CÍRCULO DE CASTELO BRANCO


Projeto de Recomendação à Assembleia da República


Os deputados do círculo de Castelo Branco apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:


1. Organizar sessões quinzenais com psicólogos - a nível escolar e familiar -, incentivadas, também, pelos professores, para que todos saibam como lidar com algumas doenças mentais.

2. Criar, através do SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) de cada escola, grupos de jovens para partilha de experiências, sentimentos e opiniões, permitindo aos jovens identificarem-se, consciencializarem-se de que não estão sozinhos nos problemas que enfrentam, e, simultaneamente, conseguirem desenvolver estratégias e soluções no sentido de resolverem ou, pelo menos, minimizarem os mesmos.

3. Implementar, no âmbito do GAAF - Gabinete de Apoio ao Aluno e Família -, um programa de tutoria dos alunos para os alunos, com a supervisão dos psicólogos da escola.

4. Atribuir um “Cheque-psicólogo”, oferecido no início do ano letivo a todos os alunos, com validade de um ano, que dá acesso a uma consulta de diagnóstico, sendo que, caso haja algum indício de doença mental, as restantes consultas são comparticipadas pelo Estado, consoante o escalão da família.


Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Centro de Cultura Contemporânea Castelo Branco, 21 de março de 2023