CÍRCULO DE COIMBRA


Projeto de Recomendação à Assembleia da República


Os deputados do círculo de Coimbra apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:


1. Criação de um projeto-piloto com algumas instituições escolares, abrangendo mais disciplinas, para abordar o tema das Fake News, adaptando às faixas etárias, do 1.º ciclo ao secundário. No 1º ciclo, inseria-se o tema no Estudo do Meio, nos 2.º e 3.º ciclos, nas TIC e Cidadania. Por fim, no secundário, através da Filosofia, no caso do ensino regular e Área de Integração, no Ensino Profissional, e Português, comum a ambos. Depois de uma legislatura a 4 anos letivos, consoante os resultados, ou seria abolido ou alargado a todas as escolas.

2. Promoção de uma iniciativa que reúna os vários clubes de jornalismo a nível regional para a formulação de uma página de jornal que junte as notícias mais pertinentes divulgadas no período escolar em questão, pelos diversos jornais locais. Cada página dos 18 distritos e regiões autónomas, constituirá, em conjunto com as restantes, um só jornal trimestral nacional acessível online.

3. Implementação e expansão a grupos com menor literacia digital – adultos e idosos. Criação de um programa em conjunto com os meios de comunicação social e associações de voluntariado – rádio, televisão, associações de moradores, entre outros. Oportunidade para jovens que (com a 1.ª medida) adquiririam formação e para profissionais na área da informação que poderiam, também, dar formação a quem precisa e não se abrange facilmente.


Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Instituto Português do Desporto e Juventude - Coimbra, 29 de março de 2022