CÍRCULO DE SANTARÉM
Projeto de Recomendação à Assembleia da República
Os deputados do círculo de Santarém apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:
1. Crivo da Verdade – Instituição, por decreto-lei da AR, e monitorizada por uma comissão. A instituição seria constituída, respetivamente, por um consórcio de especialistas que procederiam à identificação de Fake News e por membros deputados que vão ser eleitos segundo as eleições legislativas anteriores, ficando, estes, responsáveis pela parte administrativa.
2. Inserir a temática das Fake News na educação com a sua propagação e combate, através de ações de sensibilização e através da inserção da literacia mediática e política para o desenvolvimento de competências, incutidas e referidas nas Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (A.C.P.A.S.E.O.) e inserir na avaliação dos alunos o domínio dessas competências (regras de citação, não realização de plágio, bibliografia devidamente constituída, recurso a fontes fidedignas, etc.).
3. +Cultura Digital - Criação no âmbito da Direção Geral de Educação de um programa para as escolas. Todos os anos seriam selecionados os projetos com maior impacto na promoção da cultura digital da comunidade estudantil, sendo os melhores premiados com bolsas e estágios. As escolas e alunos vencedores seriam convidados a desenvolver durante um ano letivo um podcast/jornal online dedicado ao combate à desinformação e à defesa da democracia, que seria divulgado em todas as escolas.
4. Estabelecer parcerias com rádios locais, jornais e associações de estudantes com o intuito de combater a iliteracia digital e financeira e, desta forma, capacitar a população de conhecimento económico.
Aprovado na Sessão Distrital/Regional
Cine Teatro da Misericórdia da Chamusca, 05 de abril de 2022