CÍRCULO DE VILA REAL


Projeto de Recomendação à Assembleia da República


Os deputados do círculo de Vila Real apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:


1. Modificação da legislação, de modo a torná-la mais rígida, por parte da União Europeia, através da criação de uma unidade de combate, de forma a exercer mais controlo e responsabilidade das redes sociais.

2. Criação de núcleos de fact cheking, serviços de verificação de factos de cariz jornalístico apartidário, dirigidos por uma entidade de natureza imparcial.

3. Combate à desinformação nas escolas, estimulando o espírito crítico dos alunos, em colaboração com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e TIC, para os dotar de ferramentas que permitam identificar e combater as fake news.

4. Inserir o tema "desinformação" nos programas das disciplinas que requerem pesquisa, análise crítica e distribuição de informação (como Português, Cidadania e Desenvolvimento e Filosofia), com o intuito de complementar a formação dos estudantes em relação à desinformação. Dotando as escolas de autonomia e responsabilidade, cabe às mesmas decidir a abordagem a adotar para a inserção deste tópico nos programas das disciplinas selecionadas pelas mesmas. Por sua vez, a formação dos professores deve ser providenciada por formadores como professores catedráticos, jornalistas, historiadores.


Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Auditório IPDJ - Vila Real, 22 de março de 2022