CÍRCULO DA EUROPA


Projeto de Recomendação à Assembleia da República


Os deputados do círculo da Europa apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:


1. Criação de um algoritmo para cruzar informações, detetando o conteúdo desviado relativo à fonte/ fontes originais antes de um texto ser publicado nas redes sociais. Este algoritmo analisaria os grupos de palavras utilizadas no texto a ser publicado, confrontando-o com outros textos do mesmo teor, verificaria se as informações já tinham sido dadas na Internet, tendo por referência sites de fonte fiável. O documento publicado, após verificado o conteúdo, teria a menção #News.

2. Criação de um cargo ocupado por um interveniente especializado que passaria, de forma assídua, pelas turmas com exercícios de documentos vários, apresentando informações falsas de domínios diversos. O objetivo seria levar o aluno a aprender a ler, analisar, confrontar dados, levando-o a ter o reflexo de verificar a veracidade da informação.

3. Criação de condições de utilização de uma aplicação: uma vez carregada a aplicação, uma pequena mensagem iria explicar o funcionamento : se um utilizador publicar um facto falso, os utilizadores que a recebam poderão assinalá-lo como indesejado, sendo a informação suprimida, ao mesmo tempo que o remetente da mensagem seria banido temporariamente do sistema.





Aprovado na Sessão Escolar do Lycée-Collège International Honoré de Balzac, França.
Nota: As escolas portuguesas dos círculos da Europa e de Fora da Europa não realizam a Sessão Distrital/Regional, sendo a sua recomendação aprovada na sessão escolar da escola selecionada para representar o respetivo círculo na Sessão Nacional.


Aprovado na Sessão Distrital/Regional
não aplicável, 05 de abril de 2022