CÍRCULO DE SETÚBAL
Projeto de Recomendação à Assembleia da República
Os deputados do círculo de Setúbal apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:
1. Aumentar a consciencialização sobre a problemática e melhorar o conhecimento sobre a temática: fazer campanhas e workshops promovidos pela Assembleia da República em escolas e postos de trabalho, realizados por estudantes e outras entidades pertencentes à área da política. Estas atividades são dinâmicas e interativas e seriam adaptadas de acordo com o público-alvo, de modo a informá-los mais detalhadamente acerca da desinformação no seio da democracia. Para o público mais jovem, a partir do 7.º ano.
2. Colocação de avisos em publicações nas redes sociais, para alertar para a existência de informações falsas: em todas as redes sociais seriam colocados alertas em qualquer tipo de publicação que potencialmente incluísse informações falsas. Estes seriam controlados pelo departamento responsável pela proteção dos usuários nas redes sociais, de modo a informar os utilizadores acerca da potencial existência de notícias de carácter falso. As publicações passariam por uma avaliação prévia.
3. Formação de professores no âmbito da desinformação, dado o seu caráter recente.
4. Plataforma de fact checking, conjugada com um maior investimento e aproveitamento da inteligência artificial, de forma a assegurar uma fiabilidade cada vez maior.
Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, 22 de março de 2022