frequentá-los (no que toca a tratamentos, deve haver um aumento de comparticipação por parte do estado nas consultas e medicação na área da saúde mental, especificamente para os jovens).

Aprovado na Sessão Escolar da Escola Portuguesa Ruy Cinatti, Díli, Timor-Leste.

Nota: As escolas portuguesas dos círculos da Europa e de Fora da Europa não realizam a Sessão Distrital/Regional, sendo a sua recomendação aprovada na sessão escolar da escola selecionada para representar o respetivo círculo na Sessão Nacional.


Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Não aplicável, 28 de março de 2023