CÍRCULO DE BRAGA


Projeto de Recomendação à Assembleia da República


Os deputados do círculo de Braga apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:


1. Implementação de um ícone de alerta em todos os sites informativos, que permitirá aos visualizadores classificar a notícia como uma possível fake news, caso a veracidade da mesma levante dúvidas. Desta forma, este alerta funcionaria como um aviso e, mediante o número de denúncias, os sites que publicam fake news podiam ser sujeitos a uma fiscalização da ERC.

2. Criação de um website com a finalidade de denunciar e verificar a veracidade de notícias/páginas e, simultaneamente, recomendar páginas de histórico fidedigno que possuem informações relacionadas com os temas denunciados.

3. Integrar a sensibilização para a desinformação nos temas da Cidadania e Desenvolvimento, ou outras equivalentes, de modo a levar a cabo ações decididas pela direção escolar e integradas no tempo letivo individual, no sentido de alertar as populações para o perigo das Fake News.

4. Combater a desinformação na comunidade sénior através da promoção de programas televisivos, radiofónicos e anúncios televisivos rápidos, que alertem o público para os perigos da desinformação/Fake News.


Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Auditório do IPDJ de Braga, 29 de março de 2022